Lebohang Publicado 13 Janeiro 2024 Citação de kareca, há 8 minutos: Isso quer dizer que não denunciar dá menos votos ao Chega? Eu acho que dá mais votos ao Livre e BE falarem das suas propostas, eu enquanto votante de partidos de esquerda estou mais interessado naquilo que o Tavares, Raimundo, Mortágua ou até Nuno Santos falam sobre o país do que no comentário ao que o Ventura faz ou diz. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Janeiro 2024 Citação de SAS_Robben, há 30 minutos: A Mortágua a dizer que o Ventura dava um bom Estaline. Vi uma notícia disso no Twitter e é só mongos. Mais mongos que o normal do Twitter. Redes sociais ❤️ Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 13 Janeiro 2024 Citação de HappyKing, há 37 minutos: Reitero. Como já aqui disse algumas vezes, no dia em que chegarem ao poder toda a gente vai estar muito admirada e a perguntar-se como deixamos isto acontecer. Foi assim. Esse programa devia ter bolinha vermelha, eles andam no mais puro (h)edging. Vem cá ver isto, @Rain Dog. Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 13 Janeiro 2024 Citação de Lebohang, há 1 hora: Eu acho que dá mais votos ao Livre e BE falarem das suas propostas, eu enquanto votante de partidos de esquerda estou mais interessado naquilo que o Tavares, Raimundo, Mortágua ou até Nuno Santos falam sobre o país do que no comentário ao que o Ventura faz ou diz. Eu também gostava de votar, especialmente, como em 2019, mas isso, infelizmente, no meu círculo eleitoral se transformaria num voto inútil graças aos que caem na cantiga populista deste Ventura, como aconteceu nas últimas eleições. Tive a ouvir o Paulo Baldaia e o João Jonet falar sobre as propostas irrealistas do Chega e das ligações do Ventura com a Extrema Direita. Então na questão da imigração, até comparação com o tempo do pai da Marine Le Pen, em que os portugueses que iam para França eram os "maus" - e que deviam de ser deportados - para agora serem os "bonzinhos". Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 14 Janeiro 2024 (editado) Citação de Lebohang, há 3 horas: Eu acho que dá mais votos ao Livre e BE falarem das suas propostas, eu enquanto votante de partidos de esquerda estou mais interessado naquilo que o Tavares, Raimundo, Mortágua ou até Nuno Santos falam sobre o país do que no comentário ao que o Ventura faz ou diz. O que achas que vai mudar dos programas desses partidos desde as últimas eleições? Eles estão a atacar agora porque aconteceu algo óbvio neste fim de semana que merece ataque. ___________________________________________________________________________________________________________ Fact-check: As mentiras do Chega sobre imigração e a Segurança Social O Chega tem cavalgado a ideia de que os imigrantes vêm para Portugal para beneficiar da Segurança Social. Na Convenção do Chega, o deputado Filipe Melo usou uma série de ideias feitas. Todas falsas O Chega fareja o ar do tempo e tenta fazer como faz a direita radical noutros países, em que a narrativa é feita através de “factos alternativos” para acentuar perceções que se exacerbam a partir dos preconceitos da população. É o caso dos imigrantes. O deputado Filipe Melo fez uma intervenção na Convenção do Chega sobre a imigração a elaborar numa série de falsidades. O Expresso faz um fact-chek às principais afirmações. O próprio líder, André Ventura, diz que não quer receber imigrantes que quando chegam a Portugal vão à Segurança Social. Mas quando chegam a Portugal, e enquanto não fazem descontos, não têm direito a prestações sociais. Os imigrantes “vêm beneficiar da Segurança Social que os nosso pais e avós pagaram anos e anos”, como disse o deputado Filipe Melo? Esta afirmação é falsa: o saldo financeiro (diferença entre contribuições e benefícios) é bastante positivo, com os estrangeiros residentes no país a contribuir com €968 milhões em 2021 e com €1.604,2 milhões em 2022, segundo o Relatório Estatístico Anual 2023 sobre os Indicadores de Integração de Imigrantes. Até nos inquéritos internacionais, “Portugal aparece no grupo restrito de países em que a maioria da população é da opinião de que os imigrantes não são uma sobrecarga para a segurança social”, e esta retórica do Chega tenta criar a perceção contrária e que não corresponde à realidade. Resultado: Falso “Portugal tem um milhão de imigrantes registados em situação legal. E quantos estarão em situação ilegal?", questionou o mesmo deputado, Filipe Melo. O primeiro número avançado pelo deputado do Chega está inflacionado em 218 mil imigrantes. Na verdade, Portugal tinha registado, em 2022, 782 mil imigrantes, segundo o mesmo relatório estatístico. É verdade que é o número registado mais alto de sempre. E representa 7,5% do total de residentes (mais 11,9% de residentes estrangeiros face a 2021). Mas são sobretudo imigrantes económicos. Quanto aos ilegais, não se sabe o número e esses não têm qualquer direito a benefícios da Segurança Social. Resultado: Falso “Sabemos receber melhor que ninguém, nas não nos peçam para receber de toda a gente de mãos abertas, com pensões de 330 euros, e a pagar mil e tantos euros a quem nunca contribuiu nada para o nosso país”, insistiu Filipe Melo. É verdade? Mais uma vez, a informação avançada por Filipe Melo elabora a partir de pressupostos errados. O deputado nunca mostrou dados que suportassem as suas afirmações, nem de que mil euros estava a falar. Pelo contrário, se os imigrantes não contribuíssem para a Segurança Social como vimos na primeira questão, seria mais difícil pagar essas pensões de 300 euros e as outras. Aliás, os estrangeiros têm mais contribuintes por total de residentes (87 contribuintes por cada 100 residentes em 2022) do que a própria população total em Portugal (48 contribuintes por cada 100 residentes, porque chegam maioritariamente a Portugal em idade laboral. “A população estrangeira residente em Portugal continua a ter um papel importante para contrabalançar as contas do sistema de Segurança Social, contribuindo para um relativo alívio do sistema e para a sua sustentabilidade” diz o Relatório Estatístico Anual 2023 sobre os Indicadores de Integração de Imigrantes. Resultado: Falso O deputado do Chega ainda fez uma alusão ao caos na Saúde no meio do discurso sobre a imigração. Os imigrantes contribuem para entupir o SNS? Não. Segundo o Relatório Estatístico Anual 2023 sobre os Indicadores de Integração de Imigrantes, “globalmente os imigrantes tendem a procurar menos os serviços de saúde que os portugueses não-imigrantes, e a consultar menos um médico nos últimos meses”. Até contribuem em sentido contrário: os Governos têm recorrido a estrangeiros para suprir as carências de profissionais no SNS: “O número de recursos humanos estrangeiros integrados no SNS evoluiu positivamente até 2004 (ano em que atinge o maior número de efetivos com 4.490, e que assume maior impacto no total de recursos humanos do Ministério de Saúde com 3,5%). Resultado: Falso Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, ligou a imigração aos sem-abrigo: “Disseram aos imigrantes para vir. E temos dado muito trabalho, mas também temos dado miséria. Temos visto sem abrigo a crescer no Porto e em Lisboa. Venham para Portugal, dizem, é um país de oportunidades. Se não damos oportunidades aos nossos, como é que damos oportunidades a quem vem de fora?” O risco de pobreza dos imigrantes é elevado? O Relatório de 2023 sobre os Imigrantes diz que os cidadãos estrangeiros correm “maiores riscos de pobreza e vivem com maior privação material” do que os nacionais. "Nos anos de referência deste relatório nota-se um agravamento no risco de pobreza ou exclusão social tanto nos estrangeiros residentes em Portugal como nos nacionais. Em 2022, subiu para 30,5% (mais 11 pontos percentuais que os nacionais portugueses), a pobreza e privação dos estrangeiros". O estudo ressalva, no entanto que esse risco de pobreza “não induz à sua maior dependência pela proteção social do país”. Resultado: Verdadeiro Editado 14 Janeiro 2024 por kareca 2 Compartilhar este post Link para o post
AndrePereiraReis Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Genzo, há 3 horas: Eu também gostava de votar, especialmente, como em 2019, mas isso, infelizmente, no meu círculo eleitoral se transformaria num voto inútil graças aos que caem na cantiga populista deste Ventura, como aconteceu nas últimas eleições. Tive a ouvir o Paulo Baldaia e o João Jonet falar sobre as propostas irrealistas do Chega e das ligações do Ventura com a Extrema Direita. Então na questão da imigração, até comparação com o tempo do pai da Marine Le Pen, em que os portugueses que iam para França eram os "maus" - e que deviam de ser deportados - para agora serem os "bonzinhos". Votas em que círculo? Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de AndrePereiraReis, há 50 minutos: Votas em que círculo? Santarém. São 9 deputados. Em 2019, foram 4 do PS, 3 do PSD, a Fabíola do BE e o António Filipe da CDU. Este último era dos deputados mais antigos da Assembleia da República e, em 2022, perdeu o lugar para o Dr. Amante de Cavalos do CH, além do PS ter elegido 5 deputados (PSD manteve). Até posso votar Livre, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda ou CDU mas teria o mesmo efeito que votar em Partidos sem assento parlamentar. Isto porque antevejo 2-3 deputados eleitos pelo CH nas próximas eleições. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de fns, há 9 horas: Acho que nem o Americo Tomaz chegou a dize-lo com tanto espirito... Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de fns, há 14 horas: 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Janeiro 2024 A única coisa positiva do congresso do Chega é que continuo puro. Não há ninguém das minhas relações que eu tenha visto no congresso 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Tio Hans, há 40 minutos: A única coisa positiva do congresso do Chega é que continuo puro. Não há ninguém das minhas relações que eu tenha visto no congresso Eu nos últimos anos tenho é visto alguns amigos a admitir que o Chega é que é bom. Não vou ficar admirado se a profecia do Rain Dog se concretizar e o Chega for o partido mais votado Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 14 Janeiro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 10 minutos: Eu nos últimos anos tenho é visto alguns amigos a admitir que o Chega é que é bom. Não vou ficar admirado se a profecia do Rain Dog se concretizar e o Chega for o partido mais votado Até ciganos já vi que vão votar Chega. 5-10 anos para governarem Portugal. Editado 14 Janeiro 2024 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de BrunoCardoso, há 32 minutos: Até ciganos já vi que vão votar Chega. 5-10 anos para governarem Portugal. Eu acredito mesmo que vai ser mais cedo. O PS vai continuar a ser o PS e o PSD depois do Montenegro vem outro mongo qualquer. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 14 Janeiro 2024 “Não podemos permitir que terroristas entrem no país e criem aqui as suas raízes” - grunho número 8 ou 9 do partido Cornos https://www.dn.pt/4661473573/andre-ventura-nao-se-modera-e-aposta-tudo-em-guerras-culturais/ Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Eu nos últimos anos tenho é visto alguns amigos a admitir que o Chega é que é bom. Não vou ficar admirado se a profecia do Rain Dog se concretizar e o Chega for o partido mais votado Eles podem ter muita força nos jovens e ate quem sabe lutar pela vitoria nas faixas etárias mais baixas mas nos idosos são fracos. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Petar Musa, há 19 minutos: Eu acredito mesmo que vai ser mais cedo. O PS vai continuar a ser o PS e o PSD depois do Montenegro vem outro mongo qualquer. Depois de queimarem este palerma chega o Passos certinho. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 14 Janeiro 2024 Eu acho giro o Chega ao mesmo tempo afirmar que há uma carrada de imigrantes ilegais e, ao mesmo tempo, afirmar que esses mesmos ilegais consomem a Segurança Social. Um pouco contraditório, não? A não ser que os senhores da Segurança Social andem voluntariamente a bater à porta desses imigrantes e distribuir umas pensõezinhas em envelope 3 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de fns, há 18 horas: É Presidente do Conselho Geral do Belenenses. O pai do dito cujo foi Presidente do Belenenses no inicio da década de 80 Compartilhar este post Link para o post
AndrePereiraReis Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Genzo, há 11 horas: Santarém. São 9 deputados. Em 2019, foram 4 do PS, 3 do PSD, a Fabíola do BE e o António Filipe da CDU. Este último era dos deputados mais antigos da Assembleia da República e, em 2022, perdeu o lugar para o Dr. Amante de Cavalos do CH, além do PS ter elegido 5 deputados (PSD manteve). Até posso votar Livre, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda ou CDU mas teria o mesmo efeito que votar em Partidos sem assento parlamentar. Isto porque antevejo 2-3 deputados eleitos pelo CH nas próximas eleições. Pois uma pessoa que queira votar aí e não goste do chega o voto útil e ou no PS ou na AD, dependendo de quão anti-chega sejas Eu voto no dia Faro e estou na mesma situação com a agravante que o chega pode eleger 3 aqui e ficar à frente do PS 😭 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Duda34, há 50 minutos: Eu acho giro o Chega ao mesmo tempo afirmar que há uma carrada de imigrantes ilegais e, ao mesmo tempo, afirmar que esses mesmos ilegais consomem a Segurança Social. Um pouco contraditório, não? A não ser que os senhores da Segurança Social andem voluntariamente a bater à porta desses imigrantes e distribuir umas pensõezinhas em envelope Esse pensamento é incrível e os tolinhos caem. Os imigrantes sao uma grande força da SS se nao forem contratados por patrões do Chega e PSD que nao os declarem. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Duda34, há 1 hora: Eu acho giro o Chega ao mesmo tempo afirmar que há uma carrada de imigrantes ilegais e, ao mesmo tempo, afirmar que esses mesmos ilegais consomem a Segurança Social. Um pouco contraditório, não? A não ser que os senhores da Segurança Social andem voluntariamente a bater à porta desses imigrantes e distribuir umas pensõezinhas em envelope Mas tu duvidas que eles acham que acontece algo assim? Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 14 Janeiro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Eu acredito mesmo que vai ser mais cedo. O PS vai continuar a ser o PS e o PSD depois do Montenegro vem outro mongo qualquer. Citação de Ticampos, há 1 hora: Eles podem ter muita força nos jovens e ate quem sabe lutar pela vitoria nas faixas etárias mais baixas mas nos idosos são fracos. Grande parte dos partidos ainda não está inteirado do fenômeno da internet. É a realidade. As redes sociais é um arma poderosíssima ( e perigosa, quando usada por estes casos) de persuasão. A verdade é que neste momento nos idosos (e função publica) estão fracos, no proximo ano menos estarão, por razões logicas. Não se atualizem não, que vão ver onde aquele partido vai parar. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Janeiro 2024 (editado) Citação de BrunoCardoso, há 3 horas: A verdade é que neste momento nos idosos (e função publica) estão fracos, no proximo ano menos estarão, por razões logicas. Não se atualizem não, que vão ver onde aquele partido vai parar. Não estão fracos na função pública. Função pública não são só médicos e professores. São também forças armadas, forças policiais, onde são fortissimos. Editado 14 Janeiro 2024 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post