whatever Publicado 5 Abril 2016 Aberração é como quem diz, não é por acaso ou por mau gosto que a bandeira da República Portuguesa é assim. Estava mesmo a referir-me a questão heráldicas e não históricas ou de bom gosto. Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 5 Abril 2016 Estava mesmo a referir-me a questão heráldicas e não históricas ou de bom gosto. Verde e vermelho são dois esmaltes. Heraldicamente têm de ser separados por um metal (amarelo, prata aka branco, etc). O vaticano também tem uma bandeira heraldicamente errada curiosamente, com 2 metais. As cores "nacionais" são o azul e prata, vêm da primeira bandeira do D. Henrique de uma cruz azul em fundo de prata. Depois a cruz evoluiu para as chagas com D. Sancho I, embora as chagas já apareçam com D. Afonso Henriques nalguns documentos se me recordo bem. Depois o D. Afonso III juntou-lhe a bordadura dos castelos à volta, alguns dizem por ser da conquista do Algarve e outros pela ligação do país a Castela, a segunda parece-me mais credível.. O D. João I juntou as pontas da cruz da Ordem de Avis à bandeira. O D. João II como boss que foi tirou as pontas de Avis pois não representavam o país mas sim a dinastia (a que ele pertencia), fixou os castelos em 7 e mandou levantar as quinas todas para estarem direitas, verticais, e não derrubadas. D. Manuel I pega no brasão e aplica-o como escudo com coroa num fundo branco. Durante séculos usamos variações da de D. Manuel I mas com formatos de coroa diferentes etc. D. João VI eleva o Brasil a reino e a bandeira passa a ter a esfera armilar a cobrir um globo azul (o "brasão" do Reino do Brasil), por baixo do brasão+coroa de Portugal. Com a revolução liberal a partir de 1834 usa-se o escudo com 2 cores em fundo, as cores nacionais como usadas por D. Afonso Henriques, azul e branco. Nesta versão usaram azul navy blue não sei porquê. Depois vem a república e alguns iluminados usam a bandeira duma organização terrorista para fazer de fundo à nossa bandeira. Muitos republicanos anti-monárquicos ficaram furiosos por a cor da bandeira ter mudado, não foi nada consensual. Das propostas feitas pelo "conselho" da altura a actual até é das melhores, mantiveram o escudo de portugal estilo humanista, como no reinado de D. João III, e puseram a esfera armilar desta vez sem ser a ver com o Brasil. E pronto, é assim que temos a nossa bandeira com o lindo escudo e esfera armilar, mas as cores heraldicamente erradas e sem ligação nenhuma à história de Portugal, só porque gente naquele alvoroço chamado 1ª República podiam. Não é por acaso que em casa tenho uma bandeira azul e branca, embora o escudo usado seja muito mais horrível que o escudo humanista (o actual). A coroa é meh, sem coroa fica mais imparcial mas a coroa também pode simbolizar soberania, tal como na actual bandeira da República da Sérvia. Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 5 Abril 2016 (editado) "terrorista" - Fazer atentados à bomba, check - Espalhar o terror porque as pessoas não pensam como elas, check - Andar a matar gente porque não ganham nas eleições, check - Impedir que as eleições ocorram normalmente, check - Assassinar chefes de estado em democracia, check Só não são muçulmanos, é requisito? Editado 5 Abril 2016 por JFDCamara Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 5 Abril 2016 Verde e vermelho são dois esmaltes. Heraldicamente têm de ser separados por um metal (amarelo, prata aka branco, etc). O vaticano também tem uma bandeira heraldicamente errada curiosamente, com 2 metais. O verde e o vermelho são cores, o amarelo e o branco são metais, todos são esmaltes. Os metais é que não devem estar em contacto com metais e as cores não devem estar em contacto com cores. Por isso o erro está em termos duas cores justapostas e não "dois esmaltes". E o Columbano Bordalo Pinheiro foi um iluminado não foi um 'iluminado'. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 5 Abril 2016 (editado) - Fazer atentados à bomba, check - Espalhar o terror porque as pessoas não pensam como elas, check - Andar a matar gente porque não ganham nas eleições, check - Impedir que as eleições ocorram normalmente, check - Assassinar chefes de estado em democracia, check Só não são muçulmanos, é requisito? É. Editado 5 Abril 2016 por Almeno Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 5 Abril 2016 Por acaso o Inácio não disse nada de mal. Também acho que verde e vermelho não conjugam, parece uma melancia fds. Equipamento verde é com chuteira branca ou preta, que era o que eu utilizava. Rei do swag. Herege!!!!! Que coisa mai linda... Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 5 Abril 2016 Aí temos as duas bandeiras a defrontarem-se. Azul e branco é mais catita. Compartilhar este post Link para o post
druyda Publicado 5 Abril 2016 A nossa bandeira deveria ser esta: Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 5 Abril 2016 Alguém meta o Curry no canto inferior esquerdo a fazer um lançamento. Compartilhar este post Link para o post
Lewandowski Publicado 5 Abril 2016 Aberração é como quem diz, não é por acaso ou por mau gosto que a bandeira da República Portuguesa é assim. Eu minha opinião, aberração é termos a bandeira de um grupo terrorista, mas isso são outros quinhentos. Grupo terrorista ou revolucionário e tudo uma questão de perspectiva, alem de que nos temos a mentalidade do século XXI aqui totalmente diferente de um Portugal em ebulição depois do Ultimato Inglês mas isso são contas de outro Rosário. Problemas com a bandeira, a seguir vão ter problemas com o hino. Eu prefiro a bandeira de agora cores mais vivas que a sensaborona dos tempos monárquicos, tem sempre aquele vertente mais revolucionaria e sonhadora, é uma tentativa de aproximação as bandeiras revolucionarias pós revolução francesa mas mantendo as raízes portuguesas. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 5 Abril 2016 Alguém meta o Curry no canto inferior esquerdo a fazer um lançamento. Currywurst :heart: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 6 Abril 2016 (editado) Grupo terrorista ou revolucionário e tudo uma questão de perspectiva, alem de que nos temos a mentalidade do século XXI aqui totalmente diferente de um Portugal em ebulição depois do Ultimato Inglês mas isso são contas de outro Rosário. Problemas com a bandeira, a seguir vão ter problemas com o hino. Eu prefiro a bandeira de agora cores mais vivas que a sensaborona dos tempos monárquicos, tem sempre aquele vertente mais revolucionaria e sonhadora, é uma tentativa de aproximação as bandeiras revolucionarias pós revolução francesa mas mantendo as raízes portuguesas. "A História é escrita pelos vencedores" tornou-se um daqueles clichés a que, de tão batidos, já ninguém liga nenhuma. No entanto, se esquecermos isso e analisarmos o valor intrínseco da expressão, responde totalmente à situação. Os crimes da Carbonária acabam por ser contemporizados porque contribuíram para a queda da Monarquia, mas se esta se tem mantido não haveria dúvidas de se ter tratado de uma organização terrorista, independentemente do período em que operaram e do contexto em que estavam inseridos. Aos historiadores, ou a qualquer pessoa que procure formar uma opinião sobre o assunto, é que convém tomar tudo em consideração - contextos, a mentalidade da época, a situação política e tudo o mais - e formar uma opinião sobre os factos. E, em minha opinião, compreendendo o seu surgimento, a ideologia e objectivos da organização, tratou-se de uma organização terrorista. Há que ter em conta que houve outras organizações, movimentos e personalidades a lutar pela República que não enveredaram pela violência e pelo culto do medo generalizado para o efeito. A Carbonária fê-lo. Muitas vezes, o que marca um movimento não são os seus objectivos, mas os meios utilizados para os atingir. Ah, e sobre o hino é natural que surjam problemas. Logo à partida por ser uma versão adaptada de um cântico anti-monárquico e anti-britânico, surgido precisamente no rescaldo do Ultimato. Toda a letra é uma ode à revolta e resistência contra os ingleses e, por inerência, à Monarquia lusa. Eu compreendo totalmente o seu surgimento e o seu sucesso; percebo até muito bem a sua utilização após a Instauração da República enquanto medida de propaganda republicana contra a monarquia, numa fase em que se impunha alguma legitimação da primeira; um bom exemplo de manipulação de massas. Já a sua utilização numa fase muitíssimo posterior em que nada disto se aplica... De qualquer forma, já faz parte da nossa cultura e dos nossos costumes, mudá-lo seria um acto desnecessário e faria mais mal do que bem. Editado 6 Abril 2016 por Hrakkar Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 6 Abril 2016 Herege!!!!! Que coisa mai linda... Nunca foi, desculpa. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 6 Abril 2016 "Quem vai marcar os golos, portanto, vai ser, vai ser O JOGADOR" Compartilhar este post Link para o post