Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Então que se façam creches. Não é um problema que vem de hoje.

Agora vão diabolizar a proposta do Chega nos Açores, vão todos dizer o quão má é e daqui a 10 anos contiuamos no mesmo porque nada prático foi feito.

E excluir os mais frágeis é algo que se deva deixar passar em claro? É uma medida digna de um país que se quer evoluído?

Não é por haver falta de creches baratas e poucas soluções que uma proposta execrável passa a ser solução seja para o que for. 

Compartilhar este post


Link para o post

é assim tao dispendioso criar creches?

o maior do gasto é com pessoal o que é até é bom, permite formar pessoas, dar trabalho, meter gente que até pode estar no desemprego a encontrar uma vocaçao.

é uma visao muito simplista, sonhadora e ingénua mas nao percebo onde o estado fica a perder.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 18/07/2024 at 23:17:

Na minha altura os pobres n iam à creche, ficavam em casa com a avó

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

E excluir os mais frágeis é algo que se deva deixar passar em claro? É uma medida digna de um país que se quer evoluído?

Não é por haver falta de creches baratas e poucas soluções que uma proposta execrável passa a ser solução seja para o que for. 

crabs-bucket.gif

  • Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 14 minutos:

E excluir os mais frágeis é algo que se deva deixar passar em claro? É uma medida digna de um país que se quer evoluído?

Não é por haver falta de creches baratas e poucas soluções que uma proposta execrável passa a ser solução seja para o que for. 

Não foi nada disso que eu disse. Se o problema é falta de creches, que se façam creches. 

Eu no meu trabalho não me meto a discutir com os problemas. Tento logo arranjar um plano de ação para o solucionar. Isto das creches já vem de há muitos anos e ninguém resolveu o problema.

Compartilhar este post


Link para o post

a discussão destas últimas páginas é uma excelente demonstração prática de que, se os partidos "centrais" não resolvem os problemas, as pessoas vão aceitar soluções que resolvam os problemas, independentemente da sua opiniao abstrata sobre as mesmas.

querem a resolução prática do que estão a passar, mesmo que com custos potenciais 

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Ele escreveu coisas muito lindas, mas então o que propõe para pais empregados?

Essa inversão do ónus...

Lá porque alguém aponta um problema não significa que essa pessoa seja responsável por resolvê-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Ele escreveu coisas muito lindas, mas então o que propõe para pais empregados?

A ideia do artigo do Miguel é relativamente simples: quem deve ser privilegiado no acesso são os mais pobres porque são os filhos dessas pessoas que tem maior impacto de sofrer as consequências de não lá estarem.

Se há 10 vagas, quem deve ter prioridade nas 10 vagas é quem tem menos rendimentos.

Depois há outra discussão que é: as 10 vagas é pouco. Que é uma discussão válida mas não é o ponto do artigo dele. 

  • Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 43 minutos:

A ideia do artigo do Miguel é relativamente simples: quem deve ser privilegiado no acesso são os mais pobres porque são os filhos dessas pessoas que tem maior impacto de sofrer as consequências de não lá estarem.

Se há 10 vagas, quem deve ter prioridade nas 10 vagas é quem tem menos rendimentos.

Depois há outra discussão que é: as 10 vagas é pouco. Que é uma discussão válida mas não é o ponto do artigo dele. 

cenario hipoteteico

20 familias, 20 crianças. 10 familias classe medias com os 2 pais que trabalham, 10 familias com os dois pais ou 1 dos pais desempregado. So existe 1 creche com 10 vagas.

quem fica com as vagas?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 6 minutos:

cenario hipoteteico

20 familias, 20 crianças. 10 familias classe medias com os 2 pais que trabalham, 10 familias com os dois pais ou 1 dos pais desempregado. So existe 1 creche com 10 vagas.

quem fica com as vagas?

O cenário é demasiado generalista mas para mim as 10 crianças vindas dos agregados familiares com menos rendimento.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 26 minutos:

cenario hipoteteico

20 familias, 20 crianças. 10 familias classe medias com os 2 pais que trabalham, 10 familias com os dois pais ou 1 dos pais desempregado. So existe 1 creche com 10 vagas.

quem fica com as vagas?

Para isso ser motivo de discussão, nesses termos, é porque se assume logo à partida que o desemprego é algo que está presente por escolha. Logo por aí já nem vale a pena discutir cenários.

Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Não foi nada disso que eu disse. Se o problema é falta de creches, que se façam creches. 

Eu no meu trabalho não me meto a discutir com os problemas. Tento logo arranjar um plano de ação para o solucionar. Isto das creches já vem de há muitos anos e ninguém resolveu o problema.

Se ele escreve um artigo a criticar uma medida e a mostrar o que está mal nela, e tudo o que tens a dizer é aquilo, que esperas que se conclua?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 6 minutos:

Se ele escreve um artigo a criticar uma medida e a mostrar o que está mal nela, e tudo o que tens a dizer é aquilo, que esperas que se conclua?

Mas isso já nós sabemos. Ele não é nenhum iluminado a dizer o óbvio

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 horas:

Então que se façam creches. Não é um problema que vem de hoje.

Agora vão diabolizar a proposta do Chega nos Açores, vão todos dizer o quão má é e daqui a 10 anos contiuamos no mesmo porque nada prático foi feito.

Mas repara, eu concordo que se façam.

A proposta do Chega continua a não fazer sentido como medida de mitigação, porque é discriminatória. Não pode ser esse o caminho.

Citação de HappyKing, há 39 minutos:

O cenário é demasiado generalista mas para mim as 10 crianças vindas dos agregados familiares com menos rendimento.

E obviamente que poderá ser uma medida injusta, porque os salários miseráveis que temos neste país, não garantem que um agregado com os dois pais a trabalhar consiga pagar uma creche para o/os filhos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 6 minutos:

E obviamente que poderá ser uma medida injusta, porque os salários miseráveis que temos neste país, não garantem que um agregado com os dois pais a trabalhar consiga pagar uma creche para o/os filhos. 

É verdade mas, em teoria, os 10 agregados escolhidos teriam ainda menos condições de a pagar. 

Compartilhar este post


Link para o post

Na minha óptica acho que os pais que trabalham deveriam ter vantagem sobre os desempregados. E depois dentro dos que trabalham ai sim poderia haver divisão sobre os rendimentos. Mas isto é a minha maneira de ver as coisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

É verdade mas, em teoria, os 10 agregados escolhidos teriam ainda menos condições de a pagar. 

Obviamente. Mas uma injustiça menor não deixa de ser uma injustiça.

E claro está, como já se disse, a única solução passar por haver um plano de a curto-médio prazo o estado conseguir abrir , ou estender acordos, o que seja, mais creches.

Citação de Banks29, há 6 minutos:

Na minha óptica acho que os pais que trabalham deveriam ter vantagem sobre os desempregados. E depois dentro dos que trabalham ai sim poderia haver divisão sobre os rendimentos. Mas isto é a minha maneira de ver as coisas.

Mas entendes que assim estás a prejudicar uma pessoa que foi despedida por cortes de pessoal que são tão comuns hoje em dia, ou que andou a trabalhar a contratos por 3 anos e não o passaram a efetivo e agora está há uns meses a procurar trabalho e ainda não encontrou? Há muita gente que está desempregada e não é por opção.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 14 minutos:

Obviamente. Mas uma injustiça menor não deixa de ser uma injustiça.

E claro está, como já se disse, a única solução passar por haver um plano de a curto-médio prazo o estado conseguir abrir , ou estender acordos, o que seja, mais creches.

Mas entendes que assim estás a prejudicar uma pessoa que foi despedida por cortes de pessoal que são tão comuns hoje em dia, ou que andou a trabalhar a contratos por 3 anos e não o passaram a efetivo e agora está há uns meses a procurar trabalho e ainda não encontrou? Há muita gente que está desempregada e não é por opção.

E quem te garante que quem está desempregado vai procurar sequer trabalho enquanto fica com 1 ano ou assim de subsidio ? Enquanto a mãe/pai ou ambos trabalham 10h por dia e ganham o salário mínimo e sem terem direito a creche não tem muitas opções de deixar o filho a não ser tirar do dinheiro que se fosse preciso pagava as refeições por mais uma semana por causa dos aumentos ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 1 minuto:

E quem te garante que quem está desempregado vai procurar sequer trabalho enquanto fica com 1 ano ou assim de subsidio ? Enquanto a mãe/pai ou ambos trabalham 10h por dia e ganham o salário mínimo e sem terem direito a creche não tem muitas opções de deixar o filho a não ser tirar do dinheiro que se fosse preciso pagava as refeições por mais uma semana por causa dos aumentos ? 

A mesma pessoa que me garante que não é a pessoa na situação que referi.

Para mim é pior condenar uma pessoa que está nessa situação a uma pior, do que provavelmente dar um subsídio a alguém que se "aproveita" (que novamente nem sei se podemos apelidar estar desempregado aproveitar-se).

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que nunca vi uma greve com tão pouca adesão. Os tipos da FNAM foram claramente precipitados e quiseram avançar, mesmo sem a concordância do SIM. 

Aposto que vão dizer que ronda os 90% de adesão, de qualquer forma. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 7 minutos:

E quem te garante que quem está desempregado vai procurar sequer trabalho enquanto fica com 1 ano ou assim de subsidio ? Enquanto a mãe/pai ou ambos trabalham 10h por dia e ganham o salário mínimo e sem terem direito a creche não tem muitas opções de deixar o filho a não ser tirar do dinheiro que se fosse preciso pagava as refeições por mais uma semana por causa dos aumentos ? 

Mas que subsídio é que existe, que dê para alguém viver, e que é pago durante 1 ano sem procurar trabalho?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , Agora:

Mas que subsídio é que existe, que dê para alguém viver, e que é pago durante 1 ano sem procurar trabalho?

O de desemprego, há tanta gente que prefere viver com esse subsidio do que ter de trabalhar 8h por dia para receber +250/300€ até porque muita gente que fica tanto tempo no desemprego (na casa do 1/2/3 anos de desemprego) é malta que nem paga renda de casa ou de créditos porque herdou tudo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 34 minutos:

É verdade mas, em teoria, os 10 agregados escolhidos teriam ainda menos condições de a pagar. 

foi so um exercicio de maneiras de pensar, nao estou a criticar.

nao falei em pagar, falei em ter vaga. Se nas creches ao teu redor de 10 kms nao conseguires arranjar vaga porque a) nao ha vagas nem a pagar porque ha limites de crianças, b) perdes a vaga porque uma familia com um desempregado no minimo esta à tua frente, obrigas alguem que trabalha a procurar uma creche bem longe de casa com tudo o que acarreta de questoes de tempo e dificultas a vida a quem produz (na teoria) mais para a sociedade.

Tou a reduzir muito as coisas, porque apesar de ser fraco a matematica vejo o mundo de uma maneira mais matematica que social e admito que me faz confusao no meu "1+1" dificultar a quem trabalha para beneficiar a quem nao trabalha e de quem nao temos dados que realmente esteja activamente à procura de trabalho por exemplo. (e sei bem que o mundo nao é matematica)

sao paises diferentes, mas ate poderia dar exemplos aqui de frança mas nao sei se interessa muito para a discussao.

Editado por Jimpo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 7 minutos:

A mesma pessoa que me garante que não é a pessoa na situação que referi.

Para mim é pior condenar uma pessoa que está nessa situação a uma pior, do que provavelmente dar um subsídio a alguém que se "aproveita" (que novamente nem sei se podemos apelidar estar desempregado aproveitar-se).

Mas 1 pessoa, não faz o mundo inteiro. E a verdade é que as pessoas que procuram trabalho em relação as pessoas que não procuram durante o tempo do subsidio deve ser menor, quase de certeza. 

Não estás a condenar ninguém a uma situação pior, se está desempregado pode cuidar do filho até arranjar trabalho. Mas quem está a trabalhar se não tiver onde deixar o filho arrisca-se a ficar desempregado se faltar imenso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, Agora:

O de desemprego, há tanta gente que prefere viver com esse subsidio do que ter de trabalhar 8h por dia para receber +250/300€ até porque muita gente que fica tanto tempo no desemprego (na casa do 1/2/3 anos de desemprego) é malta que nem paga renda de casa ou de créditos porque herdou tudo. 

Que misturada que para aí vai. Mas o problema é dos subsídios ou de quem tem rendimentos familiares?

E depois isso do subsídio é mentira. Mas no fundo é só mais uma balela que lanças para o ar no forum. Para uma pessoa se manter com o subsídio tem que cumprir com diversas coisas, e uma delas é não rejeitar emprego semelhante em funções/valores ao que fazia antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, há 6 minutos:

Acho que nunca vi uma greve com tão pouca adesão. Os tipos da FNAM foram claramente precipitados e quiseram avançar, mesmo sem a concordância do SIM. 

Aposto que vão dizer que ronda os 90% de adesão, de qualquer forma. 

... infelizmente a minha mãe já é a 2ª consulta em poucos meses que é cancelada no H. São João ...  

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...