Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de antifa, há 1 hora:

Há dados disso? Em Espanha também se falava do Vox roubar votos à esquerda (tipo FN com o PC francês) e depois analisando os dados isso não se verificou. Aqui honestamente não sei.

Cada caso é um caso. Mas cá em Portugal o foco principal da nossa ED não é a economia, então pouco importa se os racistas portugueses defendem o público ou o privado.

Citação de Mayday, há 58 minutos:

É muito estranho que não existam eleitores à direita do PSD.  Foram coligados com os Monárquicos, com o Democracia 21 e com o o outro partido Cristão de Direita e sai-lhe eleitorado e centro esquerda? Já nem vou falar da clivagem ideológica.

Não dá centro esquerda, mas sim, menos à direita que os eleitores do PSD. No caso do PSD os seus eleitores são mais à direita que a direção, no do chega é o oposto.

Este é o cenário político atual.

unknown.png?width=803&height=563

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Tens razão. Mas o que achas que devia ser feito para evitar o crescimento desta facção política?

A única forma de esvaziar o Chega é o PS e PSD assumirem eles próprios a luta contra a corrupção e corropio entre público/privado como prioridade, e desmentirem as propostas xenófobas fo Chega com dados e exemplos práticos. O Ventura, por muito inteligente que seja, é uma figura fraca. A melhor forma de o combater não é menorizar quem vota nele e pô-los de parte como jagunços, mas sim admitir que o sistema atual (aka estado das coisas) necessita de ser reformado. As pessoas estão fartas de levar uma vida miserável enquanto os políticos apregoam soluções e reformas dissonantes daquilo que é o "país real".

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post

Eu espero ver uma subida histórica do Chega. Não porque acredite que o Ventura seja o salvador da pátria mas para ver se os políticos abrem os olhos de vez. Jagunços não são os que vão votar no Chega, nem são eles que têm de abrir a pestana. 

Vivemos é num país que supostamente é o das maravilhas mas que vai se a ver e tem um SNS que é um caos, que tem os bens essenciais de qualquer cidadão a preços ridiculos (luz, gás, combustível), em que a maioria dos recém licenciados tiram 700€ ou 800€ limpos ao fim do mês se tanto. Enquanto há muita gente a ganhar à grande sem ter feito nada por isso.

É disso que o pessoal que está a apoiar o Chega se queixa. E enquanto os restantes políticos se mostrarem mais incomodados com o que o Ventura diz e a forma como o diz do que em resolver esses problemas, o Chega vai continuar a crescer e ainda bem. Se não há um partido que resolva os reais problemas do país, então cada vez mais as pessoas se irão virar para quem causa incómodo naquele parlamento. Tenha ele razão ou não, isso passa a ser secundário (se devia ou não, é outra conversa).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 8 horas:

A única forma de esvaziar o Chega é o PS e PSD assumirem eles próprios a luta contra a corrupção e corropio entre público/privado como prioridade, e desmentirem as propostas xenófobas fo Chega com dados e exemplos práticos. O Ventura, por muito inteligente que seja, é uma figura fraca. A melhor forma de o combater não é menorizar quem vota nele e pô-los de parte como jagunços, mas sim admitir que o sistema atual (aka estado das coisas) necessita de ser reformado. As pessoas estão fartas de levar uma vida miserável enquanto os políticos apregoam soluções e reformas dissonantes daquilo que é o "país real".

Certo, concordo. O que eu disse era relativo ao facto de que o Ventura nem sequer é alguém que cumpre o que diz, portanto seria relativamente expectável que quem o apoia por estar farto dos partidos tradicionais também ficasse desagradado com isso.

O mais recente exemplo é o programa do Chega indicar que os políticos deviam trabalhar em exclusividade, tendo o Ventura prometido isso durante a campanha, e agora diz que nunca prometeu isso, e que vai manter os outros trabalhos que tem.

Citação de Flanders, há 48 minutos:

Eu espero ver uma subida histórica do Chega. Não porque acredite que o Ventura seja o salvador da pátria mas para ver se os políticos abrem os olhos de vez. Jagunços não são os que vão votar no Chega, nem são eles que têm de abrir a pestana. 

Vivemos é num país que supostamente é o das maravilhas mas que vai se a ver e tem um SNS que é um caos, que tem os bens essenciais de qualquer cidadão a preços ridiculos (luz, gás, combustível), em que a maioria dos recém licenciados tiram 700€ ou 800€ limpos ao fim do mês se tanto. Enquanto há muita gente a ganhar à grande sem ter feito nada por isso.

É disso que o pessoal que está a apoiar o Chega se queixa. E enquanto os restantes políticos se mostrarem mais incomodados com o que o Ventura diz e a forma como o diz do que em resolver esses problemas, o Chega vai continuar a crescer e ainda bem. Se não há um partido que resolva os reais problemas do país, então cada vez mais as pessoas se irão virar para quem causa incómodo naquele parlamento. Tenha ele razão ou não, isso passa a ser secundário (se devia ou não, é outra conversa).

Não que estejas errado, mas então para ti a solução dos problemas é deixar isto às mãos de um Zé qualquer, a ver se isto arde?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Flanders, há 1 hora:

Eu espero ver uma subida histórica do Chega. Não porque acredite que o Ventura seja o salvador da pátria mas para ver se os políticos abrem os olhos de vez. Jagunços não são os que vão votar no Chega, nem são eles que têm de abrir a pestana. 

Vivemos é num país que supostamente é o das maravilhas mas que vai se a ver e tem um SNS que é um caos, que tem os bens essenciais de qualquer cidadão a preços ridiculos (luz, gás, combustível), em que a maioria dos recém licenciados tiram 700€ ou 800€ limpos ao fim do mês se tanto. Enquanto há muita gente a ganhar à grande sem ter feito nada por isso.

É disso que o pessoal que está a apoiar o Chega se queixa. E enquanto os restantes políticos se mostrarem mais incomodados com o que o Ventura diz e a forma como o diz do que em resolver esses problemas, o Chega vai continuar a crescer e ainda bem. Se não há um partido que resolva os reais problemas do país, então cada vez mais as pessoas se irão virar para quem causa incómodo naquele parlamento. Tenha ele razão ou não, isso passa a ser secundário (se devia ou não, é outra conversa).

A solução é votar e apoiar num neoliberal para curar os males do SNS. Pois claro. Um gajo que quer privatizar tudo. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Votar num partido pejado de neonazis para lutar contra o sistema?

Isto parece-me dolorosamente familiar. Onde é que já ouvi esta história...?

Compartilhar este post


Link para o post

não querendo ignorar os gráficos que mostraram (e dando apenas uma perceção mais pessoal), as pessoas que vejo a falar gulosamente do CH eram de tudo menos centro-esquerda.. muito mais PSD / CDS / abstenção

Compartilhar este post


Link para o post

O Chega tem altas votações em Setúbal e Santarém, fora ficar em 2º ou 3º lugar em algumas freguesias do Alentejo. Onde raio é que o PSD e o CDS/PP tinham tantos votantes nessas zonas?

Isso faz lembrar aquela conversa do Ventura ser "filho político" do Passos, onde raio é que o Passos tinha votos nesse sítios?

Compartilhar este post


Link para o post

Esta é a minha previsão para o Nevada hoje, isto não está bem afinado, vou precisar de mais estados para isto funcionar corretamente, mas sim, por agora é isto.

SANDERS - 37.72%
BUTTIGIEG - 18.61%
KLOBUCHAR - 12.93%
BIDEN - 11.26%
WARREN - 10.57%
STEYER - 6.91%
 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

Ó pra ele a mudar o xistema, fazendo aquilo que critica que os outros façam. 

 

Citação de Che, há 2 horas:

A solução é votar e apoiar num neoliberal para curar os males do SNS. Pois claro. Um gajo que quer privatizar tudo. 

Essa é outra. As pessoas não fazem mínima ideia do que ele realmente é obrigado a defender. O programa dele é puro anarco-liberalismo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

As pessoas n sabem pq n dá para arranjar tempo para se informarem sobre os políticos q os representam

É difícil com 8h de trabalho mais 2h de comute por dia, num país q tem rendas para t0s acima do salário mínimo

O fenomeno do chega é um sinal q afinal n somos tão progressistas e de esquerda quão pensamos q somos. É a esquerda da burguesia a deixar de representar as pessoas

Compartilhar este post


Link para o post

O que faz as pessoas votar, normalmente não são programas eleitorais mas sim impulsos emocionais. Seja o BE, Chega ou PS.

 

Btw, hoje temos mais um caucus. O Bernie Sanders deve ganhar. Vamos ver com que margem e como se vão dar o Buttigieg e o Biden.

Se no Iowa os empates se decidiam com moeda ao ar, No caucus do Nevada são resolvidos com um baralho de cartas.

 

 

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post

O meu impulso emocional é matar os ricos. Voto no PCP. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 3 minutos:

O meu impulso emocional é matar os ricos. Voto no PCP. 

E se ficares rico?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

O Chega tem altas votações em Setúbal e Santarém, fora ficar em 2º ou 3º lugar em algumas freguesias do Alentejo. Onde raio é que o PSD e o CDS/PP tinham tantos votantes nessas zonas?

Isso faz lembrar aquela conversa do Ventura ser "filho político" do Passos, onde raio é que o Passos tinha votos nesse sítios?

O CH teve 3 mil votos em todo o Alentejo. No Distrito de Setúbal teve uma boa votação, sim, mas foram as zonas da área metropolitana de Lisboa que lhe deu mais votos (mil e tal em Almada e Seixal). De resto, num distrito populoso com 12 concelhos teve em muitas zonas um resultado residual.

Lisboa e Setúbal juntos dão metade dos votos conseguidos. O restante vem do litoral e de regiões norte, praticamente, onde se vota mais à direita.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 13 minutos:

O CH teve 3 mil votos em todo o Alentejo. No Distrito de Setúbal teve uma boa votação, sim, mas foram as zonas da área metropolitana de Lisboa que lhe deu mais votos (mil e tal em Almada e Seixal). De resto, num distrito populoso com 12 concelhos teve em muitas zonas um resultado residual.

Lisboa e Setúbal juntos dão metade dos votos conseguidos. O restante vem do litoral e de regiões norte, praticamente, onde se vota mais à direita.

Por essa lógica então o PCP também é fraco no Alentejo, e é mais forte no Norte que no Alentejo. Teve mais 11.000 votos no Porto que em todo o Alentejo junto.

Já agora, nos 3 mil votos de que falas não estás a incluir Portalegre, que eu saiba, também é Alentejo e faz parte de todo o Alentejo.

Se excluirmos Portalegre, o PCP teve mais 16.000 votos no Porto que no Alentejo inteiro.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 3 minutos:

O CH teve 3 mil votos em todo o Alentejo. No Distrito de Setúbal teve uma boa votação, sim, mas foram as zonas da área metropolitana de Lisboa que lhe deu mais votos (mil e tal em Almada e Seixal). De resto, num distrito populoso com 12 concelhos teve em muitas zonas um resultado residual.

Lisboa e Setúbal juntos dão metade dos votos conseguidos. O restante vem do litoral e de regiões norte, praticamente, onde se vota mais à direita.

Exatamente, desde quando é que concelhos suburbanos e dormitórios de Lisboa são bastiões do PSD e CDS/PP?

O Chega é um partido de protesto, como disseram muito bem aí atrás, eles não vão buscar votos da direita mas sim votos de pessoas zangadas com o sistema e de todos os quadrantes políticos mais abstencionista.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 36 minutos:

E se ficares rico?

Nesta economia?! 🤣

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante

Então o Costa andou a pressionar a TVI para despedir a Ana Leal?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 9 minutos:

Então o Costa andou a pressionar a TVI para despedir a Ana Leal?

Se ela fosse despedida, fazia um favor a todos os que têm redes sociais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

O meu impulso emocional é matar os ricos. Voto no PCP. 

esquerda caviar incluída?

Citação de ElliotReid13, há 27 minutos:

Então o Costa andou a pressionar a TVI para despedir a Ana Leal?

não foi o Sócrates que fez o mesmo com a Manuela Moura Guedes?

Citação de Slade, há 17 minutos:

Se ela fosse despedida, fazia um favor a todos os que têm redes sociais.

corrigido. Ela, a Ana Borges e os dois jornalistas que estão com elas podiam desaparecer até aprenderem a ser jornalistas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

Exatamente, desde quando é que concelhos suburbanos e dormitórios de Lisboa são bastiões do PSD e CDS/PP?

O Chega é um partido de protesto, como disseram muito bem aí atrás, eles não vão buscar votos da direita mas sim votos de pessoas zangadas com o sistema e de todos os quadrantes políticos mais abstencionista.

Só Lisboa e Setubal têm 3 milhões de votantes e uma taxa de abstenção de quase 60% o que permite ao Chega ir buscar bastantes votos. A taxa de abstenção em Setúbal baixou quase 5% em relação às legislativas do ano passado. Nos concelhos de Setúbal da zona metropolitana de Lisboa o centro esquerda até tem crescido bastante.

Citação de ElliotReid13, há 1 hora:

Então o Costa andou a pressionar a TVI para despedir a Ana Leal?

Diz a própria Ana Leal, que é um exemplo de verdade e honestidade. Provas? 0.

Já agora o caso refere-se ao tempo em que o PM era Ministro da Administração Interna.

Editado por Mayday

Compartilhar este post


Link para o post

Em Tavira uma escola primária lembrou-se da temática dos escravos para este carnaval.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...