Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 28 minutos:

Se isso fosse um drinking game, terias ficado em coma. Fizeste bingo.

Mas isso de empresários a declarar o SMN (ou perto) e andar de Porsche deve ser super comum. Compram os carros pelas empresas e siga.

Aliás, eu conto fazer algo parecido em breve. Não declarar o SMN nem andar de Porsche mas, assim que se acabarem as benesses dos 2 primeiros anos a recibos verdes, vou abrir unipessoal e depois provavelmente arranjo um carro em leasing/renting pela empresa. Assim usufruo dele sem que esse dinheiro afecte o meu IRS enquanto pessoal singular.

Foste politicamente correto:

(1) porque é que não recebes o SMN ou um vencimento que te cubra as despesas normais, e por isso evitas uma taxa de IRS maior, e o resto recebes como dividendos quando precisares? Qual é a diferença disto para teres um carro em leasing/renting? Aliás, o carro em leasing/renting até pode ser ilegal se o usares para coisas fora do espectro da atividade da empresa (penso eu - se fazes uso próprio, entra para IRS).

(2) cuidado com as pessoas a quem dizes isto. Estás a fazer o mais correto para uma pessoa na tua situação - chama-se eficiência fiscal, não tem nada de ilegal. Mas há muito povo que começa a ler ou a ouvir isto e diz logo que estás a fugir aos impostos... sem perceber patavina da coisa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 50 minutos:

diz logo que estás a fugir aos impostos... sem perceber patavina da coisa.

Isso é evidente. Se as pessoas sonhassem o que eu pago trimestralmente em IVA, até se benziam.

Felizmente não me sai do bolso, porque já recebo X + IVA, mas ainda assim...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Isso é evidente. Se as pessoas sonhassem o que eu pago trimestralmente em IVA, até se benziam.

Felizmente não me sai do bolso, porque já recebo X + IVA, mas ainda assim...

Tens de pagar isso pra clientes estrangeiros?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 16 minutos:

Tens de pagar isso pra clientes estrangeiros?

Facturo uma empresa portuguesa, apesar de trabalhar para uma estrangeira, portanto sim. Mas eles prontificaram-se logo para assumir o IVA.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Facturo uma empresa portuguesa, apesar de trabalhar para uma estrangeira, portanto sim. Mas eles prontificaram-se logo para assumir o IVA.

Ah, têm entidade cá? Ent pq n te contratam com contrato português, por conta deles?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 54 minutos:

Ah, têm entidade cá? Ent pq n te contratam com contrato português, por conta deles?

São 2 empresas diferentes, a portuguesa é uma consultora.

Não me contrataram porque eu não quis. Como freelancer faço o meu preço, se eles não quisessem há mais quem queira.

Para eles também é melhor, porque contratar-me para eu receber o que recebo assim devia ficar-lhes bem mais caro.

Respondendo à tua pergunta anterior, facturando empresas estrangeiras não há lugar à cobrança de IVA, nem obviamente retenção na fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 57 minutos:

São 2 empresas diferentes, a portuguesa é uma consultora.

Não me contrataram porque eu não quis. Como freelancer faço o meu preço, se eles não quisessem há mais quem queira.

Para eles também é melhor, porque contratar-me para eu receber o que recebo assim devia ficar-lhes bem mais caro.

Respondendo à tua pergunta anterior, facturando empresas estrangeiras não há lugar à cobrança de IVA, nem obviamente retenção na fonte.

Depende do serviço. Se tiveres um hotel e vier cá um estrangeiro dormir tens que faturar com IVA.

btw, amiguchos, e os prejuízos da TAP? Já se pode prender o Pedro Nuno Santos por gestão danosa do dinheiro do Estado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 14 minutos:

btw, amiguchos, e os prejuízos da TAP? Já se pode prender o Pedro Nuno Santos por gestão danosa do dinheiro do Estado?

Pelo que li os resultados são melhores do que o que estava previsto no plano de recuperação portanto é sinal que pelo menos estão a cumprir com o plano estabelecido. Parece-me que pedir cabeças a meio de planos de restruturação não é muito sensato. Se no fim do plano, a coisa tiver derrapado de forma substancial em relação a esse plano, o que pelo que disse em cima não parece ser o caso neste momento, acho que aí sim se devem fazer esse tipo de juízos e responsabilizar quem deve ser responsabilizado. Não era esperado que a empresa estivesse já nesta fase a dar lucro. Ainda para mais com o contexto dos combustíveis/guerra/pandemia (não ter este contexto em conta é pura demagogia).

Se sou teu pai, se tens más notas na escola, se fazemos um plano para no próximo ano as recuperares, se no fim do primeiro período tiveres a cumprir as notas estabelecidas no plano, faz sentido eu te colocar de castigo ou te tirar a PlayStation nessa altura? Não me parece.

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 59 minutos:

Já se pode prender o Pedro Nuno Santos por gestão danosa do dinheiro do Estado?

só por causa disso, mereces levar com a ele a PM, depois do Costa 😆😆😆

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Depende do serviço. Se tiveres um hotel e vier cá um estrangeiro dormir tens que faturar com IVA.

Sim claro, estou a referir-me ao que eu faço, que é prestação de serviços.

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

TAP fecha primeiro semestre com prejuízos de 202 milhões de euros – Observador

Cada vez mais estou na tua equipa, é fechar a TAP para ontem. O que se injectou lá neste OE daria para comprar 33 Canadairs, que fazem mais falta ao país do que a TAP.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 6 horas:

Foste politicamente correto:

(1) porque é que não recebes o SMN ou um vencimento que te cubra as despesas normais, e por isso evitas uma taxa de IRS maior, e o resto recebes como dividendos quando precisares? Qual é a diferença disto para teres um carro em leasing/renting? Aliás, o carro em leasing/renting até pode ser ilegal se o usares para coisas fora do espectro da atividade da empresa (penso eu - se fazes uso próprio, entra para IRS).

(2) cuidado com as pessoas a quem dizes isto. Estás a fazer o mais correto para uma pessoa na tua situação - chama-se eficiência fiscal, não tem nada de ilegal. Mas há muito povo que começa a ler ou a ouvir isto e diz logo que estás a fugir aos impostos... sem perceber patavina da coisa.

Essa de receberem o salário mínimo é excelente ideia principalmente se algo correr mal e depois andarem a receber reformas mínimas.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , Agora:

Essa de receberem o salário mínimo é excelente ideia principalmente se algo correr mal e depois andarem a receber reformas mínimas.

achar que que quem tem 30 anos agora vai receber reformas decentes

gostava de partilhar desse sentimento

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Quantos e quantos... Gastam as poupanças e depois vivem com essas reformas miseráveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

A minha mãe é professora (funcionária pública), final de carreira, recebe menos do que recebia há 20 anos. Mesmo que sonhasse que a reforma seria aos 65 anos (mete anos nisso, ainda falta muito para lá chegar), não acredito que Portugal tenha €€ para ma pagar nessa altura. Acho muito mais seguro garantires a tua reforma via poupança+investimento do que esperar algo da SS num horizonte temporal tão grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da segurança social não ter dinheiro para pagar reformas já vem dos 80

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Pelo que li os resultados são melhores do que o que estava previsto no plano de recuperação portanto é sinal que pelo menos estão a cumprir com o plano estabelecido. Parece-me que pedir cabeças a meio de planos de restruturação não é muito sensato. Se no fim do plano, a coisa tiver derrapado de forma substancial em relação a esse plano, o que pelo que disse em cima não parece ser o caso neste momento, acho que aí sim se devem fazer esse tipo de juízos e responsabilizar quem deve ser responsabilizado. Não era esperado que a empresa estivesse já nesta fase a dar lucro. Ainda para mais com o contexto dos combustíveis/guerra/pandemia (não ter este contexto em conta é pura demagogia).

Se sou teu pai, se tens más notas na escola, se fazemos um plano para no próximo ano as recuperares, se no fim do primeiro período tiveres a cumprir as notas estabelecidas no plano, faz sentido eu te colocar de castigo ou te tirar a PlayStation nessa altura? Não me parece.

Lê com calma as notícias. Os resultados acima do esperado são ao nível de ocupações e rendimentos. Ao nível de resultados, de acordo com o Pedro Nuno Santos está previsto um prejuízo de 54 milhões para 2022. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 32 minutos:

Lê com calma as notícias. Os resultados acima do esperado são ao nível de ocupações e rendimentos. Ao nível de resultados, de acordo com o Pedro Nuno Santos está previsto um prejuízo de 54 milhões para 2022. 

Essa previsão já tinha em conta o custo atual de combustível e assim ? Pergunta sincera porque não vi as notícias dessas previsões em termos anual. Mesmo assim é esperado que pelo menos o próximo semestre seja de alguma retoma penso eu. Mas percebo a ideia: será difícil cumprir a previsão no final do ano embora me pareça que o contexto atual geral tenha influência aí. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 33 minutos:

Portugal esta a comecar a perder populacao, obviamente enquanto continuasse com mais nascimentos do que obitos era um problema que nao se colocaria. O que deixou de acontecer nos ultimos 10 anos. Sem criancas agora no nivel de 2.1 por casal, em 50 anos serao adultos a trabalhar em muito menor numero para uma maior quantidade de idosos. E inevitavel que surjam problemas em Portugal e na Europa quanto as pensoes daqui a umas decadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 horas:

um dia vai ser verdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 7 minutos:

tal como o pedro e o lobo

também.

Mas no caso da SS, é bem mais simples. Tu não pagas a tua reforma. o que tu fazes é pagar a reforma de quem é reformado agora. Ora, para isto funcionar é preciso haver mais trabalhadores activos que reformados. Portugal em breve, segundo apontam os estudos, vai deixar de ter esse equilibiro, com "velhos a mais" para gente em idade activa a menos.

No caso da SS, é um profecia quase que auto-fulfilling.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

também.

Mas no caso da SS, é bem mais simples. Tu não pagas a tua reforma. o que tu fazes é pagar a reforma de quem é reformado agora. Ora, para isto funcionar é preciso haver mais trabalhadores activos que reformados. Portugal em breve, segundo apontam os estudos, vai deixar de ter esse equilibiro, com "velhos a mais" para gente em idade activa a menos.

No caso da SS, é um profecia quase que auto-fulfilling.

Isso é uma forma muito simplista e errada de ver as coisas, nem sequer é preciso haver mais trabalhadores activos que reformados. Há várias variáveis a influenciar o financiamento das pensões. Agora, se mantiveres todas as variáveis relevantes constantes (0 crescimento económico, valor das pensões e % de contribuições para a SS), é óbvio que com o envelhecimento da população o modelo torna-se insustentável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Brahimi, há 3 minutos:

Isso é uma forma muito simplista e errada de ver as coisas, nem sequer é preciso haver mais trabalhadores activos que reformados. Há várias variáveis a influenciar o financiamento das pensões. Agora, se mantiveres todas as variáveis relevantes constantes (0 crescimento económico, valor das pensões e % de contribuições para a SS), é óbvio que com o envelhecimento da população o modelo torna-se insustentável.

E estás a esquecer mais uma coisa. Idade de reforma. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...