Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

Para não falar que o que tu tens é o empréstimo do livro durante um ano lectivo, no fim tens que apagar tudo o que o teu filho escreveu e devolver. 

Vai ser até fazer buraco na folha 😄 quero ver como vou apagar o que está escrito a lápis de cor. Ainda por cima gastei dinheiro a encapá-los. Agora na entrega deviam pagar-me 😛 

Citação de Plagio o Original, há 34 minutos:

cada um dá de acordo com a sua capacidade, cada um recebe de acordo com a sua necessidade 

Grande ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Portanto vamos ver, temos duas familias cada uma com um filho, cada uma delas tem um rendimento liquido de 1200 Euros

A primeira decide dar a melhor educacao possivel ao filho e meter o miudo na privada x fazendo um sacrificio de 400 em detrimento de outras coisas, nao recebe apoio do estado nos manuais gratuitos

A segunda familia prefere utilizar esse dinheiro a comprar o novo iphone, assinar a Sportv, fazer ferias em colhao mais velho, o puto vai para a escola ao pe de casa...essa familia é beneficiada com manuais gratuitos...ta certo

Economicamente e a razao porque este tipo de m*rda acabou por este lado é que filhos de pais que mais apostam na educacao, obviamente seram mais provavelmente contribuidores liquidos para o estado no futuro enquanto os outros teem mais tendencia para ser um custo do estado...

Mas como muito em Portugal, a visao apenas alcanca o imediato

Famílias com um filho e 1200 euros de rendimento líquido que conseguem pagar renda (ou comprar casa), combustível, comprar iPhones todos os anos, meter Sport TV e ainda passar férias em destinos longe de casa?

Ou estás a falar de uma família com certos negócios paralelos ou perdeste completamente a noção da realidade do que se passa em Portugal...

Editado por Black Hawk
  • Like 12

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 19 minutos:

Vai ser até fazer buraco na folha 😄 quero ver como vou apagar o que está escrito a lápis de cor. Ainda por cima gastei dinheiro a encapá-los. Agora na entrega deviam pagar-me 😛

se não conseguires apagar eles não recebem os livros e mandam-te a factura para casa lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 50 minutos:

Famílias com um filho e 1200 euros de rendimento líquido que conseguem pagar renda (ou comprar casa), combustível, comprar iPhones todos os anos, meter Sport TV e ainda passar férias em destinos longe de casa?

Ou estás a falar de uma família com certos negócios paralelos ou perdeste completamente a noção da realidade do que se passa em Portugal...

Podes substituir 1200 por 1500 ou 2000, a logica é a mesma 

Quanto aos IPhones e as outras coisas, eram apenas exemplos. A logica nao muda 

Mas ai tenho de ter cuidado que rapidamente tambem alguem me diz “2000 por mês? Isso é classe Alta, não tens mesmo noção”

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Mas ai tenho de ter cuidado que rapidamente tambem alguem me diz “2000 por mês? Isso é classe Alta, não tens mesmo noção”

Mas sabes q por 1200 os dois pais teriam de receber menos q o salário minimo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 15 minutos:

Mas sabes q por 1200 os dois pais teriam de receber menos q o salário minimo?

Sabes que nem toda a gente trabalha a tempo inteiro? Sabes que ha gente desempregada? 

Ja varios users te disseram que se só tens palermices para dizer, o melhor é estares calado. Para a proxima segue esse conselho 

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Sabes que nem toda a gente trabalha a tempo inteiro? Sabes que ha gente desempregada? 

Ja varios users te disseram que se só tens palermices para dizer, o melhor é estares calado. Para a proxima segue esse conselho 

Uma boa segunda-feira santa para o senhor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Como acho que ja foi dito, os manuais sao apenas uma parte do problema.

O estado devia ver quanto custa a escola publica...vamos dizer que sao 3,000 Euros por ano.

Se tu optares por colocar os teus miudos no publico continua como agora em que nao pagas nada, se optares por colocar no privado recebes 3,000 Euros do estado onde esta tudo o que o estado gastaria com o puto (manuais, comida, etc...)

Basicamente o que o Seferogol diz é verdade, um estado que penaliza decisoes que devem ser individuais, é tudo menos democratico

As pessoas pagam impostos e em troca tem uma série de serviços pelos quais podem usufruir. Se tu decidires optar por um serviço que não está incluído, o estado não tem de retirar uma fatia desses impostos para te recompensar. Quanto muito, podes questionar se o pacote de serviços incluídos vale o imposto que pagas.

Os livros são um benefício do ensino público, cujo patrão é o Estado. O privado também pode criar esse benefício, nada os impede.

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem percebo aquilo que se está a argumentar. Todos têm direito à escola pública que é efetivamente paga com os impostos de todos.

Há quem prefira pagar mais X para ter os filhos num colégio privado para ter melhores condições. Essas pessoas claramente têm rendimento extra e não necessitam da "bondade" de lhes serem pagos os livros, muito menos para serem usados num sistema de educação paralelo àquele oferecido pelo estado. Parece-me um bocado desonesto dizer que escolher entre o ensino público e o privado é a mesma coisa que escolher Ferrero Rocher ou Mon Chéri.

Nem vejo o que é que interessa se depois os pais fumam ou pagam Sporttv ou o que seja, porque a única troca que está a ser feita aqui é de dar a quem opta pelo ensino público a possibilidade de terem um empréstimo dos manuais, após os pais terem pago esse ensino através dos seus impostos.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 1 hora:

Eu nem percebo aquilo que se está a argumentar. Todos têm direito à escola pública que é efetivamente paga com os impostos de todos.

Há quem prefira pagar mais X para ter os filhos num colégio privado para ter melhores condições. Essas pessoas claramente têm rendimento extra e não necessitam da "bondade" de lhes serem pagos os livros, muito menos para serem usados num sistema de educação paralelo àquele oferecido pelo estado. Parece-me um bocado desonesto dizer que escolher entre o ensino público e o privado é a mesma coisa que escolher Ferrero Rocher ou Mon Chéri.

Nem vejo o que é que interessa se depois os pais fumam ou pagam Sporttv ou o que seja, porque a única troca que está a ser feita aqui é de dar a quem opta pelo ensino público a possibilidade de terem um empréstimo dos manuais, após os pais terem pago esse ensino através dos seus impostos.

Isso 🙂 

Citação de Puto Perdiz, há 3 horas:

se não conseguires apagar eles não recebem os livros e mandam-te a factura para casa lol

Então vou fotocopiar o livro todo 😄 

Compartilhar este post

Link para o post

Ana Catarina Mendes. 

Ps 2020 - Nós, como um dos partidos de esquerda no parlamento, nunca poderemos compactuar com um partido de direita como o PSD. 

Ps 2021 - Nós, como um partido de centro, centro-esquerda mas centro, não nos podemos confundir com a esquerda radical do parlamento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver o estado a facultar manuais saudosistas sobre o império português e as suas províncias ultramarinas. Os privados que facultem por si próprios aos seus clientes. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Não é bem a mesma, pois entre 1200, 1500 ou 2000 euros, escolheste 1200 euros como exemplo de família que vive suficientemente abastada para ter gastos supérfluos ao ponto de a sua gestão orçamental ser criticável - não, não criticável; condenável.

Uma família com rendimentos líquidos mensais de 1200 euros, se estivermos a contar uma família de duas pessoas com trabalhos full-time, são famílias que em que cada um recebe cerca de 705 euros mensais brutos. O salário mínimo nacional é de 665 euros.

Só para referência, a renda mensal de um T1 na Amadora anda a bater nos 600 euros para apartamentos mais modestos.

Se há gente que faz uma péssima gestão das suas finanças? Pah, certamente que há. Não são é a norma para se andar a dar os seus exemplos como referência. Os portugueses que estão na escala que referiste no teu exemplo estão a ter dificuldades em sobreviver, não a escolher de que tipo de gastos supérfluos devem abdicar.

O resto, desculpa-me, mas é tudo tão descabido que nem merece grande discussão. Onde já se viu numa sociedade de consumo as famílias atreverem-se a comprar qualquer coisa que não comida...

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 15 minutos:

Não é bem a mesma, pois entre 1200, 1500 ou 2000 euros, escolheste 1200 euros como exemplo de família que vive suficientemente abastada para ter gastos supérfluos ao ponto de a sua gestão orçamental ser criticável - não, não criticável; condenável.

Uma família com rendimentos líquidos mensais de 1200 euros, se estivermos a contar uma família de duas pessoas com trabalhos full-time, são famílias que em que cada um recebe cerca de 705 euros mensais brutos. O salário mínimo nacional é de 665 euros.

Só para referência, a renda mensal de um T1 na Amadora anda a bater nos 600 euros para apartamentos mais modestos.

Se há gente que faz uma péssima gestão das suas finanças? Pah, certamente que há. Não são é a norma para se andar a dar os seus exemplos como referência. Os portugueses que estão na escala que referiste no teu exemplo estão a ter dificuldades em sobreviver, não a escolher de que tipo de gastos supérfluos devem abdicar.

O resto, desculpa-me, mas é tudo tão descabido que nem merece grande discussão. Onde já se viu numa sociedade de consumo as famílias atreverem-se a comprar qualquer coisa que não comida...

Eu escolhi os 1200 como podia ter escolhido 2000 e a logica é o mesmo

Descabido é o facto de noutros paises existirem melhores politicas de educacao a nivel de atribuicao de incentivos e Portugal continuar a insistir na mesma politica estupida

Descabido é cada aluno custar anualmente (e foi o numero referido, nao sei se é verdade), 6000 euros ao estado e na Dinamarca com maiores custos laborais custar 75% disso e o ensino ser em metricas comparaveis, melhor (https://eng.uvm.dk/primary-and-lower-secondary-education/private-schools-in-denmark/grants).

Descabido é sendo esses 6000 euros verdade, custar ou mesmo ou menos um aluno andar em colegios privados do que no publico e mesmo assim se descriminar nestas coisas pequenas que escolher o privado.

Descabido é o facto de se defender que cada um pode gastar o dinheiro no que quiser (concordo), em iphones/samsungs galaxy, com vendas em 2019 de mais de 1,000,000 de unidades a mais de um salario minimo cada e se achar que quem gere mal as financas é uma pequena parte da sociedade. Alias se calhar vias bem as estatisticas do credito malparado (sobretudo em credito para ferias e outras m*rda superfulas).

Descabido é dar se o exemplo da rendal mensal de um T1 na Amadora, quando a media nacional é bastante abaixo disso e quando por aqui ja vi inumeras vezes referir quando ajuda, que Portugal nao é apenas Lisboa e referir que um T1 em Elvas ou num outro boda custa 100 Euros mes.

Descabido no final é ver que outros paises com melhores modelos teem maior sucesso e nos insistirmos na mesma m*rda e ainda a defendermos. Ou seja, mais uma vez o problema nao é o PS ou o PSD, sao mesmo os portugueses

• Like 2
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 19 minutos:

Descabido é o facto de noutros paises existirem melhores politicas de educacao a nivel de atribuicao de incentivos e Portugal continuar a insistir na mesma politica estupida

Descabido é cada aluno custar anualmente (e foi o numero referido, nao sei se é verdade), 6000 euros ao estado e na Dinamarca com maiores custos laborais custar 75% disso e o ensino ser em metricas comparaveis, melhor (https://eng.uvm.dk/primary-and-lower-secondary-education/private-schools-in-denmark/grants).

Descabido é sendo esses 6000 euros verdade, custar ou mesmo ou menos um aluno andar em colegios privados do que no publico e mesmo assim se descriminar nestas coisas pequenas que escolher o privado.

Descabido é o facto de se defender que cada um pode gastar o dinheiro no que quiser (concordo), em iphones/samsungs galaxy, com vendas em 2019 de mais de 1,000,000 de unidades a mais de um salario minimo cada e se achar que quem gere mal as financas é uma pequena parte da sociedade. Alias se calhar vias bem as estatisticas do credito malparado (sobretudo em credito para ferias e outras m*rda superfulas).

Descabido é dar se o exemplo da rendal mensal de um T1 na Amadora, quando a media nacional é bastante abaixo disso e quando por aqui ja vi inumeras vezes referir quando ajuda, que Portugal nao é apenas Lisboa e referir que um T1 em Elvas ou num outro boda custa 100 Euros mes.

Descabido no final é ver que outros paises com melhores modelos teem maior sucesso e nos insistirmos na mesma m*rda e ainda a defendermos. Ou seja, mais uma vez o problema nao é o PS ou o PSD, sao mesmo os portugueses

Onde posso consultar isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Para o estado português um casal com um ordenado bruto de 1300euros e 1 filho é terceiro escalão de abono. Com 1500 ja passa para o quarto escalão. Por isso sim, o estado olha para o casal com menos de 1200 liquidos por mês como abastados na vida.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 56 minutos:

Onde posso consultar isso?

Ha relatorios do Banco de Portugal mas tens de procurar

Assim a nivel de noticias algo ainda pre-covid (Abril 2020, mas dados apenas relevantes se ja for devedor em Janeiro 2020)

"Já no crédito ao consumo e outros fins, o malparado representava 6,8% em abril, também abaixo dos 7,9% de abril de 2019.
Analisando pelo número total de devedores (e não pelos montantes do crédito), segundo o Banco de Portugal, 10% dos particulares tinham em abril empréstimos vencidos, acima dos primeiros três meses deste ano (9% em janeiro, 9,2% em fevereiro e 9,6% em março)."

Para ter comparacao o malparado no credito a habitacao anda entre o 1% e 2%. Dizer que 10%, sendo que a populacao que tem emprestimos é pelo menos tao grande como a que vota, é pouco...enfim...

E neste numero nao se conta com aqueles que ja deixaram de poder contrair emprestimos porque simplesmente estao impedidos devido a incumprimento passado. Nao é por acaso que existem tantas Cetelems e Cofidis em Portugal...e sim existem pessoas que recorrem a este credito por emergencias, mas vendo como os mesmos sao publicitados é claro que esse nao é o main targets dessas empresas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 40 minutos:

Nao é por acaso que existem tantas Cetelems e Cofidis em Portugal...e sim existem pessoas que recorrem a este credito por emergencias, mas vendo como os mesmos sao publicitados é claro que esse nao é o main targets dessas empresas

E os 10% para a compra de habitação.

Compartilhar este post

Link para o post

Os manuais escolares não são dados aos alunos, são emprestados e têm de ser devolvidos ou pagos ao estabelecimento de ensino do estudante, caso queira ficar com eles. O investimento do estado nos manuais escolares vai obviamente para as instituições de ensino públicas, que depois têm o dever de distribuir os manuais pelos alunos matriculados.

A pergunta não devia ser "porque é que o estado não dá manuais ao privado", mas sim porque é que as instituições privadas não têm um banco de manuais escolares para fornecer aos alunos, à semelhança do que fazem as públicas.

Se há algo que, a meu ver, não se pode criticar na nossa governação na última década é a facilitação que existe no acesso à educação. Lembro-me bem dos meus pais não terem possibilidade de comprar todos os manuais e ter de ficar um/dois meses a ver se conseguia arranjar fotocópias de certas páginas para estudar/fazer tpcs. O sistema atual funciona de forma impecável e é exemplar, a meu ver.

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Bold: esses números têm 15 anos. Acho muito difícil acreditar que Portugal gaste mais por aluno do que a Dinamarca (o Estado até pode gastar, mas se olharmos para a despesa como um todo, duvido mesmo) mas numa pesquisa rápida também não encontrei números mais recentes. 

Também acho que no caso de Portugal, não faz sentido comparar o que o Estado gasta por aluno com o que o privado gasta, visto que os privados só operam em sítios em que isso é lucrável e o Estado não. Se os privados tivessem a cobrir o país todo o custo por aluno ia aumentar.

De resto, concordo com o post. Em relação à parte sobre como os portugueses gastam mal o dinheiro, acho impressionante como é que a esquerda deixou que as questões de literacia financeira se tornassem uma luta mais associada à direita e que até mostre algum desdém por elas, principalmente tendo em conta que são também dos maiores entraves à mobilidade social e à melhoria das condições de vida dos mais pobres. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Brahimi, há 12 minutos:

Bold: esses números têm 15 anos. Acho muito difícil acreditar que Portugal gaste mais por aluno do que a Dinamarca (o Estado até pode gastar, mas se olharmos para a despesa como um todo, duvido mesmo) mas numa pesquisa rápida também não encontrei números mais recentes. 

Confesso que desde o principio me parece que os numeros em Portugal sao muito altos ou os dinamarqueses muito baixos mas sao os que ainda sao usados. É o que eu recebo com a minha filha nos ultimos anos,

Basicamente a miuda anda no privado la (agora ja nao porque nos mudamos e vamos mudar ainda para outro paos para o proximo ano lectivo), mas gasto a volta de 50,000 DKK em propinas e 31,000 sao devolvidos pelo estado (e isso é indendente de eu/o meu agregado familiar estar no escalao mais alto de IRS). Basicamente pagas ai uns 10,000 por ano, mas nao recebes nada do estado.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Não quero entrar numa dog fight contigo, não é esse o intuito de nenhum dos posts feito. O que referi, de forma clara, é que podias ter dado o exemplo dos 2000 euros logo de início, mas não deste; deste o de 1200 euros, e assumo que por ter sido um valor que entendeste ser já relevante para sustentar o teu argumento.

O facto de teres avançado esse valor, e não outro mais elevado, leva-me a pensar que estás desfasado da realidade do país. O que não tem nada de mal, do que vais partilhando por cá dá para perceber que tens um bom nível de vida e que a fazes no estrangeiro, logo podes não estar a acompanhar a situação de cá. É natural se assim for, e foi isso que referi no primeiro post: que "perdeste completamente a noção da realidade do que se passa em Portugal".

É que ao dares valores errados como base para o teu argumento, todo ele é assente numa prerrogativa errada. O que te procurei explicar é que famílias no patamar de vencimento que referiste já não têm folga orçamental para andar a pensar sequer em gastos supérfluos.

E claro que dou o exemplo da Amadora. Esta discussão baseia-se no arquétipo da família média (ou mediana, sei lá, mas dá para entender aonde quero chegar) com esse nível de vencimentos que referiste, que naturalmente é o que se encontra na sua maioria nos grandes centros urbanos. A não ser que penses mesmo que é uma cidade na fronteira com 15 mil habitantes a que representa o melhor exemplo do custo de vida médio de 10 milhões de portugueses. Ou então que será exequível ir morar para Elvas e ir todos os dias a Lisboa.

Quanto à discussão sobre as escolas privadas, não entro até por não ter conhecimento de monta sobre o tema. Mas digo-te uma coisa: pode-se discutir na boa a lógica de se atribuir benefícios a quem tem filhos a estudar em boas escolas privadas, e em termos de retórica até dará para o justificar perfeitamente; mas boa sorte a explicar às tais famílias de 1200 euros que têm de fazer sacrifícios para conseguir pagar as rendas da Amadora (ou de Loures, da Malveira, da Amora, de Coimbra ou do Porto), que têm os filhotes a estudar em escolas com janelas partidas, luzes fundidas que não são trocadas há anos, mesas que ainda têm gatafunhos de 2003 a dizer "João loves Joana", refeições deficientes, falta de funcionários e professores esgotados e mal pagos, boa sorte a explicar-lhes que o Estado vai atribuir fundos de apoio a famílias que têm os filhos a estudar em escolas privadas com boas condições, bons professores, explicações privadas e actividades extra curriculares integradas.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Com isto descobri que Amadora é o 5º concelho do país com salários mais elevados (1350€)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...