Descartes Publicado 15 Maio 2024 Citação de HappyKing, Agora: Isso. Já estás a desconversar. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Maio 2024 Citação de Descartes, Agora: Já estás a desconversar. Eu digo no comentário que citaste, fazendo referência ao meu comentário que citaste no teu post, e tu perguntas se é o se daquele excerto do tweet e eu é que estou a desconversar? Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Maio 2024 Alcochete estará pronto daqui a 10 anos, Portela é para expandir e depois desmantelar, Terceira Travessia e Alta Velocidade vão avançar NAER Campo de Tiro de Alcochete é a localização escolhida para o novo aeroporto, cuja abertura acontecerá no prazo de dez a 15 anos. Humberto Delgado será expandido e terá melhores acessibilidades, mais tarde é para desativar. Aeroporto avançará em paralelo com a construção da Terceira Travessia do Tejo e a Alta Velocidade com a ligação Lisboa-Madrid para fazer em três horas em 2034 Uma solução única: o Campo Tiro de Alcochete será o novo aeroporto internacional de Lisboa, com o Humberto Delgado a ser alvo de um aumento de capacidade, para que possa servir a procura até a nova infraestrutura arrancar. O Executivo de Luís Montenegro aprovou esta terça-feira três resoluções de Conselho de Ministros, instrumentos essenciais para que a nova solução aeroportuária de Lisboa avance e simultaneamente se construam novas acessibilidades rodoferroviárias, a Terceira Travessia do Tejo (TTT) e a Alta Velocidade Lisboa-Madrid - que é uma nova linha. Será tudo feito sem recorrer ao Orçamento de Estado, mas através de financiamentos de fundos comunitários, Parcerias Público Privadas (PPP) e taxas aeroportuárias. O investimento estimado pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a construção das duas pistas em Alcochete é de 6,105 mil milhões de euros, e o que está até agora previsto para a Alta Velocidade são 3,5 mil milhões de euros. O Governo, ao que o Expresso apurou, não tem uma data fechada prevista para o arranque do aeroporto em Alcochete; as obras arrancam, na melhor das hipóteses, dentro de cinco anos. O Executivo considera os prazos de construção e custos apontados pela CTI otimistas. A base da Comissão Técnica Independente para apontar o valor do investimento foi o estudo do LNEC em 2008, que apontou como melhor solução também Alcochete, e qual a equipa de Rosário Partidário, onde estava o atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, acrescentou 26%. Para a construção da primeira pista a CTI estimou 3,232 mil milhões e para a segunda 2,847 mil milhões. A primeira ficaria construída em 2030, e a segunda em 2031. O Governo aponta no cenário mais otimista para 2034. Alcochete será investimento superior a 6,1 mil milhões de euros Uma das três resoluções de Conselhos de Ministros aprovada esta terça-feira é relativa à escolha da localização do novo aeroporto. O governo de Luís Montenegro já decidiu que será no Campo de Tiro de Alcochete, com o investimento a ser financiado por taxas aeroportuárias e outras modalidades, ainda a discutir, nomeadamente com a concessionária ANA - Aeroportos de Portugal, controlada pela francesa Vinci. Alcochete terá duas pistas, mas poderá ser escalável para quatro, se a procura justificar. O Executivo vai assim seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), deixando para trás Vendas Novas, Santarém e Montijo, esta última considerada uma localização inviável. Segundo apurou o Expresso, o custo estimado pela Comissão para a construção das duas pistas, no montante de 6,105 mil milhões de euros, é inferior ao considerado realista pelo Executivo e pelo Gabinete de Pinto Luz, nomeadamente o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo. O objetivo do Governo é que todo o projeto - inclusive as negociações com a ANA - esteja concluído antes dos três anos e meio previstos no calendário normal. A concessionária será um dos obstáculos a ultrapassar, mas se esta recusar a proposta o Governo poderá depois avançar para um concurso público para a construção do aeroporto fora da concessão. O Estado dará agora 30 dias à ANA para preparar a candidatura ao NAL (Novo Aeroporto de Lisboa) e mais seis meses para elaborar o relatório inicial. Depois haverá um prazo de seis meses para consultas ao mercado, 12 meses para o Estudo de Impacto Ambiental, 18 meses para o relatório técnico e 24 meses para o relatório financeiro. Tudo junto serão 36 meses, três anos. Prazo que Pinto Luz quer antecipar. A ANA, segundo o contrato de concessão, deverá maximizar a capacidade do AHD (Aeroporto Humberto Delgado) até a abertura do novo aeroporto. Em 2023 o AHD teve quase 34 milhões de passageiros, e deverá chegar aos 39 milhões em 2029. Humberto Delgado é para desmantelar um ano após arranque de Alcochete A segunda resolução de Conselho de Ministros é relativa à expansão do Aeroporto Humberto Delgado (AHD). Além das obras de melhoria da operação e redução de atrasos, que deverão arrancar até ao final deste ano, e já previstas na resolução de CM de dezembro, o Governo de Montenegro vai determinar a realização de novas obras na Portela, sabe o Expresso. O objetivo é aumentar capacidade de forma a que se possam realizar 45 movimentos por hora, um aumento substancial face aos atuais 38 movimentos; uma expansão que o Governo e o gabinete do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, consideram que não necessitará de uma declaração de impacte ambiental (DIA), mas apenas de uma dispensa de licença. A pedido do executivo, a NAV, gestora do espaço aéreo, indicou um conjunto de obras que podem aumentar a capacidade do AHD, e que implica um investimento adicional ao que irá agora ser feito na pista, nas taxiway e na placa de investimento. A NAV comprometeu-se a angariar capacidade para entregar mais 45 movimentos na Portela e outros dois em Tires, sabe o Expresso. A gestora do espaço aéreo deverá fazer um investimento de 48 milhões nos próximos dez anos para melhorar o sistema de navegação Top Sky e o novo sistema de aterragem. A expansão de AHD garantirá que Lisboa tem capacidade para dar resposta à procura até ao arranque do Campo de Tiro de Alcochete. E para que esta aconteça, decorrem conversas com as Forças Armadas para maximizar a utilização do espaço do Aeródromo de Trânsito n.º1 (Figo Maduro), projeto para o qual será feito um estudo, através do IMT e da ANAC. O Humberto Delgado será desmantelado depois de estar construída a primeira pista do novo aeroporto internacional, estimando o Executivo que isso poderá acontecer um ano depois, um tema que será negociado com a Vinci. Terceira Travessia e Alta Velocidade são para avançar A terceira resolução de Conselho de Ministros diz respeito à Terceira Travessia do Tejo (TTT) e à Ligação Ferroviária de Alta Velocidade (LAV) Lisboa-Madrid, solução que implica a construção de uma nova linha. O objetivo é que a TTT, que será ferroviária e em princípio também rodoviária, esteja concluída antes da Alta Velocidade na ligação Lisboa-Madrid, que o Governo quer que esteja concluída até 2034, na mesma altura que Espanha. A Resolução de Conselho de Ministros vai ter autorização de despesa de quatro milhões para a realização de estudos e desenvolvimentos dos projetos. Percorrer Lisboa - Madrid em três horas até 2034 Trata-se de mais uma importante obra ferroviária: a ligação de Lisboa a Évora numa nova linha de alta velocidade, que complementa a que está a ser construída – e praticamente finalizada – entre Évora e Elvas. É uma obra conjugada com a terceira travessia do Tejo, entre Chelas e o Barreiro, e que visa ligar as duas capitais ibéricas em apenas 3 horas. Com a linha Évora-Elvas, que deverá entrar em funcionamento em 2025, a distância poderá em 2027 passar a ser feita diretamente em seis horas, se as obras em curso em Espanha estiverem concluídas na data prevista. Construída a Alta Velocidade, o objetivo é que Porto-Lisboa se faça numa hora e 15 minutos. Com o reforço da ferrovia, o Governo espera reduzir diariamente em 20 os voos entre Lisboa e Porto, e em 40 entre Lisboa e Madrid. Será construído um troço ferroviário, um ramal, de ligação da Alta Velocidade ao aeroporto de Campo de Tiro de Alcochete. Solução Montijo cai, para apostar em solução com futuro O Expresso sabe que a motivação do Governo para avançar com uma solução única, abandonando as opções Montijo e Santarém como complementares, passou pelo objetivo de deixar uma infraestrutura estratégica para o futuro, e para lá de 2050. E a convicção do gabinete de Pinto Luz é que o Montijo nunca poderia substituir o aeroporto de Lisboa, porque não teria capacidade para fazer mais 90/95 movimentos por hora, nem teria espaço para a construção de quatro pistas - hipótese que fica em aberto. Além disso, uma solução dual limitaria o futuro da TAP, cujo plano estratégico é crescer e ter entre 190 a 250 aeronaves em 2050. O Governo acredita também, sabe o Expresso, que as soluções duais limitariam o hub de Lisboa. E teriam consequências ambientais negativas. Além disso, esta solução permite criar uma intermobilidade completa entre o aeroporto, ferrovia e rodovia com acesso a Sines. A solução Vendas Novas perde para Alcochete porque obrigava a mais expropriações. Além disso, o Campo de Tiro de Alcochete já teve uma Declaração de Impacto Ambiental, caducada no final de 2022. E tem uma maior proximidade ao centro de Lisboa e a vias rodoviárias e ferroviárias. https://expresso.pt/economia/2024-05-14-alcochete-estara-pronto-daqui-a-10-anos-portela-e-para-expandir-e-depois-desmantelar-terceira-travessia-e-alta-velocidade-vao-avancar-2380336f Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Maio 2024 Citação de HappyKing, há 23 minutos: Eu digo no comentário que citaste, fazendo referência ao meu comentário que citaste no teu post, e tu perguntas se é o se daquele excerto do tweet e eu é que estou a desconversar? Já percebi. Mas tu não citaste o tweet. Interpretaste o tweet. Concedo que é uma interpretação ajustada, mas, em todo o caso, não foi isso que a Maria Madalena escreveu. Até porque o que ela escreveu não é verdade. Basta pensar, por exemplo, na Ponte Maria Pia ou no Pavilhão Rosa Mota. E haverá mais exemplos. Em todo o caso não é de todo banal. Porque encerra toda uma ideologia feminista aplicada a uma questão onde ela não tem lugar. É claramente facciosa. A questão da igualdade deve avaliar-se em situações comparáveis. Um exemplo, que tu muito bem referiste num post posterior, é a questão das mulheres terem, em média, uma remuneração inferior aos homens pelo mesmo trabalho ou funções. Isto faz sentido porque é comparável. Nesta questão do batismo do aeroporto, tendo sido escolhido o nome do Camões, para ser considerada a questão da igualdade de género, deveria ser identificada uma mulher que se possa comparar à figura do Camões. E isso não existe. E como não existe a dona Maria Madalena lembrou-se de menosprezar de uma forma patética o próprio Camões, procurando diminuir a sua importância na História de Portugal e menosprezando igualmente a própria História de Portugal utilizando a ironia para a descrever. Utilizaste igualmente o exemplo da Maria de Lurdes Pintassilgo, que não tem nada de substancial em seu nome quando, na tua opinião, deveria tê-lo. Mais uma vez falhas na comparação. Olhando só para os Primeiros Ministros do pós-25 de abril já falecidos quem tens? O Palma Carlos, o Vasco Gonçalves, o Pinheiro de Azevedo, o Nobre da Costa, o Mota Pinto, o Sá Carneiro e o Mário Soares. Tirando o Sá Carneiro qual dos outros tem o seu nome atribuído a qualquer infraestrutura ou monumento? É com estes que ela deve ser comparada. Aparentemente é uma grande injustiça não dar o nome da Mª Lurdes Pintassilgo a qualquer coisa relevante. Porquê? Porque era uma mulher. Mas no caso do Nobre da Costa não é injustiça nenhuma. Isto é como a história das quotas. Ao abrigo de uma ideia de igualdade pretende-se atribuir privilégios a uma parte da população apenas por serem mulheres o que, na prática, é contrário à própria ideia de igualdade. 10 Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 15 Maio 2024 (editado) Citação de Sandes., há 8 horas: Desculpa mas acho que isso é um caso muito específico, é muito raro ver tar coisa noutros países. É que mesmo falando de Madrid, que eu saiba o aeroporto de Madrid nem estação de comboio tem. Assim como o aeroporto do porto, visto que nesse exemplo que dizes, um cidadão de Lisboa que queira apanhar um voo no porto também o fará de avião porque a minha de alta velocidade não vai até ao aeroporto. Acho que alguém que queira fazer isso tem que factorizar o transfer para um metro (como no porto ou em Madrid) ou um comboio suburbano/regional (tipo Manchester ou Londres). Começando um aeroporto do zero, não faz sentido não ter isso em atenção. Pode ser muito específico, mas acaba por não ser vendo os fluxos de passageiros OPO-LIS, Pode haver dificuldade em coordenar algo com Espanha, mas cá dentro devemos ter essa consciencia e seguir bons exemplos do que já se faz, mesmo que seja raro. Aqui em Viena o aeroporto tem uma estação de comboio mesmo nos terminais. E faz ligações de alta velocidade ao resto da Áustria (e Suiça), medida que foi tomada aquando do travel ban para voos de curta duração. Até é a Austrian Airlines que vende o bilhete Wien-Graz (ou wtv) em coordenação com a OBB que opera o serviço. Poupa um cidadão de Salzburgo (ou de Linz, ou de wtv) de ter que ir até ao centro de Viena fazer uma troca de comboio para ir para o aeroporto apanhar o avião para NYC, quando antigamente bastava entrar num avião em Salzburgo, mudar em Viena e sair em NYC. Já estamos a adicionar tempo de viagem porque o comboio é mais lento, não se deve criar mais entraves a quem viaja. Mas claro que isto é num cenário em que esse voo Lisboa-Porto deixa de existir. Funcionaria muito bem um serviço de comboio Maia-Alcochete, em paralelo com os Porto-Lisboa "normais". Ou um Maia-Porto-Alcochete | Lisboa-Alcochete-Maia. Com isto até estaríamos a ajudar um cidadão de Coimbra que chega a Alcochete das férias e tem que voltar a casa, iria ter uma opção mais confortável que ter que apanhar um shuttle para o centro de Lisboa para de seguida ir de expresso/comboio/wtv para Coimbra. Banir estes voos de meia hora é das medidas mais fáceis de tomar, caso a infraestrutura esteja preparada. Neste momento não está sequer perto, mas podemos fazer por isso já que estamos nesta fase de desenhar do zero um aeroporto e quase do zero uma LAV. O impacto não é gigantesco, mas ajuda muito principalmente na perceção pública de que estamos a fazer algo para ajudar. E, ultimamente, liberta espaço nos aeroportos e aeronaves para outro tipo de voos. Editado 15 Maio 2024 por pedropb13 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Rdom Publicado 15 Maio 2024 Pronto, fica Aeroporto Padeira de Aljubarrota e não se fala mais nisso! 😆 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 15 Maio 2024 Sendo em Alcochete, acho descabido não se chamar Aeroporto Paulinho Gama, mas são os políticos que temos... Fora de brincadeiras, acho que o nome foi muito bem dado. O Camões é uma das maiores figuras do nosso país e em teoria celebra os seus 500 anos em 2024. Fica bem a homenagem. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 15 Maio 2024 Citação de Mayday, há 9 horas: Que eu saiba os autocarros também têm rodas e andam na estrada. Principalmente aqueles autocarros que só vão fazer Novo Aeroporto - Lisboa sem qualquer paragem. Expresso ou shuffle ou CRL. Não estou a ver qual é a necessidade de apanhar um comboio de Alcochete para Lisboa. Até porque a haver comboio para quem quiser chegar ao aeroporto deve ser Pinhal Novo - Alcochete. Que é uma volta desgraçada para depois chegar a Lisboa. Eu sei que houve quem disesse que aquilo é um deserto, mas acho que se está a exagerar nas distâncias. É preciso ter a noção de que hoje milhares de pessoas vão da Margem Sul (e estamos a falar de oito concelhos) para Lisboa, seja de transporte público ou pessoal fazer as suas vidas e não há este drama. Vão e voltam diariamente. As condições podiam ser melhores, sim ,claro. Um aeroporto na margem sul sem terceira travessia é uma má decisão. Mas de todas as decisões más esta é a melhor. E muito melhor do que o Montijo. Autocarros não podem ser a única solução para um volume tão grande de gente. A grande maioria dos grandes aeroportos europeus é servida por metro ou comboio, como Frankfurt, Heathrow, Gatwick, Bruxelas, Madrid, Barcelona, Orly, Malpensa, etc. O autocarro pode ser complementar ou servir para transporte para zonas onde há menos gente. Um exemplo prático, há metro do aeroporto do Porto até ao Porto (e até devia ser comboio, mas pronto) e autocarros para Braga ou Guimarães. O autocarro não pode ser a solução de transporte público para o fluxo de passageiros Lisboa-aeroporto. Citação de Sandes., há 8 horas: Desculpa mas acho que isso é um caso muito específico, é muito raro ver tar coisa noutros países. É que mesmo falando de Madrid, que eu saiba o aeroporto de Madrid nem estação de comboio tem. Assim como o aeroporto do porto, visto que nesse exemplo que dizes, um cidadão de Lisboa que queira apanhar um voo no porto também o fará de avião porque a minha de alta velocidade não vai até ao aeroporto. Acho que alguém que queira fazer isso tem que factorizar o transfer para um metro (como no porto ou em Madrid) ou um comboio suburbano/regional (tipo Manchester ou Londres). Não é um caso específico. É o futuro. A UE já fala em proibir voos curtos desde que haja comboio rápido e em França já se avançou com isso, pelo menos parcialmente. Em Barajas não há TGV mas há comboio urbano (cercanias). Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Maio 2024 Citação de Descartes, há 6 horas: Vou dividir o comentário comentando sobre o terceiro e quarto parágrafo do teu. Sobre o terceiro: Dizes que deveria ser identificada uma mulher que se possa comparar à figura do Camões para que o apontamento fosse legítimo. Isso não torna legítimo que seja tudo corrido com o nome dele dado que praticamente ninguém, homem ou mulher, se pode comparar à figura dele no contexto da história portuguesa? Sobre o quarto para pegar no exemplo que deste no fim do parágrafo do Nobre da Costa. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a ser primeiro ministro (e único, já agora) em Portugal. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a ser ministro em Portugal. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a receber a Ordem Militar de Cristo. Poderíamos continuar e ir até mais longe na comparação. Mas daqui penso que se percebe que a importância histórica dos dois não é comparável à luz do seu contexto. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Maio 2024 Citação de HappyKing, há 9 minutos: Sobre o terceiro: Dizes que deveria ser identificada uma mulher que se possa comparar à figura do Camões para que o apontamento fosse legítimo. Isso não torna legítimo que seja tudo corrido com o nome dele dado que praticamente ninguém, homem ou mulher, se pode comparar à figura dele no contexto da história portuguesa? Sobre o quarto para pegar no exemplo que deste no fim do parágrafo do Nobre da Costa. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a ser primeiro ministro (e único, já agora) em Portugal. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a ser ministro em Portugal. O Nobre da Costa não foi o primeiro homem a receber a Ordem Militar de Cristo. Poderíamos continuar e ir até mais longe na comparação. Mas daqui penso que se percebe que a importância histórica dos dois não é comparável à luz do seu contexto. No primeiro parágrafo dizes que não se pode basear apenas na importância histórica e no segundo defendes uma escolha em relação a outra baseado apenas na importância histórica… Pura demagogia e virtue signaling até porque o Descartes podia ter dito o Mário Soares e aí seria muuuito mais relevante do que a Pintassilgo que apenas é relembrada por ser mulher e não pela sua qualidade como politica Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Maio 2024 Nomes com acento é sempre manhoso para os estrangeiros 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Maio 2024 (editado) Citação de Burkina2008, há 18 minutos: No primeiro parágrafo dizes que não se pode basear apenas na importância histórica e no segundo defendes uma escolha em relação a outra baseado apenas na importância histórica… Pura demagogia e virtue signaling até porque o Descartes podia ter dito o Mário Soares e aí seria muuuito mais relevante do que a Pintassilgo que apenas é relembrada por ser mulher e não pela sua qualidade como politica Eu não disse que não se podia basear apenas na importância histórica. Disse que se for essa razão para Camões ser escolhido então poderia, no limite, ser o nome de tudo dado que muito poucos se há alguém tem a sua importância histórica. Se o Descartes tivesse dado o exemplo do Mário Soares eu não teria dito o que disse sobre o Nobre da Costa porque nesse caso a comparação é lhe favorável. E a Maria de Lourdes Pintassilgo não é apenas recordada por ser mulher. Teve um papel fundamental no movimento católico português, por exemplo. Na parte política poucas pessoas defenderam como ela políticas sociais em torno dos mais desfavorecidos. Editado 15 Maio 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 15 Maio 2024 Citação de Sandes., há 9 horas: Desculpa mas acho que isso é um caso muito específico, é muito raro ver tar coisa noutros países. É que mesmo falando de Madrid, que eu saiba o aeroporto de Madrid nem estação de comboio tem. Assim como o aeroporto do porto, visto que nesse exemplo que dizes, um cidadão de Lisboa que queira apanhar um voo no porto também o fará de avião porque a minha de alta velocidade não vai até ao aeroporto. Acho que alguém que queira fazer isso tem que factorizar o transfer para um metro (como no porto ou em Madrid) ou um comboio suburbano/regional (tipo Manchester ou Londres). Madrid não tem comboio porque tem metro... Em 20 minutos estás em Atocha. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Maio 2024 Citação de toze2, há 2 minutos: Madrid não tem comboio porque tem metro... Em 20 minutos estás em Atocha. 20 minutos? Só tendo muita sorte nas trocas Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Maio 2024 Citação de HappyKing, há 11 minutos: Eu não disse que não se podia basear apenas na importância histórica. Disse que se for essa razão para Camões ser escolhido então poderia, no limite, ser o nome de tudo dado que muito poucos se há alguém tem a sua importância histórica. Se o Descartes tivesse dado o exemplo do Mário Soares eu não teria dito o que disse sobre o Nobre da Costa porque nesse caso a comparação é lhe favorável. E a Maria de Lourdes Pintassilgo não é apenas recordada por ser mulher. Teve um papel fundamental no movimento católico português, por exemplo. Na parte política poucas pessoas defenderam como ela políticas sociais em torno dos mais desfavorecidos. Ou seja concordamos que a nivel de importancia tem umas boas dezenas, se nao centenas de figuras a frente... Acho que em pleno seculo XXI na Europa ainda andar a dizer que se devem dar nomes a coisas por ser mulher 'e demagogia pura e dura. Mesmo mulheres na politica a Ferreira Leite seria bastante mais significativa por exemplo... Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 15 Maio 2024 Citação de kareca, há 6 minutos: 20 minutos? Só tendo muita sorte nas trocas Epa, a minha memória pode-me estar a falhar, mas ainda em Dezembro o fiz. Se não for 20 minutos, são 30 ou 40, o que seja. Não chateia ninguém, faz-se bastante bem. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 15 Maio 2024 Se quiserem agradar a vossa mulher, vão ao Carregado 2 7 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Maio 2024 (editado) A nomeação do Aeroporto Luís de Camões é uma homenagem justa a um dos grandes poetas da história de Portugal. A escolha do nome não deve ser baseada em critérios de género, mas sim no mérito e na relevância histórica da figura homenageada. Editado 15 Maio 2024 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 15 Maio 2024 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Não é um caso específico. É o futuro. A UE já fala em proibir voos curtos desde que haja comboio rápido e em França já se avançou com isso, pelo menos parcialmente. Em Barajas não há TGV mas há comboio urbano (cercanias). Citação de toze2, há 39 minutos: Madrid não tem comboio porque tem metro... Em 20 minutos estás em Atocha. Ou seja, o que eu disse no post que citaram: "Acho que alguém que queira fazer isso tem que factorizar o transfer para um metro (como no porto ou em Madrid) ou um comboio suburbano/regional (tipo Manchester ou Londres). " Eu só acho que não vale a pena tornar uma exigência haver estação de alta velocidade no aeroporto. É necessário haver ligação a uma estação de alta velocidade, o que é diferente. O @pedropb13 expõe esse ponto de vista de uma forma que compreendo melhor, mas continuo a achar que não é uma super necessidade 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Maio 2024 Só falta converter o ATL de Monte Real em aeroporto comercial e os problemas ficam resolvidos. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Maio 2024 Citação de kareca, há 43 minutos: 20 minutos? Só tendo muita sorte nas trocas Deve andar à volta de 20 minutos porque já fiz aquilo apertadissimo para mijar e consegui aguentar até ao aeroporto Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Maio 2024 Citação de Burkina2008, há 33 minutos: Acho que em pleno seculo XXI na Europa ainda andar a dizer que se devem dar nomes a coisas por ser mulher Falas em demagogia e depois usas um espantalho, de que devem ser dados nomes a coisas por ser mulher, que ninguém está a defender.. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Maio 2024 Citação de Petar Musa, há 9 minutos: Deve andar à volta de 20 minutos porque já fiz aquilo apertadissimo para mijar e consegui aguentar até ao aeroporto Então deve ter sido 5 minutos porque quando estamos com vontade de mijar parece tudo mais tempo. 2 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 15 Maio 2024 Citação de kareca, há 1 minuto: Então deve ter sido 5 minutos porque quando estamos com vontade de mijar parece tudo mais tempo. Opa, efetivamente o maps diz 35 minutos quando checkei, claramente foi a minha memória que me falhou ahah Mas o sentimento que me fica é que é mesmo relativamente fácil de chegar e os acessos são ok. Efetivamente é indispensável na minha opinião haver uma linha de metro/comboio que suporte o mesmo. Haver uma linha de alta velocidade pode efetivamente fazer sentido. 1 Compartilhar este post Link para o post