Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Cannonball, há 2 horas:

Por mim concordo, desde que em vez disso todos os produtos tenham uma data de embalamento - comprar feijões em lata com uma semana e com ano e meio  não é exactamente o mesmo

lembro-me de ler não sei onde que as conservas de peixe tipo atum, mexilhoes, cavala, sardinhas, etc ficam melhores quanto mais tempo passarem lá no molho. Isto, claro, até certo ponto lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 horas:

Portanto, a tua tese é que o problema do desperdício alimentar vem das datas de validade, é isto?

Não será antes um problema (também) das grandes superfícies que não deixam os próprios funcionários levar excedentes para casa, e/ou que deitam tudo no lixo e até lixívia lá metem para os sem-abrigo não irem lá buscar?

É que as datas de validade são incrivelmente importantes na segurança alimentar. Julgava que isto seria elementar em 2022, mas cá estamos.

De facto, ver empresas a cagar nos seus clientes em nome do lucro seria certamente inédito, nem sei onde é possível ir buscar tal ideia.

Só posso falar pela empresa, ou melhor pela loja em que trabalho, e garanto que isto não se faz, pelo menos na minha loja. Tudo o que é passível de doação nós doamos, uns dois ou três dias por semana todas as semanas vai lá a carrinha da instituição/ões e levam o que querem. Se um pacote de maçãs embaladas tem uma podre, nós tiramos de venda, retiramos a maçã podre e o resto do pacote é doado. Se um pacote de cápsulas de café é aberto e já não pode estar à venda nós metemos lá para eles levarem. Aquelas bolachas que só se vendem aos packs, basta um cliente tirar uma embalagem e 'desfazer' o pack que temos que tirar de venda, é doado. Idem para basicamente tudo o resto, só não doamos frescos e congelados porque não há maneira de garantir a sua conservação e álcool, de resto, doamos tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Está tudo preocupado com venderem coisas fora da validade para daqui a uns anos estarem eles próprios a comprar coisas no mercado negro fora da validade. Comecem é a habituar a uma ou outra caganeira para depois estarem mais fortes quando chegar a altura da falta de produtos alimentares que estamos habituados a ter às resmas nos supermercados. 

Aviso já, carne de vaca vai ser um produto de luxo daqui a menos de 5 anos e não estou a falar de Wagyu. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 12 minutos:

Está tudo preocupado com venderem coisas fora da validade para daqui a uns anos estarem eles próprios a comprar coisas no mercado negro fora da validade. Comecem é a habituar a uma ou outra caganeira para depois estarem mais fortes quando chegar a altura da falta de produtos alimentares que estamos habituados a ter às resmas nos supermercados. 

Aviso já, carne de vaca vai ser um produto de luxo daqui a menos de 5 anos e não estou a falar de Wagyu. 

Já n gosto de bife, maminha ou de picanha. Vivo bem sem. Desde que continuem com as mãos de vaca to ok

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 2 minutos:

o Ventura tem ido ao ginasio?

Cada vez que alguém do chega diz alguma coisa racista, ele faz uma flexão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

Podes apontar o post em que se fala de vender coisas potencialmente estragadas? Pode-me ter passado ao lado e gostava de ler o contexto em que tal foi dito.

Citação de Ghelthon, Em 27/08/2022 at 14:37:

Liberalismo nível 1000! Porque o cidadão deve ser livre de escolher ter diarreia se assim quiser!

Citação de Mayday, Em 27/08/2022 at 17:56:

A questão não é a empresa ser beneficiada. Haverá mil e um exemplos em como isso também seria bom.

Mas se para beneficio da empresa se prejudica o consumidor, claro que isso é mau. 

Se o supermercado vender o que daria como quebra, isso é bom para a empresa, mas mau para o consumidor porque sendo quebra não estaria bom para venda. 

Se o que estiver fora de validade for vendido ao mesmo preço do que está dentro da validade, então, não é mau, é péssimo. 

Se for vendido numa secção à parte, bem sinalizado, de forma a combater o desperdicio alimentar, por exemplo, é optimo. Há, aliás, sitios onde se vende apenas produtos fora da validade e há quem compre. 

Do que li, parece-me a primeira opção, deixando ao consumidor a escolha de conprar o que não é bom para consumo.

Se o cliente tiver uma desinteria de cagar até o intestino, a empresa desresponsabiliza-se porque quem quis comprar foi o cliente. 

Citação de Black Hawk, Em 27/08/2022 at 23:15:

Esperem, só para ter noção se é mesmo isto que estamos a discutir: estamos a analisar se faz sentido as empresas venderem produtos fora de prazo - portanto fora do período recomendado pelos próprios produtores e a partir do qual poderão ser nocivos para os consumidores?

É isto que estamos a discutir?

Citação de Black Hawk, Em 28/08/2022 at 00:21:

Assumindo a informação na fonte que meteram na página anterior:

"Em termos concretos, explica-se que, por exemplo, a Morrisons foi a pioneira neste âmbito, removendo a validade de 90% de suas marcas de leite, incentivando os clientes a cheirá-lo para avaliar o seu frescor. Da mesma forma, a Asda, terceiro maior operador do Reino Unido, fez o mesmo com quase 250 referências de frutas e legumes.

Mas nem apenas estas marcas tomaram estas medidas. Insígnias tradicionalmente voltadas para consumidores de maior poder aquisitivo, como Waitrose e Marks & Spencer, também estão a dispensar este tipo de informação. A primeira já a eliminou em mais de meio milhar de produtos frescos, enquanto sua concorrente fez o mesmo com 300 referências."

Desculpem lá, mas acho que estamos a chegar a um ponto de ruptura no que à chalupice diz respeito. Agora querem incentivar os consumidores a cheirar os produtos para saber se os compram? E logo em produtos frescos, que são os mais críticos no que à data de validade diz respeito. Mas quê, pego num pacote de leite, eu que calho ter sinusite e há alturas em que perco o olfacto, abro-o e provo, se não estiver bom volto a colocá-lo na prateleira?

Depois passo pela zona da fruta e levo maçãs que já andaram a ser cheiradas e manuseadas por outras pessoas, sei lá se a última coisa que fizeram com as mãos foi limpar o rabo e saíram da casa de banho sem as lavar?

Covid, alguém se lembra do que é? Doenças associadas à falta de higiene? Não?

Eu não consigo acreditar que isto possa sequer ser ponderado em pleno século XXI. Mas está tudo doido?

Citação de Black Hawk, Em 28/08/2022 at 21:48:

Repara, eu sei onde queres chegar e concordo. Não só concordo como aproveito outlets e assim.

Não tenho nada contra comprar alguns produtos cujo prazo de validade está próximo de expirar. Principalmente produtos embalados cuja conservação não é tão crítica como os produtos frescos. Alguns produtos frescos que passem do prazo em casa, também os consumo se estiverem bons, tipo iogurtes, queijo, por aí.

Mas isso é uma decisão minha sobre produtos que comprei sabendo à partida os prazos de validade. Fui eu que os comprei, sou eu que os provo para saber se estão bons. Não os ando a cheirar no supermercado e à partida ninguém o fez antes de os comprar. É uma diferença do carago.

Não preciso do prazo de validade, mas com as regras atuais parte-se do princípio que há um critério de qualidade - e que esses critérios são monitorizados pelas entidades responsáveis por isso - que obriga os vendedores a apenas colocar à venda produtos que estejam dentro dos prazos de consumo previstos pelo produtor.

Se retiram esse critério e passa a haver liberdade para se venderem produtos independentemente dos prazos de consumo, cabendo aos compradores decidirem no momento cheirando os produtos (LOL), deixa de haver essa obrigação no controlo de qualidade. Não faz sequer sentido que isto seja sequer equacionado.

Eu também falei das maçãs como exemplo, mas poderia ter falado de outro produto qualquer. Começo a pedir para me darem para a mão o fiambre ou o queijo para o apalpar e cheirar antes de decidir se está bom para ser cortado? Fazemos algo do género no peixe e na carne?

Oh pah, que raio...

Fui correndo e marquei os trechos que ou dizem literalmente ou insinuam que se põe à venda produtos potencialmente estragados. Capaz de haver haver mais mas estou no telemóvel e cansei-me. Curiosamente até me ter cansado, foste tu que fizeste mais referências. 

Ps: é-me indiferente se foste ou não quem falou mais nisso, não tenho interesse numa guerra de palavras, eu comentei o sentimento geral que estava em boa parte dos posts sobre o assunto, não comentei ninguém ou nenhum post em específico.

Editado por NIkeL
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Que nojo do krl

Acredito que ate tenha feito estas declaracoes propositadamente, este foi o momento ideal. Para fazer os macambuzios que o seguem pensar noutras coisas que nao os problemas internos que o Chega tem neste momento com o Mitha Ribeiro e forcar a 'Uniao' do partido. Alem do mais, publicidade gratuita, no fim ainda vai-se vitimizar com o argumento da liberdade de expressao, ou algo do genero.

OBS. Quando os espanhois nos dominaram escrevemos os Lusiadas? Eu ouvi bem?

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

quando ele ouvir dizer que os espanhóis estudam o Camões na escola como um grande poeta castelhano até anda de ladex

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de scallywag, há 2 horas:

Só posso falar pela empresa, ou melhor pela loja em que trabalho, e garanto que isto não se faz, pelo menos na minha loja. Tudo o que é passível de doação nós doamos, uns dois ou três dias por semana todas as semanas vai lá a carrinha da instituição/ões e levam o que querem. Se um pacote de maçãs embaladas tem uma podre, nós tiramos de venda, retiramos a maçã podre e o resto do pacote é doado. Se um pacote de cápsulas de café é aberto e já não pode estar à venda nós metemos lá para eles levarem. Aquelas bolachas que só se vendem aos packs, basta um cliente tirar uma embalagem e 'desfazer' o pack que temos que tirar de venda, é doado. Idem para basicamente tudo o resto, só não doamos frescos e congelados porque não há maneira de garantir a sua conservação e álcool, de resto, doamos tudo

Certo, aquilo que eu falei é um exemplo extremo e acho que cada vez menos comum, e ainda bem. Aí para trás falei em programas como a Refood, Too Good to Go, etc., e certamente que haverá vários outros com instituições locais. Assim é que deve ser, acho eu. Solidariedade fica bem a todos, especialmente quando a alternativa é desperdiçar bens ainda bons para consumo.

Citação de Ticampos, há 1 hora:

argumento da liberdade de expressao

Se tiver de responder criminalmente, a liberdade de expressão vai servir-lhe de muito, de certeza.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Se tiver de responder criminalmente, a liberdade de expressão vai servir-lhe de muito, de certeza.

Não tivesse ele já perdido um caso em tribunal onde estava em discussão isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Não tivesse ele já perdido um caso em tribunal onde estava em discussão isso mesmo.

Claro, mas estava mais a referir-me ao facto dos crimes serem agravados quando a vítima é uma figura de Estado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 39 minutos:

Falava mais no discurso com o qual fala para as bases e as mobiliza. Obviamente justica e outra conversa.

Vejam como tivemos essa forca... E verdade, foi atirado da torre e dado de comer aos caes.
Nao digo que facamos isso ao Antonio Costa. Mas ja me p... (passou pela cabeca)

«ali o desnudaram de toda a vestidura, dando-lhe pedradas com muitos e feios doestos, até que se enfadaram dele os homens e os cachopos, e foi roubado de quanto havia. […] E em esse dia logo algumas refeces pessoas lançaram ao bispo, onde jazia nu, um baraço nas pernas, e chamando muitos cachopos que o arrastassem, ia um rústico bradando adiante: "Justiça que manda fazer nosso senhor o Papa Urbano Sexto, neste traidor cismático castelão, porque não estava com a Santa Igreja." E assim o arrastaram pela cidade, com as vergonhosas partes descobertas e o levaram ao Rossio, onde o começaram a comer os cães, que o não ousava nenhum soterrar. E sendo já dele muito comido, soterraram-no em outro dia ali no Rossio […], por tirarem fedor dentre as suas vistas.» (Fernão Lopes, Crónica de el-rei D. João I, capítulo XII).

Um orgulho para a nacao. Tivemos aquela forca.

-----------
Adorava ver este video colado no Twitter do Vox. O seu grande partner tao orgulhoso de andarmos a matar espanhois.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Os iogurtes sólidos minha bisavó tinha a teoria que só quando a tampa 'inchava' estavam estragados, tenho seguido essa lógica e ainda nunca tive caganeira lol, ainda outro dia comi um 3 meses fora da data. 🫣

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 14 minutos:

Os iogurtes sólidos minha bisavó tinha a teoria que só quando a tampa 'inchava' estavam estragados, tenho seguido essa lógica e ainda nunca tive caganeira lol, ainda outro dia comi um 3 meses fora da data. 🫣

Uma vez com 5 anos comi um com bolinhas verdes, que a minha avo tinha deixado sem querer estragar-se. Mas na altura nao tinha consciencia obviamente, foram roubados da dispensa sem que ela soubesse. Acho que vomitei e ficou tudo bem.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Marta Temido demitiu-se. Rodapé da RTP3.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 3 minutos:

Eish, eu estava a gostar tanto que n haja nada para falar. Acabaram se as cronicas virais dos portugueses de excepção sobre a primeira ministra finlandesa

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Certo, aquilo que eu falei é um exemplo extremo e acho que cada vez menos comum, e ainda bem. Aí para trás falei em programas como a Refood, Too Good to Go, etc., e certamente que haverá vários outros com instituições locais. Assim é que deve ser, acho eu. Solidariedade fica bem a todos, especialmente quando a alternativa é desperdiçar bens ainda bons para consumo.

Mas então porque razão trazes o teu exemplo extremo para a discussão? 

Se há algo que as grandes superfícies são super picuinhas é nas questões da validade e preservação da qualidade dos produtos. Até a temperatura das arcas e frigoríficos e monitorizada e verificada pelo menos 2 vezes por dia, se o mesmo não tiver em conformidade, todos os artigos presentes vão para quebra.

Tal como foi dito, as cadeias não querem causar problemas de saúde aos seus clientes, porque dá má imagem e quebra a confiança com o cliente e porque depois é sancionada com multas elevadas. Como ter um artigo fora de validade em venda na loja, é uma multa de uns valentes milhares de euros.

Tal como foi dito, em algumas cadeias as quebras nem são colocadas no lixo, são recolhidas e colocadas em caixas para irem para de novo para a central (de forma a serem doados ou para a criação de novos produtos - exemplo, carnes - rações para animais), etc.

Citação de Alonso., há 3 minutos:

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 41 minutos:

Odds para sucessor/sucessora?

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de tanta m*rda que fez, demite-se na sequência dum caso em que não tem culpa nenhuma 👍 uma incompetente que ganhou protagonismo à custa dos profissionais de saúde e conseguiu meter a opinião pública contra nós. Não deixa saudades.

Venha o Lacerda Sales continuar o seu legado.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 6 horas:

Injusto pagar assim por decisões tomadas nos anos 80.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...