Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de whatever, há 33 minutos:

Fico sempre comovido quando oiço dizer que temos de mudar comportamentos a nível individual que afectam grandemente a nossa qualidade de vida porque vivemos "vivemos uma crise climática".

O ponto de não retorno já passou e estamos aqui a lutar por migalhas para adiar o inevitável por uma década ou duas? Tenham paciência, o que havia para ser feito não foi e o que ainda pode ser feito não se resume, nem de perto nem de longe, a opções individuais ao nível de ir para o trabalho de autocarro ou de automóvel particular.

Mas se puderem adiar mais uma decada ou duas agredecia, gostava de poder passar dos 40. Parem lá se usar carros sff

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Mas se puderem adiar mais uma decada ou duas agredecia, gostava de poder passar dos 40. Parem lá se usar carros sff

adiar o quê?

Se consideras o co2 como o maior risco tens que encontrar um modo de consumir estas partículas que ficam na atmosfera entre 300 a 1000 anos (segundo a NASA)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

adiar o quê?

Se consideras o co2 como o maior risco tens que encontrar um modo de consumir estas partículas que ficam na atmosfera entre 300 a 1000 anos (segundo a NASA)

#fuckcars

Ent já estamos msm fdds? E ainda dá pra encomendar coisas da amazon pq já n há nada a fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 46 minutos:

Uma mudança de paradigma de uso de carros para transportes publicos e alternativas nao poluentes é tudo menos "comportamentos individuais", mas fixe, vive o teu niilismo à vontade

Nem tanto nem tão pouco

Podemos dar cientes da situação e apoiar políticas colectivas que diminuam emissões, sem decidir voluntariamente a título individual baixar imenso a nossa qualidade de vida por culpa/remorsos, quando isto na realidade vai fazer zero de diferença no global.

Eu sou a favor de melhorar o máximo possível a oferta de transportes públicos, de transitar dos fósseis para os transportes elétricos e energias renováveis, de tentar ser mais eficientes, de apoiar políticos que o façam mesmo que no global tenha um peso na nossa qualidade de vida. Agora voluntariamente decidir fazer uma etapa do Tour para ir de bicicleta para o trabalho, ou demorar 4 vezes mais tempo para chegar ao trabalho por transporte público, ou me mudar para a mesma rua do trabalho, enquanto 99% das outras pessoas não o fazem, lamento mas recuso-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Como diziam sobre o aeroporto, pq q não metemos a malta do ps, psd e as autarquias na mesma sala para resolver este assunto?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adoro como a malta aqui acha que se a sua vida permite certas coisas que as vidas dos outros também o permitem. Nem todos temos vidas e prioridades iguais e nem todos temos as mesmas rotinas.

Não me venham cá com m*rda de adaptações. Imagino um casal com 2 filhos com na escola e que depois ainda levem os miúdos ao futebol ou natação ou qualquer outro desporto. Boa sorte para levarem putos à escola de manhã, ir para o trabalho, buscar putos, levar putos a treino e voltar a casa tudo a andar de transportes públicos. Queria ver quem eram os heróis da bicicleta e trotinete.

A ideia da bicicleta também é muito bonita mas e quem não tem condições no emprego para tomar um banho e mudar de roupa como é? Queria ver a mudança de mentalidade numa reunião com um gajo todo suado porque veio de bicicleta para o trabalho 

• Like 4
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 horas:

Fico sempre comovido quando oiço dizer que temos de mudar comportamentos a nível individual que afectam grandemente a nossa qualidade de vida porque vivemos "vivemos uma crise climática".

O ponto de não retorno já passou e estamos aqui a lutar por migalhas para adiar o inevitável por uma década ou duas? Tenham paciência, o que havia para ser feito não foi e o que ainda pode ser feito não se resume, nem de perto nem de longe, a opções individuais ao nível de ir para o trabalho de autocarro ou de automóvel particular.

Manda aí a tua confirmação que o ponto de não retorno já passou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 42 minutos:

Eu adoro como a malta aqui acha que se a sua vida permite certas coisas que as vidas dos outros também o permitem. Nem todos temos vidas e prioridades iguais e nem todos temos as mesmas rotinas.

Não me venham cá com m*rda de adaptações. Imagino um casal com 2 filhos com na escola e que depois ainda levem os miúdos ao futebol ou natação ou qualquer outro desporto. Boa sorte para levarem putos à escola de manhã, ir para o trabalho, buscar putos, levar putos a treino e voltar a casa tudo a andar de transportes públicos. Queria ver quem eram os heróis da bicicleta e trotinete.

A ideia da bicicleta também é muito bonita mas e quem não tem condições no emprego para tomar um banho e mudar de roupa como é? Queria ver a mudança de mentalidade numa reunião com um gajo todo suado porque veio de bicicleta para o trabalho 

Teríamos de voltar a algo organizado tipo 100 anos atrás em que não existiam transportes fósseis em massa, logo as pessoas tinham de morar todas perto do trabalho, não existiam essas atividades para as crianças, os avós viviam em casa com os pais e tratavam das crianças ou iam pô-las à escola etc etc etc

No fundo para pararmos completamente as alterações climáticas teríamos de ir a algo do género, e ter um rombo absolutamente brutal na nossa qualidade de vida.

E ainda só estou a falar dos transportes, que são talvez mais fáceis de resolver que outras áreas! E não falei do problema que é todos os países do mundo terem de se coordenar para fazer algo semelhante, só a nossa contribuição é uma gota no oceano.

Em resumo, a longo prazo, estamos fdds.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual crise climática, temos de mudar comportamentos porque eles são destrutivos neste momento! As cidades foram feitas para humanos, não para carros. 

Conduzir é imoral! Construir estradas é opressão! O alcatrão é uma arma de destruição massiça! Pim, pam, pum!

Compartilhar este post

Link para o post

Vive muita gente em Lisboa, mas vive ainda mais gente fora de Lisboa. Há muito trabalho por fazer para dar meios alternativos às pessoas, sobretudo no interior e em zonas com uma densidade populacional considerável como o Minho e Vale do Ave por exemplo. Ainda hoje é o dia que se tiver que ir de Guimarães a Braga tenho que ir de carro porque não há um crl de um metro ou comboio entre duas das cidades mais populosas e industrializadas do país fora os grandes centros. E não é com trotinetes que vamos lá. 

Editado por Solero
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Serviu a carapuça a muita gente. Hipócritas, sangue sujo. Sei bem quem cobriria a cara para não ser visto num autocarro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 28 minutos:

Teríamos de voltar a algo organizado tipo 100 anos atrás em que não existiam transportes fósseis em massa, logo as pessoas tinham de morar todas perto do trabalho, não existiam essas atividades para as crianças, os avós viviam em casa com os pais e tratavam das crianças ou iam pô-las à escola etc etc etc

No fundo para pararmos completamente as alterações climáticas teríamos de ir a algo do género, e ter um rombo absolutamente brutal na nossa qualidade de vida.

E ainda só estou a falar dos transportes, que são talvez mais fáceis de resolver que outras áreas! E não falei do problema que é todos os países do mundo terem de se coordenar para fazer algo semelhante, só a nossa contribuição é uma gota no oceano.

Em resumo, a longo prazo, estamos fdds.

Eu diria que a bem ou a mal todos tínhamos a noção que isto era tudo finito. Ninguém contava era que fosse já mas sim daqui a umas gerações 

Citação de Rain Dog, há 6 minutos:

Mas qual crise climática, temos de mudar comportamentos porque eles são destrutivos neste momento! As cidades foram feitas para humanos, não para carros. 

Conduzir é imoral! Construir estradas é opressão! O alcatrão é uma arma de destruição massiça! Pim, pam, pum!

Pelo menos podias tentar criar um boneco original. Esse tipo de baboseiras já o Che diz e a cópia é sempre muito pior que o original 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

Eu não li os posts do @Sandes. dessa forma. O que ele sugere pode não servir para muita gente, mas é verdade que estão instalados certos dogmas na nossa sociedade. Há muita gente a trabalhar a 1km de casa e a ir de carro, há muita gente que tem transportes públicos ao pé de casa e que os levam diretamente ao trabalho, e outros até trabalham a 3/4km e tem uma estrada boa qb para andar de bicicleta. No entanto, nunca equacionaram deixar o carro em casa. Em alguns casos, até será provável que uma mudança de casa seja benéfica para todos lá em casa. Se isto representa 90% ou 10% da população, pouco importa para a reflexão que ele pede que se faça.

Existe o caso dele como o caso do casal com 2 filhos que ainda levam os miúdos ao futebol ou natação e que trabalham longe qb do trabalho ao ponto de chegarem todos suados se forem de bicicleta. E o facto de existirem famílias como esta última não quer dizer que não seja um tema que mereça ser discutido.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Eu não li os posts do @Sandes. dessa forma. O que ele sugere pode não servir para muita gente, mas é verdade que estão instalados certos dogmas na nossa sociedade. Há muita gente a trabalhar a 1km de casa e a ir de carro, há muita gente que tem transportes públicos ao pé de casa e que os levam diretamente ao trabalho, e outros até trabalham a 3/4km e tem uma estrada boa qb para andar de bicicleta. No entanto, nunca equacionaram deixar o carro em casa. Em alguns casos, até será provável que uma mudança de casa seja benéfica para todos lá em casa. Se isto representa 90% ou 10% da população, pouco importa para a reflexão que ele pede que se faça.

Existe o caso dele como o caso do casal com 2 filhos que ainda levam os miúdos ao futebol ou natação e que trabalham longe qb do trabalho ao ponto de chegarem todos suados se forem de bicicleta. E o facto de existirem famílias como esta última não quer dizer que não seja um tema que mereça ser discutido.

a última vez que me vieram irl com a lenga lenga do "nem tudo é Lisboa", foi um amigo meu que vive perto de Coimbra e trabalha na Mealhada. Vai trabalhar de carro porque "não há opções". E paga via verde para ir pela autoestrada porque lhe compensa mais do que ir pelo IC2 e arriscar-se a apanhar multas de velocidade.

Na verdade sim há opçõe mas...ele não está interessado. É preferível não se misturar com o povo e queixar-se do preço da gasolina e dizer que não há opções quando o assunto vem à baila.

Este tipo de mentalidade não é incomum e não se muda a meter autocarros com mais frequência. Se é prático usar o carro, quem é que vai mudar? Os votantes do PAN? É preciso fazer com que a utilização do carro seja um pesadelo, é preciso subir o combustível, eliminar vias de trânsito, remover estacionamentos. É preciso deixar que os talibãs das bicicletas vençam.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria que, sendo ele teu amigo, vai de carro mesmo por pirraça.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 9 minutos:

É preciso fazer com que a utilização do carro seja um pesadelo, é preciso subir o combustível, eliminar vias de trânsito, remover estacionamentos. É preciso deixar que os talibãs das bicicletas vençam.

Os combustíveis subiram quase 50% nos últimos 6 meses e isso influenciou zero. Acho que estás a ver o problema ao contrário. É preciso incentivos sim, mas por via de te oferecerem alternativas apetecíveis e não por te atarem os pés e as mãos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

Se quiseres falar de alguma coisa que eu escrevi que não concordes podes identificar à vontade que venho cá responder. Mandar indirectas é que é pouco produtivo.

O Mica interpretou bem o que escrevi e a minha intenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

Os combustíveis subiram quase 50% nos últimos 6 meses e isso influenciou zero. Acho que estás a ver o problema ao contrário. É preciso incentivos sim, mas por via de te oferecerem alternativas apetecíveis e não por te atarem os pés e as mãos.

vamos ver se influenciou 0 no próximo orçamento de estado. Quero acreditar que não é assim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

Se quiseres falar de alguma coisa que eu escrevi que não concordes podes identificar à vontade que venho cá responder. Mandar indirectas é que é pouco produtivo.

O Mica interpretou bem o que escrevi e a minha intenção.

Não estou com indiretas para ninguém. Tu tens uma opinião, eu tenho outra. Como o Mica disse e bem não dá para todos.

No entanto, o discurso de alguns parece que largar o carro passa a ser obrigação quando não é. Se há casos de comodismo em que se pode ir de transportes públicos e não se vai? Claro que sim. No entanto acho que a conversa devia ser porque motivo não temos uma boa rede de transportes e não porque motivo uns gostam do carro e outros não

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 8 minutos:

vamos ver se influenciou 0 no próximo orçamento de estado. Quero acreditar que não é assim

Hmm? Eu estou a dizer que influenciou zero na decisão das pessoas usar carro ou não. Eu só acho que precisamos de mais soluções e não de mais problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 11 minutos:

Hmm? Eu estou a dizer que influenciou zero na decisão das pessoas usar carro ou não. Eu só acho que precisamos de mais soluções e não de mais problemas.

Eu não concordo com a abordagem mas é factual e provado facilmente que ao aumento de preço de combustíveis aumenta a procura de transporte público.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 11 minutos:

pelo menos na minha zona industrial, a quantidade de operários que vai de bicicleta/moped elétrica deve estar igual à dos que vão de carro e isso não acontecia no ano passado.

Mas eu quando falo em mudanças falo sobretudo em infraestrutura. As mentalidades mudam-se com obras feitas à força.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...