andriy pereplyotkin Publicado 29 Julho 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 14 horas: Nem toda a gente tem a vocação, personalidade, apetência para participar activamente na mudança da sociedade. O que não quer dizer que sejam racistas. O senhor António pode não ser racista, garantir que no seu círculo de acção próxima não prolifera um ambiente racista e não ser activamente anti-racista. Pois há muitos modos de viver e participar na sociedade. E ser anti-algo exige uma actividade que não se pode exigir a todos. Pois pode. Mas racismo só tem dois lados, ou és ou não és. Não há meio termo. Se isso não é uma situação que te coloca necessariamente num plano de radicalismo, não sei o que é. O que se torna incómodo é a tentativa de equilibrar os lados. Qual é o problema do suposto radicalismo da Joacine na causa racista? Eu não vejo nenhum. E volto a dizer que acho que cometeu vários erros nos seus primeiros passos políticos. Mas nenhum relacionado com racismo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 29 Julho 2020 Na discriminação racial és ou não és. Não dá para seres tolerante como noutras questões Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 29 Julho 2020 Citação de andriy pereplyotkin, há 2 horas: Pois pode. Mas racismo só tem dois lados, ou és ou não és. Não há meio termo. Se isso não é uma situação que te coloca necessariamente num plano de radicalismo, não sei o que é. Não concordo. Há um espectro bastante grande de vários níveis de racismo, que vai desde o mais grave, das pessoas de extrema direita e que cometem actos de violência física sobre etnias que consideram inferiores; passando por quem discrimina vocalmente; até às pessoas que se consideram anti-racistas mas discriminam inconscientemente ou p.ex. se calhar se afastam dum estranho com pele escura se se cruzarem à noite; ou fazem piadas sobre "pretos" mas não acreditam em racismo e apenas o fazem num grupo reduzido entre pessoas que sabem que não são racistas; ou coisas ambíguas que podem ou não ser interpretadas como racistas, como a famosa piada do Bernardo Silva com o Mendy. Ou tanta gente que eu conheço que são casualmente racistas mas têm bom coração, e apenas o são porque foram educadas assim e nunca tiveram a experiência de conviver rotinamente de igual para igual com pessoas de outras etnias, e seriam facilmente convertidas ao longo do tempo com essa experiência. Simplificar um problema extremamente complexo a "ou tas connosco ou tas contra nós" é reduzi-lo a uma infantilidade, faz-me lembrar o discurso do George W Bush no início da guerra do Iraque, "either you're with us or without us". Há pessoas que são racistas convictas e completas causas perdidas. Há pessoas que não são causas perdidas porque nem sequer se dão de conta que estão a ser racistas. Há actos ambíguos que podem ser interpretados como racistas, mas cuja intenção não é racista, ou se calhar é mas inconscientemente, ou ninguém sabe se é e depende do caso e das relações interpessoais que existem. Há pessoas que têm carisma e a espinha dorsal para serem activistas anti racistas, ou tomar pequenos gestos contra o racismo no dia a dia, e há pessoas que nem sequer têm capacidade intelectual para o fazer ou pensar profundamente no tema, ou interesse em causas sociais, mas não deixam de ser pessoas com algum valor. É tudo muitíssimo mais complexo do que isso. Mas lá que Portugal tem muuuuuuito que evoluir em termos de aceitar e integrar completamente pessoas de todas as etnias, tem... Isso não discordo minimamente contigo... 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Julho 2020 Casualmente racista é bom Tipo o fumador social Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 29 Julho 2020 Citação de andriy pereplyotkin, há 3 horas: Não há meio termo. Citação de andriy pereplyotkin, há 3 horas: Se isso não é uma situação que te coloca necessariamente num plano de radicalismo, não sei o que é. Citação de andriy pereplyotkin, há 3 horas: Qual é o problema do suposto radicalismo da Joacine na causa racista? 🤔 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Julho 2020 Citação de Rōnin, há 10 minutos: 🤔 Explica o q estás a sentir pfv 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 29 Julho 2020 Citação de Plagio o Original, há 36 minutos: Casualmente racista é bom Tipo o fumador social Não inventei o termo... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Julho 2020 Citação de noikeee, há 14 minutos: Não inventei o termo... Olha, n sabia q era mesmo um conceito Obviamente q o racismo casual n devia ser tolerado por serem boas pessoas tho Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 29 Julho 2020 Citação de Plagio o Original, há 42 minutos: Olha, n sabia q era mesmo um conceito Obviamente q o racismo casual n devia ser tolerado por serem boas pessoas tho mas é uma boa questão que ele levantou. Há umas páginas falou-se do tal inquérito acerca do racismo e alguém abordou o tema do racismo cultural, devo ser tolerante perante outras culturas que praticam que praticam a mutilação vaginal, que permitem o casamento de crianças? Ou devo reconhecer essas práticas ultrapassadas e não abrir mão da mundividência ocidental? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Julho 2020 Citação de Puto Perdiz, Agora: mas é uma boa questão que ele levantou. Há umas páginas falou-se do tal inquérito acerca do racismo e alguém abordou o tema do racismo cultural, devo ser tolerante perante outras culturas que praticam que praticam a mutilação vaginal, que permitem o casamento de crianças? Ou devo reconhecer essas práticas ultrapassadas e não abrir mão da mundividência ocidental? Acho q podes não concordar Só n assassines negros pq tiveste no ultramar e achas q deviam ir para a terra deles Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 29 Julho 2020 Citação de Mayday, há 17 horas: Comam brioche! por menos se demitiu o joão soares. era a única pessoa com capital político suficiente para fazer alguma coisa ali na cultura. aquela pasta, antes e depois dele, é só estagiários Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 29 Julho 2020 Citação de noikeee, há 2 horas: Não concordo. Há um espectro bastante grande de vários níveis de racismo, que vai desde o mais grave, das pessoas de extrema direita e que cometem actos de violência física sobre etnias que consideram inferiores; passando por quem discrimina vocalmente; até às pessoas que se consideram anti-racistas mas discriminam inconscientemente ou p.ex. se calhar se afastam dum estranho com pele escura se se cruzarem à noite; ou fazem piadas sobre "pretos" mas não acreditam em racismo e apenas o fazem num grupo reduzido entre pessoas que sabem que não são racistas; ou coisas ambíguas que podem ou não ser interpretadas como racistas, como a famosa piada do Bernardo Silva com o Mendy. Ou tanta gente que eu conheço que são casualmente racistas mas têm bom coração, e apenas o são porque foram educadas assim e nunca tiveram a experiência de conviver rotinamente de igual para igual com pessoas de outras etnias, e seriam facilmente convertidas ao longo do tempo com essa experiência. Simplificar um problema extremamente complexo a "ou tas connosco ou tas contra nós" é reduzi-lo a uma infantilidade, faz-me lembrar o discurso do George W Bush no início da guerra do Iraque, "either you're with us or without us". Há pessoas que são racistas convictas e completas causas perdidas. Há pessoas que não são causas perdidas porque nem sequer se dão de conta que estão a ser racistas. Há actos ambíguos que podem ser interpretados como racistas, mas cuja intenção não é racista, ou se calhar é mas inconscientemente, ou ninguém sabe se é e depende do caso e das relações interpessoais que existem. Há pessoas que têm carisma e a espinha dorsal para serem activistas anti racistas, ou tomar pequenos gestos contra o racismo no dia a dia, e há pessoas que nem sequer têm capacidade intelectual para o fazer ou pensar profundamente no tema, ou interesse em causas sociais, mas não deixam de ser pessoas com algum valor. É tudo muitíssimo mais complexo do que isso. Mas lá que Portugal tem muuuuuuito que evoluir em termos de aceitar e integrar completamente pessoas de todas as etnias, tem... Isso não discordo minimamente contigo... Algum desses momentos de espectro te torna algo que não racista ou não-racista? Tudo isso é verdade e em nada contraria o que disse. Nem tão pouco disse que qualquer acto racista te torna racista, porque infelizmente e da forma como está embrenhado na sociedade, acabávamos por ser todos em merdinhas que nem nos apercebemos. Mas só te podes posicionar como uma coisa ou outra, não dá para assumir um posicionamento neutro. E regressando ao ponto de partida da discussão, não vejo onde o radicalismo da Joacine foi um "problema" e gostava que me explicassem bem isso. Não sei o que disse ou fez que tenha prejudicado a causa. Parece-me apenas que temos por hábito ser defensivos quando se discutem temas destes. Citação de Rōnin, há 2 horas: 🤔 Boa tarde. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 29 Julho 2020 (editado) Citação de andriy pereplyotkin, há 7 horas: Pois pode. Mas racismo só tem dois lados, ou és ou não és. Não há meio termo. Se isso não é uma situação que te coloca necessariamente num plano de radicalismo, não sei o que é. O que se torna incómodo é a tentativa de equilibrar os lados. Qual é o problema do suposto radicalismo da Joacine na causa racista? Eu não vejo nenhum. E volto a dizer que acho que cometeu vários erros nos seus primeiros passos políticos. Mas nenhum relacionado com racismo. Isto é apenas a maneira como vejo as coisas em que uma pessoa não racista não é necessariamente anti-racista. Pois para mim um anti-racista tem que ter atitudes claras e inequívocas socialmente contra o racismo enquanto uma pessoa que não é racista simplesmente não pratica actos racistas. E para mim radicalismo era o que se estava a tentar fazer àquele actor que em miúdo cometeu 2 actos criminosos e foi julgado por eles. Entretanto passaram-se 30(??) anos e estão a querer que ele tenha um selo na testa a dizer que quando tinha 15-16 anos cometeu actos racistas, pelos quais foi julgado na altura e pelo que se sabe endireitou a vida depois disso. Editado 29 Julho 2020 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
scallywag Publicado 29 Julho 2020 (editado) Argumentos como "não nos podemos esquecer que o racismo não é problema dos negros e das negras", "não éramos nós que deviamos tar aqui hoje, eram os brancos e as brancas, porque quem comete racismo são eles" and so on (ta tudo no video que pus acima), isso para mim é um "problema", pode não prejudicar a causa porque uma pessoa não a representa como um todo, mas também não a dignifca nem ajuda em nada. Editado 29 Julho 2020 por scallywag Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Julho 2020 (editado) Era James Baldwin ou Malcolm X q diziam que o racismo é um problema dos brancos? Editado 29 Julho 2020 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 29 Julho 2020 Citação de Plagio o Original, há 20 minutos: Era James Baldwin ou Malcolm X q diziam que o racismo é um problema dos brancos? foi o Baldwin. O Malcom X dizia que os problemas dos negros não iriam ser resolvidos pelos brancos, ele era contra os liberais brancos. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Julho 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora: Isto é apenas a maneira como vejo as coisas em que uma pessoa não racista não é necessariamente anti-racista. Pois, mas é muito por causa dessa maneira de ver as coisas que o racismo é sistémico. Há empresas que não contratam negros ou ciganos, não porque sejam racistas, mas porque têm receio que atraiam problemas raciais. Tu não é racista mas se calhar não contratas um negro para a tua farmácia porque há clientes que vão deixar de lá ir, assim como assim, não é que sejas racista, mas não prejudicas o negócio. Essa neutralidade é, na minha opinião, e sem ofensa, uma cobardia que só prejudica quem acaba por sofrer de racismo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 29 Julho 2020 Citação de Mayday, há 5 minutos: Pois, mas é muito por causa dessa maneira de ver as coisas que o racismo é sistémico. Há empresas que não contratam negros ou ciganos, não porque sejam racistas, mas porque têm receio que atraiam problemas raciais. Tu não é racista mas se calhar não contratas um negro para a tua farmácia porque há clientes que vão deixar de lá ir, assim como assim, não é que sejas racista, mas não prejudicas o negócio. Essa neutralidade é, na minha opinião, e sem ofensa, uma cobardia que só prejudica quem acaba por sofrer de racismo. Nos casos que deste ele está a tomar uma atitude racista pois está a descriminar, mesmo que indiretamente alguém com base na sua cor. Eu percebo o que o Smash está a dizer, eu sou anti-racismo, pelo menos é o que considero mas não tenho proatividade social suficiente para me envolver na luta afincada de tal causa. Não consigo ir a manifestações, não consigo fazer posts nas redes sociais, não consigo ter essa voz mais ativa na sociedade que muita gente, e bem, tem, mas seja neste tema ou noutro qualquer. Agora não considero que isso me torne racista porque as minhas ações não o são, tal como acho extremamente injusto para quem luta ativamente por tais causas estar no mesmo nível de combate ao racismo que eu porque no final do dia, a posição que tomam será muito mais importante para o mundo que a minha. Não é só uma questão de neutralidade, é uma questão de diferentes níveis de combate ao problema. Eu se vir alguém sofrer de racismo, intervenho porque acho que é uma questão de respeito e um principio básico de qualquer ser-humano mas lá está, não me peças para partilhar coisas do BLM, ir a manifestações ou produzir discursos, não sou capaz de nada disso. O Smash deu exemplos um pouco mais flagrantes onde a neutralidade é mais óbvia e aí concordo que acaba por ser um problema, mas convém também entender se é algo inconsciente, se é consciente. Isto é um problema extremamente complexo que não se pode limitar a acusações às pessoas porque podemos também acabar por radicalizá-las, educar será sempre a forma mais duradoura de remediar um problema com centenas de anos de história. E eu concordo com o facto de apenas existirem dois lados nesta luta, ou és anti ou não mas também entendo um pouco daquilo que o Smash está a tentar dizer. Citação de Plagio o Original, há 6 horas: Casualmente racista é bom Tipo o fumador social Casualmente racista não sei se existe mas o fumador social é algo que pode derivar da pressão social que é um problema comprovado em Psicologia e que efetivamente existe. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 29 Julho 2020 Citação de andriy pereplyotkin, há 9 horas: Pois pode. Mas racismo só tem dois lados, ou és ou não és. Não há meio termo. Se isso não é uma situação que te coloca necessariamente num plano de radicalismo, não sei o que é. O que se torna incómodo é a tentativa de equilibrar os lados. Qual é o problema do suposto radicalismo da Joacine na causa racista? Eu não vejo nenhum. E volto a dizer que acho que cometeu vários erros nos seus primeiros passos políticos. Mas nenhum relacionado com racismo. "os brancos é que são racistas". o que só por acaso é racismo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 29 Julho 2020 Citação de lastdance, há 2 minutos: "os brancos é que são racistas". o que só por acaso é racismo. a definição disso é que o contrário não pode existir porque os brancos nunca foram oprimidos/escravizados por negros. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Julho 2020 Citação de Pickle Rick, há 7 minutos: Nos casos que deste ele está a tomar uma atitude racista pois está a descriminar, mesmo que indiretamente alguém com base na sua cor. Eu percebo o que o Smash está a dizer, eu sou anti-racismo, pelo menos é o que considero mas não tenho proatividade social suficiente para me envolver na luta afincada de tal causa. Não consigo ir a manifestações, não consigo fazer posts nas redes sociais, não consigo ter essa voz mais ativa na sociedade que muita gente, e bem, tem, mas seja neste tema ou noutro qualquer. Agora não considero que isso me torne racista porque as minhas ações não o são, tal como acho extremamente injusto para quem luta ativamente por tais causas estar no mesmo nível de combate ao racismo que eu porque no final do dia, a posição que tomam será muito mais importante para o mundo que a minha. Não é só uma questão de neutralidade, é uma questão de diferentes níveis de combate ao problema. Eu se vir alguém sofrer de racismo, intervenho porque acho que é uma questão de respeito e um principio básico de qualquer ser-humano mas lá está, não me peças para partilhar coisas do BLM, ir a manifestações ou produzir discursos, não sou capaz de nada disso. O Smash deu exemplos um pouco mais flagrantes onde a neutralidade é mais óbvia e aí concordo que acaba por ser um problema, mas convém também entender se é algo inconsciente, se é consciente. Isto é um problema extremamente complexo que não se pode limitar a acusações às pessoas porque podemos também acabar por radicalizá-las, educar será sempre a forma mais duradoura de remediar um problema com centenas de anos de história. E eu concordo com o facto de apenas existirem dois lados nesta luta, ou és anti ou não mas também entendo um pouco daquilo que o Smash está a tentar dizer. Os que não são racista nem são anti-racistas acabam por cair mais A ideia de que ser-se anti-racista exige envolvimento social é tanto verdade como mentira, porque não é obrigatório que se tenha que ir a manifs, como dizem aqui, mas obriga a que, nas nossas comunidades, nos nossos bairros, nos nossos trabalhos, o sejamos, e o que o racismo sistémico nos mostra é que normalmente esta neutralidade reforça essas práticas de discriminação. É como a lojista que não é racista com ciganos mas se não meter o sapo à porta há clientes que não entram se virem um cigano lá dentro. A neutralidade cai sempre para o lado dos mais fortes, inevitavelmente. Citação de Pickle Rick, há 13 minutos: Agora não considero que isso me torne racista porque as minhas ações não o são Não te torna racista, mas torna-te muitas vezes conivente, mais que não seja pela inacção. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 29 Julho 2020 (editado) Citação de kareca, há 6 minutos: a definição disso é que o contrário não pode existir porque os brancos nunca foram oprimidos/escravizados por negros. Já estive em África. Suponho que a seguir vão dizer que é porque os brancos entraram em africa a desfazer, e então nesse caso não é racismo, porque fui EU que andei la no ultramar e tudo. Aliás basta um gajo estar atento e ver o "escândalo" nos usa (abafadissimo por acaso) das seitas de negros anti-semitas, mas é na boa, que se f*dam os judeus, também nunca foram oprimidos, f*da-se, lidem, não é? Editado 29 Julho 2020 por lastdance Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 29 Julho 2020 Citação de lastdance, há 1 minuto: Já estive em África. Suponho que a seguir vão dizer que é porque os brancos entraram em africa a desfazer, e então nesse caso não é racismo, porque fui EU que andei la no ultramar e tudo. Sinceramente, não tenho opinião formada sobre aquela definição e também não percebi o que escreveste, mas pela primeira frase acho que nem quero saber. 2 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 29 Julho 2020 (editado) Se presencias ou conheces uma situação de racismo e não tomas nenhuma atitude porque não és nem racista nem anti-racista então, nessa situação, estás a colaborar mais com o racista do que com quem estás a ser vitima. Tu não és racista, mas também não foste, num sentido mais lato do termo, se quiseres, anti-racista, por isso foste conivente com o acto e a pessoa racista. O meu problema não é com o não ser-se socialmente activo na luta anti-racista, percebo, mas em situações concretas, os que não são nem uma coisa nem outra, tornam-se sempre cúmplices pela sua inacção. Editado 29 Julho 2020 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 29 Julho 2020 (editado) Citação de smashing_pumpkin, há 2 horas: Isto é apenas a maneira como vejo as coisas em que uma pessoa não racista não é necessariamente anti-racista. Pois para mim um anti-racista tem que ter atitudes claras e inequívocas socialmente contra o racismo enquanto uma pessoa que não é racista simplesmente não pratica actos racistas. E para mim radicalismo era o que se estava a tentar fazer àquele actor que em miúdo cometeu 2 actos criminosos e foi julgado por eles. Entretanto passaram-se 30(??) anos e estão a querer que ele tenha um selo na testa a dizer que quando tinha 15-16 anos cometeu actos racistas, pelos quais foi julgado na altura e pelo que se sabe endireitou a vida depois disso. Eu compreendo perfeitamente mas por isso é que temos de continuar a trabalhar para que o racismo passe a ser realmente mal visto e para que as pessoas ajam sobre ele de forma activa. Não precisam de se organizar, basta que condenem e não facilitem esse tipo de comportamentos. Não ser racista e ser anti-racista devem ser tão próximo de sinónimos quanto possível. Pá, isso acho que já vem de associares radicalismo a algo mau por natureza 😄 Para mim radicalismo é uma postura bem clara que, em princípio, exige algum tipo de revolução para mudar o status quo. E no racismo acho que isso é plenamente necessário, de tão entranhado que está na edificação da sociedade. Citação de lastdance, há 18 minutos: "os brancos é que são racistas". o que só por acaso é racismo. Pronto, para mim é a verdade. Se há sítios no mundo onde os brancos serão alvo de discriminação? Talvez. Se a sociedade ocidental se construiu sobre uma ideia de superioridade dos brancos face a toda e qualquer minoria? É certo. É a tal questão defensiva de que falava. A malta sente-se atacada por ouvir que os brancos são racistas. Editado 29 Julho 2020 por andriy pereplyotkin Compartilhar este post Link para o post