Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 42 minutos:

Não deixas de ter razão no sentido desse ponto comparativo ter sido um dos piores resultados dos últimos largos anos. Bastava que o ponto comparativo fosse as eleições de 2019 onde igualaram em termos de deputados o melhor resultado da sua história por exemplo para isso acontecer. Parece-me bastante difícil que voltem a esses valores. 

Por causa do livre sobretudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 horas:

tens 1 assistente para 4 ou 6 caixas. Quando começarem a cortar nos postos de trabalho e a enviar pessoas para o desemprego, para colocarem mais caixas dessas, não se queixem. Se tens problemas em interagir com pessoas fica em casa e compra pela net.

Essa conversa cheira a bafio e é digna do Velho do Restelo. Se fosse essa a mentalidade reinante, estaríamos ainda a bater com 2 pedras para fazer fogo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Que compras te fazem sentir envergonhado? Comprar abacate como as influencers? 

Uma courgette, um lubrificante de chocolate e um livro do José Rodrigues dos Santos

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 hora:

Por acaso o gasolineiro fazia-me mais falta que um gajo evitava de ficar com as mãos todas besuntadas quando não há papel. Alem de que tens de ir la dentro e já perdes um tempo do crl se existirem mais 2 clientes.

tens self service com pagamento na bomba, não precisa ir lá dentro.

A substituição não é 1 por 1 porque as self ocupam mt menos espaço, e não estou a fazer mais trabalho, eu já tinha que meter as compras na passadeira e depois no saco, vai-me dar ao mesmo. Na holanda ou la onde foi, criaram umas caixas para a malta que queria conversar com os senhores das caixas.

A substituição não é 1 por 1, é 1 por 4 ou 6. Um empregado faz o trabalho de 4 ou 6 e no espaço de 2 caixas consegues colocar 4. A percepção das pessoas é que é mais rápido, e é quando não tens que ficar na fila, porque na realidade acaba por ser um sistema mais lento que o habitual. A cena é que como estás a ser tu a passar as coisas pelo leitor de código de barras, que é o que demora mais tempo e que é o que tu não fazes quando estás numa caixa com empregado, não estás a tomar atenção ao tempo a passar.

https://www.theguardian.com/business/2022/dec/16/self-checkout-us-retail-walmart

Esta notícia, por acaso, até diz o contrário da minha afirmação de que iria diminuir o número de empregados. Depois no fim diz isto, citando um autor de um estudo: "Businesses are looking for creative ways to cut labor costs, and if they can figure out how to convince customers to do more of the work, they’ll do it,”

Os burgueses defensores do grande capital vão andar aqui a defender as caixas self-service.

Se pudermos evoluir a sociedade para termos mais empregos uteis e menos obsoletos, melhor, na minha opinião, porque essas caixas vão gerar empregos indiretos tambem.

Diz-me aí um emprego útil para uma caixa de supermercado. E diz também quais são os empregos indirectos que geram sem ser o que referi anteriormente. Não te esqueças que as caixas não são fabricadas em PT:

e como têm mais margem por ter menos funcionários baixam os preços.

sim, é o que se tem visto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto das caixas self service porque assim posso comprar frutas e vegetais caros e marcar como se fossem os mais baratos. Também levanto um bocadinho o saco quando está a pesar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 1 minuto:

Eu gosto das caixas self service porque assim posso comprar frutas e vegetais caros e marcar como se fossem os mais baratos. Também levanto um bocadinho o saco quando está a pesar.

já fui barrado num supermercado em França por causa dessa m*rda

sim, dou mau nome aos tugas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 horas:

tens 1 assistente para 4 ou 6 caixas. Quando começarem a cortar nos postos de trabalho e a enviar pessoas para o desemprego, para colocarem mais caixas dessas, não se queixem. 

A evolução tem destas coisas. Tiram-se empregos de um lado e surgem de outro. Se dantes existiam operadores, agora existem técnicos de manutenção para quando os aparelhos avariam e programadores para tratar da parte tecnológica da coisa. Não é por termos receio disso que devemos travar a evolução. 

Eu por exemplo uso a APP do continente para fazer compras. Pego no produto, registo no telefone e vai direto para o saco, só saindo depois em casa. Posso pagar via app ou numa caixa específica. O meu tempo nas compras é consideravelmente menor e a experiência de ir ao supermercado é muito mais prática, vou deixar de o fazer só porque se eliminam alguns empregos?

Certamente que tens profissões que existiam há 50 anos que agora já não existem e daqui a 50 vais ter profissões que vão deixar de existir. Chama-se evolução e é normal que assim seja.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 9 minutos:

A evolução tem destas coisas. Tiram-se empregos de um lado e surgem de outro. Se dantes existiam operadores, agora existem técnicos de manutenção para quando os aparelhos avariam e programadores para tratar da parte tecnológica da coisa. Não é por termos receio disso que devemos travar a evolução. 

Eu por exemplo uso a APP do continente para fazer compras. Pego no produto, registo no telefone e vai direto para o saco, só saindo depois em casa. Posso pagar via app ou numa caixa específica. O meu tempo nas compras é consideravelmente menor e a experiência de ir ao supermercado é muito mais prática, vou deixar de o fazer só porque se eliminam alguns empregos?

Certamente que tens profissões que existiam há 50 anos que agora já não existem e daqui a 50 vais ter profissões que vão deixar de existir. Chama-se evolução e é normal que assim seja.

Tens que fazer um retrato robot do funcionário que trabalha numa caixa e o retrato robot do funcionário de manutenção. Lá por serem criados novos empregos não quer dizer que quem perde o seu devido à evolução tecnológica seja absorvido pelo que é criado.

Citação de JohnyM, há 9 minutos:

Tens os embaladores e preparadores a realizarem o trabalho por ti, não és tu que estás a fazer o trabalho deles como numa caixa self-service.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

Tens que fazer um retrato robot do funcionário que trabalha numa caixa e o retrato robot do funcionário de manutenção. Lá por serem criados novos empregos não quer dizer que quem perde o seu devido à evolução tecnológica seja absorvido pelo que é criado.

Suponho então que não compras calçado produzido em massa, porque "coitados dos sapateiros", nem andes de carro, porque "coitados dos fazedores de carros de boi"?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Suponho então que não compras calçado produzido em massa, porque "coitados dos sapateiros", nem andes de carro, porque "coitados dos fazedores de carros de boi"?

é pá, tu não te cansas de ser atrasado mental

edit: é que nem sabes que o carro foi visto como um "salvador" das grandes cidades devido aos dejectos que os animais deixavam no chão. Para além de que a alocação dos fazedores de carros de boi para a industia automóvel.

Editado por Puto Perdiz
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Quem perde o trabalho depois vive do rsi e faz uns biscates. Tem um robot a descontar por ele. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

é pá, tu não te cansas de ser atrasado mental?

Ok, tu é que não percebes que os trabalhos evoluem, e eu é que sou atrasado mental, certo.

Mas já agora, não vejas aquele vídeo das lojas da Amazon onde nem há funcionários sequer, senão já nem dormes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Ok, tu é que não percebes que os trabalhos evoluem, e eu é que sou atrasado mental, certo.

fdx, sempre foste desde que andas aqui. Vai lá meter o avatar o BDC.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

fdx, sempre foste desde que andas aqui. Vai lá meter o avatar o BDC.

Ok, experimenta agora não ser idiota e responder com argumentos, vá. Acho que consegues.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Ok, experimenta agora não ser idiota e responder com argumentos, vá. Acho que consegues.

é que nem a p*ta de uma comparação sabes fazer. O que fizeste foi o equivalente a comparar a substituição da produção de um carro a combustão por um carro eléctrico. Foi comparar a adaptação de um mecânico de motores a combustão para os novos motores dos carros eléctricos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 9 minutos:

edit: é que nem sabes que o carro foi visto como um "salvador" das grandes cidades devido aos dejectos que os animais deixavam no chão. Para além de que a alocação dos fazedores de carros de boi para a industia automóvel.

Ok, então afinal estás a par de que é possível mudar o foco das indústrias e dos trabalhadores, apesar da evolução da sociedade. Boa.

Portanto, acho que não é complicado entenderes que as caixas self-service são apenas um passo para o inevitável futuro, que será como as tais lojas da Amazon onde entras, pões as coisas que queres no bolso/saco e sais sem sequer contactar seja com quem for, em que tudo é feito automaticamente. Nos entretantos, as pessoas das caixas convencionais podem ir fazer outra coisa dentro da mesma loja, seja reposição ou outra coisa qualquer. Ou então arranjam outro emprego, é a lei da vida.

Eu sou programador e ninguém me pode garantir que, daqui a 5 ou 10 anos, não há uma AI que faz o que eu faço agora de forma muito melhor, inutilizando aquela que é hoje a minha profissão. Mas não estou super preocupado, porque sei que vai haver algo para eu fazer, seja rever o código dessa AI, seja gerir um projecto, etc. Não sou acéfalo para achar que ser caixa de supermercado dá o mesmo leque de competências ou abre as mesmas portas do que aquilo que eu faço, mas é uma inevitabilidade e, como sempre, quem se adaptar melhor, sobrevive melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

.mas claro nao sei se instalas estores e queres justificar a tua fuga aos impostos...

o ataque pessoal, já cá faltava, né Burkina. Tu andas numa espiral patética. Desaprendeste de argumentar, ou achas que estás acima dos demais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

o ataque pessoal, já cá faltava, né Burkina. Tu andas numa espiral patética. Desaprendeste de argumentar, ou achas que estás acima dos demais?

Ataque pessoal? Ja te dei todos os factos, provando que a fuga ao impostos por parte do Ze é exponencialmente maior em valor absoluto do que das empresas que pagam impostos sobre lucro consolidado na Holanda, mas tu insiste que o Zé é que é o coitado, fazendo entender que estas a tentar justificar alguma coisa...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 27 minutos:

Tens os embaladores e preparadores a realizarem o trabalho por ti, não és tu que estás a fazer o trabalho deles como numa caixa self-service.

Estamos no século XXI. Todos temos de ter noção que empregos para a vida já acabaram e que temos de estar em constante formação e aprendizagem, seja qual for a área. Vais dizer que isto são balelas do bater punho mas não, é a realidade que resulta, entre outras coisas, da globalização e da evolução que vai acontecendo a um ritmo frenético.

E em lado nenhum é dito que temos de substituir um trabalho por outro. Podes trocar funções umas pelas outras mas é normal que se diminuam trabalhos. Mais uma vez, faz parte da evolução em que as máquinas vão sendo cada vez mais autónomas. Oiço histórias que no início dos telefones se tinha de pedir à telefonista para ligar, enquanto que hoje em dia desconfio que não exista em lado algum a função de telefonista. Isto é errado ou é simplesmente consequência da evolução? Se o mundo evolui, se tudo evolui porque temos de ficar presos às mesmas profissões?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 minutos:

o ataque pessoal foi há umas semanas

esta ele inventou um argumento na cabeça dele q n tem nada a ver com o assunto inicial

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 minutos:

Ataque pessoal? Ja te dei todos os factos, provando que a fuga ao impostos por parte do Ze é exponencialmente maior em valor absoluto do que das empresas que pagam impostos sobre lucro consolidado na Holanda, mas tu insiste que o Zé é que é o coitado, fazendo entender que estas a tentar justificar alguma coisa...

"Ataque pessoal, eu? Eu que insinuei que tu foges aos impostos gratuitamente, e agora o reitero? Eu? Algum dia?"

é que nem de sonso sabes fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

"Ataque pessoal, eu? Eu que insinuei que tu foges aos impostos gratuitamente, e agora o reitero? Eu? Algum dia?"

é que nem de sonso sabes fazer.

Nao nao eu sei que tu foges aos impostos, como eu o faco, como todos (ou quase todos fazemos) agora eu nao tento fazer passar isso como nao sendo um problema porque "sao apenas 200 euros"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...