Plagio o Original Publicado Março 8 Não sei se é de estar a ficar velho, mas às vezes vejo o meu sobrinho a fazer scroll nos shorts do youtube e do tiktok e aqueles shorts são super estranhos, não entendo as piadas e fico desconfortável até 😬 Se fossem aquelas m*rda da bambolina cappucina ou o crl q era aquilo ainda me ria, mas não é, é me mt estranho o q os miúdos gostam hoje em dia, sinto me um alien *old man screaming at cloud* Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado Março 8 Citação de fns, Em 10/11/2025 at 17:59: E a Rita Matias que se vai casar porque engravidou do segurança do Ventura (aka seu namorado)? 🤐 E confirmou hoje. Vai ser prematuro, coitadinho. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Março 8 (editado) Citação de fns, há 5 minutos: E confirmou hoje. Vai ser prematuro, coitadinho. Devia ter feito como antigamente, tirava um fim de semana em badajoz Editado Março 8 por Plagio o Original 3 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Março 8 Citação de Scirea, há 4 horas: O maior problema dos miúdos não é não ter acesso às redes ou ao telemóvel é que a maioria dos seus amigos tenham e eles não. É a ideia de se sentirem excluídos que os incomoda, não de não poderem aceder. Numa idade onde a construção de quem tu és passa a ser pautada pelo que os outros percepcionam sobre ti e tu és em relação ao outro, impedir só uns em favor de outros é inútil. Por isso é que a ideia de proibir até ao 6º ano é estupida (além de inconcebivel para as funcionárias das escolas). Ou se proíbe para todos ou não se proíbe para ninguém. Evidentemente que não vai resolver tudo e os pais têm de controlar e monitorizar os ecrãs dos filhos. Não chega meter mais no plafond do tarifário no fim do mês, é mesmo gerir tempos de ecrã remotamente por exemplo, fazer vistoria ao histórico, ver o feed com eles, não ser o mau exemplo e estar colado ao ecrã até às refeições e depois dizer ao filho que não pode fazê-lo. A maioria dos miúdos até agradece se não tiver acesso ao telemóvel. Não é por acaso que surgiram ultimamente tantos dumb phones modernos. As pessoas sabem o cancro que aquele aparelho pode ser. Agora, nunca nada chega da mesma maneira que limitar a compra de tabaco para os maiores de 18 não fez com que muita gente começasse a fumar aos 13 mas criar resistências é já por si um bom motivo. para começar Isso é uma batalha perdida. Porque os pais já utilizam preferencialmente os ecrãs para os substituírem nas funções de pais. Hoje quase fiquei chocado, mas como já sei o que a casa gasta fiquei apenas indignado. Estava a fazer as minhas compras num supermercado quando me cruzei com uma jovem mãe que empurrava o carrinho de bebé. O bebé não teria mais de 6 meses. E o carrinho estava equipado com um suporte para telemóvel com o respetivo aparelho a passar o Panda e os Caricas. Claro que o bebé ia todo entretido, sem causar qualquer problema à mãe, que estava bastante ocupada a interagir com o seu próprio telemóvel enquanto ia colocando artigos no carrinho das compras. O bebé não chorava, não fazia birras, não chamava pela mãe, não tinha fome nem sede, nem dores, não estava aborrecido nem inquieto. Uma paz de alma. O sonho de qualquer progenitor. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 9 Citação de Descartes, há 38 minutos: Isso é uma batalha perdida. Porque os pais já utilizam preferencialmente os ecrãs para os substituírem nas funções de pais. Hoje quase fiquei chocado, mas como já sei o que a casa gasta fiquei apenas indignado. Estava a fazer as minhas compras num supermercado quando me cruzei com uma jovem mãe que empurrava o carrinho de bebé. O bebé não teria mais de 6 meses. E o carrinho estava equipado com um suporte para telemóvel com o respetivo aparelho a passar o Panda e os Caricas. Claro que o bebé ia todo entretido, sem causar qualquer problema à mãe, que estava bastante ocupada a interagir com o seu próprio telemóvel enquanto ia colocando artigos no carrinho das compras. O bebé não chorava, não fazia birras, não chamava pela mãe, não tinha fome nem sede, nem dores, não estava aborrecido nem inquieto. Uma paz de alma. O sonho de qualquer progenitor. Sou um sortudo. A minha adora meter as frutas nos sacos, "ajudar" levando algumas compras nas mãos. E eu gosto da prioridade na fila para pagar. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Março 9 Citação de Petar Musa, há 4 minutos: Sou um sortudo. A minha adora meter as frutas nos sacos, "ajudar" levando algumas compras nas mãos. E eu gosto da prioridade na fila para pagar. Com cerca de 6 meses? É uma sobredotada. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 9 Citação de Descartes, há 17 minutos: Com cerca de 6 meses? É uma sobredotada. 3x6 meses :D Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Março 9 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: 3x6 meses 😄 É diferente de um bebé de colo. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 9 Citação de Descartes, há 3 minutos: É diferente de um bebé de colo. Também li mal o teu post. Quando disseste "carrinho de bebé", pensei nos carrinhos do hiper. E na Mercadona eles têm um encaixe que presumo que seja para tablets Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Março 9 Citação de Petar Musa, há 14 minutos: Também li mal o teu post. Quando disseste "carrinho de bebé", pensei nos carrinhos do hiper. E na Mercadona eles têm um encaixe que presumo que seja para tablets Não. A senhora levava o carrinho do bebé. Quem levava o carrinho do hiper era o marido. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Março 9 Citação de Descartes, há 7 horas: Isso é uma batalha perdida. Porque os pais já utilizam preferencialmente os ecrãs para os substituírem nas funções de pais. Hoje quase fiquei chocado, mas como já sei o que a casa gasta fiquei apenas indignado. Estava a fazer as minhas compras num supermercado quando me cruzei com uma jovem mãe que empurrava o carrinho de bebé. O bebé não teria mais de 6 meses. E o carrinho estava equipado com um suporte para telemóvel com o respetivo aparelho a passar o Panda e os Caricas. Claro que o bebé ia todo entretido, sem causar qualquer problema à mãe, que estava bastante ocupada a interagir com o seu próprio telemóvel enquanto ia colocando artigos no carrinho das compras. O bebé não chorava, não fazia birras, não chamava pela mãe, não tinha fome nem sede, nem dores, não estava aborrecido nem inquieto. Uma paz de alma. O sonho de qualquer progenitor. Vi o mesmo cenário num aeroporto uma vez e quando tinha o meu pequenote prai com 1 ano. Meteu-me tanta impressão, tenho que começar a perder a vergonha e a dizer alguma coisa, isto é derreter o cérebro dos miúdos, é abuso Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 9 Citação de Sandes., há 59 minutos: Vi o mesmo cenário num aeroporto uma vez e quando tinha o meu pequenote prai com 1 ano. Meteu-me tanta impressão, tenho que começar a perder a vergonha e a dizer alguma coisa, isto é derreter o cérebro dos miúdos, é abuso Sou da opinião que eu não tenho nada a ver como os outros educam as crianças mas, também há coisas que me metem alguma impressão. Bebés em restaurantes/hotéis que ainda nem estão sentados e já têm à espera na mesa um daqueles tablets próprios para bebés. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado Março 9 Uma pessoa percebe que o novo Presidente da República não vai ter o mesmo acolhimento do que o anterior, no que aos órgãos de comunicação social diz respeito, quando ouve uma jornalista a dizer que o António José Seguro tem de valorizar mais o papel dos media, como fazia o Marcelo, utilizando-os como um aliado, ao invés do que fez hoje pela manhã. E o que fez ele hoje pela manhã? Não disse bom dia aos jornalistas, devia tê-lo dito, pelo menos, por educação, mas pior, não disse para eles terem cuidado na estrada durante a viagem. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Março 9 Citação de Descartes, há 10 horas: Isso é uma batalha perdida. Porque os pais já utilizam preferencialmente os ecrãs para os substituírem nas funções de pais. Hoje quase fiquei chocado, mas como já sei o que a casa gasta fiquei apenas indignado. Estava a fazer as minhas compras num supermercado quando me cruzei com uma jovem mãe que empurrava o carrinho de bebé. O bebé não teria mais de 6 meses. E o carrinho estava equipado com um suporte para telemóvel com o respetivo aparelho a passar o Panda e os Caricas. Claro que o bebé ia todo entretido, sem causar qualquer problema à mãe, que estava bastante ocupada a interagir com o seu próprio telemóvel enquanto ia colocando artigos no carrinho das compras. O bebé não chorava, não fazia birras, não chamava pela mãe, não tinha fome nem sede, nem dores, não estava aborrecido nem inquieto. Uma paz de alma. O sonho de qualquer progenitor. Esse tipo de coisas mexe comigo. O meu motivo de orgulho é as minhas filhas olharem para essas coisas de igual forma. A mais velha de 5 anos uma vez ficou perturbada a olhar para uma mesa ao lado e virou-se para mim "aquela menina não tem idade para estar ao telemóvel" - e não é por repetição, nós não dizemos esse tipo de coisas nem temos uma visão radical que lhes incutimos, simplesmente em casa sabem que os telemóveis são nossos e que não é para elas mexerem. Agora também convém ser coerente, o que não falta são pais que não dão telemóveis aos filhos, metem os miúdos a pintar ou desenhar, para eles próprios poderem estarem a fazer scroll no instagram à mesa do restaurante... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Março 9 A minha filha bem me crava o telemóvel, mas sabe perfeitamente que, quando o tem, é muitíssimo limitado no tempo. Se o usar 10 ou 20 minutos por semana, é muito. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado Março 9 https://paginaum.pt/2026/03/08/tribunal-constitucional-contrata-empresa-de-assessoria-financeira-com-sede-em-restaurante-de-brejos-da-moita Que República das bananas. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Março 9 Eu a ler estas últimas páginas a perceber que se um dia ainda for pai, vou ter que fazer um desmame que vai ser bem fdd do vício do telemóvel, para poder dar o exemplo... 5 Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado Março 9 (editado) a minha sorte é ter uma esposa que não liga puto ao telemóvel e isso faz com que a minha filha não seja tão exposta a isso.. pelo menos por um dos elementos do casal. chego ao ponto de me esconder querendo fazer meia horinha de feed quando a cria está presente para não ouvir os sinos de tibães. Editado Março 9 por hugoooo_17 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado Março 9 (editado) Ao ler o que escrevem, sinto-me menos mal. Os meus filhos muito raramente têm acesso a telemóveis ou tablets. Somente o mais velho e na escola, porque realizam algumas atividades com o iPad. Fora isso, o acesso é restrito. O meu maior problema é quando vamos a um sítio com outros casais com filhos e os miúdos deles passam as refeições a mexer nos telemóveis. Os meus ficam a ver e a falar com os outros ou então ficam a falar connosco. Mas, em casa, especialmente o mais velho, vem sempre falar connosco sobre isso. Editado Março 9 por Vaart10 1 Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado Março 9 A minha filha também tem muito pouca exposição a ecrãs. Mas há muita pressão (familiar e de amigos) para que a ponha em frente a um ecrã "para estar mais sossegada". Eu e a minha mulher até decidimos recentemente pôr os telemóveis no hall de entrada, quando chegamos a casa, para não haver a tendência de pegar no telemóvel à mínima coisa. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado Março 9 (editado) É assustador falar-se de telemoveis e tablets como se fosse esconder droga de agarrados Editado Março 9 por Apocalypse Now 1 7 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Março 9 Citação de Petar Musa, há 3 horas: Sou da opinião que eu não tenho nada a ver como os outros educam as crianças mas, também há coisas que me metem alguma impressão. Bebés em restaurantes/hotéis que ainda nem estão sentados e já têm à espera na mesa um daqueles tablets próprios para bebés. Acho que como sociedade devemos ter regras de educação para proteger as crianças e a própria sociedade. É por isso que é ilegal os pais deixarem crianças até X idade sozinhas em casa. Se isso é negligência porque é que não é também negligência deixar miúdos tão pequenos expostos a ecrãs quando já é mais que provado que tem enormes impactos negativos? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado Março 9 Citação de Apocalypse Now, há 9 minutos: É assustador falar-se de telemoveis e tablets como se fosse esconder droga de agarrados Isso é porque não viste a reação da minha quando se apercebe que está sem chucha. Citação de Sandes., há 9 minutos: Acho que como sociedade devemos ter regras de educação para proteger as crianças e a própria sociedade. É por isso que é ilegal os pais deixarem crianças até X idade sozinhas em casa. Se isso é negligência porque é que não é também negligência deixar miúdos tão pequenos expostos a ecrãs quando já é mais que provado que tem enormes impactos negativos? Eu não estou em desacordo contigo. Acho péssima essa exposição aos telemóveis, à super proteção dos miúdos porque os pais não querem andar atrás (por exemplo, mete-los no carrinho para não correrem no parque). Mas, enquanto não for ilegal, é uma decisão dos pais das crianças como lidam com elas Compartilhar este post Link para o post