Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Os carros é uma selva mas quem não adora a praga das trotinetes elétricas que andam em plena estrada nacional, sem capacete, etc e andam a 25km hora pelos passeios, que tens de fazer movimentos ninjas para te desviar 😅

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

a última vez que me vieram irl com a lenga lenga do "nem tudo é Lisboa", foi um amigo meu que vive perto de Coimbra e trabalha na Mealhada. Vai trabalhar de carro porque "não há opções". E paga via verde para ir pela autoestrada porque lhe compensa mais do que ir pelo IC2 e arriscar-se a apanhar multas de velocidade.

Na verdade sim há opçõe mas...ele não está interessado. É preferível não se misturar com o povo e queixar-se do preço da gasolina e dizer que não há opções quando o assunto vem à baila.

Este tipo de mentalidade não é incomum e não se muda a meter autocarros com mais frequência. Se é prático usar o carro, quem é que vai mudar? Os votantes do PAN? É preciso fazer com que a utilização do carro seja um pesadelo, é preciso subir o combustível, eliminar vias de trânsito, remover estacionamentos. É preciso deixar que os talibãs das bicicletas vençam.

... Portanto ele faz uma deslocação de cerca de 25 minutos e achas excessivo?????

Eu não discordo que o caminho tem de ser esse, de impor regulamentação para que aos poucos se torne mais apetecível tomar o transporte público. Apenas acho que estás a ser super extremista sobre isto.

Não te esqueças que o conforto das pessoas depende imenso do tempo dispendido. Nem toda a gente está disposta a sacrificar 20, 30, 40, 50, 60 minutos extra do seu dia, todos os dias, que já são passados a correr nesta sociedade em que ninguém tem tempo para nada e não faltam coisas para fazer, para emitir ligeiramente menos emissões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 29 minutos:

Os carros é uma selva mas quem não adora a praga das trotinetes elétricas que andam em plena estrada nacional, sem capacete, etc e andam a 25km hora pelos passeios, que tens de fazer movimentos ninjas para te desviar 😅

E depois ficam abandonadas no meio dos passeios pela cidade toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

Não estou com indiretas para ninguém. Tu tens uma opinião, eu tenho outra. Como o Mica disse e bem não dá para todos.

No entanto, o discurso de alguns parece que largar o carro passa a ser obrigação quando não é. Se há casos de comodismo em que se pode ir de transportes públicos e não se vai? Claro que sim. No entanto acho que a conversa devia ser porque motivo não temos uma boa rede de transportes e não porque motivo uns gostam do carro e outros não

Eu acho é que a resposta à pergunta de "porque é que a rede de transportes não é boa" é precisamente porque o carro passou a ser uma forma de transporte de alta velocidade, comodo e acessivel à maior parte do povo, que se acomodou a nao usar transportes colectivos, e isto foi ainda mais impulsionado pela construção de autoestradas que facilitou acessos a muita gente. A ferrovia, por exemplo, perdeu passageiros, perdeu investimento e perdeu linhas. Agora quebrar com esse estilo de vida é, evidentemente, algo muito dificil de fazer. Nem acho que nos proximos 10 anos vá haver muito desenvolvimento, anão ser que se invista forte e feio nos transportes publicos (mas aí o pessoal vai-se queixar dos impostos e que a CP perde dinheiro e tal...you know the dea l).

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de JohnyM, há 3 horas:

Eu adoro como a malta aqui acha que se a sua vida permite certas coisas que as vidas dos outros também o permitem. Nem todos temos vidas e prioridades iguais e nem todos temos as mesmas rotinas.

Não me venham cá com m*rda de adaptações. Imagino um casal com 2 filhos com na escola e que depois ainda levem os miúdos ao futebol ou natação ou qualquer outro desporto. Boa sorte para levarem putos à escola de manhã, ir para o trabalho, buscar putos, levar putos a treino e voltar a casa tudo a andar de transportes públicos. Queria ver quem eram os heróis da bicicleta e trotinete.

A ideia da bicicleta também é muito bonita mas e quem não tem condições no emprego para tomar um banho e mudar de roupa como é? Queria ver a mudança de mentalidade numa reunião com um gajo todo suado porque veio de bicicleta para o trabalho 

Estava achar a thread um extremismo absurdo, mas tu a tentares contraria-lo levaste para um extremismo oposto.

Posso confirmar que o que descreveste é possível. 2 filhas, levo de bicicleta à escola, vou para o trabalho a seguir etc. Basta passar uma toalha, desodorizante e trocar da tshirt respirável de desporto que custou 3€ na Decathlon para um polo/camisa e ninguém diria que tinha ido de bicicleta.

Mas isso é pq sou um priviligiado que consegue fazer isto tudo em 5/6 km. Se estivesse na situação do Tio nunca na vida faria a minha rotina de bicicleta, nem se não tivesse filhos. É de loucos achar normal alguém preferir perder 2 horas em transportes do que 20-30 minutos de carro, é puro e simplesmente contra a natureza humana.

Compartilhar este post

Link para o post

O princípio dos anos 90 chegou finalmente a Portugal.

"Cultura musical baseada na experiência negra de opressão, que medo!"

Editado por SAS_Robben
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Fogo, estes clips restaurados da RTP memoria têm uma qualidade do crl!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

Fogo, estes clips restaurados da RTP memoria têm uma qualidade do crl!

O drama e o horror provocado pela música que representa as minorias e classes oprimidas pelo sistema político e social 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 24 minutos:

... Portanto ele faz uma deslocação de cerca de 25 minutos e achas excessivo?????

Eu não discordo que o caminho tem de ser esse, de impor regulamentação para que aos poucos se torne mais apetecível tomar o transporte público. Apenas acho que estás a ser super extremista sobre isto.

Não te esqueças que o conforto das pessoas depende imenso do tempo dispendido. Nem toda a gente está disposta a sacrificar 20, 30, 40, 50, 60 minutos extra do seu dia, todos os dias, que já são passados a correr nesta sociedade em que ninguém tem tempo para nada e não faltam coisas para fazer, para emitir ligeiramente menos emissões.

excessivo? Acho completamente absurdo quando demora o mesmo (ou menos em hora de ponta) de comboio e no final ainda poupa...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei por que raio continuam a falar de "emergência climática", como se fosse urgente salvar o nosso ecossistema, quando o mais urgente é garantir que a economia cresça. Depois de garantirmos o lucro das empresas, aí sim, logo se vê se arranjamos tempo para salvar a Humanidade.

Até parece que não leram os memorandos.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 2 horas:

Serviu a carapuça a muita gente. Hipócritas, sangue sujo. Sei bem quem cobriria a cara para não ser visto num autocarro.

Citação de Rain Dog, há 1 hora:

a última vez que me vieram irl com a lenga lenga do "nem tudo é Lisboa", foi um amigo meu que vive perto de Coimbra e trabalha na Mealhada. Vai trabalhar de carro porque "não há opções". E paga via verde para ir pela autoestrada porque lhe compensa mais do que ir pelo IC2 e arriscar-se a apanhar multas de velocidade.

Na verdade sim há opçõe mas...ele não está interessado. É preferível não se misturar com o povo e queixar-se do preço da gasolina e dizer que não há opções quando o assunto vem à baila.

Este tipo de mentalidade não é incomum e não se muda a meter autocarros com mais frequência. Se é prático usar o carro, quem é que vai mudar? Os votantes do PAN? É preciso fazer com que a utilização do carro seja um pesadelo, é preciso subir o combustível, eliminar vias de trânsito, remover estacionamentos. É preciso deixar que os talibãs das bicicletas vençam.

Ninguém está a dizer que as pessoas não podem ser mais proativas a procurar alternativas ao carro, mas compete ao governo/autaquias criar as infraestruturas e os meios para que isso aconteça. E foste bastante smooth, não sei de onde és nem me interessa, mas a vontade de aplicar rótulos de burguês a tudo o que mexe é tanta que enfim

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 17 minutos:

Slow j o novo zeca afonso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 11 minutos:

excessivo? Acho completamente absurdo quando demora o mesmo (ou menos em hora de ponta) de comboio e no final ainda poupa...

Eu não conheço a zona, não sei da existência do comboio, nem sei onde é exactamente o local de emprego ou a casa do teu amigo (nem nenhum de nós sabe). Pensei que estavas a implicar que era uma distância excessiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 19 minutos:

Tem piada a discussão das alterações climáticas e este otário pelo meio. É aquele reminder que o ser humano não merece este planeta.

A nossa geração até que tem alguma sorte, não levou com ditaduras e guerras diretas, as alterações climáticas vão ser um maior problema para os nossos filhos e netos.
Aproveitem a vida pessoal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Tem piada a discussão das alterações climáticas e este otário pelo meio. É aquele reminder que o ser humano não merece este planeta.

A nossa geração até que tem alguma sorte, não levou com ditaduras e guerras diretas, as alterações climáticas vão ser um maior problema para os nossos filhos e netos.
Aproveitem a vida pessoal.

Misantropia ftw!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 21 minutos:

Não sei por que raio continuam a falar de "emergência climática", como se fosse urgente salvar o nosso ecossistema, quando o mais urgente é garantir que a economia cresça. Depois de garantirmos o lucro das empresas, aí sim, logo se vê se arranjamos tempo para salvar a Humanidade.

Até parece que não leram os memorandos.

"Lucro das empresas" como se fosse sair do bolso do CEO da Galp ou da Meo e não do teu ou do meu bolso, ou de pessoas muito mais desfavorecidas que nós. As vezes eu penso que vocês acham que "a economia" é uma coisa à parte que afecta só os ricos. A economia é tu e eu teres trabalho e a senhora Maria da esquina ter pão para comer.

Isto só se resolve com uma união global enorme entre todos os países sem excepção, todas as camadas sociais, uma redistribuição brutal de dinheiro na economia de modo às pessoas mais desfavorecidas não morrerem à fome (e por magia não causar um colapso económico brutal com essa redistribuição), e um consenso global que vamos ter todos imediatamente de baixar a nossa qualidade de vida e o nosso conforto drasticamente.

Como em toda a história da humanidade nunca um consenso tão alargado remotamente existiu, nem nunca vai existir, não se vai resolver. Vamos tentar mitigar o máximo possível, alguns, os países que ligarem a isto, e tentar não colapsar completamente quando começar a dar mesmo para o torto.

Ah e como convencemos os indianos ou os africanos para pararem de tentar se industrializar?

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Meu, ainda há sitios onde a canalha não tem autocarro para ir à escola, e vocês ainda com a teoria das bicicletas e trotinetes lol

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 27 minutos:

Como em toda a história da humanidade nunca um consenso tão alargado remotamente existiu, nem nunca vai existir, não se vai resolver. Vamos tentar mitigar o máximo possível, alguns, os países que ligarem a isto, e tentar não colapsar completamente quando começar a dar mesmo para o torto.

Ah e como convencemos os indianos ou os africanos para pararem de tentar se industrializar?

1 - Tanto nunca na história da humanidade se tinha alcançado este nível de abundância e de globalização, portanto vamos ter calma a vaticinar o que nunca vai acontecer.

2 - Já há bastantes casos teóricos e práticos que mostram o caminho para a industrialização poder coexistir, ver o conceito e práticas de Ecologia Industrial.

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ja tive esta discussao aqui ha uns anos sobre o plastico.

O problema da poluicao hoje em dia nao é a Europa, é o Sudoeste Asiatico, America do Sul e até Africa.

A malta aqui fala mas vais a Jakarta ou outra metropole do genero e tens mais carros que em Portugal inteiro. Os carros sao mais velhos, poluem mais e sao em boa porporcao de marcas indonesias/chinesas/...que tem zero de preocupacao ecologica.

A Europa hoje em dia tenta tapar um buraco pequeno enquanto os Vietnams da vida abrem dois...e temos ainda pior nas Nigerias da vida. Preocupacao ambiental? Muita da malta esta preocupada é em sobreviver...

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Eu acho que ja tive esta discussao aqui ha uns anos sobre o plastico.

O problema da poluicao hoje em dia nao é a Europa, é o Sudoeste Asiatico, America do Sul e até Africa.

A malta aqui fala mas vais a Jakarta ou outra metropole do genero e tens mais carros que em Portugal inteiro. Os carros sao mais velhos, poluem mais e sao em boa porporcao de marcas indonesias/chinesas/...que tem zero de preocupacao ecologica.

A Europa hoje em dia tenta tapar um buraco pequeno enquanto os Vietnams da vida abrem dois...e temos ainda pior nas Nigerias da vida. Preocupacao ambiental? Muita da malta esta preocupada é em sobreviver...

Quem vê documentários do Attenborough já terá visto que uma das maiores soluções dada, senão a maior, para dar a volta é exatamente esse: reduzir o número de pessoas a viver na pobreza para aumentarem a qualidade de vida, ou seja, a redução da inequalidade. E por isso são os países que têm os meios económicos e o legado de poluição que têm capacidade neste momento para atuar, porque são esses que determinam por exemplo se a tecnologia desenvolver para energia solar faz com que tenha neste momento um custo de produção mais barato que o combustível fóssil, e por aí fora.

Não sei se estás a querer indicar que o facto da Europa não ter o nível de poluição que essas zonas têm significa que o impacto de mudar as coisas em Portugal não significar muito, mas isso é discutir batatas com alhos. A poluição é uma contribuição acumulada com consequências sem fronteiras. Anyway, cada um vive a vida como puder, só me faz confusão quem fica todo triggered com discutir o suicídio colectivo que vamos cometendo ou aqueles que andam aí a culpar o pessoal pelas escolhas de vida deles, como se não fosse um produto do ambiente em que nasceram. Para além disso não sei se estás com uma ideia errada das contribuições mundiais de CO2 mas basta ver uma fonte como esta e ver os valores totais e os per capita. Podes dar uma olhada a Países Baixos, e Nigéria por exemplo. E só para te dar o exemplo de geração de lixo municipal, se no futuro as projeções dão de facto predominância de quantidade de lixo no Sudeste Asiático e África, hoje em dia a história ainda se vira muito para os mesmos no topo dessa lista + UE. Só porque esse lixo é (ou era) exportado para Guatemalas, Nigérias, Filipinas da vida, não quer dizer que tenha sido criado lá.

Pelo meio, não há aí ninguém que queira discutir estes assuntos de uma forma não tóxica, por favor?

Quanto a transportes públicos, aqui vai uma entrevista com muita informação sobre o que é necessário considerar quando se discute sistemas de transporte em Portugal, isto já é de 2018

https://fumaca.pt/david-vale-sobre-mobilidade-e-dependencia-automovel/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 9 minutos:

Quem vê documentários do Attenborough já terá visto que uma das maiores soluções dada, senão a maior, para dar a volta é exatamente esse: reduzir o número de pessoas a viver na pobreza para aumentarem a qualidade de vida, ou seja, a redução da inequalidade. E por isso são os países que têm os meios económicos e o legado de poluição que têm capacidade neste momento para atuar, porque são esses que determinam por exemplo se a tecnologia desenvolver para energia solar faz com que tenha neste momento um custo de produção mais barato que o combustível fóssil, e por aí fora.

Não sei se estás a querer indicar que o facto da Europa não ter o nível de poluição que essas zonas têm significa que o impacto de mudar as coisas em Portugal não significar muito, mas isso é discutir batatas com alhos. A poluição é uma contribuição acumulada com consequências sem fronteiras. Anyway, cada um vive a vida como puder, só me faz confusão quem fica todo triggered com discutir o suicídio colectivo que vamos cometendo ou aqueles que andam aí a culpar o pessoal pelas escolhas de vida deles, como se não fosse um produto do ambiente em que nasceram. Para além disso não sei se estás com uma ideia errada das contribuições mundiais de CO2 mas basta ver uma fonte como esta e ver os valores totais e os per capita. Podes dar uma olhada a Países Baixos, e Nigéria por exemplo. E só para te dar o exemplo de geração de lixo municipal, se no futuro as projeções dão de facto predominância de quantidade de lixo no Sudeste Asiático e África, hoje em dia a história ainda se vira muito para os mesmos no topo dessa lista + UE. Só porque esse lixo é (ou era) exportado para Guatemalas, Nigérias, Filipinas da vida, não quer dizer que tenha sido criado lá.

Pelo meio, não há aí ninguém que queira discutir estes assuntos de uma forma não tóxica, por favor?

Quanto a transportes públicos, aqui vai uma entrevista com muita informação sobre o que é necessário considerar quando se discute sistemas de transporte em Portugal, isto já é de 2018

https://fumaca.pt/david-vale-sobre-mobilidade-e-dependencia-automovel/

Tu claramente nunca andaste por certas zonas...

Para nao fazer cherrypicking como tu fizeste no post acima...vamos ver:

Top 10 Countries that Release the Most Plastic into the Ocean (tons 2021):

1. Philippines — 356,371
  2. India — 126,513
  3. Malaysia — 73,098
  4. China — 70,707
  5. Indonesia — 56,333
  6. Brazil — 37,799
  7. Vietnam — 28,221
  8. Bangladesh — 24,640
  9. Thailand — 22,806
  10. Nigeria — 18,640

As Filipinas atiram mais plastico para o Oceano do que a Europa inteira...e o problema esta como dizes na desigualdade, mas se eu te disser que todos tenhamos o mesmo tu e a media dos portugueses vao ter que viver com metade ou menos do quem teem hoje em dia, 99% da populacao, vai dizer "que se f*da a igualdade"...

Nao é ninguem discutir o assunto de forma toxica ou nao, é discutir o assunto de forma realista ou com palermices. 

Btw a poluicao de CO2 é maior a nivel per capita nos paises desenvolvidos, justamente porque sao os paises que mais produzem (ai ja se inclui China e outros) o que para bater no teu ponto de transferencia de lixo, etc. Africa tem centenas de milhoes de carros, eletrodomesticos, produtos de todos os tipos quase nenhum la foi produzido. Logo as fabricas e o CO2 ficou nos paises de producao, mas o usufruto nao...enfim sejamos realistas e admitir que a situacao nao tem volta atras e que as geracoes passadas "fucked up"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

"Lucro das empresas" como se fosse sair do bolso do CEO da Galp ou da Meo e não do teu ou do meu bolso, ou de pessoas muito mais desfavorecidas que nós. As vezes eu penso que vocês acham que "a economia" é uma coisa à parte que afecta só os ricos. A economia é tu e eu teres trabalho e a senhora Maria da esquina ter pão para comer.

Isto só se resolve com uma união global enorme entre todos os países sem excepção, todas as camadas sociais, uma redistribuição brutal de dinheiro na economia de modo às pessoas mais desfavorecidas não morrerem à fome (e por magia não causar um colapso económico brutal com essa redistribuição), e um consenso global que vamos ter todos imediatamente de baixar a nossa qualidade de vida e o nosso conforto drasticamente.

Ah, exacto, só se resolve quando todos juntarmos as mãos à volta do planeta e cantarmos o Imagine do John Lennon. Até lá continuamos a não tomar medidas nenhumas de jeito para fazer seja o que for, nós porque os pobres não sei de onde poluem mais que nós, eles porque se os países ricos não fazem nada porque raio hão de eles fazer alguma coisa?, e deixamos o planeta chegar a um ponto em que se torna praticamente inabitável enquanto fingimos que não caminhamos a passos largos para a nossa extinção.

Mas quando isto rebentar a sério e estivermos a definhar, poderemos encher o peito dizendo que a culpa foi dos outros que nunca deram o primeiro passo, poderemos estar a morrer todos mas nós ficámos com a superioridade moral, enquanto relembramos como podemos estar a morrer, mas por um breve e mágico momento na nossa história a economia deu lucros como nunca antes visto.

Tem piada que fales na economia como sendo o que dá trabalho a mim e a ti e à senhora dona Maria da esquina. Sabes o que é a economia na verdade? É aquilo que permite ao Bezzos andar a acumular somas absurdas de capital enquanto os trabalhadores das suas empresas recebem mal e parcamente e andam a mijar em garrafas durante o horário de trabalho porque nem tempo para ir à casa de banho têm. É pessoas como ele andarem a fazer turismo espacial, com toda a poluição que isso acarreta, e depois quererem fazer de mim e de ti os vilões desta história porque temos de usar carro para ir trabalhar. É haver empresas a ter lucros como não se viam há décadas ao mesmo tempo que a inflação bate recordes, e de alguma forma ainda nos dizem a mim, a ti e à senhora dona Maria da esquina, que temos de apertar o cinto enquanto as multinacionais aumentam os preços dos seus produtos e serviços, sim, mas os CEOs, os directores e outros que tais veem os seus bónus anuais aumentar.

Tu achas que eu penso mesmo que a economia "é uma coisa à parte que afecta só os ricos"? Bem pelo contrário, a eles não os afecta em nada, quanto muito beneficia-os. A quem a economia afecta é a nós - eu, tu e a senhora dona Maria da esquina - que perdemos poder de compra mais um pouco todos os meses e ainda nos tentam fazer sentir culpados do caos em que estamos metidos e da miséria de ordenados que se pagam.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 horas:

Ah, exacto, só se resolve quando todos juntarmos as mãos à volta do planeta e cantarmos o Imagine do John Lennon. Até lá continuamos a não tomar medidas nenhumas de jeito para fazer seja o que for, nós porque os pobres não sei de onde poluem mais que nós, eles porque se os países ricos não fazem nada porque raio hão de eles fazer alguma coisa?, e deixamos o planeta chegar a um ponto em que se torna praticamente inabitável enquanto fingimos que não caminhamos a passos largos para a nossa extinção.

Mas quando isto rebentar a sério e estivermos a definhar, poderemos encher o peito dizendo que a culpa foi dos outros que nunca deram o primeiro passo, poderemos estar a morrer todos mas nós ficámos com a superioridade moral, enquanto relembramos como podemos estar a morrer, mas por um breve e mágico momento na nossa história a economia deu lucros como nunca antes visto.

Tem piada que fales na economia como sendo o que dá trabalho a mim e a ti e à senhora dona Maria da esquina. Sabes o que é a economia na verdade? É aquilo que permite ao Bezzos andar a acumular somas absurdas de capital enquanto os trabalhadores das suas empresas recebem mal e parcamente e andam a mijar em garrafas durante o horário de trabalho porque nem tempo para ir à casa de banho têm. É pessoas como ele andarem a fazer turismo espacial, com toda a poluição que isso acarreta, e depois quererem fazer de mim e de ti os vilões desta história porque temos de usar carro para ir trabalhar. É haver empresas a ter lucros como não se viam há décadas ao mesmo tempo que a inflação bate recordes, e de alguma forma ainda nos dizem a mim, a ti e à senhora dona Maria da esquina, que temos de apertar o cinto enquanto as multinacionais aumentam os preços dos seus produtos e serviços, sim, mas os CEOs, os directores e outros que tais veem os seus bónus anuais aumentar.

Tu achas que eu penso mesmo que a economia "é uma coisa à parte que afecta só os ricos"? Bem pelo contrário, a eles não os afecta em nada, quanto muito beneficia-os. A quem a economia afecta é a nós - eu, tu e a senhora dona Maria da esquina - que perdemos poder de compra mais um pouco todos os meses e ainda nos tentam fazer sentir culpados do caos em que estamos metidos e da miséria de ordenados que se pagam.

Perdeste o teu tempo a contrapor argumentos que eu não usei, e opiniões que não tenho.. 

Não sou a favor de cruzarmos os braços e não fazermos nada quando estamos à beira dum precipício, o que eu acho que não resolve nada é culpar pessoas individuais por decisões individuais (p.ex "a culpa é daquele gajo que eu conheço que usa o carro em vez do comboio ou bicicleta"), quando o que está errado é a forma colectiva como a sociedade está construída. Temos de começar urgentemente a tomar medidas coletivas, e quanto mais globais e coordenadas melhor, e colocar pressão política para que sejam tomadas. 

Em relação à economia estou um pouco confuso com o que escreveste, acho que perdemos um pouco aqui o fio à meada. O que eu quis dizer é que o que está em causa aqui, não é só o lucro das empresas ou a margem do Bezos mas também a nossa qualidade de vida de nós cidadãos comuns. Estar a falar duma reorganização completa do sistema económico global de modo aos lucros serem redistribuidos mais equitativamente, é uma discussão associada mas ligeiramente diferente. Não estou a defender que "a economia" tem de ser necessariamente esta economia atual, com estes moldes e que estes nunca podem mudar. Aliás eu próprio falei que tem de haver alguma redistribuição de capital para aligeirar a fatura que a população em geral irá pagar para parar as emissões, mas mesmo caso essa aconteça vamos todos pagar e as pessoas mais desfavorecidas vão passar fome, não há milagres. Em suma por um lado concordo contigo, mas por outro acho que "a culpa das alterações climáticas é do Bezos e dos CEOs" também é um pouco simplista.

Citação de Lip McBoatface, há 3 horas:

1 - Tanto nunca na história da humanidade se tinha alcançado este nível de abundância e de globalização, portanto vamos ter calma a vaticinar o que nunca vai acontecer.

2 - Já há bastantes casos teóricos e práticos que mostram o caminho para a industrialização poder coexistir, ver o conceito e práticas de Ecologia Industrial.

1- talvez mas estou pessimista devido ao momento global geopolítico que atravessamos, a globalização está a andar para trás e a se desfazer em novos blocos, vez de encontrarmos ainda maiores consensos 

2- não sou especialista nestas matérias mas estou sempre pronto a aprender!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 12 horas:

Manda aí a tua confirmação que o ponto de não retorno já passou.

É um feeling muito forte que tenho aqui dentro de mim, quase como quando estive duas semanas a pensar que o Nicolau Breyner ia morrer e depois morreu mesmo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...