Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Eu não sei é se as pessoas estão a falar a sério quando acham que as grandes superfícies vão mesmo começar a vender produtos potencialmente perigosos "em nome do lucro". Já estamos a entrar no campo do fanatismo...

Está ao nível das pessoas que acham que as low-cost poupam na segurança e arranjam os aviões com fita cola e o McDonalds serve carne de minhoca.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 horas:

A cena de cheirar o leite é a sério? Já sem entrar na história das validades, não é algo que devia estar fechado/embalado?

Não experimentas o leite antes de levar? Por acaso o leite não faço, mas a cerveja bebo sempre uma ou duas antes de levar o pack. Para experimentar. Bebo ao lado dos queijinhos e presuntos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 horas:

Eu não sei é se as pessoas estão a falar a sério quando acham que as grandes superfícies vão mesmo começar a vender produtos potencialmente perigosos "em nome do lucro". Já estamos a entrar no campo do fanatismo...

Está ao nível das pessoas que acham que as low-cost poupam na segurança e arranjam os aviões com fita cola e o McDonalds serve carne de minhoca.

https://www.theguardian.com/business/2022/aug/12/johnson-and-johnson-to-stop-making-talc-based-baby-powder-globally

Há mil e um exemplos.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 3 horas:

Não são as regras atuais que qualquer alimento empacotado tem de ter um prazo de validade e qualquer alimento não empacotado não precisa? É só ridículo ir ao supermercado, ter as mesmas maçãs empacotadas a 2 dias de expirar o prazo de validade e, ao lado, desempacotadas sem prazo de validade.

E mais uma coisa, vender sem prazo de validade não é o mesmo que vender produtos potencialmente perigosos para os humanos. Não se confunda regras de segurança alimentar e obrigações de estabelecimentos que vendem produtos alimentares com prazos de validade. Os prazos de validade, na forma atual, são tudo menos racionais, pelo que o Mayday postou aí atrás. São um super incentivo ao desperdício alimentar. Só uma pessoa que não tem noção (ou não se importa) do desperdício que há nos supermercados de produtos que estão saudáveis mas que vão para o lixo por causa destes prazos (ou que é de esquerda e que acha que esta medida é de direita, ou vice versa) é que pode ter uma visão tão errada da coisa.

Portanto, a tua tese é que o problema do desperdício alimentar vem das datas de validade, é isto?

Não será antes um problema (também) das grandes superfícies que não deixam os próprios funcionários levar excedentes para casa, e/ou que deitam tudo no lixo e até lixívia lá metem para os sem-abrigo não irem lá buscar?

É que as datas de validade são incrivelmente importantes na segurança alimentar. Julgava que isto seria elementar em 2022, mas cá estamos.

Citação de NIkeL, há 3 horas:

De facto, ver empresas a cagar nos seus clientes em nome do lucro seria certamente inédito, nem sei onde é possível ir buscar tal ideia.

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Portanto, a tua tese é que o problema do desperdício alimentar vem das datas de validade, é isto?

Não será antes um problema (também) das grandes superfícies que não deixam os próprios funcionários levar excedentes para casa, e/ou que deitam tudo no lixo e até lixívia lá metem para os sem-abrigo não irem lá buscar?

A tese da comissão europeia estima que até 10% do desperdício alimentar vem das datas de validade, sim.

https://food.ec.europa.eu/safety/food-waste/eu-actions-against-food-waste/date-marking-and-food-waste-prevention_en

Isso dava tantos problemas... a começar, os funcionários fechavam (ainda mais) os olhos, deixavam as coisas em armazém, e no final do dia carregavam os próprios carros.

Resolva-se o problema na origem (como esta medida faz) e não nas estatísticas (como o que propões faria).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 3 horas:

Já imagino chegar ao Waitrose e estar tudo podre na estante.

Um artigo interessante sobre o assunto e que explica isto https://www.weforum.org/agenda/2022/08/waitrose-scrap-best-before-dates-cut-food-waste/ . A começar que nem é a data de validade em si que vai ser retirada, é o "best before".

Editado por jean-luc godard

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 3 minutos:

A tese da comissão europeia estima que até 10% do desperdício alimentar vem das datas de validade, sim.

https://food.ec.europa.eu/safety/food-waste/eu-actions-against-food-waste/date-marking-and-food-waste-prevention_en

Isso dava tantos problemas... a começar, os funcionários fechavam (ainda mais) os olhos, deixavam as coisas em armazém, e no final do dia carregavam os próprios carros.

Resolva-se o problema na origem (como esta medida faz) e não nas estatísticas (como o que propões faria).

Citação de jean-luc godard, há 1 minuto:

Já imagino chegar ao Waitrose e estar tudo podre na estante.

Um artigo interessante sobre o assunto e que explica isto https://www.weforum.org/agenda/2022/08/waitrose-scrap-best-before-dates-cut-food-waste/ . A começar que nem é a data de validade em si que vai ser retirada, é o "best before".

Ao ler isso, a minha interpretação é a de que o problema é a má compreensão das datas de validade ("consumir até" vs "consumir preferencialmente antes de"), não propriamente que as datas de validade são algo mau. Que é o que se está a discutir aqui, penso eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

É que as datas de validade são incrivelmente importantes na segurança alimentar. Julgava que isto seria elementar em 2022, mas cá estamos.

De facto, ver empresas a cagar nos seus clientes em nome do lucro seria certamente inédito, nem sei onde é possível ir buscar tal ideia.

Sim, se esse cagar significar perda de confiança na marca, potenciais processos judiciais e multas europeias. Não disse que as razões são éticas, mas um Continente da vida tem mais a perder do que a ganhar se começar a vender leite potencialmente estragado por exemplo, como é óbvio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 minuto:

Sim, se esse cagar significar perda de confiança na marca, potenciais processos judiciais e multas europeias. Não disse que as razões são éticas, mas um Continente da vida tem mais a perder do que a ganhar se começar a vender leite potencialmente estragado por exemplo, como é óbvio.

Nisso estamos de acordo, mas se o ónus passar para o consumidor...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Nisso estamos de acordo, mas se o ónus passar para o consumidor...

Já viste o que é o jornal da Sic abrir com "Sobe para 35 o número de pessoas no hospital devido a comida estragada no Lidl"? Era um shitshow. Não entendo como é que se anda a falar há tanto tempo e tantas páginas em grandes superfícies andarem a vender coisas potencialmente estragadas quando se há coisa que as grandes marcas/superfícies têm cuidado é esse tipo de coisa.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Ao ler isso, a minha interpretação é a de que o problema é a má compreensão das datas de validade ("consumir até" vs "consumir preferencialmente antes de"), não propriamente que as datas de validade são algo mau. Que é o que se está a discutir aqui, penso eu.

Má compreensão das datas de validade -> esta medida -> 3 páginas de comentários de malta pronta para ir para a rua

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 14 minutos:

Má compreensão das datas de validade -> esta medida -> 3 páginas de comentários de malta pronta para ir para a rua

Se a medida for só relacionada com a mudança do palavreado, tudo certo, até acho bem. Mais educação para o consumidor é sempre de valorizar.

Mas o que eu entendi da medida, e como eu a maioria das pessoas aqui (aparentemente), é que as datas de validade iriam desaparecer para que fosse o consumidor a decidir (até com a questão de cheirar e afins).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Se a medida for só relacionada com a mudança do palavreado, tudo certo, até acho bem. Mais educação para o consumidor é sempre de valorizar.

Mas o que eu entendi da medida, e como eu a maioria das pessoas aqui (aparentemente), é que as datas de validade iriam desaparecer para que fosse o consumidor a decidir (até com a questão de cheirar e afins).

De onde é que tu e essa maioria das pessoas entenderam isso?

Algumas datas de validade vão desaparecer, em produtos que não fazem sentido ter, como as frutas e os legumes (que só têm por estarem empacotados).

Disseram que as datas de validade iam desaparecer do leite e que era preciso cheirar, o que não é verdade. Vão passar de Use By para Best Before. Por favor não passemos a discussão para a semântica.

https://www.morrisons-corporate.com/media-centre/corporate-news/morrisons-scrapping-use-by-dates-from-milk-to-help-customers-reduce-waste/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 1 minuto:

De onde é que tu e essa maioria das pessoas entenderam isso?

Algumas datas de validade vão desaparecer, em produtos que não fazem sentido ter, como as frutas e os legumes (que só têm por estarem empacotados).

Disseram que as datas de validade iam desaparecer do leite e que era preciso cheirar, o que não é verdade. Vão passar de Use By para Best Before. Por favor não passemos a discussão para a semântica.

https://www.morrisons-corporate.com/media-centre/corporate-news/morrisons-scrapping-use-by-dates-from-milk-to-help-customers-reduce-waste/

Entretanto actualizei o outro post, mas movo para este - essa interpretação está literalmente escrita na notícia que deu origem à conversa:

Citação

Várias cadeias de supermercados no Reino Unido estão a retirar progressivamente as datas de validade de uma série de produtos perecíveis, passando para os consumidores a responsabilidade de verificar a qualidade do produto – e de decidir até quando o poderá consumir.

Mais claro do que isto parece-me difícil, mas talvez até o Económico tenha interpretado de forma errada, o que depois passou também para nós, levando à tal indignação.

Assumindo que de facto é só uma questão do que está escrito nas datas de validade, ficando agora "consumir preferencialmente antes de" em vez de "consumir até", nada contra. Até se podia melhorar a expressão para algo mais facilmente perceptível, para acabar com as dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Entretanto actualizei o outro post, mas movo para este - essa interpretação está literalmente escrita na notícia que deu origem à conversa:

Mais claro do que isto parece-me difícil, mas talvez até o Económico tenha interpretado de forma errada, o que depois passou também para nós, levando à tal indignação.

Assumindo que de facto é só uma questão do que está escrito nas datas de validade, ficando agora "consumir preferencialmente antes de" em vez de "consumir até", nada contra. Até se podia melhorar a expressão para algo mais facilmente perceptível, para acabar com as dúvidas.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-08-24/uk-supermarkets-are-throwing-away-expiration-dates-on-food-items

Citação

Morrisons kicked off the trend by removing the indicators from 90% of its own-brand milk, encouraging shoppers to use a “sniff test” instead. Budget retailer Asda is the latest to make the shift, scrapping expiration dates on almost 250 of its fresh fruit and vegetable products starting Sept. 1. 

Mas sim, a ideia é remover os "consumir preferencialmente antes de"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 35 minutos:

Isto é a coisa mais estúpida que já li por aqui.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 13 minutos:

Certo, se for isso, não vejo grande problema, especialmente se vier acompanhado de campanhas para educar as pessoas em relação a isso.

Relativamente à data de validade em frutas e legumes frescos, isso é normal [edit: não haver] e acho que todos temos 2 neurónios para ver se algo está podre ou não.

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 22 minutos:

Por mim concordo, desde que em vez disso todos os produtos tenham uma data de embalamento - comprar feijões em lata com uma semana e com ano e meio  não é exactamente o mesmo

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 horas:

Já viste o que é o jornal da Sic abrir com "Sobe para 35 o número de pessoas no hospital devido a comida estragada no Lidl"? Era um shitshow. Não entendo como é que se anda a falar há tanto tempo e tantas páginas em grandes superfícies andarem a vender coisas potencialmente estragadas quando se há coisa que as grandes marcas/superfícies têm cuidado é esse tipo de coisa.

Podes apontar o post em que se fala de vender coisas potencialmente estragadas? Pode-me ter passado ao lado e gostava de ler o contexto em que tal foi dito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, Em 24/08/2022 at 10:58:

Estratégia que costuma dar bons resultados. Com o dinheiro dos outros dá para fazer tudo, não é verdade?

Sim mas já viste o aumento do preço dos detergentes no supermercado? Quem diz detergentes diz os cereais, os krave estão mais caros e nunca valeram nada... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 6 horas:

Está ao nível das pessoas que acham que as low-cost poupam na segurança e arranjam os aviões com fita cola

isso é bastante frequente (não só em low cost) e não é tão grave como parece mas ainda assim borro-me todo quando vejo a asa cheia de fita cola. Por acaso fui pesquisar depois da primeira vez que me aconteceu, é uma fita especial feita de propósito para reparações temporárias em aviões

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...