Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, há 3 horas:

Pfv clarifiquem então como se vai de Alcochete para o centro de Lisboa de forma prática sem preço premium em cima, se para vocês tempo é uma não questão.

Quando vivi em Lisboa e durante um par semanas por motivos laborais tive de fazer centro de Lisboa - Montijo - Lisboa só me apetecia cortar os pulsos de tão penoso que era em termos de transportes.

 

Na primeira vez acabei por literalmente ir à boleia numa carrinha das obras de um senhor simpático que viu um triste de fato e gravata a arrastar uma mala de viagem por lá fora pq quando chegou de ferry nem tinha autocarros nem taxis.

O mesmo acontece se for de Almada-Lisboa ou Seixal-Lisboa. 

Há hora de ponta o melhor é ir de barco, Cais do Sodré-Montijo. Não sei há quanto tempo foi isso mas com a introdução da carris na margem sul a solução de transportes melhorou bastante. Podes até fazer Lisboa-qualquer concelho da margem sul de autocarro, mas acho que não ias aguentar o cheiro a suor, as chamadas em voz alto na língua criola e pessoas a cortar as unhas. 

Se quiseres ir de carro, pá, não há solução para o trânsito seja onde for. 

De qualquer forma estamos aqui a falar de uma situação alternativa e hipotética com fé em mais acessos rodoviários. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Maria de Lurdes Sá Teixeira. Eu pessoalmente não gosto pq segundo a wikipedia masceu na media-alta burguesia

Primeira mulher a obter um breve em Portugal, ou seja um autentico monstro ao lado de Luis de Camoes...

Porque nao o nome do primeiro anao portugues a obter um breve? Ou daquela francesa que foi "despedida" da TAP recentemente...tantas opcoes muito melhores do que a que foi escolhida

edit: o Descartes ja tinha referido a Christine Ourmières-Widener mas podemos tambem adicionar o nome da Fatima Felgueiras que pelo que se sabe tambem utilizou o Aeroporto de Lisboa para bazar para o Brasil...

Editado por Burkina2008
  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

 

Primeira mulher a obter um breve em Portugal, ou seja um autentico monstro ao lado de Luis de Camoes...

Porque nao o nome do primeiro anao portugues a obter um breve? Ou daquela francesa que foi "despedida" da TAP recentemente...tantas opcoes muito melhores do que a que foi escolhida

Melhor q o Camões, aposto que foi pago pela coroa pra escrever aqueles decassilabos todos e morreu na m*rda, burro

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

Melhor q o Camões, aposto que foi pago pela coroa pra escrever aqueles decassilabos todos e morreu na m*rda, burro

morreu na m*rda e zarolho, loser do crl!

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Pf, não pensemos no aeroporto como sendo servido por carros. 

Que eu saiba os autocarros também têm rodas e andam na estrada. 

Principalmente aqueles autocarros que só vão fazer Novo Aeroporto - Lisboa sem qualquer paragem. Expresso ou shuffle ou CRL. 

Não estou a ver qual é a necessidade de apanhar um comboio de Alcochete para Lisboa. Até porque a haver comboio para quem quiser chegar ao aeroporto deve ser Pinhal Novo - Alcochete. Que é uma volta desgraçada para depois chegar a Lisboa. 

Eu sei que houve quem disesse que aquilo é um deserto, mas acho que se está a exagerar nas distâncias.

É preciso ter a noção de que hoje milhares de pessoas vão da Margem Sul (e estamos a falar de oito concelhos) para Lisboa, seja de transporte público ou pessoal fazer as suas vidas e não há este drama. Vão e voltam diariamente. As condições podiam ser melhores, sim ,claro. 

Um aeroporto na margem sul sem terceira travessia é uma má decisão. Mas de todas as decisões más esta é a melhor. E muito melhor do que o Montijo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 minutos:

É preciso ter a noção de que hoje milhares de pessoas vão da Margem Sul (e estamos a falar de oito concelhos) para Lisboa, seja de transporte público ou pessoal fazer as suas vidas e não há este drama. Vão e voltam diariamente. As condições podiam ser melhores, sim ,claro.

Qual é o concelho que fica de fora, onde não há pessoas a ir para Lisboa diariamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Qual é o concelho que fica de fora, onde não há pessoas a ir para Lisboa diariamente?

Esqueci-me de qual? Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Montijo, Alcochete, Palmela, Moita? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 minutos:

Esqueci-me de qual? Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Montijo, Alcochete, Palmela, Moita? 

Setúbal

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 36 minutos:

Porque uma das maiores virtudes de uma linha de alta velocidade é poder reduzir-se o número de voos curtos, muito mais poluentes. Só entre Porto e Lisboa e Lisboa e Madrid há dezenas de voos diário. Se puseres essa malta a ir de comboio é excelente. Agora, se o tgv não para nos aeroportos um cidadão do Porto que queira apanhar um voo em Lisboa fica sem alternativas ou continua a fazer Porto-Lisboa de avião. 

Desculpa mas acho que isso é um caso muito específico, é muito raro ver tar coisa noutros países. É que mesmo falando de Madrid, que eu saiba o aeroporto de Madrid nem estação de comboio tem. Assim como o aeroporto do porto, visto que nesse exemplo que dizes, um cidadão de Lisboa que queira apanhar um voo no porto também o fará de avião porque a minha de alta velocidade não vai até ao aeroporto. Acho que alguém que queira fazer isso tem que factorizar o transfer para um metro (como no porto ou em Madrid) ou um comboio suburbano/regional (tipo Manchester ou Londres).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Setúbal

Pois, ok. 

Compartilhar este post


Link para o post

Já agora, não que seja muito relevante, mas se o governo chamasse o novo aeroporto de Amália Rodrigues ficavam todos contentes e ninguém se chateava

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 35 minutos:

O mesmo acontece se for de Almada-Lisboa ou Seixal-Lisboa. 

Há hora de ponta o melhor é ir de barco, Cais do Sodré-Montijo. Não sei há quanto tempo foi isso mas com a introdução da carris na margem sul a solução de transportes melhorou bastante. Podes até fazer Lisboa-qualquer concelho da margem sul de autocarro, mas acho que não ias aguentar o cheiro a suor, as chamadas em voz alto na língua criola e pessoas a cortar as unhas. 

Se quiseres ir de carro, pá, não há solução para o trânsito seja onde for. 

De qualquer forma estamos aqui a falar de uma situação alternativa e hipotética com fé em mais acessos rodoviários. 

Não vi ninguém dizer que não existia hora de ponta.

Compartilhar este post


Link para o post

Alguém apontar um facto banal - a maioria dos monumentos portugueses com o nome de personalidades estão atribuídos a homens - leva a esta enxurrada de posts jocosos. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Alguém apontar um facto banal - a maioria dos monumentos portugueses com o nome de personalidades estão atribuídos a homens - leva a esta enxurrada de posts jocosos. 

Aeroporto Antónia Rodrigues

Nome perfeito: homenageia-se uma mulher o que agrada à esquerda e homenageia-se uma figura dos "Descobrimentos" o que agrada à direita.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Alguém apontar um facto banal - a maioria dos monumentos portugueses com o nome de personalidades estão atribuídos a homens - leva a esta enxurrada de posts jocosos. 

Alguém apontar um facto banal não. Alguém tentar trazer o feminismo para uma escolha perfeitamente normal.

  • Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Alguém apontar um facto banal - a maioria dos monumentos portugueses com o nome de personalidades estão atribuídos a homens - leva a esta enxurrada de posts jocosos. 

isso tem que ver com o facto de ate aos 25 de Abril ser rara a mulher com qualquer significancia historica, logo 'e obvio que se nos 1000 portugueses mais relevantes de sempre, 900 serem homens, que entao 90% dos monumentos tenham nomes de homens.

Qual 'e a tua solucao para coisa? Criar mulheres ficticias para substituir a historia de Potugal?

Posts jucosos porque isto 'e apenas virtue signaling, nao tem nada que ver com machismo, tem que ver com porporcao historica

Se existiu apenas 1 mulher primeira ministra em Portugal (e num governo provisorio) enquanto existiram dezenas de homens primeiros ministros e ou presidentes, devia a solucao passar por cada monumento/rua/apeadeiro com um nome de um ex-presidente/pm, se ter de criar algo semelhante com a Maria de Lourdes Pintassilgo? 

Citação de Lebohang, há 5 minutos:

Aeroporto Antónia Rodrigues

Nome perfeito: homenageia-se uma mulher o que agrada à esquerda e homenageia-se uma figura dos "Descobrimentos" o que agrada à direita.

A Padeira ai ate fazia mais sentido mas depois era uma afronta ao espanhois e tambem nao sei bem se existe outro aeroporto de um personagem mitico no mundo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 minutos:

Alguém apontar um facto banal - a maioria dos monumentos portugueses com o nome de personalidades estão atribuídos a homens - leva a esta enxurrada de posts jocosos. 

Qual é que é o facto banal? Este: "Homem de há não sei quantos séculos para evocar sabe-se-lá o quê da nossa Grandiosa História que tem tudo a ver com aviões"?

É que naquele tweet esta é a única parte que se pode assemelhar a um facto. E é tudo menos banal.

Já agora, no capítulo dos comentários jocosos, se a ideia seria dar nomes de mulheres que tenham a ver com aviões, não poderíamos estar a resvalar para o sexismo? É que a associação entre mulheres e aviões tradicionalmente decorre de objetificações sexuais. Desde o imaginário associado às hospedeiras de bordo até ao clássico És cá um avião, espeta-te aqui contra a minha torre de controlo! ou ao ainda mais clássico És como um helicóptero: gira e boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 39 minutos:

Não vi ninguém dizer que não existia hora de ponta.

Na AML é sempre hora de ponta. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

Melhor q o Camões, aposto que foi pago pela coroa pra escrever aqueles decassilabos todos e morreu na m*rda, burro

v3YCUKT.png

Edit: Para mim era Aeroporto Baltasar & Blimunda.

 

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Qual 'e a tua solucao para coisa?

A solução passa, a meu ver, por duas coisas:

1) Homenagear as mulheres que tiveram um papel importante no nosso país. Falaste atrás da Maria de Lurdes Pintassilgo. Que homenagens relevantes tem ela no nosso país? Um prêmio no IST e um jardim em Arroios? Que homenagens relevantes tem a Antónia Pusich ? Que homenagens relevantes tem a Branca Edmée Marques?  São apenas alguns exemplos do século 19 para a frente. Existirão, certamente, mais. 

2) Por fazer uma reflexão, adaptada aos dias de hoje, das razões que levaram e levam a ser rara a existência de mulheres, utilizando a tua expressão, com qualquer significância histórica.

Deve-se procurar uma igualdade de oportunidades, inexistente até ao dia de hoje, para que as  mulheres em todas as áreas da sociedade tenham a oportunidade, assim queiram, de fazer contribuições significativas e serem reconhecidas por elas. 

Para isso é fundamental promover políticas e práticas que apoiem a igualdade de género em todas as esferas da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao mercado de trabalho e à vida familiar. Há vários pontos aqui a ter em conta: o trabalho não remunerado doméstico absolutamente desproporcional para o lado das mulheres, a remuneração substancialmente inferior que as mesmas recebem pelo mesmo trabalho, etc. 

Os termos em que ela levantou a questão poderiam, quanto a mim, ter sido outros mas a questão de fundo por trás daquele ponto é pertinente.

Citação de bug, há 1 hora:

Alguém tentar trazer o feminismo para uma escolha perfeitamente normal.

Não perceberes a razão para o feminismo estar intimamente ligado à questão de fundo que ela levanta não me surpreende tendo em conta o histórico de participação neste tópico.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 58 minutos:

Qual é que é o facto banal?

Está entre os - no comentário que citaste. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 35 minutos:

Não perceberes a razão para o feminismo estar intimamente ligado à questão de fundo que ela levanta não me surpreende tendo em conta o histórico de participação neste tópico.

Wtf, que resposta sem cabimento nenhum.

Mas numa coisa concordo contigo, não surpreende.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 26 minutos:

Está entre os - no comentário que citaste. 

O se?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...