Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Montenegro é aquele gajo que não fez um pisso no trabalho de grupo mas depois vai apresentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 39 minutos:

Aeroporto Luís de Camões

reuniaozw8.gif

É só mesmo para agradar aos "patriotas"

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 7 minutos:

Continuo sem perceber porque raio os aeroportos não se chamam Gago Coutinho e Sacadura Cabral 

Um é em Faro e outro na Beira, em Moçambique

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Um é em Faro e outro na Beira, em Moçambique

Pois já vi

Mas fazia todo o sentido o de Lisboa ser Gago Coutinho e o do Porto Sacadura Cabral.

É que o do Porto ser Sá Carneiro até parece mau gosto 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Pois já vi

Mas fazia todo o sentido o de Lisboa ser Gago Coutinho e o do Porto Sacadura Cabral.

É que o do Porto ser Sá Carneiro até parece mau gosto 

E o de São Miguel é João Paulo II 🤦‍♂️

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

E o de São Miguel é João Paulo II 🤦‍♂️

Ao menos não é Cristiano Ronaldo 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Ao menos não é Cristiano Ronaldo 

Fazia ser mais sentido ser Pedro Pauleta, com uma grande estatua dele a celebrar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Ao menos não é Cristiano Ronaldo 

Apesar de horripilante, Cristiano Ronaldo faz mais sentido que o do Papa. Ele teve lá uma vez por meia dúzia de horas.

Compartilhar este post


Link para o post

ANA disponível para trabalhar de imediato na decisão do Governo

A ANA Aeroportos anunciou hoje que está disponível para trabalhar de imediato na decisão do Governo de avançar com um aeroporto em Alcochete e de aumentar a capacidade da Portela até à entrada em funcionamento da nova infraestrutura.

“A ANA – Aeroportos de Portugal reitera o seu compromisso com o desenvolvimento do setor aeroportuário nacional em benefício do turismo e da economia e está inteiramente disponível para trabalhar, no imediato, nas soluções hoje apresentadas pelo Governo”, referiu em comunicado, em comunicado enviado à Lusa.

Na sequência da posição do Governo hoje conhecida relativamente ao aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, a ANA garantiu que “vai dar seguimento ao processo de desenvolvimento desta decisão, nos termos do Contrato de Concessão”.

A decisão hoje aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros extraordinário inclui o aumento da capacidade do atual aeroporto Humberto Delgado, até à entrada em funcionamento da nova infraestrutura.

A ANA, concessionária dos aeroportos que pertence à multinacional francesa Vinci, tinha manifestado publicamente a sua preferência por um aeroporto no Montijo, para o qual chegou a apresentar um projeto.

confused0006.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Certamente que a disponibilidade a nível de transportes será totalmente diferente quando o aeroporto estiver a funcionar. Em opções e em quantidade.

Sim. O tgv Porto-Lisboa provavelmente vai ser Porto-aeroporto-Lisboa, o que é brilhante. O novo aeroporto vai ficar deslocado significativamente do tgv Lisboa-Madrid. O novo aeroporto vai obrigar, a sul do Tejo a gastar milhares de milhões em estradas e caminhos de ferro para nenhures (não incluo aqui a TTT que me parece crucial, independentemente da localização do aeroporto). Podem fazer mais TP. Dificilmente serão melhores. Ah, e o tgv é demasiado caro para o utilizador para ser solução para transporte entre Lisboa e o aeroporto. 

De qq forma, aposto que isto nunca mais sai do sítio. Não se conhece a forma de financiamento e o concessionário está contra.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Sim. O tgv Porto-Lisboa provavelmente vai ser Porto-aeroporto-Lisboa, o que é brilhante. O novo aeroporto vai ficar deslocado significativamente do tgv Lisboa-Madrid. O novo aeroporto vai obrigar, a sul do Tejo a gastar milhares de milhões em estradas e caminhos de ferro para nenhures (não incluo aqui a TTT que me parece crucial, independentemente da localização do aeroporto). Podem fazer mais TP. Dificilmente serão melhores. Ah, e o tgv é demasiado caro para o utilizador para ser solução para transporte entre Lisboa e o aeroporto. 

De qq forma, aposto que isto nunca mais sai do sítio. Não se conhece a forma de financiamento e o concessionário está contra.

Será tudo feito sem recorrer ao Orçamento de Estado, mas através de financiamentos de fundos comunitários, Parcerias Público Privadas (PPP) e taxas aeroportuárias. O investimento estimado pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a construção das duas pistas em Alcochete é de 6,105 mil milhões de euros, e o que está até agora previsto para a Alta Velocidade são 3,5 mil milhões de euros.

O Governo, ao que o Expresso apurou, não tem uma data fechada prevista para o arranque do aeroporto em Alcochete; as obras arrancam, na melhor das hipóteses, dentro de cinco anos.

O Executivo considera os prazos de construção e custos apontados pela CTI otimistas. A base da Comissão Técnica Independente para apontar o valor do investimento foi o estudo do LNEC em 2008, que apontou como melhor solução também Alcochete, e qual a equipa de Rosário Partidário, onde estava o atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, acrescentou 26%. Para a construção da primeira pista a CTI estimou 3,232 mil milhões e para a segunda 2,847 mil milhões. A primeira ficaria construída em 2030, e a segunda em 2031. O Governo aponta no cenário mais otimista para 2034.

A terceira resolução de Conselho de Ministros diz respeito à Terceira Travessia do Tejo (TTT) e à Ligação Ferroviária de Alta Velocidade (LAV) Lisboa-Madrid, solução que implica a construção de uma nova linha. O objetivo é que a TTT, que será ferroviária e em princípio também rodoviária, esteja concluída antes da Alta Velocidade na ligação Lisboa-Madrid, que o Governo quer que esteja concluída até 2034, na mesma altura que Espanha.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 14 minutos:

Se em 2050 tivermos aeroporto é uma sorte.

Porque julgas que se chama Camões, vamos todos ver o Aeroporto como ele via de um dos olhos...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 49 minutos:

Sim. O tgv Porto-Lisboa provavelmente vai ser Porto-aeroporto-Lisboa, o que é brilhante. O novo aeroporto vai ficar deslocado significativamente do tgv Lisboa-Madrid. O novo aeroporto vai obrigar, a sul do Tejo a gastar milhares de milhões em estradas e caminhos de ferro para nenhures (não incluo aqui a TTT que me parece crucial, independentemente da localização do aeroporto). Podem fazer mais TP. Dificilmente serão melhores. Ah, e o tgv é demasiado caro para o utilizador para ser solução para transporte entre Lisboa e o aeroporto. 

De qq forma, aposto que isto nunca mais sai do sítio. Não se conhece a forma de financiamento e o concessionário está contra.

Porque é que o aeroporto tem que fazer parte da linha de alta velocidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

O twitter esta cheio de special people...

Queres rebater o que ela escreve aí?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

Queres rebater o que ela escreve aí?

Penso que nao seja necessario dado que qualquer pessoa normal nunca diria que provavelmente o maior poeta portugues de sempre, escritor do livro mais conhecido da literatura portuguesa,  'e um "homem de ha nao sei quantos seculos para evocar sabe-se la o que". 

De resto se o problema 'e nao ter nada que ver com a aviacao,  tambem nao estou a ver nenhuma funcionaria da TAP ou da Portugalia que seja suficientemente conhecida para merecer tal honra...mas tambem so conheco algumas

 

Editado por Burkina2008
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 26 minutos:

Porque é que o aeroporto tem que fazer parte da linha de alta velocidade?

Porque uma das maiores virtudes de uma linha de alta velocidade é poder reduzir-se o número de voos curtos, muito mais poluentes. Só entre Porto e Lisboa e Lisboa e Madrid há dezenas de voos diário. Se puseres essa malta a ir de comboio é excelente. Agora, se o tgv não para nos aeroportos um cidadão do Porto que queira apanhar um voo em Lisboa fica sem alternativas ou continua a fazer Porto-Lisboa de avião. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 minutos:

tambem nao estou a ver nenhuma funcionaria da TAP ou da Portugalia que seja suficientemente conhecida para merecer tal honra...

Isto só pode ser ironia portanto vou-me asbter de comentar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Isto só pode ser ironia portanto vou-me asbter de comentar. 

Deve ser ironia.

Eu apreciava que o novo aeroporto se chamasse "Aeroporto Christine Ourmières-Widener". Ou, se quisermos ser mais provincianos como o Montenegro, podia ficar "Aeroporto Alexandra Reis".

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 17 minutos:

 

De resto se o problema 'e nao ter nada que ver com a aviacao,  tambem nao estou a ver nenhuma funcionaria da TAP ou da Portugalia que seja suficientemente conhecida para merecer tal honra...mas tambem so conheco algumas

 

Maria de Lurdes Sá Teixeira. Eu pessoalmente não gosto pq segundo a wikipedia masceu na media-alta burguesia

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...