Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

@HappyKing e @Tio Hans  opinião vossa sobre aquele twitter da IL nisto

Na TAP, onde Pedro Nuno Santos enterrou 3.2 mil milhões dos portugueses e aprovou uma indemnização ilegal de meio milhão de euros, a Iniciativa Liberal propõe privatizar a companhia, tal como acontece na maioria dos países europeus. Nem mais um euro dos contribuintes para a TAP.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Também não tem tempo de antena 😅

"fala" mais vezes no Portugalex

esta semana foi entrevistado pela TSF/DN

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Na TAP, onde Pedro Nuno Santos enterrou 3.2 mil milhões dos portugueses e aprovou uma indemnização ilegal de meio milhão de euros, a Iniciativa Liberal propõe privatizar a companhia, tal como acontece na maioria dos países europeus. Nem mais um euro dos contribuintes para a TAP.

Fora a linguagem, habitual, digna da tasca do Zé Manuel é uma simplificação brutal o que não é novidade num partido que desde sempre tem a sua panaceia: redução de impostos e privatizações e todos os males do país serão curados. Será uma desilusão para muitos quando o fizerem e os problemas lá continuarem com o ónus de se ter perdido receitas públicas importantes.

Sobre a afirmação: relativamente ao custo da liquidação da TAP para o país, há um estudo da McKinsey que calculava esse custo, até 2030, em dez mil milhões de euros. É o único estudo que conheço que tenha feito essa análise: quanto custaria ao País a perda da empresa. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Eu sou totalmente a favor da privatização da TAP. Embora não tenha concordado com a forma como o PSD e o CDS a privatizaram, à pressão, e numa situação em que já sabiam que não iam continuar a governar, foi pior a emenda da geringonça. Não faz sentido ter uma companhia aérea pública nos dias que correm, por vários motivos:

1. As obrigações de serviço público da TAP são mínimas ou perto disso e funcionam por concurso. A TAP não opera rotas com preços "sociais" porque sim, e não faz caridade;
  2. A TAP sozinha não se aguenta, seja pública ou privada. E sendo pública estará sempre sozinha. A TAP precisa de ser integrada num Grupo, onde o hub de Lisboa seja integrado num grupo de hubs (olá Lufthansa!). Por exemplo, se eu quiser ir do Porto a Varsóvia ou a Praga, poder fazer Porto-Frankfurt--Varsóvia-Lisboa-Porto ou algo do género;
  3. Portugal não tem capacidade para ter um grande hub que se pague a si próprio. Isso é uma megalomania de gente que ainda com o quinto império ou coisa que o valha. Portugal tem um tráfego insignificante de voos em primeira classe, se é que esse tráfego existe, classe executiva já foi pior mas é muito curta, e não tem um fluxo significante de passageiros ponto-a-ponto que justifique um hub para competir com Madrid ou Frankfurt;
  4. A única vantagem de Portugal é a localização geográfica, que lhe dá condições excepcionais para distribuir passageiros entre a América, principalmente a latina, a Europa e África. Mas tem concorrência feroz de Madrid nesse aspecto;
  5. A TAP pública tem sido, historicamente, um autêntico trem de cozinha com tachos, tachinhos e panelas, independentemente de quem governa. Curiosamente também tem sido uma empresa geradora de prejuízos que mais tarde ou mais cedo acabam por delapidar o erário público.
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Fora a linguagem, habitual, digna da tasca do Zé Manuel é uma simplificação brutal o que não é novidade num partido que desde sempre tem a sua panaceia: redução de impostos e privatizações e todos os males do país serão curados. Será uma desilusão para muitos quando o fizerem e os problemas lá continuarem com o ónus de se ter perdido receitas públicas importantes.

Sobre a afirmação: relativamente ao custo da liquidação da TAP para o país, há um estudo da McKinsey que calculava esse custo, até 2030, em dez mil milhões de euros. É o único estudo que conheço que tenha feito essa análise: quanto custaria ao País a perda da empresa. 

Esse estudo da Mckinsey alguma vez foi tornado público?

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 27 minutos:

Acho que está mais ou menos provado que a comissão de "independente" 

A comissão independente é a mesma que tinha sido contratada, pelo Sócrates, para fazer um estudo sobre Alcochete. Não sei se desta vez tiveram em conta as questões com os aquíferos. Em 2007 ou 2008 esqueceram-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Esse estudo da Mckinsey alguma vez foi tornado público?

Não faço ideia mas não tenho o Pedro Siza Vieira como uma pessoa mentirosa e portanto acredito que o estudo de facto existe e que apresentou aquele valor. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 minutos:

Não faço ideia mas não tenho o Pedro Siza Vieira como uma pessoa mentirosa e portanto acredito que o estudo de facto existe e que apresentou aquele valor. 

Eu não duvido que o estudo exista e que o ministro tenha dito a verdade. Queria ver era os pressupostos do mesmo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 20 horas:

Confesso que ainda não percebi bem as razões desta polémica relativamente às raízes do novo Secretário-Geral do PS. Se alguém souber, agradeço uma explicação. Consegui chegar à formulação de várias hipóteses mas não tirei nenhuma conclusão sobre qual ou quais delas estaria(m) correta(s).

1 - É errado e vergonhoso ser neto de um sapateiro;

2 - É errado e vergonhoso ser filho de um empresário;

3 - É errado divulgar publicamente que é neto de um sapateiro;

4 - É errado divulgar publicamente que é filho de um empresário;

5 - É mentira, por impossibilidade cósmica, que alguém possa ser, em simultâneo, filho de empresário e neto de sapateiro;

6 - É incoerente militar na "ala esquerda" do PS sendo filho de empresário.

Dado relevante e poucas vezes salientado: São João da Madeira tem o título oficioso de "Capital do Calçado" de Portugal. O grupo empresarial do pai do PNS atua na área do calçado. Não deve ser caso único na cidade que um pequeno negócio familiar nesse ramo tenha evoluído para uma atividade empresarial bem sucedida.

Já agora, convém também considerar que o pai do PNS chegou a ser vereador na Câmara Municipal local pelo PS.

É muito simples:

7- é manhoso dar a entender que se é pobre quando se é rico

Eu tou-me a cagar, o gajo podia ser filho do Belmiro de Azevedo ou filho dum sem abrigo, que isso não me ia pesar minimamente no voto, a mim o que me interessa é que seja competente e tenha um bom projecto para a nação. Mas esta falta de compreensão do porquê daquela frase ter caído mal a algumas pessoas, é idiota. Se fosse um banqueiro, ou CEO de grande empresa, ou um político de direita, a tentar se colar a uma imagem falsa de raízes humildes, tínhamos aqui 35 páginas a gozar com o homem.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Tem calma. Vai ler o que eu escrevi no mesmo post sobre os líderes da direita. E o Montenegro não é para aqui chamado.

Agora, o pecúlio do PNS é tenebroso:

1. 3,2MM€ espetados numa empresa falida, que só sobrevive à custa de despedimentos e cortes salariais;
  2. Uma indemnização de 500k€ ilegal e aprovada por Whatsapp;
  3. Um defensor da ferrovia que enquanto ministro da tutela não teve mão na IP e as cagadas na ferrovia se sucedem (atrasos nas obras, obras mal feitas, aumento das portagens ferroviárias e descontos nas rodoviárias, etc.), atrasos, greves e supressões constantes. Resolveu a dívida da CP, vá lá;
  4. Uma decisão tomada num dia e revogada pelo primeiro-ministro no dia seguinte que, se fosse executada iria custar mais de 10MM€ ao erário público;

E fez isto enquanto ministro. Imagine-se enquanto primeiro-ministro, com muito mais poder.

O que dizes é um ângulo de ver a coisa e que, sinceramente, não acho que seja o que a generalidade da população tem ou vai ter, no momento das eleições.

Há a consciência que a TAP era um dossiê bastante difícil e que o PSD, muito provavelmente, faria o mesmo. Nunca na vida se deixaria falir uma empresa como a TAP. E eu não estou a discutir se isto foi a decisão correta ou errada, esse debate já passou, e a verdade é que neste momento a empresa é pública, está a dar resultados positivos (sendo que os deste ano devem estar para breve) e isto vai beneficiar a posição do PNS sobre o que fazer com a TAP, que é o que verdadeiramente vai ser discutido. Na ferrovia a mudança de paradigma é visível e não tenho dúvidas que, dentro dos ferroviários, uma grande maioria vai votar no PNS. O que dizes, mais uma vez, é verdade, mas ele facilmente trará argumentos como a reabertura da oficina de Guifões, os concursos históricos de compra de comboios, a possibilidade de ter comboios produzidos em Portugal (que ele sempre desejou), o perdão da dívida da CP que ele tanto defendeu,  o lançamento do projeto e do concurso para a alta velocidade...é a primeira vez, em anos, que se vê ambição e vontade de mudar o paradigma. E, sobre a decisão do aeroporto, e na linha do que tenho vindo a escrever: as pessoas estão fartinhas desta novela do aeroporto e, neste momento, só querem uma decisão. Nem percebo como é que o PSD acha que criar mais um grupo de trabalho, caso formem governo, vai beneficiá-los eleitoralmente lol.  E acaba por ser esta a grande qualidade do PNS...o carisma e o espírito reformista que ele mostra agradam as pessoas. 

A questão da indemnização é mesmo o único aspeto que corrói o carácter do PNS, tendo em conta que foi algo bastante recente. Acho, no entanto, que todos os pontos que acima referi se vão sobrepor a este. 

Isto é uma análise ao que eu acho que vai acontecer, que é ele ganhar as eleições, e não um post de apoio do PNS haha. Não vou votar nele (muito menos no PS lol) e, diga-se, ultimamente, até tem descido na minha consideração. Esta moderação para ganhar eleitorado mais ao centro faz-me pensar se vai ser tão reformista como diz ser e tem tido uma capacidade argumentativa desapontante, foge a perguntas sistematicamente e tem usado aqueles chavões fáceis sobre a direita. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 3 horas:

O recado está dado! 

isto é falta de porrada neste bando de atrasados mentais btw. se todos fizermos a nossa parte estes cornos não gozam com a cara da malta  

Editado por Pavel

Compartilhar este post

Link para o post

O colapso que irá ocorrer neste país a 11 de Março caso o PS vença as eleições será de proporções bíblicas.

Se estão assim após 48 horas de ele ser eleito secretário geral nem quero imaginar o que será nesse dia. 

A campanha também será gira. De baixo nível até dizer Chega. 

• Like 1
  • Concordo! 18

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

O colapso que irá ocorrer neste país a 11 de Março caso o PS vença as eleições será de proporções bíblicas.

Se estão assim após 48 horas de ele ser eleito secretário geral nem quero imaginar o que será nesse dia. 

Esta estratégia de bater no PNS todo o santo dia vai acabar por ter o resultado oposto ao desejado. Já se viu noutros países que atacar constantemente um candidato só mobiliza ainda mais quem estava a ponderar votar nele. 

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me mais ou menos claro que o PS irá ganhar as eleições mas dificilmente conseguirá formar governo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Parece-me mais ou menos claro que o PS irá ganhar as eleições mas dificilmente conseguirá formar governo.

O Montenegro não disse que só governa caso tenha o maior número de votos? Se for esse o caso só lhe resta permitir o PS governar. 

Compartilhar este post

Link para o post

A diabolização e discurso extremado à direita é mesmo a pedir para chegarem ao dia e, sem saberem como, levarem outra vez com uma maioria. Não aprendem.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 9 minutos:

A diabolização e discurso extremado à direita é mesmo a pedir para chegarem ao dia e, sem saberem como, levarem outra vez com uma maioria. Não aprendem.

Maioria não me parece que consigam ter a não ser que isto piore imenso para o PSD, mas vejo facilmente outra coligação de esquerda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 18 minutos:

O BE, Livre e PAN devem dar a mão ao PêNuno

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 8 minutos:

O BE, Livre e PAN devem dar a mão ao PêNuno

Ainda por cima dado que o PNS já disse que estaria aberto a uma solução governamental desse estilo, parece-me claro que isso vai acontecer

Compartilhar este post

Link para o post

Há margem para acontecer de tudo neste momento. Estamos numas eleições super abertas.

Agora depende tudo da campanha do PNS. E dos restantes. Para fazer a diferença. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu acho que os outros partidos de esquerda vão ter uma baixa votação não sei se uma coligação à esquerda será muito fácil honestamente, a menos que o PS tenha uma votação quase no limiar da tal maioria e só precise de acrescentar uma meia dúzia de deputados.

Editado por antifa
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Como eu acho que os partidos de esquerda vão ter uma baixa votação não sei se uma coligação à esquerda será muito fácil honestamente, a menos que o PS tenha uma votação quase no limiar da tal maioria e só precise de acrescentar uma meia dúzia de deputados.

É o cenário que acho mais provável, vitória do PS com uns 33% mas sem conseguir a maioria com a esquerda.

Compartilhar este post

Link para o post

já estou a ter arrepios só de imaginar os debates com o PNS. prevê-se um lamaçal 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Qual colapso? Estrebucham mas não fazem nada, é o habitual.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...