Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Plagio o Original, há 12 horas:

Boa entrevista, só faltou ao jornalista perguntar acerca da política fiscal q defende o André ventura, a conversa de que o irs pune quem trabalha mais é na vdd quem recebe mais

aquela pergunta da mão foi ao nível da do "tens amigos pretos?". Ele tem aquele estilo de entrevistar, já com o João Ferreira tinha sido assim, mas desta vez foi mais agressivo e incisivo o que o levou andar a interromper constantemente. Vejam a análise que o director do Público fez depois, à entrevista e à campanha, na RTP3. Ele foca uns pontos interessantes.

Citação de Sandes., há 11 horas:

zonas que demoram 1000 dias, outras que demoram 3 anos....ya uma diferença do crl

 

edit: estava a ver a entrevista ao cromo, para contexto

é um mês a mais por ano

it's something

Compartilhar este post


Link para o post

Sim, houve duas perguntas que foram dadas para o Ventura ganhar pontos. Essa, que não tinha qualquer ponta por onde se pegar, e aquela se ele daria posse a um governo minoritário do PS.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 18 horas:

No entanto basta entrar na A1/A5 e vejo um parque automóvel melhor do que em França. Tudo bem que é Lisboa/Cascais, mas é absurdo a disparidade entre classe alta/média e a baixa em Portugal 

Não é relevante. O parque automóvel em Portugal é bom, mas é quase tudo carros de empresa.

A questão aqui não é onde se gasta o dinheiro. É o que podes fazer com ele. E, nesse aspecto, estamos francamente mal. Se eu quiser gastar o pouco que tenho num bmw comprado a prestações e passar fome é estupidez e é problema meu. O pior é que um romeno, mesmo ganhando menos com um português, consiga comprar mais "coisas" que nós.

Compartilhar este post


Link para o post

Não dá para competir com o leste e a sua herança marxista leninista. Estão habituados ao muito e o capitalismo adapta-se a isso também.

Nós estamos habituados a uma sardinha por refeição. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

https://www.numbeo.com/cost-of-living/country_result.jsp?country=Romania&displayCurrency=EUR

https://pt.numbeo.com/custo-de-vida/país/Portugal

Diria q um dos motivos é q a habitação na romenia é mais barata que o salário médio, o q n acontece sempre em Portugal

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post

O Leste teve a vantagem da deslocalização das empresas e posteriormente dos dinheiros da UE naquela vaga de entradas em 2004 creio.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

O Leste teve a vantagem da deslocalização das empresas e posteriormente dos dinheiros da UE naquela vaga de entradas em 2004 creio.

Os países de Leste tiveram duas grandes vantagens em relação a nós:

1 - genericamente geriram melhor os fundos de coesão que nós;

2 - genericamente tinham níveis de escolaridade, alfabetismo e literacia superiores aos nossos

Compartilhar este post


Link para o post

Os do leste têm uma série de vantagens sobre nós, algumas geográficas e históricas, que no discurso público e político são sempre ignorados.

Nós tendemos a formar uma blob conceptual com uma imagem decrépita retirada de uma aldeia recôndita da Bulgária e dizemos "o Leste", aplicando esse conceito a tudo, desde Estónia a Macedónia, vai tudo pelo mesmo diapasão. E por isso usualmente falamos do Leste como uma wasteland cheia de pobres em carroças, ignorando que a Polónia, por exemplo, sempre foi um país de esplendor, um centro de cultura, um país rico, mesmo quando esteve divida em três, sempre teve prosperidade, algo que nós não conhecemos há quase três séculos. Idem para o que é actualmente a República Checa que sempre foi das zonas mais ricas da Europa, ou uma Hungria que também era um país muito mais avançado que nós no século XIX.

A gente tende a envolver esses países todos num rótulo muito simplista de "leste" mas esse rótulo é pateta porque se centra apenas num período histórico que durou 40/50 anos, o do comunismo, o de dominação soviética. Todos os três países que descrevi (Polónia, Boémia e Hungria) antes disso nunca foram considerados países de leste, das franjas da Europa, do lado não civilizado do velho Continente. Ao invés sempre foram países do centro da Europa, pólos da civilização, da prosperidade, depois da industrialização, da modernidade.

Antes do domínio soviético, o leste era apenas a Europa Ortodoxa (Balcãs, e Rússias), esses sim, países atrasados, algo periféricos, regados a obscurantismo e analfabetismo. Só no pós-guerra é que se formou o conceito de leste que ainda hoje - erroneamente - usamos. De Trieste a Stettin, disse Winston Churchill e 70 anos depois ainda tomamos isso como conceito actual, pior, como conceito que sempre foi verdade.

Os woes dos países de "Leste" - os que refiro acima - derivam tão só da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial - que arrasou o leste de modo que nem sempre é abordado - e subsequente formatação ao modelo soviético, estagnado e cinzentão. Antes disso eram países muito mais avançados que nós, e de algum modo au pair com a Europa Ocidental.

Ademais, apesar do declínio da segunda metade do século XX, há uma coisa que nunca deixa de ser verdade, quer para nós, quer para eles. As Polónias, Hungrias, Eslovénias, estão no centro da Europa, ali mesmo ao lado do seu coração - a Alemanha - numa encruzilhada de rotas comerciais e nós...nós estamos na absoluta periferia da Europa. Esse factor geográfico vai sempre condicionar o desenvolvimento de um e outro país.

 

  • Like 12
  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 19 horas:

O entrevistador está com um ar de nojo.

100% compreensível.

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho a tv ligada ao longe e pareceu-me ouvir que o psd pondera o santana lopes para lisboa e depois a noticia a seguir começava com "cavaco silva diz que...". Viajei no tempo?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

o que tem piada no meio disto tudo é que o Santana Lopes é só 5 anos mais velho que o Costa. O gajo está há tempo na política e nos holofotes que parece bem mais velho.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 7 minutos:

o que tem piada no meio disto tudo é que o Santana Lopes é só 5 anos mais velho que o Costa. O gajo está há tempo na política e nos holofotes que parece bem mais velho.

E está bem mal conservado. Parece ter mais 10 ou 15 que o Costa

Compartilhar este post


Link para o post

em boa verdade, o Costa parece que envelheceu 10 anos em 2020. Vi-o noutro dia na tv e até tive pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 4 minutos:

Santana Lopes em Lx é para tentar bater o ultimo record de 11.2% do PSD

porra, foi tão pouco???

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

teresalealcoelho.jpg

É pá, cuidado. Isto é mercadoria de se ter no Mulheres de Eleição.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 21 minutos:

É pá, cuidado. Isto é mercadoria de se ter no Mulheres de Eleição.

q'izajero

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

em boa verdade, o Costa parece que envelheceu 10 anos em 2020. Vi-o noutro dia na tv e até tive pena.

Não bate o Passos Coelho pré e pós funções como PM

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 38 minutos:

Não bate o Passos Coelho pré e pós funções como PM

O Passos é um caso à parte. Foi primeiro-ministro num dos momentos mais difíceis da nossa história recente (bem, o Costa também, mas o Passos aguentou uns anos assim) e, para mais, ainda teve os problemas pessoais com a doença da mulher.

  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post

é ver o jerónimo de sousa. Nunca governou e olhem para ele...

até a minha avó, tá velhinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 6 horas:

E está bem mal conservado. Parece ter mais 10 ou 15 que o Costa

livin' la vida loca

Compartilhar este post


Link para o post

Não sei como foi com o Ventureiro, mas estou a ver a entrevista à Marisa Matias e porra, assim também é difícil. O gajo faz uma questão, interrompe a resposta para fazer outras questões, e assim sucessivamente até que no final nenhuma questão foi verdadeiramente respondida...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Não sei como foi com o Ventureiro, mas estou a ver a entrevista à Marisa Matias e porra, assim também é difícil. O gajo faz uma questão, interrompe a resposta para fazer outras questões, e assim sucessivamente até que no final nenhuma questão foi verdadeiramente respondida...

O homem só vai ficar manso quando entrevistar o Tiago mayan, temos q decapitar jornalistas ricos

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...