Lebohang Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Ghelthon, há 19 minutos: Podes explicar melhor? Não sei ponta da política dessa região. O Sinn Fein é (ou foi) o braço político do IRA, que pedia a reunificação da ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte (onde está presente) quando consegue lugares para o Parlamento Britânico não mete lá os pés por não reconhecer o poder britânico na zona. Os acordos de Ulster que marcaram o fim da guerra civil têm uma clausula que permite um referendo na Irlanda do Norte para a reunificação com Irlanda. É provável que com um governo Sinn Fein isso avance até por causa do Brexit que terá que repor uma nova linha fronteiriça, coisa que a Irlanda do Norte assumidamente não quer. Com isto do Brexit e um Sinn Fein a governar podemos estar a assistir ao "fim" do UK, uma Escócia independente de facto e uma Irlanda reunificada. 1 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Mayday, há 21 horas: Parece que a Irlanda vai deixar de ser citada pelos liberais como exemplo. Ai é? E porquê? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de ElliotReid13, há 1 hora: Ai é? E porquê? Os dois grandes partidos liberais perderam a maioria do parlamento, devido a votos elevados em partidos mais 'a esquerda...Mas tu de certeza que sabias disso, estou e' curioso com o motivo do bait. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 11 Fevereiro 2020 Teoricamente as grandes reformas liberais feitas pela Irlanda na economia foram nos anos 90 sob a tutela de Ruairi Quinn, não tem uma coisa a ver com a outra. E mesmo a crise que afetou profundamente o país em 2008 deveu-se aos maus investimentos da banca irlandesa (particularmente exposto à banca norte-americana, como na Islândia) do que propriamente à economia. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Sandes., há 58 minutos: Os dois grandes partidos liberais perderam a maioria do parlamento, devido a votos elevados em partidos mais 'a esquerda...Mas tu de certeza que sabias disso, estou e' curioso com o motivo do bait. E? A Irlanda é e tem sido usada sempre como exemplo do crescimento conseguido a partir da liberalização da economia nas últimas décadas, e não do facto de ter ou deixar de ter um governo liberal na altura em que é invocado. Portanto, não percebo a lógica dele nem a tua. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de ElliotReid13, há 24 minutos: E? A Irlanda é e tem sido usada sempre como exemplo do crescimento conseguido a partir da liberalização da economia nas últimas décadas, e não do facto de ter ou deixar de ter um governo liberal na altura em que é invocado. Portanto, não percebo a lógica dele nem a tua. Acho que é claro que o que se argumenta é que o "crescimento" que é usado como exemplo não é reflectido na opinião das pessoas que o vivem, pois estão a votar no pessoal que defende um modelo diferente. Se o país "cresce", mas o povo não gosta, de que vale o crescimento? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Fevereiro 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 7 horas: Podes explicar melhor? Não sei ponta da política dessa região. O meu bitaite tinha mais a ver com o romantismo com que se vivia a politica no final dos anos 70, nos 80 e 90, mas menos hoje em dia. O internacionalismo e a solidariedade com outras lutas e com o que eram considerados povos oprimidos eram essenciais na militância de esquerda e em especial entre o pessoal mais novo. Hoje em dia o mais parecido é a solidariedade de alguma malta com os Curdos e tradicionalmente com a Palestina, mas durante muitas décadas seguiu-se de perto a luta na Irlanda do Norte e País Basco, mas também em sítios mais longínquos como Nicarágua e até Colombia e claro Cuba. Vem daí um bocado essa romantização do Sinn Féinn pré acordos de paz, o partido da luta, da resistência, dos presos politicos, Bobby Sands, etc, que hoje obviamente não tem nada a ver, é um partido bem diferente que continua a ser de esquerda mas que está bem inserido no sistema politico e pode perfeitamente ser uma alternativa de governo (Na republica da Irlanda). Aliás, a transformação da região é imensa, quase impensável para quem ainda se lembra do Ulster como um campo de batalha. Editado 11 Fevereiro 2020 por antifa 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Fevereiro 2020 vai ser engraçado pq o Sinn Fein é eurocéptico. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Puto Perdiz, há 17 minutos: vai ser engraçado pq o Sinn Fein é eurocéptico. É o grande problema deste tipo de partidos que chegam ao poder, vão lá com grandes ideias, encontram a parede da UE e caput, tipo Syriza na Grécia. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Lebohang, há 8 minutos: É o grande problema deste tipo de partidos que chegam ao poder, vão lá com grandes ideias, encontram a parede da UE e caput, tipo Syriza na Grécia. criticam o Brexit, mas era o sonho de muitos desses partidos conseguir fazer o que os ingleses fizeram. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Sandes., há 2 horas: Acho que é claro que o que se argumenta é que o "crescimento" que é usado como exemplo não é reflectido na opinião das pessoas que o vivem, pois estão a votar no pessoal que defende um modelo diferente. Se o país "cresce", mas o povo não gosta, de que vale o crescimento? Não estão a votar num modelo diferente, estão a relativizar as prioridades do país. Quem vota esquerda hoje, está a votar numa forma diferente de gerir os largos recursos que o país tem hoje, não está a votar para que a Irlanda volte atrás no tempo e vá por outro caminho. Nada disto põe em causa o facto de a Irlanda ser uma referência na forma como cresceu durante décadas fruto da liberalização da economia, que continua a ser o ponto. Mais, já escrevi aqui várias vezes que (sendo eu um liberal) me posiciono mais à Direita num país em que a prioridade é fazer crescer uma economia frágil, e mais à esquerda num país em que a prioridade é distribuir frutos de uma economia robusta. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Puto Perdiz, há 1 hora: criticam o Brexit, mas era o sonho de muitos desses partidos conseguir fazer o que os ingleses fizeram. Não duvido que a tese dominante num PCP seria sair da UE mas como isso em Portugal não dá votos optam por ser "eurocépticos", palavra onde cabe tudo e ao mesmo tempo nada. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Fevereiro 2020 https://www.publico.pt/2020/02/10/economia/noticia/arrendar-casa-lisboa-dificil-barcelona-berlim-1903306 @jean-luc godard pls Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Plagio o Original, há 19 minutos: https://www.publico.pt/2020/02/10/economia/noticia/arrendar-casa-lisboa-dificil-barcelona-berlim-1903306 @jean-luc godard pls tas aborrecido pq n consegues uma casa bacana? A escalada dos preços de habitação tem vindo a dificultar o acesso ao arrendamento nos centros da cidade um pouco por toda a Europa. Tal como em Lisboa e no Porto, o assunto tem enchido páginas de jornais e motivado diversos protestos da população em várias cidades europeias, com o objectivo de convencer os poderes políticos e económicos a tomar medidas para que as rendas habitacionais voltem a ser acessíveis à classe média. E numa altura em que se multiplicam os anúncios feitos por governos locais e nacionais sobre as iniciativas que se vão fazendo para travar essa escalada dos preços – a última foi a cidade de Praga, que proibiu os alojamentos locais na cidade –, o PÚBLICO comparou os problemas de acesso à habitação em três grandes cidades que ilustram a situação a nível europeu: Lisboa, Berlim e Barcelona. E as conclusões dão conta de que é mais difícil arrendar casa em Lisboa do que na cidade espanhola e na capital alemã. A análise foi desenvolvida pelo grupo de investigação Morfologia e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e mostra como a realidade na cidade de Lisboa é muito mais grave do que aquela que é encontrada em Barcelona e em Berlim, cidades que, neste contexto, também já se tornaram referência em termos de resposta ao nível de políticas públicas de habitação. O estudo assenta no cruzamento entre rendas e rendimentos de um agregado simulado integrado por um casal com um menor dependente, que reside num T2 de 95 metros quadrados (m2), em cada uma das três cidades. Com base nos dados disponíveis, a equipa de investigadores simulou o valor que este tipo de apartamento teria em cada uma das cidades com a maior desagregação de preços disponível (71 códigos postais em Berlim; 73 bairros em Barcelona, e 24 freguesias de Lisboa). O resultado é um mapa do edificado de cada uma das cidades onde se representa, a tons quentes, as localizações onde o agregado destina mais do que 30% dos seus rendimentos para pagar a renda e, a tons frios, os lugares onde a taxa de esforço não ultrapassa esse valor limite. Enquanto que em Berlim e em Barcelona é possível ainda encontrar algumas bolsas a tons frios, em Lisboa a totalidade da área está pintada de cores quentes. Há várias razões que podem ajudar a justificar estas diferenças – ainda antes de se entrar nas respostas públicas que o poder político está a levar a cabo em cada uma das cidades (ver texto relacionado), e tendo presente o domínio de habitação própria, estimulado pelo acesso relativamente facilitado a crédito. Os rendimentos medianos de um agregado português comparam muito mal com os rendimentos de um agregado catalão ou berlinense: 1563 euros em Lisboa, 2614 euros em Barcelona, 3727 euros em Berlim. Se a esta equação juntarmos o valor mediano que é pedido pela renda mensal de um T2 de 95 metros quadrados, Lisboa sai ainda pior da fotografia: a renda mediana em Lisboa é de 916 euros por mês; em Barcelona é de 1170 euros e em Berlim é de 1491 euros (note-se que o apartamento em Berlim inclui despesas em electricidade e água). Cruzar estes dois vectores, rendas e rendimento, mostra que nas três cidades a taxa de esforço de referência de 30% foi ultrapassada. Em Berlim é de 40% e em Barcelona é de 45%. Mas, no caso de Lisboa, esse valor limite é praticamente duplicado e chega aos 58%. Os dados relativos ao “rendimento mediano equivalente por tipo de agregado” usados nesta análise foram retirados das Estatísticas Europeias sobre Rendimentos e Condições de Vida relativos a 2018, e permitem comparar a situação do agregado proposto em cada uma das cidades analisadas. A equipa da FAUP cruzou ainda os valores auferidos nas três cidades com outras fontes disponíveis a nível nacional (mediana do rendimento bruto deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo em Lisboa; dados do INE-AEAT para o caso de Barcelona; estudo do Gabinete de Estatística de Berlim-Brandemburgo para o caso de Berlim). No cálculo das rendas foram utilizados dois tipos de fontes: em Lisboa e Barcelona foram utilizados dados públicos, disponibilizados pelo INE e pelo Observatori Metropolità de l’Habitatge de Barcelona. Para Lisboa usaram-se as medianas das rendas dos novos contratos de arrendamento para o segundo semestre de 2018, obtendo o valor final a partir dos coeficientes designados pelo Programa de Arrendamento Acessível (PAA). No caso de Berlim, os dados foram obtidos de um estudo da Berlin HYP & CBRE, uma consultora privada mas que, consideram os investigadores, “por estar construído sobre anúncios privados, pode estar, como em Barcelona, a apresentar valores superiores aos reais”. Com o cruzamento de toda esta informação percebe-se uma grande disparidade entre as três cidades. “E que prova que num contexto onde os preços são locais e o mercado é global, podem existir actores automaticamente excluídos da dita concorrência”, escreve Aitor Vareo Oro, um dos membros da equipa. Os investigadores da FAUP identificaram vários tipos de desigualdades nestas análises, a começar pelas desigualdade entre os próprios cidadãos: “O mais grave é o caso português, já que nas outras duas cidades é mais comum que mais trabalhadores se afastem, e por uma maior margem, do ordenado mínimo”, explica Vareo Oro. Mas também desigualdades entre agentes no mercado “que se verifica até no caso de Berlim, também alvo de investimentos de países com maior poder de compra e, como as outras duas cidades, da acção de agentes poderosos como grandes fundos imobiliários”. “Convém referir que a desigualdade não se cinge ao poder de compra, mas, também, à possibilidade de aceder aos financiamentos, de contornar a legislação ou até de influir na sua criação, graças a um capital técnico que o cidadão comum não tem e o poder público não lhes fornece”, argumenta o investigador. 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Puto Perdiz, há 2 horas: criticam o Brexit, mas era o sonho de muitos desses partidos conseguir fazer o que os ingleses fizeram. O Corbyn claramente sempre foi favorável a uma saída pela esquerda. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de jean-luc godard, há 12 minutos: tas aborrecido pq n consegues uma casa bacana? Estou sim amigo E chateado pq nem os nossos representantes de esquerda parecem interessados em resolver este problema que afeta 1/4 da população >: 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Fevereiro 2020 Btw, está mais que visto que no debate que vai haver sobre Eutanásia os bafientos vão sair todos do armário... Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Fevereiro 2020 Citação de Lebohang, há 2 horas: Não duvido que a tese dominante num PCP seria sair da UE mas como isso em Portugal não dá votos optam por ser "eurocépticos", palavra onde cabe tudo e ao mesmo tempo nada. o BE defendia a saída do Euro, depois vieram dizer o dito por não dito. E tenho quase a certeza que no início eram contra a UE. Citação de antifa, há 1 hora: O Corbyn claramente sempre foi favorável a uma saída pela esquerda. pois, o que o lixou foi não conseguir solidificar a sua opinião durante as eleições. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 11 Fevereiro 2020 O Euro é um bocado m*rdoso para Portugal (foi especialmente chato não poder desvalorizar a moeda com as medidas de austeridade) mas sair agora seria um suicídio. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 12 Fevereiro 2020 Klobuchar pode ser a grande surpresa hoje. Entretanto, o Biden já abandonou New Hampshire e foi para o Nevada. A campanha vai implodir mais tarde ou mais cedo. A Warren com o resultado hoje pode abandonar mais tarde ou mais cedo. O Bloomberg é neste momento que estou a escrever segundo favorito na casa de apostas e apareceu a liderar o estado do Arkansas nas sondagens. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 12 Fevereiro 2020 Citação de ascom, há 9 horas: A Warren com o resultado hoje pode abandonar mais tarde ou mais cedo Achas que a candidata do DNC sair tão cedo? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 12 Fevereiro 2020 Um artigo interessante, possivelmente o livro também será interessante. https://religioninpublic.blog/2020/02/05/christian-nationalism-talks-religion-but-walks-fascism/ " Our research clearly demonstrates that Christian nationalism actually has little to do with religiousness per se. In fact, when we compare how Christian nationalist ideology and traditional measures of religious commitment (e.g., worship attendance, prayer, sacred text reading) influence Americans’ political attitudes and behaviors, we find they work in the exact opposite direction. " 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Fevereiro 2020 Citação de Ghelthon, há 12 horas: Btw, está mais que visto que no debate que vai haver sobre Eutanásia os bafientos vão sair todos do armário... Falando em "bafientos que saem do armário"... Cavaco apoia referendo: "Eutanásia é a decisão mais grave" que o Parlamento pode tomar Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Fevereiro 2020 A eutanásia tem nessa múmia o efeito contrário - trá-la de volta à vida. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 12 Fevereiro 2020 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Falando em "bafientos que saem do armário"... Cavaco apoia referendo: "Eutanásia é a decisão mais grave" que o Parlamento pode tomar como bafientos estás-te a referir tb à Ordem dos Médicos e dos Enfermeiros? Compartilhar este post Link para o post