Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Visitante
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Melhor em que sentido? Em termos de taxas? Em termos de abrangência dos cuidados de saúde? Em termos de X profissionais a cada 1000 pessoas? Se tudo funcionasse como está no papel, admito perfeitamente que o SNS é bastante completo, mas o que nós temos na realidade é um sistema disfuncional em que as pessoas esperam meses e anos por operações e baterias de exames, doentes que morrem em camas nos corredores, importação de médicos estrangeiros, horas e horas de filas de espera para ser atendido nas urgências, etc. A desculpa é sempre a falta de recursos, mas depois vai-se a ver e uma simples informatização do sistema descobriu logo esquemas e burlas que pesaram o Estado em centenas de milhões de euros nos últimos anos. A ADSE é só para alguns e até as raras oportunidades em que há complementaridade com o Privado nos querem tirar. Das universidades não tenho grandes queixas, temos muitas e boas e os problemas que elas têm são administrativos e comuns a todos os setores da função pública. Agora, do Ensino Obrigatório...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

De qualquer modo, adaptando o mapa que publiquei há uns dias, esta é a situação atual dos EUA:

Trump - Biden: 314 - 224

https://www.270towin.com/maps/r46k4

Trump - Sanders: 355 - 183
Trump - Warren: 373 - 165

Fds achas que o Trump vai demolir tanto assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 horas:

De qualquer modo, adaptando o mapa que publiquei há uns dias, esta é a situação atual dos EUA:

Trump - Biden: 314 - 224

https://www.270towin.com/maps/r46k4

Trump - Sanders: 355 - 183
Trump - Warren: 373 - 165

f*da-se, Trump com quase 400 delegados? Mata-me já.

Edit: Fui brincar com o mapa um bocadinho, pegando como base no mapa dos resultados efectivos de 2016, mudei a Pensilvânia para os Dems (costumam ganhar lá, a vitória do Trump em 2016 foi uma fluke) a Virginia para o GOP (a mesma coisa) e a Florida para os Dems (o partido está a crescer muito, principalmente entre a juventude, após Parkland) e...deu empate a 269. Isso sequer é possível??? 

mP6RP.png

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Melhor em que sentido? Em termos de taxas? Em termos de abrangência dos cuidados de saúde? Em termos de X profissionais a cada 1000 pessoas? Se tudo funcionasse como está no papel, admito perfeitamente que o SNS é bastante completo, mas o que nós temos na realidade é um sistema disfuncional em que as pessoas esperam meses e anos por operações e baterias de exames, doentes que morrem em camas nos corredores, importação de médicos estrangeiros, horas e horas de filas de espera para ser atendido nas urgências, etc. A desculpa é sempre a falta de recursos, mas depois vai-se a ver e uma simples informatização do sistema descobriu logo esquemas e burlas que pesaram o Estado em centenas de milhões de euros nos últimos anos. A ADSE é só para alguns e até as raras oportunidades em que há complementaridade com o Privado nos querem tirar. Das universidades não tenho grandes queixas, temos muitas e boas e os problemas que elas têm são administrativos e comuns a todos os setores da função pública. Agora, do Ensino Obrigatório...

Tudo parangonas genéricas. Há um ano que acompanho familiares doentes a hospitais do SNS e a única coisa que de facto sinto é o tempo de espera. 

As listas de espera, bem como o resto, têm muito que se lhe diga. Têm mais a ver com o nosso índice demográfico do que com outra coisa. As listas dão obviamente prioridade a casos mais urgentes e quem fica à espera são os velhos que acham que precisam de ser operados às varizes. E esses casos, não prioritários, vão sendo, obviamente, adiados em função dos casos com prioridade. Basta entrar num hospital para compreender que há um caso gerontológico grave. A maioria vai-se queixar de uma dor de cabeça. Eu compreendo que nos velhotes uma dor de cabeça pode ser mais preocupante mas, infelizmente, estes entopem o SNS desnecessariamente. Nos centros de saúde então é ainda pior.

A minha médica de família explicou-me que a maioria das pessoas que atende são velhos sem qualquer problema mas que assim que lhes doí o joelho marcam uma consulta para falar com a médica e malta à procura de uma solução para ir ou prolongar a baixa. Casos realmente preocupantes aparece-lhe um por semana com sorte.

Nunca percebi porque é que, havendo este problema, não se cria, tal como as pediatrias, uma ala gerontológica (será assim que se diz) e se escoa para lá estes casos. 

Não percebi. A ADSE é só para alguns? Para quem? A ADSE é, e bem, para a função pública. Por falar em burlas, fala das burlas que se descobriram dos privados à ADSE com a sobre facturação. Chularam a ADSE e ainda acharam ter esse direito. A ADSE é o maior sustento dos privados, por isso é que os liberais querem alargá-lo a toda gente, que fastio que era. Depois antes de tratarem o problema de saúde do utente fazem dois ou três exames desnecessários em máquinas caríssimas só para cobrarem à ADSE e depois aconselham ir ao público. Com a obstetrícia é assim, nos privados durante a gravidez tudo bem, exames do bom e do melhor, quando o puto está para nascer encaminham para o público ou então vai de cesariana.

Em relação às camas, não é um problema de camas, é um problema de espaço para meter as camas. Os hospitais precisam de mais área. Os de Lisboa, principalmente, que não têm para onde aumentar e para construir de novo têm que ir construir nos arrabaldes e assim deixam de servir bem as populações próximas. Aliado, claro, à falta de investimento público.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

f*da-se, Trump com quase 400 delegados? Mata-me já.

Edit: Fui brincar com o mapa um bocadinho, pegando como base no mapa dos resultados efectivos de 2016, mudei a Pensilvânia para os Dems (costumam ganhar lá, a vitória do Trump em 2016 foi uma fluke) a Virginia para o GOP (a mesma coisa) e a Florida para os Dems (o partido está a crescer muito, principalmente entre a juventude, após Parkland) e...deu empate a 269. Isso sequer é possível??? 

mP6RP.png

Sempre vais a tempo de ir aos states comprar uma arma. 

Well, enquanto isso na Madeira este é o cenário que prevejo:

PSD - 42.27%

PS - 20.96%

CDS - 9.77%

JPP - 6.64%

BE - 4.90%

CDU - 3.67%

Ptp - 2.58%

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho queixa nenhuma do SNS. Comigo foram sempre rápidos, expeditos, compreensivos e prestaram um grande serviço.

Também gozei do facto de ter sido um caso de prioridade alta no Hospital mas acho que isso demonstra que o sistema não funciona tão mal quanto parece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 26 minutos:

Eu não tenho queixa nenhuma do SNS. Comigo foram sempre rápidos, expeditos, compreensivos e prestaram um grande serviço.

Também gozei do facto de ter sido um caso de prioridade alta no Hospital mas acho que isso demonstra que o sistema não funciona tão mal quanto parece.

Desculpa a frontalidade, tens um problema grave de saúde certo? Lembro de ler qualquer coisa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 8 horas:

Segundo este estudo da WHO (https://www.who.int/healthinfo/paper30.pdf) e outros, Portugal tem o 12o melhor sistema de saude do mundo... "doentes a morrerem em camas nos corredores" é uma dramatizacao...aconteceu uma vez, ja se fala disso como se fosse um mal generalizado.

E de resto em Portugal fala-se muito de corrupcao, mas continua a ser um pais com um nivel de corrupcao que anda na media da UE, ou seja um dos 30 paises do mundo com menos corrupcao...logo o que explica a tal ausencia de recursos é o facto dos impostos serem mais baixos e devido aos ordenados, extremamente mais baixa a carga fiscal a nivel absoluto do que outros paises europeus, sendo que os custos de equipamento, reagentes, etc, sera o mesmo do que no Norte da Europa...

Este choradinho faz me lembrar há uns anos um brasileiro que sobre a crise em Portugal em 2009-10, dizia "Epa os portugueses sabem la o que é crise...passem la pelo Brasil numa crise e vao ver..."

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 12 horas:

O SNS tem muitos problemas e as condições de trabalho para os profissionais poderiam ser beem melhores, mas o pessoal reclama muitas vezes por reclamar e não tem bem noção dos benefícios e coisas que o SNS oferece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 12 horas:

Segundo este estudo da WHO (https://www.who.int/healthinfo/paper30.pdf) e outros, Portugal tem o 12o melhor sistema de saude do mundo... "doentes a morrerem em camas nos corredores" é uma dramatizacao...aconteceu uma vez, ja se fala disso como se fosse um mal generalizado.

E de resto em Portugal fala-se muito de corrupcao, mas continua a ser um pais com um nivel de corrupcao que anda na media da UE, ou seja um dos 30 paises do mundo com menos corrupcao...logo o que explica a tal ausencia de recursos é o facto dos impostos serem mais baixos e devido aos ordenados, extremamente mais baixa a carga fiscal a nivel absoluto do que outros paises europeus, sendo que os custos de equipamento, reagentes, etc, sera o mesmo do que no Norte da Europa...

Este choradinho faz me lembrar há uns anos um brasileiro que sobre a crise em Portugal em 2009-10, dizia "Epa os portugueses sabem la o que é crise...passem la pelo Brasil numa crise e vao ver..."

mas esse artigo é do ano 2000, salvo erro

Compartilhar este post

Link para o post

Israel nos últimos tempos já nem se dá ao trabalho de disfarçar e também para quê quando se tem as costas bem quentes com este Presidente dos EUA e os novos amigos da Arábia Saudita?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 18 minutos:

Israel nos últimos tempos já nem se dá ao trabalho de disfarçar e também para quê quando se tem as costas bem quentes com este Presidente dos EUA e os novos amigos da Arábia Saudita?

Isso e o escudo do anti-semitismo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 17 minutos:

como é que isto não é difamação? lol

A Ilhan Omar já utilizou argumentos e expressões tipicamente anti-semitas. Ela próprio o reconheceu e pediu desculpas. 

Noutras notícias, o Partido Trabalhista vai mesmo lançar uma moção de censura nas próximas semanas. O objectivo é colocar o Corbyn como Primeiro-Ministro e organizar eleições e possivelmente referendo. Alguns conservadores anti-brexit, os liberais democratas e os escoceses nacionalistas mostraram abertura para esta solução.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Nunca mudem 😂

Compartilhar este post

Link para o post

fundou umas das fundações mais activas em Portugal, mas como mudou a sede fiscal, dos seus negócios, para a holanda é um porco capitalista. Devia haver um Portexit para evitar estas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 5 horas:

Nunca mudem 😂

Vá, é aborrecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...