Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 1 hora:

Sabes que o professor em questão rejeitou as várias ofertas de alojamento que já teve certo?

E isso não faz que seja aceitável agredirem-no naturalmente. Mas ele mora numa carrinha por opção.

nem era preciso oferecem-lhe alojamento. Aquando dessa notícia fizeram pesquisas em sites de imobiliárias e encontraram casas a 250 ou 300 euros, nem sequer eram quartos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 4 minutos:

E o mindfuck de uma bandeira de Cuba na arruada da IL?

Viva a Liberdade
Viva Fulgencio Batista

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 11 minutos:

E o mindfuck de uma bandeira de Cuba na arruada da IL?

Ontem era de Israel. Está a melhorar 😂

Compartilhar este post


Link para o post

Só umas questões que já vi mais do que uma vez a serem faladas mas que me deixaram dúvidas. 

O Marcelo mesmo se houver uma coligação pode rejeitar haver governo? É que ele já deu a entender que não vai aceitar o chega no poder e neste caso o que aconteceria?

E a outra é que já vi mais do que uma pessoa a dizer que se a AD ganhar estará no governo com ou sem o Luís Montenegro, isto é possível sequer, a malta ir votar no LM e depois a AD acabar no poder sem ele? Ou o Marcelo pode rejeitar também porque o governo tem de ser com o LM ou voltamos às eleições ou como é que funcionaria? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 4 horas:

A típica bimba sem nada na cabeça mas podre de boa, está no partido certo. 

Porque é o tipo de moça que quando tu avanças te diz que já Chega?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 26 minutos:

Só umas questões que já vi mais do que uma vez a serem faladas mas que me deixaram dúvidas. 

O Marcelo mesmo se houver uma coligação pode rejeitar haver governo? É que ele já deu a entender que não vai aceitar o chega no poder e neste caso o que aconteceria?

E a outra é que já vi mais do que uma pessoa a dizer que se a AD ganhar estará no governo com ou sem o Luís Montenegro, isto é possível sequer, a malta ir votar no LM e depois a AD acabar no poder sem ele? Ou o Marcelo pode rejeitar também porque o governo tem de ser com o LM ou voltamos às eleições ou como é que funcionaria? 

ui. Todas essas perguntas têm respostas muito vagas, por duas coisas: primeiro, a Constituição é super omissa no que toca à formação do governo, dizendo apenas "O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais." Só diz 'ouvir os partidos' e apenas manda 'ter em conta' as eleições. E em segundo lugar, nunca tais cenários se colocaram, na prática, ou seja, não há um precedente que possa dar a resposta à regra omissa da Constituição.

 

Ou seja, todas essas hipóteses são possíveis. Mas nem todas são prováveis. A hipotese de o Montenegro ganhar as eleições e ser corrido, um golpe pretoriano dentro do PSD para formar governo com o Chega são, diria, nulas. O sistema partidário em Portugal implodiria se isso acontecesse, para além de que o nunca mais nenhuma pessoa confiaria no PSD para lhe entregar um voto.

Quanto ao Marcelo não querer dar posse a um governo com o Chega, bom, o Cavaco tb, narram as crónicas, jurava que nunca daria posse a um governo com apoio do PCP e teve de dar. Ele não quer, agora se a realidade assim o obrigar, será outro que apagará as suas linhas vermelhas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lifehouse, há 4 horas:

E a Manuela Ferreira Leite a dar a entender que o PNS tinha problemas psicológicos? 

Só fiquei na parte do "COVID foi benesse para o PS"...

Será que estas declarações não se tornarão uma "benesse" para o PNS?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

As declarações da Ferreira Leite são das razões porque eu nunca poderia ser político, a não ser relegado ao lugar de um Miguel Tiago.

a sorte dela - e da AD - é que essas declarações não vão ter repercussão pois que as tvs amanhã têm de fingir que não existe política no país e dar notícias sobre gastronomia e meteorologia e pouco mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

As declarações da Ferreira Leite são das razões porque eu nunca poderia ser político, a não ser relegado ao lugar de um Miguel Tiago.

Que disse ela?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 12 minutos:

ui. Todas essas perguntas têm respostas muito vagas, por duas coisas: primeiro, a Constituição é super omissa no que toca à formação do governo, dizendo apenas "O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais." Só diz 'ouvir os partidos' e apenas manda 'ter em conta' as eleições. E em segundo lugar, nunca tais cenários se colocaram, na prática, ou seja, não há um precedente que possa dar a resposta à regra omissa da Constituição.

 

Ou seja, todas essas hipóteses são possíveis. Mas nem todas são prováveis. A hipotese de o Montenegro ganhar as eleições e ser corrido, um golpe pretoriano dentro do PSD para formar governo com o Chega são, diria, nulas. O sistema partidário em Portugal implodiria se isso acontecesse, para além de que o nunca mais nenhuma pessoa confiaria no PSD para lhe entregar um voto.

Quanto ao Marcelo não querer dar posse a um governo com o Chega, bom, o Cavaco tb, narram as crónicas, jurava que nunca daria posse a um governo com apoio do PCP e teve de dar. Ele não quer, agora se a realidade assim o obrigar, será outro que apagará as suas linhas vermelhas.

 

Obrigado pelas respostas. Diria que o chega chegar ao poder (caso seja necessário) vai da vontade que o Marcelo tenha para se chatear. Talvez vá ter a mesma vontade no final que teve o Cavaco. 

Acho que são perguntas que se for preciso alguns dos que estão com dúvidas também lhes passa pela cabeça e que podem vir a pender isto para o PS como disse o tio, principalmente com a possibilidade de o LM puder vencer e nem ser o primeiro ministro (o que seria como disseste bem algo quase histórico) 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Viva a Liberdade
Viva Fulgencio Batista

Tenho pena que as pessoas não tenham noção da dimensão da piada. Grande Lebo!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 46 minutos:

O Marcelo mesmo se houver uma coligação pode rejeitar haver governo? É que ele já deu a entender que não vai aceitar o chega no poder e neste caso o que aconteceria?

 

Pode. É o Marcelo que convida quem ele quiser a formar Governo. Como o Ilídio já disse, só tem que ouvir os Partidos e respeitar os resultados eleitorais.

E é o Marcelo quem dá posse ao Governo.

Portanto, no limite, pode fazer o que lhe der na telha.

Só não pode fazer uma coisa: dissolver a Assembleia da República que resulta dos resultados eleitorais nos primeiros 6 meses após a sua entrada em funções.

 

Citação de Banks29, há 46 minutos:

E a outra é que já vi mais do que uma pessoa a dizer que se a AD ganhar estará no governo com ou sem o Luís Montenegro, isto é possível sequer, a malta ir votar no LM e depois a AD acabar no poder sem ele? Ou o Marcelo pode rejeitar também porque o governo tem de ser com o LM ou voltamos às eleições ou como é que funcionaria? 

Como eu disse acima, o Marcelo convida quem quiser a formar Governo.

Num cenário de pura instabilidade governativa ele pode nomear um Governo de Iniciativa Presidencial cujo únicas funções sejam manter os serviços públicos a funcionar e preparar novo ato eleitoral.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

Porque é o tipo de moça que quando tu avanças te diz que já Chega?

ela é mais deste tipo

5rxat24iqv6b1.png

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 19 minutos:

ui. Todas essas perguntas têm respostas muito vagas, por duas coisas: primeiro, a Constituição é super omissa no que toca à formação do governo, dizendo apenas "O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais." Só diz 'ouvir os partidos' e apenas manda 'ter em conta' as eleições. E em segundo lugar, nunca tais cenários se colocaram, na prática, ou seja, não há um precedente que possa dar a resposta à regra omissa da Constituição.

 

Ou seja, todas essas hipóteses são possíveis. Mas nem todas são prováveis. A hipotese de o Montenegro ganhar as eleições e ser corrido, um golpe pretoriano dentro do PSD para formar governo com o Chega são, diria, nulas. O sistema partidário em Portugal implodiria se isso acontecesse, para além de que o nunca mais nenhuma pessoa confiaria no PSD para lhe entregar um voto.

Quanto ao Marcelo não querer dar posse a um governo com o Chega, bom, o Cavaco tb, narram as crónicas, jurava que nunca daria posse a um governo com apoio do PCP e teve de dar. Ele não quer, agora se a realidade assim o obrigar, será outro que apagará as suas linhas vermelhas.

 

A hipótese da AD ganhar e o Montenegro ser corrido não se coloca. É completamente estapafúrdia. Mas coloca-se a hipótese da AD perder, o Montenegro sair e surgir outro Presidente do PS sem pruridos de se juntar ao Chega para derrubar um Governo do PS. Numa situação dessas não resta mais nada ao Marcelo a não ser esperar por outubro para marcar novas eleições.

O Cavaco não teve de dar. O Cavaco colocou exigências ao Costa (acordo escrito) que tinha a certeza, na sua arrogância, que o PCP nunca celebraria. Teve azar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 5 minutos:

Num cenário de pura instabilidade governativa ele pode nomear um Governo de Iniciativa Presidencial cujo únicas funções sejam manter os serviços públicos a funcionar e preparar novo ato eleitoral.

esse tipo de governos já não existem desde 1983 e, dizem alguns entendidos, que já não é possível desde a Revisão Constitucional de 85, a mais profunda que a Constituição teve, embora eu deva reconhecer que, não consigo encontrar no texto constitucional indicações concretas nesse sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 4 minutos:

este gajo do ADN que está a dar na SIC tem uns vibes do rei Gob

é o gajo dos alem-mar, daqui a pouco explode.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

esse tipo de governos já não existem desde 1983 e, dizem alguns entendidos, que já não é possível desde a Revisão Constitucional de 85, a mais profunda que a Constituição teve, embora eu deva reconhecer que, não consigo encontrar no texto constitucional indicações concretas nesse sentido.

Como é que não é possível? Então o país fica sem Governo e o Presidente da República, que é constitucionalmente o garante do regular funcionamento das instituições não pode fazer nada? Queres ver que a Constituição é anarquista e eu não sabia?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 12 minutos:

 

Pode. É o Marcelo que convida quem ele quiser a formar Governo. Como o Ilídio já disse, só tem que ouvir os Partidos e respeitar os resultados eleitorais.

E é o Marcelo quem dá posse ao Governo.

Portanto, no limite, pode fazer o que lhe der na telha.

Só não pode fazer uma coisa: dissolver a Assembleia da República que resulta dos resultados eleitorais nos primeiros 6 meses após a sua entrada em funções.

 

Como eu disse acima, o Marcelo convida quem quiser a formar Governo.

Num cenário de pura instabilidade governativa ele pode nomear um Governo de Iniciativa Presidencial cujo únicas funções sejam manter os serviços públicos a funcionar e preparar novo ato eleitoral.

Obrigado pelas respostas. 

Vi a resposta também deste ao Ilídio e pegando no ponto. 

Poderá chegar essa coligação para derrubar o governo? Ou é uma suposição de que eles juntos estariam em maioria? Se bem que as coligação até nem costumam ser 100% duradouras (a última foi o PS + BE) porque as comadres são amigas até ao momento que lhe interessam. 

A verdade é que já ouvimos mais do que uma pessoa a dizer que o LM rejeitar a coligação quer ganhe ou perca pode bem ser corrido, será mesmo assim tão impossível? Vamos supor que ele possa ser mesmo corrido, como é que isso funcionaria em termos do Marcelo respeitar os resultados? Convidava o LM ou a AD e se em caso de ser o LM, deduzo que o governo na assembleia não iria durar muito tempo ne? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 7 minutos:

Obrigado pelas respostas. 

Vi a resposta também deste ao Ilídio e pegando no ponto. 

Poderá chegar essa coligação para derrubar o governo? Ou é uma suposição de que eles juntos estariam em maioria? Se bem que as coligação até nem costumam ser 100% duradouras (a última foi o PS + BE) porque as comadres são amigas até ao momento que lhe interessam. 

A verdade é que já ouvimos mais do que uma pessoa a dizer que o LM rejeitar a coligação quer ganhe ou perca pode bem ser corrido, será mesmo assim tão impossível? Vamos supor que ele possa ser mesmo corrido, como é que isso funcionaria em termos do Marcelo respeitar os resultados? Convidava o LM ou a AD e se em caso de ser o LM, deduzo que o governo na assembleia não iria durar muito tempo ne? 

Começando pela pergunta que percebi. Um Governo só pode ser derrubado se a Assembleia da República aprovar uma moção de censura ou rejeitar uma moção de confiança. Num cenário em que AD e Chega tenham maioria no Parlamento podem facilmente derrubar um eventual Governo do PS. Foi assim que a Geringonça derrubou o Passos Coelho.

Passando a outra que percebi mais ou menos. O LM só é corrido da liderança do PSD se a AD não ganhar as eleições. Aliás, ele sairá pelo próprio pé se mantiver o que afirmou. No caso da AD ganhar, a questão nem se coloca. O Marcelo convida-o a formar Governo e ele fica Primeiro-Ministro. Para que raio iria o PSD correr com o seu líder estando este no lugar de Primeiro Ministro? Não faz qualquer sentido.

O resto, a partir de "Vamos supor", não percebi.

Editado por Descartes

Compartilhar este post


Link para o post

Há alguém no mundo, independentemente da cor política, que suporta o Miguel Morgado?

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Aiden, há 2 minutos:

Há alguém no mundo, independentemente da cor política, que suporta o Miguel Morgado?

O Moedas. O Relvas. O Passos Coelho.

Compartilhar este post


Link para o post

Ao entrar aqui neste tópico, parece que entro na página da esquerda.net

 

Agora só volto aqui domingo a partir das 20h

  • Triste 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 29 minutos:

este gajo do ADN que está a dar na SIC tem uns vibes do rei Gob

Ainda me cruzei com ele no outro dia.

Estranho é ser por Leiria 🤔

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...