Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Quando passamos a responsabilidade da educação das crianças de casa para a escola mostra o nível onde estamos. Se para ti uma criança tem mais amor na creche do que em casa é contigo. Se para ti uma criança aprende mais com horários fixos e rotinas do que a brincar em casa, num parque infantil, na rua, também deixo isso contigo. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Julho 2024 Amor? Onde é que este pessoal já vai 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 19 minutos: Se para ti uma criança tem mais amor na creche do que em casa é contigo. Se para ti uma criança aprende mais com horários fixos e rotinas do que a brincar em casa, num parque infantil, na rua, também deixo isso contigo. Uma pessoa fala no desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social/emocional de uma criança / o sitio onde esse desenvolvimento é mais potenciado e tu falas em amor. A discussão é suposto ser séria ou é só mesmo para aparvalhar? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 24 minutos: Quando passamos a responsabilidade da educação das crianças de casa para a escola mostra o nível onde estamos. Se para ti uma criança tem mais amor na creche do que em casa é contigo. Se para ti uma criança aprende mais com horários fixos e rotinas do que a brincar em casa, num parque infantil, na rua, também deixo isso contigo. conta errada @Che 4 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 26 minutos: Quando passamos a responsabilidade da educação das crianças de casa para a escola mostra o nível onde estamos. Se para ti uma criança tem mais amor na creche do que em casa é contigo. Se para ti uma criança aprende mais com horários fixos e rotinas do que a brincar em casa, num parque infantil, na rua, também deixo isso contigo. Eu não acredito que estejas a tratar estes 3 conceitos como sinónimos mas, a esta altura da discussão, já não me surpreende. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 24 Julho 2024 Uma pessoa paga impostos, ao menos que seja para ter uma mulher ou avós com saúde em casa para educar os miúdos. Esta ideia de que a família é algo tóxico, a ideia de que se a mulher não estiver a gerar valor para a economia, a ideia de que a mulher não estando fora de casa, então está a ser oprimida, é uma ideia recente e mais uma década ou duas e veremos os resultados desta experiência socioeconómica. Se eu mandasse teríamos os três ramos da educação muito bem preparados. Educação formal, educação não formal e educação informal. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 20 minutos: Uma pessoa fala no desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social/emocional de uma criança / o sitio onde esse desenvolvimento é mais potenciado e tu falas em amor. A discussão é suposto ser séria ou é só mesmo para aparvalhar? https://globalhealth.duke.edu/news/study-finds-mothers-affection-infancy-predicts-emotional-distress-adulthood Enfiar os miúdos nas creches a partir dos 4 meses e ir buscar passadas 8 horas pode ser a melhor solução para alguns, para outros não. Citação de Descartes, há 15 minutos: Eu não acredito que estejas a tratar estes 3 conceitos como sinónimos mas, a esta altura da discussão, já não me surpreende. Não são sinónimos mas estão interligados. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 14 minutos: https://globalhealth.duke.edu/news/study-finds-mothers-affection-infancy-predicts-emotional-distress-adulthood Enfiar os miúdos nas creches a partir dos 4 meses e ir buscar passadas 8 horas pode ser a melhor solução para alguns, para outros não. Não são sinónimos mas estão interligados. O que é que este estudo tem a ver com o que estava a ser falado? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de Sandes., há 2 minutos: O que é que este estudo tem a ver com o que estava a ser falado? Numa creche tens um rácio de 1 educadora para 6/7 bebés(?). É impossível teres uma educadora para cada criança. Estão 5 crianças a chorar ao mesmo tempo com necessidades a precisarem de ser atendidas e não podem ser acalmadas ao mesmo tempo, aumentado o stress na criança podendo potencialmente criar problemas sócio afectivos na criança. Esta parte da discussão começou no eu acreditar que podes ter/dar uma educação igual ou melhor a uma criança que esteja em creche antes de entrar na escola, há quem assuma que uma pessoa desempregada não pode dar uma educação igual ou melhor a uma criança comparativamente a quem coloca na creche. Há quem diga que as crianças estão melhor na creche do que em casa. Eu acho que uma criança tem mais amor em casa do que numa creche. Daí ter falado no amor/suprir necessidades psicologicas e emocionais da criança Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 17 minutos: https://globalhealth.duke.edu/news/study-finds-mothers-affection-infancy-predicts-emotional-distress-adulthood Primeiro ponto: O que o estudo do link que tu colocaste diz que é que o grupo avaliado relativo às mães de alta afeição (apenas 27 mães no universo das 486) tinha menos ansiedade. Ora, a vasta maioria da amostra - 402 das 486 - referem uma afeição normal. E o estudo não consegue provar o inverso e eles próprios admitem que não o conseguem. Mais: não conseguem mostrar diferença nas amostras que tiveram uma baixa afeição aos 8 meses e uma afeição normal (o grande universo da amostra). Portanto, se há coisa que o estudo deve ter como consequência é acalmar as mães que representam a vastíssima maioria da amostra porque o mesmo não consegue mostrar que as crianças dessa amostra tinham mais ansiedade que as outras. Ou seja, a única coisa que se pode concluir desse estudo é que uma minoria bastante reduzida (27 de 486, como disse atrás) conseguiu ajudar os seus filhos mas que a restante amostra que é praticamente a sua totalidade não os prejudicou. Segundo ponto: Esse estudo não contesta a literatura que defende que as crianças tem maior benefício de estar em creches do que em casa. É um assunto ao lado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 5 minutos: Numa creche tens um rácio de 1 educadora para 6/7 bebés(?). É impossível teres uma educadora para cada criança. Estão 5 crianças a chorar ao mesmo tempo com necessidades a precisarem de ser atendidas e não podem ser acalmadas ao mesmo tempo, aumentado o stress na criança podendo potencialmente criar problemas sócio afectivos na criança. Esta parte da discussão começou no eu acreditar que podes ter/dar uma educação igual ou melhor a uma criança que esteja em creche antes de entrar na escola, há quem assuma que uma pessoa desempregada não pode dar uma educação igual ou melhor a uma criança comparativamente a quem coloca na creche. Há quem diga que as crianças estão melhor na creche do que em casa. Eu acho que uma criança tem mais amor em casa do que numa creche. Daí ter falado no amor/suprir necessidades psicologicas e emocionais da criança Ia responder com os dados que o @HappyKing já partilhou, mas acrescento só a minha opinião chocante: uma pessoa desempregada com dificuldades financeiras está mais condicionada ao stress que posso dificultar esse afecto pela criança. Não faz sentido a criança ter acesso á creche para esse pai/mãe conseguir ter menos uma preocupação e poder até tentar arranjar trabalho para melhorar as condições para a vida familiar em casa? Qual é a tua confusão com isso? Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 24 Julho 2024 uma coisa é certa, creche é coisa de burguesia e eu não respeito ninguém que tenha andado numa creche, quanto mais quem lá mete os filhos 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de Sandes., há 1 minuto: Ia responder com os dados que o @HappyKing já partilhou, mas acrescento só a minha opinião chocante: uma pessoa desempregada com dificuldades financeiras está mais condicionada ao stress que posso dificultar esse afecto pela criança. Não faz sentido a criança ter acesso á creche para esse pai/mãe conseguir ter menos uma preocupação e poder até tentar arranjar trabalho para melhorar as condições para a vida familiar em casa? Qual é a tua confusão com isso? É simples. Mostra o emprego que há nos Açores e as condições laborais. O Musa já deu exemplos, ele que é de lá. E eu acrescento uma opinião chocante. As creches que foram criadas com o intuito de libertar os pais, principalmente mulheres para o mercado laboral, de certa maneira fazem mais sentido para libertar essas pessoas para essa tarefa. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Jimpo, há 44 minutos: Não são sinónimos mas estão interligados. Citação de Jimpo, há 17 minutos: Eu acho que uma criança tem mais amor em casa do que numa creche. Exato. Não são sinónimos mas estão interligados. Numa associação simplista: Amor -> Casa Educação -> Casa e Escola Aprendizagem -> Escola Quando misturas os conceitos estás a viciar a análise. Sim, as crianças recebem por norma mais amor em casa do que na escola. É suposto que assim seja. Mas o amor, determinante no crescimento saudável e formação da personalidade das crianças, não é suficiente para o seu desenvolvimento. A escola é fundamental para a sua educação e, principalmente, para a sua aprendizagem. Há casos em que as crianças aprendem de forma satisfatória em casa? Sim, claro que sim. Tal como há casos em que recebem amor na escola. É a norma? Não. E as políticas públicas são aplicáveis à norma. Portanto, afirmar que há situações em que a melhor solução é manter as crianças em casa até que cheguem à idade obrigatória para frequentar os estabelecimentos de ensino é uma falácia no quadro da discussão que estamos a ter. Porque dá a entender que estás a utilizar esse argumento como se fosse um favor que se faz às crianças provenientes de famílias desfavorecidas em termos de rendimentos ou de emprego. Impede-se o acesso dessas crianças às creches? Ainda bem porque assim até recebem mais amor em casa porque as mães estão disponíveis para o dar. Em vez de passarem os dias nos cafés a comer torradas e a beber meias de leite com o dinheiro dos nossos impostos. Editado 24 Julho 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 24 Julho 2024 Citação de Rain Dog, há 8 minutos: uma coisa é certa, creche é coisa de burguesia e eu não respeito ninguém que tenha andado numa creche, quanto mais quem lá mete os filhos Pior os escuteiros, para mim são todos psicopatas. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 5 minutos: É simples. Mostra o emprego que há nos Açores e as condições laborais. O Musa já deu exemplos, ele que é de lá. E eu acrescento uma opinião chocante. As creches que foram criadas com o intuito de libertar os pais, principalmente mulheres para o mercado laboral, de certa maneira fazem mais sentido para libertar essas pessoas para essa tarefa. Se é para ir por aí, em que escalão social há mais pessoas desempregadas nos açores? E o que é que os estudos dizem sobre o desenvolvimento das crianças nesses escalões? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 Citação de Descartes, há 2 minutos: Exato. Não são sinónimos mas estão interligados. Numa associação simplista: Amor -> Casa Educação -> Casa e Escola Aprendizagem -> Escola Quando misturas os conceitos estás a viciar a análise. Sim, as crianças recebem por norma mais amor em casa do que na escola. É suposto que assim seja. Mas o amor, determinante no crescimento saudável e formação da personalidade das crianças, não é suficiente para o seu desenvolvimento. A escola é fundamental para a sua educação e, principalmente, para a sua aprendizagem. Há casos em que as crianças aprendem de forma satisfatória em casa? Sim, claro que sim. Tal como há casos em que recebem amor na escola. É a norma? Não. E as políticas públicas são aplicáveis à norma. Portanto, afirmar que há situações em que a melhor solução é manter as crianças em casa até que cheguem à idade obrigatória para frequentar os estabelecimentos de ensino é uma falácia no quadro da discussão que estamos a ter. Porque dá a entender que estás a utilizar esse argumento como se fosse um favor que se faz às crianças provenientes de famílias desfavorecidas em termos de rendimentos ou de emprego. Impede-se o acesso dessas crianças às creches? Ainda bem porque assim até recebem mais amor em casa porque as mães estão disponíveis para o dar. Em vez de passarem os dias nos cafés a comer torradas e a beber meias de leite. Começo pelo bold. Penso que já vamos na terceira vez que fazes um comentário depreciativo da imagem de quem é desempregado sendo que eu não fiz nenhum. Mostra bem quem tem estigmas relativamente a quem. Quanto aos tempos de amor/escola. Mas alguma vez a criança de menos de 3 anos tem capacidade de perceber e separar o porquê de ter amor e afecto em casa e durante 8 horas ter menos/não ter? Eu acho que não, mas não fiz estudos. E concordo contigo, a escola é necessária no desenvolvimento da criança. E é obrigatória a partir dos 6 anos em Portugal. Sendo assim teremos de baixar a idade do obrigatório. A creche, para não estarmos aqui a confundir termos, é dos 4 meses aos 3 anos onde depois passam para o jardim de infância. (Penso não estar a dizer nenhuma mentira aqui, se tiver corrijam) Porque se não for isto, vai praqui um mal entendido do crl. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 24 Julho 2024 Citação de Rain Dog, há 32 minutos: uma coisa é certa, creche é coisa de burguesia e eu não respeito ninguém que tenha andado numa creche, quanto mais quem lá mete os filhos Aposto que se tivesses entrado na cresce chumbavas 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Julho 2024 Citação de Rain Dog, há 37 minutos: uma coisa é certa, creche é coisa de burguesia e eu não respeito ninguém que tenha andado numa creche, quanto mais quem lá mete os filhos Falso. Tive ama e andei na creche. Tudo no bairro. Dia do pão com tulicreme era incrível. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 19 minutos: Começo pelo bold. Penso que já vamos na terceira vez que fazes um comentário depreciativo da imagem de quem é desempregado sendo que eu não fiz nenhum. Mostra bem quem tem estigmas relativamente a quem. Quanto aos tempos de amor/escola. Mas alguma vez a criança de menos de 3 anos tem capacidade de perceber e separar o porquê de ter amor e afecto em casa e durante 8 horas ter menos/não ter? Eu acho que não, mas não fiz estudos. E concordo contigo, a escola é necessária no desenvolvimento da criança. E é obrigatória a partir dos 6 anos em Portugal. Sendo assim teremos de baixar a idade do obrigatório. A creche, para não estarmos aqui a confundir termos, é dos 4 meses aos 3 anos onde depois passam para o jardim de infância. (Penso não estar a dizer nenhuma mentira aqui, se tiver corrijam) Porque se não for isto, vai praqui um mal entendido do crl. Só terceira vez? Não está mau. Caso não te tenhas apercebido eu utilizo esse tipo de comentários quando me refiro ao argumentário da cartilha populista da extrema direita que em Portugal é protagonizada pelo Chega mas que imagino seja semelhante por essa Europa fora. E o facto de afirmares que não fizeste nenhum comentário depreciativo em relação a quem está desempregado quando eu comecei esta conversa contigo porque colocaste em causa a utilização do seu tempo na procura ativa de emprego também diz muito acerca da forma como te posicionas neste tema. Não percebi a questão da perceção por parte das crianças. No entanto, o que me parece evidente é que as crianças que começam a frequentar um estabelecimento de ensino desde a mais tenra idade adquirem ferramentas que lhes permitem ultrapassar com maior facilidade as mudanças eventualmente traumáticas de integração nos variados graus de ensino. Parece-me evidente que uma criança que frequentou creche e jardim de infância lida melhor com a entrada aos 6 anos no ensino formal do que outra que passou esses primeiros anos em casa a receber o amor dos pais. Quanto ao último parágrafo é isso. O que nos transporta para outra questão interessante. Sabendo-se que em Portugal ainda não existe cobertura integral para o pré-escolar parece-me extemporâneo andarmos a exigir esses níveis de cobertura na oferta de creches. Uma coisa de cada vez. Em termos de investimento comecemos primeiro por garantir que todas as crianças de 4 e 5 anos têm acesso à valência de Jardim de Infância. Depois sim, tratemos das creches e berçários. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 Citação de Descartes, há 8 minutos: Sabendo-se que em Portugal ainda não existe cobertura integral para o pré-escolar parece-me extemporâneo andarmos a exigir esses níveis de cobertura na oferta de creches. Uma coisa de cada vez. Em termos de investimento comecemos primeiro por garantir que todas as crianças de 4 e 5 anos têm acesso à valência de Jardim de Infância. Depois sim, tratemos das creches e berçários. Discordo: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Julho 2024 Citação de Rain Dog, há 1 hora: uma coisa é certa, creche é coisa de burguesia e eu não respeito ninguém que tenha andado numa creche, quanto mais quem lá mete os filhos Lá isso é verdade. Bons tempos em que ia andar de bicicleta sozinho, sem telemóvel, sem ninguém saber onde eu estava ou a que horas chegava. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 17 minutos: Discordo: Não tens que discordar. Porque esse gráfico traduz o retorno do investimento em melhorias. Ao nível da formação dos profissionais, das condições físicas dos espaços e da qualidade dos materiais didáticos. Pressupõe a existência de limiares mínimos de oferta. E neste caso é óbvio que, se tiveres cobertura a 100% em creches mas não assegurares a mesma cobertura no grau de ensino seguinte, geras um problema ainda mais complicado. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Descartes, há 15 minutos: Não tens que discordar Eu disse que discordava porque do que interpreto da curva de Heckman é que o investimento na educação e desenvolvimento das crianças pequenas, especialmente nos primeiros anos de vida (0-3), geram retornos muito mais altos do que em idades avançadas e mais altos do que nas idades seguintes. Ou seja, eu acho que a preocupação deve ser gradual. Focar primeiro aí e quando isso estiver garantido avançar nas idades. Eu disse que discordava no ponto em que dizias que se devia priorizar o período 4-5 anos nos jardins de infância e só depois nas creches. Eu acho mais importante garantir que todas as crianças tem acesso a creches do que a jardins de infância. Editado 24 Julho 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de HappyKing, há 40 minutos: Eu disse que discordava porque do que interpreto da curva de Heckman é que o investimento na educação e desenvolvimento das crianças pequenas, especialmente nos primeiros anos de vida (0-3), geram retornos muito mais altos do que em idades avançadas e mais altos do que nas idades seguintes. Ou seja, eu acho que a preocupação deve ser gradual. Focar primeiro aí e quando isso estiver garantido avançar nas idades. Eu disse que discordava no ponto em que dizias que se devia priorizar o período 4-5 anos nos jardins de infância e só depois nas creches. Eu acho mais importante garantir que todas as crianças tem acesso a creches do que a jardins de infância. Não faz sentido quando tens cobertura integral a partir dos 6 anos. Não deves criar um hiato entre os 4 e 5 anos sujeitando milhares de crianças à interrupção do seu percurso educativo. Aliás, a própria proposta apresentada pelo PCP no quadro da geringonça que foi aprovada em 2022 só fez sentido porque o Governo deliberou a universalidade e obrigatoriedade de frequência do pré-escolar a partir dos 5 anos em 2009 e a partir dos 4 anos em 2015. Ou seja, atualmente o pré-escolar é obrigatório e universal. O problema é que ainda não existe essa oferta pública integral na prática. Parece-me bem mais prioritário cumprir com as Leis aprovadas em 2009 e 2015 do que com a Lei aprovada em 2022. Editado 25 Julho 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post