What Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 4 minutos: Não, não abusou. Não sei quantos padres abusaram de não sei quantas crianças, e outros não sei quantos foram cúmplices. Mas muitos mais do que esses padres, nem faziam a mínima ideia que esses casos eram reais Também nenhum clube alguma vez corrompeu alguém, no limite foram uns quantos dirigentes, os adeptos nem faziam ideia do que se passava. 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 9 minutos: O cartaz não faz qualquer generalização. O cartaz não diz que todos os padres são pedófilos. O cartaz diz aquilo que ao dia de hoje é um facto. Mais de 4800 crianças foram abusadas no contexto da Igreja em Portugal. É apenas e só isto. Se hoje o tema até vos incomoda e portanto até acham bem que seja retirado, amanhã o tema vai ser outro e a censura vai ser num tema que vos é mais próximo e a indignação será outra. Dai a frase que coloquei. Há linhas vermelhas. Censura em cartazes que se traduzem em factos é uma delas claramente. Se existisse um cartaz da IL que retratasse um facto e fosse censurado? A minha posição seria exatamente igual à que descrevo em cima pelos motivos que indico acima. Hoje seriam eles, amanhã seriam outros. Se não estou em erro, o cartaz diz que 4500 crianças foram abusadas pela igreja católica. Não foi por x padres, não foi por membros da igreja, diz que foi pela instituição. Para mim isto é uma generalização, tal como fizer que os islâmicos são todos bombistas e os ciganos são não sei o quê Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 (editado) Apagar Editado 2 Agosto 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, Agora: Não. O cartaz não diz isso. Diz que foram abusadas na igreja católica. E não pela. E diz 4800+. hum? diz claramente pela igreja católica em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 7 minutos: Se não estou em erro, o cartaz diz que 4500 crianças foram abusadas pela igreja católica. Não foi por x padres, não foi por membros da igreja, diz que foi pela instituição. Para mim isto é uma generalização, tal como fizer que os islâmicos são todos bombistas e os ciganos são não sei o quê O cartaz é este: Isto para mim é um facto. Generalização seria dizer que todos os padres são pedófilos. Aliás, os exemplos que dás vão nesse sentido. De falar em todos os islâmicos. Citação de Elvis, há 3 minutos: hum? diz claramente pela igreja católica em Portugal. Tens razão. Eu pensava que dizia 'na'. Mas ainda assim, a frase parece-me factual. Editado 2 Agosto 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 3 minutos: Se não estou em erro, o cartaz diz que 4500 crianças foram abusadas pela igreja católica. Não foi por x padres, não foi por membros da igreja, diz que foi pela instituição. Para mim isto é uma generalização, tal como fizer que os islâmicos são todos bombistas e os ciganos são não sei o quê Quantos judeus matou a Alemanha no holocausto? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 7 minutos: Se não estou em erro, o cartaz diz que 4500 crianças foram abusadas pela igreja católica. Não foi por x padres, não foi por membros da igreja, diz que foi pela instituição. Para mim isto é uma generalização, tal como fizer que os islâmicos são todos bombistas e os ciganos são não sei o quê f*da-se q discussão de m*rda Melhor só aquela da agressão com ou sem intencionalidade Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Estou genuinamente surpreendido com a quantidade de padrecos que aqui anda. 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 10 minutos: Se não estou em erro, o cartaz diz que 4500 crianças foram abusadas pela igreja católica. Não foi por x padres, não foi por membros da igreja, diz que foi pela instituição. Para mim isto é uma generalização, tal como fizer que os islâmicos são todos bombistas e os ciganos são não sei o quê Semântica? A sério? O problema da pedofilia na Igreja Católica sempre foi sistémico, a nível institucional. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Estou genuinamente surpreendido com a quantidade de padrecos que aqui anda. Sabes qual é o teu problema? Achares que só é possível defender a organização do evento estando de alguma forma ligado à Igreja. Mas isso diz mais de ti do que os "padrecos". Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 2 Agosto 2023 (editado) Citação de bmfpcdm, há 3 minutos: Semântica? A sério? O problema da pedofilia na Igreja Católica sempre foi sistémico, a nível institucional. Assim como nas outras religiões. A meu ver não foi a Igreja em si que tentou promover, mas o celibato é que aumenta estes valores para números absurdamente altos. Agora que tolerou e escondeu fez-o sem pudor. E aposto com vocês o que quiserem que muita malta naqueles seminários a estudar para padre devem ter sexo entre eles. Editado 2 Agosto 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Estou genuinamente surpreendido com a quantidade de padrecos que aqui anda. Não ridicularizemos a discussão a esse ponto. Não se ganha nada com isso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Elvis, há 1 minuto: Sabes qual é o teu problema? Achares que só é possível defender a organização do evento estando de alguma forma ligado à Igreja. Mas isso diz mais de ti do que os "padrecos". Agora imagina o choque que vai ser quando aprenderes a ler e descobrires que eu não tenho nada contra o evento em si. Mas o @Gilberto Carlos até tem razão, o cartaz devia ter os nomes e NIFs dos padres acusados. Assim as pessoas iriam saber que a Igreja Católica sempre fez tudo para punir, canónica e judicialmente, esses padres, e jamais escondeu casos, protegeu padres, etc. Ah, esperem lá - não foi bem assim, pois não? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 2 Agosto 2023 se deus é tão bom porque é que não se casam com ele? 6 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 33 minutos: O cartaz não faz qualquer generalização. O cartaz não diz que todos os padres são pedófilos. O cartaz diz aquilo que ao dia de hoje é um facto. Mais de 4800 crianças foram abusadas no contexto da Igreja em Portugal. É apenas e só isto. Concordo. Só encontro uma lacuna no cartaz. Para ser verdadeiramente um relato de factos a frase deveria dizer: "Mais de 4800 crianças foram abusadas pela Igreja Católica portuguesa nos últimos 70 anos". Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Mas o @Gilberto Carlos até tem razão, o cartaz devia ter os nomes e NIFs dos padres acusados. Qual era o objetivo disso? Justiça popular? E de que forma isso indicaria que a Igreja fez tudo para punir ? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 4 minutos: Qual era o objetivo disso? Justiça popular? E de que forma isso indicaria que a Igreja fez tudo para punir ? Sarcasmo, dude. Sarcasmo. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Sarcasmo, dude. Sarcasmo. 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Descartes, há 13 minutos: Concordo. Só encontro uma lacuna no cartaz. Para ser verdadeiramente um relato de factos a frase deveria dizer: "Mais de 4800 crianças foram abusadas pela Igreja Católica portuguesa nos últimos 70 anos". Estás mesmo a insinuar o que pareces estar a insinuar? Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 22 minutos: Agora imagina o choque que vai ser quando aprenderes a ler e descobrires que eu não tenho nada contra o evento em si. Mas o @Gilberto Carlos até tem razão, o cartaz devia ter os nomes e NIFs dos padres acusados. Assim as pessoas iriam saber que a Igreja Católica sempre fez tudo para punir, canónica e judicialmente, esses padres, e jamais escondeu casos, protegeu padres, etc. Ah, esperem lá - não foi bem assim, pois não? Estás a falar para quem? Tu achas que o Gilberto Carlos discorda do que estás a dizer? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2023 Citação de HappyKing, há 35 minutos: O cartaz é este: Isto para mim é um facto. Generalização seria dizer que todos os padres são pedófilos. Aliás, os exemplos que dás vão nesse sentido. De falar em todos os islâmicos. Tens razão. Eu pensava que dizia 'na'. Mas ainda assim, a frase parece-me factual. Diz, claramente, igreja católica. E não foram todos os membros da igreja (nem vou pelo significado que igreja é para a religião) e, que se saiba, nem metade deles Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 2 Agosto 2023 Papa Francisco refere-se às vítimas de abusos sexuais e admite "desilusão" Spoiler Afirmou que devem ser sempre acolhidas e escutadas, reconhecendo existir desilusão e raiva à instituição, devido aos escândalos. O Papa Francisco defendeu esta quarta-feira, perante bispos, sacerdotes e outros membros da Igreja Católica, que as vítimas de abusos devem ser sempre acolhidas e escutadas, e reconheceu existir desilusão e raiva à instituição, devido aos escândalos. Na homilia das Vésperas (oração ao entardecer) com bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde hoje chegou para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Francisco admitiu existir uma "indiferença para com Deus" e "um progressivo afastamento da prática da fé" nos "países de antiga tradição cristã, atravessados por muitas mudanças sociais e culturais e cada vez mais marcados pelo secularismo". "Isto acentua-se pela desilusão e pela raiva que alguns nutrem face à Igreja, devido às vezes ao nosso mau testemunho e aos escândalos que desfiguraram o seu rosto e que nos chamam a uma purificação humilde e constante, partindo do grito de sofrimento das vítimas que sempre se devem acolher e escutar", afirmou o Papa numa alusão às vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja Católica, mas sem nunca mencionar a palavra sexuais. Aos presentes, numa intervenção em espanhol, Francisco alertou que o risco, face a estes acontecimentos, é cair na "resignação e pessimismo", pedindo para que enfrentem "as situações pastorais e espirituais", e dialoguem "com abertura de coração para experimentar novos caminhos a seguir". A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa validou 512 dos 564 testemunhos recebidos, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de vítimas da ordem das 4.815. Estes testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, período abrangido pelo trabalho da comissão, cujos dados foram divulgados em fevereiro. Em abril, foi apresentado o Grupo Vita, criado pela Igreja Católica para acompanhamento das situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis. É um grupo que funciona em articulação com as comissões diocesanas de proteção de menores A criação deste grupo foi uma decisão da Conferência Episcopal Portuguesa tomada após a publicação, do relatório final daquela comissão independente. O Papa chegou hoje a Lisboa, onde preside à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começou na terça-feira e termina no domingo, onde são esperadas mais de um milhão de pessoas. Em 12 de maio, o secretário de Estado do Vaticano disse, em Fátima, que o Papa Francisco iria ter, por ocasião da JMJ, um gesto para com as vítimas de abusos sexuais por membros da Igreja Católica. "O Santo Padre não deixará de manifestar a sua proximidade e a sua preocupação para com as vítimas deste trágico fenómeno também aqui em Portugal", afirmou o cardeal Pietro Parolin, na conferência de imprensa que antecedeu a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, à qual presidiu. Em junho último, por ocasião, da divulgação do programa oficial do Papa para a JMJ, o presidente da Fundação JMJ, Américo Aguiar, adiantou que o Papa Francisco iria reunir-se com vítimas de abusos sexuais por parte de elementos da Igreja Católica. "Além do programa oficial, o encontro com vítimas de abusos vai acontecer, mas não é dito", referiu Américo Aguiar. https://www.ojogo.pt/extra/papa-francisco-refere-se-as-vitimas-de-abusos-sexuais-e-admite-desilusao-16796799.html Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos: Papa Francisco refere-se às vítimas de abusos sexuais e admite "desilusão" Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos: mas sem nunca mencionar a palavra sexuais. Poucochinho, né? Numa instituição onde o cerimonial é absolutamente central, cada palavra importa. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Agosto 2023 Citação de Ghelthon, há 27 minutos: Agora imagina o choque que vai ser quando aprenderes a ler e descobrires que eu não tenho nada contra o evento em si. Mas o @Gilberto Carlos até tem razão, o cartaz devia ter os nomes e NIFs dos padres acusados. Assim as pessoas iriam saber que a Igreja Católica sempre fez tudo para punir, canónica e judicialmente, esses padres, e jamais escondeu casos, protegeu padres, etc. Ah, esperem lá - não foi bem assim, pois não? É factual que os casos sempre foram cobertos por outros padres, seus superiores , etc. E que, por alguma razão, o número de casos com membros da igreja é, pelos vistos, maior que noutras instituições. Isso não faz de todos os padres e padrecos pedófilos. Compartilhar este post Link para o post