Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 34 minutos:

Ele trabalha a 20km. Eu já fiz esse teste trabalhando a pouco menos e não foi muito bonito, para além de que não tenho forma de trocar de roupa no trabalho.

A melhor opção que me ocorre é mesmo uma 125, mas só me compensa a troca ao fim de 2 ou 3 anos, e nessa altura é possível que já esteja a trabalhar noutro lado.

Eu nao excluo o transporte que ele faz de comboio. Pode levar a bicla no comboio.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Sem querer atacar pessoalmente porque não sei exactamente a tua condicao física ou a condição das vias que referes, mas parece um exemplo que com bicicleta com uma luz à frente ficava muito mais facilitado

Tenho um colega que fazia isso com uma trotinete elétrica. Desistiu devido aos sustos que apanhou.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabemos com a cultura de deixar os meninos mesmo á porta do colégio e de estacionar em cima dos passeios ou em segunda fila só porque é mesmo à porta de onde se quer ir e já melhoravamos imenso.

• Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 17 minutos:

Acabemos com a cultura de deixar os meninos mesmo á porta do colégio e de estacionar em cima dos passeios ou em segunda fila só porque é mesmo à porta de onde se quer ir e já melhoravamos imenso.

isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 22 minutos:

O trânsito que se cria na secundária, em que são miúdos que já dão f*das e fumam cigarros, apenas porque os papás os têm que entregar diretamente ao professor.

No outro dia, um caramelo deixou o carro no meio da rua, uma carrinha passa e levou-lhe o espelho. Foi tão bem feito

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Tenho um colega que fazia isso com uma trotinete elétrica. Desistiu devido aos sustos que apanhou.

Sustos de quê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 18 horas:

Spoiler

RAG_3102_y7y5Uj1.JPG

Citação de Sandes., há 4 minutos:

Sustos de quê?

Deve ser devido aos pesados.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos:
  Ocultar conteúdo

RAG_3102_y7y5Uj1.JPG

Sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos:
  Mostrar conteúdo oculto

RAG_3102_y7y5Uj1.JPG

Citação de Tio Hans, Agora:

Sim.

Ok, faz sentido. Não acho que isso invalida o meu ponto, mas percebo que nao seja comfortavel partilhar a via com pesados.

Eu nao sou tão radical como alguns que desejam o fim do automovel (até estou a pensar comprar um para breve), mas acho que deve ser quase sempre um ultimo recurso face a qualquer outra alternativa.

Ainda há uns dias tive uma conversa com um colega de Rio tinto que se tava a queixar que de transporte demora muito tempo a chegar a vila do conde e por isso tem que ir de carro, e para mim é claro que ele já devia era estar a viver em vila do conde ou perto se isso é um problema. Mas lá está, aí surge o outro problema que é a crise imobiliária tanto para comprar como para arrendar. É tudo muito caro e complicado. Ter carro acaba por simplificar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

Ok, faz sentido. Não acho que isso invalida o meu ponto, mas percebo que nao seja comfortavel partilhar a via com pesados.

Eu nao sou tão radical como alguns que desejam o fim do automovel (até estou a pensar comprar um para breve), mas acho que deve ser quase sempre um ultimo recurso face a qualquer outra alternativa.

Ainda há uns dias tive uma conversa com um colega de Rio tinto que se tava a queixar que de transporte demora muito tempo a chegar a vila do conde e por isso tem que ir de carro, e para mim é claro que ele já devia era estar a viver em vila do conde ou perto se isso é um problema. Mas lá está, aí surge o outro problema que é a crise imobiliária tanto para comprar como para arrendar. É tudo muito caro e complicado. Ter carro acaba por simplificar.

A vida não é assim tão simples. A minha mulher trabalha por conta própria e eu trabalho a 20 kms do Porto. A solução lógica seria deixar o Porto e vir para esta zona mas, no Porto, tenho os meus pais a 5 minutos e um dos meus irmão ainda mais perto. Qualquer emergência, qualquer problema resolve-se num instante. Aqui não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

A vida não é assim tão simples. A minha mulher trabalha por conta própria e eu trabalho a 20 kms do Porto. A solução lógica seria deixar o Porto e vir para esta zona mas, no Porto, tenho os meus pais a 5 minutos e um dos meus irmão ainda mais perto. Qualquer emergência, qualquer problema resolve-se num instante. Aqui não.

Isso é um privilégio que tens e não queres perder. Se vivemos uma crise climática, acho que é um bocado egoista dizer que preferes fazer 40 kms todos os dias de carro em vez da viagem ocasional de 40 km se fosse preciso tratar de algum assunto com os teus pais/irmao.

E com isto nao quero estar a insultar-te a ti nem a ninguem que o faça, que eu compreendo. A forma como fomos habituados a usar carro para tudo e a gerir a nossa vida sempre com carro como A opção de transporte é algo dificil de largar.

E além disso, é dificil pensar em fazer esses sacrificios quando se vê celebridades a fazer vagens de jatos privados de 15 minutos.que devem causar tanto dano como as tuas viagens de carro num ano todo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Isso é um privilégio que tens e não queres perder. Se vivemos uma crise climática, acho que é um bocado egoista dizer que preferes fazer 40 kms todos os dias de carro em vez da viagem ocasional de 40 km se fosse preciso tratar de algum assunto com os teus pais/irmao.

Eu percebo e concordo com o teu ponto na teoria mas enquanto coisas como as que estão em baixo não forem proibidas isso não são mais do que migalhas em oceanos.

FX1QT0nVUAAS3yj?format=jpg&name=large

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Eu percebo e concordo com o teu ponto na teoria mas enquanto coisas como as que estão em baixo não forem proibidas isso não são mais do que migalhas em oceanos.

FX1QT0nVUAAS3yj?format=jpg&name=large

Mano tu leste o meu post todo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

E com isto nao quero estar a insultar-te a ti nem a ninguem que o faça, que eu compreendo. A forma como fomos habituados a usar carro para tudo e a gerir a nossa vida sempre com carro como A opção de transporte é algo dificil de largar.

E além disso, é dificil pensar em fazer esses sacrificios quando se vê celebridades a fazer vagens de jatos privados de 15 minutos.que devem causar tanto dano como as tuas viagens de carro num ano todo.

Não é egoísmo. É uma opção que eu tomei em liberdade, até porque nem sei onde vou estar a trabalhar para o ano. Quando vim para aqui acabei a viajar para a Alemanha todas as semanas durante 4 meses seguidos. Devia ter ido viver para perto do aeroporto? Não vou andar a mudar de casa de cada vez que alguma coisa se altera na minha vida.

Neste momento, se me passar a deslocar de T.P. ou se me mudar para perto do meu local de trabalho perco qualidade de vida de forma significativa e, neste segundo caso, obrigaria a minha mulher a mudar de escritório para não ter que entrar ela no Porto diariamente.

Aquilo que eu quero dizer é que a decisão lógica nem sempre é mudar de casa devido ao local de trabalho. Há outros fatores e condicionantes e, eu entendo que o meu caso é uma anormalidade, uma vez que sou o gajo que sai da cidade grande para trabalhar e não o inverso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 24 minutos:

Ainda há uns dias tive uma conversa com um colega de Rio tinto que se tava a queixar que de transporte demora muito tempo a chegar a vila do conde e por isso tem que ir de carro, e para mim é claro que ele já devia era estar a viver em vila do conde ou perto se isso é um problema.

Uma pessoa que troque de emprego a cada dois anos é suposto trocar de casas assim como se fosse uma bicicleta? E numa familia, a mulher/marido vai para mais longe/perto do emprego, as crianças mais longe/perto da escola. Crazy.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que ha muito pessoal aqui que acha que num casal ambos trabalham perto um do outro e que ha sempre escolas/ATL's wtv perto

e depois que ha dinheiro para comprar uma casa perto deste local sendo que pelo menos no meu caso em Lisboa muitos empregos estão em zonas extremamente caras

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 8 minutos:

Mano tu leste o meu post todo?

Estava a corroborar o caso que tinhas dado com um exemplo prático do que estavas a referir. Não me expliquei bem em cima, sorry.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Uma pessoa que troque de emprego a cada dois anos é suposto trocar de casas assim como se fosse uma bicicleta? E numa familia, a mulher/marido vai para mais longe/perto do emprego, as crianças mais longe/perto da escola. Crazy.

Oh meu, e aproveito para responder ao @Tio Hans, infelizmente é a realidade a que te vais ter que te habituar. Os nossos antepassados e nós mesmos tivemos o privilegio de ter um ponto estavel de residencia e poluimos o planeta com as nossas viagens de carro a toda a hora para todo o lado. Eu sei perfeitamente que nao é ideal, eu proprio já mudei de casa 2 vezes nos ultimos 4 anos e vou mudar outra vez em breve porque a) teletrabalho obrigou-nos a ir para uma casa maior e b) o meu emprego precisa mais de mim no escritorio do que o da minha mulher por isso vamos para perto de onde trabalho (com comboio perto tambem). Se gosto disso? Claro que não, mas tem que ser.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Oh meu, e aproveito para responder ao @Tio Hans, infelizmente é a realidade a que te vais ter que te habituar. Os nossos antepassados e nós mesmos tivemos o privilegio de ter um ponto estavel de residencia e poluimos o planeta com as nossas viagens de carro a toda a hora para todo o lado. Eu sei perfeitamente que nao é ideal, eu proprio já mudei de casa 2 vezes nos ultimos 4 anos e vou mudar outra vez em breve porque a) teletrabalho obrigou-nos a ir para uma casa maior e b) o meu emprego precisa mais de mim no escritorio do que o da minha mulher por isso vamos para perto de onde trabalho (com comboio perto tambem). Se gosto disso? Claro que não, mas tem que ser.

Mas não estamos aqui a discutir que os transportes públicos têm de melhorar para diminuir o uso de automóvel?

"Vais ter de te habituar", como se estivesse a ir para o Linhó e a minha tv não tem sporttv.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

se calhar tu é que  tens o privilégio de poder mudar de casa 2x em 4 anos. Nem todos conseguem ou podem isso.

• Like 3
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 16 minutos:

se calhar tu é que  tens o privilégio de poder mudar de casa 2x em 4 anos. Nem todos conseguem ou podem isso.

Eu sei que tenho. E tenho o privilegio de ter trabalho que me permite trabalhar a partir de casa, e de ter uma mulher que também tem esse privilégio e por isso não temos que andar a fazer viagens de carro todos os dias. Não o nego, e até já disse em cima que com o mercado tão apertado como está, é uma situação muito dificil de resolver. Acho que é preciso é ter a mete aberta e destruir certos dogmas que foram criados na nossa forma de viver.

É urgente mudar o modo de vida e as pessoas têm que se mentalizar disso a bem, daí ter que se investir em melhores transporte publicos mas não só: é preciso investir na habitação (tanto em quantidade como em eficiência energetica), na infraestrutura a nível de acessos de veiculos alternativos como bicicletas, e também na educação para as pessoas perceberem que a vida vai ter que mudar. Não podemos só entrar no extremo de proibir tudo e fazer a vida dificil à força porque abre vacuos onde populistas negacionistas da emergência climática têm um espaço para ganhar terreno e piorar a situação.

Editado por Sandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico sempre comovido quando oiço dizer que temos de mudar comportamentos a nível individual que afectam grandemente a nossa qualidade de vida porque vivemos "vivemos uma crise climática".

O ponto de não retorno já passou e estamos aqui a lutar por migalhas para adiar o inevitável por uma década ou duas? Tenham paciência, o que havia para ser feito não foi e o que ainda pode ser feito não se resume, nem de perto nem de longe, a opções individuais ao nível de ir para o trabalho de autocarro ou de automóvel particular.

• Concordo! 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 18 minutos:

Fico sempre comovido quando oiço dizer que temos de mudar comportamentos a nível individual que afectam grandemente a nossa qualidade de vida porque vivemos "vivemos uma crise climática".

O ponto de não retorno já passou e estamos aqui a lutar por migalhas para adiar o inevitável por uma década ou duas? Tenham paciência, o que havia para ser feito não foi e o que ainda pode ser feito não se resume, nem de perto nem de longe, a opções individuais ao nível de ir para o trabalho de autocarro ou de automóvel particular.

Uma mudança de paradigma de uso de carros para transportes publicos e alternativas nao poluentes é tudo menos "comportamentos individuais", mas fixe, vive o teu niilismo à vontade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Uma mudança de paradigma de uso de carros para transportes publicos e alternativas nao poluentes é tudo menos "comportamentos individuais", mas fixe, vive o teu niilismo à vontade

Mas isso pura e simplesmente não vai acontecer, não vai haver nenhuma mudança voluntária de paradigma de uso de carros para transportes públicos. E se toda a gente sabe que não vai acontecer, para quem tem disposição para fazer coisas, que tal ser-se pragmático em relação ao que é do senso comum e pensar-se antes em como sobreviver com alguma comodidade durante o apocalipse climático?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...