Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Sumudica by Night, há 1 minuto:

Por um lado Rui Pinto enterra muita mais gente.

Por outro lado é mais lenha para o Chega queimar.

Nah, eu sinto q o chega é muito mais queimar o estado para virem empresas privadas fazerem m*rda e enriquecerem

O Rui Pinto é uma questão de democracia e transparência

E queimar os espíritos Santos desta vida

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post

Por acaso acho interessante o volte face de alguns jornalistas da nossa praça quando souberam que os leaks vieram do Rui Pinto. No início andavam todos contentes, passado pouco tempo comparam-no ao Assange e à influência que teve na vitória do Trump.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Nah, eu sinto q o chega é muito mais queimar o estado para virem empresas privadas fazerem m*rda e enriquecerem

O Rui Pinto é uma questão de democracia e transparência

E queimar os espíritos Santos desta vida

Mas o Chega agita bem a bandeira anti-corrupção.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 9 minutos:

Mas o Chega agita bem a bandeira anti-corrupção.

É só dizer q o Rui Pinto tem provas contra a instituição Benfica e acaba se metade do lobby deles

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

o que o lixou foi a tentativa de extorsão.

Nem tanto, o que o lixou foi que ele nunca foi um denunciante, ele variou as suas posições consoante os seus interesses. Se ele tivesse passado tudo aos jornalistas como fez no Football Leaks e Luanda Leaks não haveria discussão mas a verdade é que ele tentou extorquir a Doyen com o material que teve e alegadamente passou os Benfica Leaks ao Porto, que é mesma coisa que teres leaks da Huawei e passares a uma rival tipo Apple.

Não há um Rui Pinto "bom", há um Rui Pinto "Hacker" que tentou fazer dinheiro com a informação que obteve a quem desse mais e um "Rui Pinto" denunciante que passou a informação a entidades neutras.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 6 horas:

Mas eu não tenho de levar com argumentos como se de um Ventura me tratasse. É uma ideia despropositada, que ignora o facto de Portugal e restantes ex-colónias terem uma histórica partilhada de séculos, que não traz ao interesse do país e cujo único objetivo é fazer-nos envergonhar do nosso passado. Mais, isto é a ponta de um novelo sem fim, onde iria acabar? Derretemos a talha dourada nas igrejas para devolver aos índios na Amazónia? Mandamos queimar todos as pinturas com negros, indios e indianos? Abolimos a imagem do Eusébio com a camisola portuguesa, e substituimos em todas as fotografias e video com uma camisola de Moçambique?

O Ventura foi um brutamontes e mandou a boca fácil, mas a verdade é que também me começo a sentir desconfortável com as intenções da Joacine. Temos centenas de milhares de negros em Portugal que poderiam ter maior representatividade no Parlamento e alguém que lutasse de facto para melhorar as suas condições de vida e, em vez disso, temos uma deputada com um parafuso a menos que age como uma representante dos interesses da Guiné.

A Joacine pode ter propostas absurdas (por exemplo neste caso, apesar de entender a intenção, não foi algo proposto pelos países a quem originalmente pertence o espólio; tenho ideia até que o ano passado ou assim, com a excepção de Angola, todos disseram que ainda não tinham condições para o receber) e que pecam por defeito a falta de real representação da comunidade africana em Portugal mas o discurso do Ventura é incomparavelmente pior todos os dias do ano.
Acho que muita gente (não me refiro a ti) que não tem ideia da legitimização que este gajo tem dado para o cidadão comum poder ser abertamente racista e xenófobo.

São os 2 a sua peça mas se tivesse de escolher entre um ou outro, preferia 10 Joacines que o dedo mindinho desse gajo.

Compartilhar este post


Link para o post

Os dois grandes problemas da Joacine é que ela uma radical (basta ver esta proposta que foi destruída pelos historiadores e não nos podemos esquecer que ela é uma licenciada e doutorada em História) e sobretudo diz representar uma franja da população que pura e simplesmente não votou nela. É que a população negra e pobre que ela diz que representa vive praticamente toda nas periferias e se formos a ver o mapa foi nesses concelhos onde o Chega foi altamente votado. Já o LIVRE teve voto beto das freguesias ricas, instruídas e onde o preço da habitação é o mais elevado a nível nacional (tipo Santa Maria Maior ou São Vicente onde é quase de 5.000€ por metro quadrado e o LIVRE teve quase 5%).

Não é toa que o LIVRE quer correr com ela, a razão pelas quais eles o querem fazer é porque ela é radical e tem uma agenda de pessoas que não votaram no LIVRE.

Compartilhar este post


Link para o post

Depois disto tudo ponho as mãos no fogo em como ela não sai do Livre.

Enfim, de resto, é lamentável o nosso debate político agora estar agora bipolarizado entre duas criaturas como Joacine e o Ventura. Os novos partidos vieram acrescentar muito pouco, à excepção da IL que mantém o foco.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 54 minutos:

Nem tanto, o que o lixou foi que ele nunca foi um denunciante, ele variou as suas posições consoante os seus interesses. Se ele tivesse passado tudo aos jornalistas como fez no Football Leaks e Luanda Leaks não haveria discussão mas a verdade é que ele tentou extorquir a Doyen com o material que teve e alegadamente passou os Benfica Leaks ao Porto, que é mesma coisa que teres leaks da Huawei e passares a uma rival tipo Apple.

Não há um Rui Pinto "bom", há um Rui Pinto "Hacker" que tentou fazer dinheiro com a informação que obteve a quem desse mais e um "Rui Pinto" denunciante que passou a informação a entidades neutras.

Por acaso ele começou com o site do football leaks e só depois é que passou para os jornalistas. Com o Luanda Leaks é que ele passou logo aos jornalistas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 minutos:

Por acaso ele começou com o site do football leaks e só depois é que passou para os jornalistas. Com o Luanda Leaks é que ele passou logo aos jornalistas.

Com certeza não será coincidência o facto da informação ter sido passada logo aos jornalistas por ele estar preso... 412592370471796736.png?v=1

Compartilhar este post


Link para o post

Parece que os partidos não vão apresentar um voto de condenação contra o Ventura, apenas se juntaram e lançaram uma CI em conjunto a subscrever as palavras do Ferro Rodrigues.

Um erro a meu ver, o assunto morre aqui mas o Ventura saí a ganhar, isto era um assunto que ao contrário de outros não lhe dá boa imagem se continuasse a ser explorado.

Compartilhar este post


Link para o post

bem, parece que o Ventura safou-se do voto de condenação pelo parlamento, ficou apenas uma afirmação de repúdio. Sinceramente não sei se foi a melhor opção pois se por um lado entendo o facto de "não quererem dar palco ao Ventura", por outro este era o momento certo para o debater pois a sua defesa estava fraca e cingia-se ao "atacar a história de Portugal, e fazer dos portugueses anátemas". E sendo o debate feio na Assembleia havia menos probabilidades de acabarem à peixarada a falar por cima uns dos outros.

Compartilhar este post


Link para o post

É um grande erro, estão a normalizar isto.

Basicamente fica tudo a compor-se para esta situação voltar a repetir-se, o LIVRE com a proposta e o Chega! com a boca racista, para depois quando a AR passar ao voto de condenação o Ventura fazer-se de vítima e dizer "Mas da outra vez não houve esta situação!".

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

o que o lixou foi a tentativa de extorsão.

E o facto de ter acedido de forma ilegal aos ficheiros. Um verdadeiro denunciante seria alguém com acesso aos ficheiros em virtude das funções que ocupa. Legitimar um pirata informático seja a que propósito for tornaria legítimo assaltar todas as casas da aldeia para ver quem roubou a galinha, e descobrir no processo que o padre era o pai da criança da vizinha da capela... 

Não me surpreende nada que o Luanda leaks tenha origem no RP, achei isso desde a primeira notícia e certamente que é daí que vem o interesse da Ana Gomes nele. 

Contudo, o Rui Pinto não passa de um criminoso comum que tentou ganhar dinheiro ilicitamente e, depois, invadiu, espiou e roubou propriedade privada provavelmente a pedido e pagamento de terceiros. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

E esta pérola do CDS:

Dirigente do CDS elogiou Salazar e a PIDE

Abel Matos Santos também chamou “agiota de judeus” a Aristides Sousa Mendes, em publicações no seu facebook, entre 2012 e 2016. No último Congresso do CDS foi eleito para a Comissão Executiva do partido, depois de desistir da sua candidatura e apoiar a de Francisco Rodrigues dos Santos.

https://www.esquerda.net/artigo/dirigente-do-cds-elogiou-salazar-e-pide/65622

Para quem tiver comichão com o esquerda.net pode sempre ir ao direita.net que tem lá a mesma coisa: https://observador.pt/2020/01/29/cds-um-dos-novos-dirigentes-elogiou-a-pide-e-salazar-e-acusou-aristides-sousa-mendes-de-ser-agiota-de-judeus/

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de bmfpcdm, há 4 horas:

Valha-nos termos o brutamontes do Ventura a lutar pelos interesses de Portugal! Onde já se viu empregar museólogos, curadores e investigadores científicos na análise de peças de museus de maneira a melhor perceber o seu significado e contexto histórico. Onde já se viu procurar criar um inventário de herança cultural que possa ter sido indevidamente alienada. Onde já se viu proceder à devolução de dito espólio aos países de origem. Onde já se viu exercer responsabilidade histórico-cultural e, ao mesmo tempo, promover relações diplomáticas saudáveis.

O país de origem é Portugal. Nenhum dos países africanos de cujos territórios os artefactos provêm existia na altura. Estamos a falar de um espólio da altura dos nossos territórios ultramarinos, não foram resultado de saques ou compras a mercenários estrangeiros. Não consigo entender como não se olha para isto como um elo de ligação histórica entre povos dos diferentes países (já nem entro pelo facto de ser, atualmente, um não-problema). Ainda para mais, queixam-se que a história é branqueada, mas depois a solução proposta passa por nos desfazermos dos bens que nos ajudam exatamente a relembrar eventos do passado. 

Citação de Apple, há 2 horas:

A Joacine pode ter propostas absurdas (por exemplo neste caso, apesar de entender a intenção, não foi algo proposto pelos países a quem originalmente pertence o espólio; tenho ideia até que o ano passado ou assim, com a excepção de Angola, todos disseram que ainda não tinham condições para o receber) e que pecam por defeito a falta de real representação da comunidade africana em Portugal mas o discurso do Ventura é incomparavelmente pior todos os dias do ano.
Acho que muita gente (não me refiro a ti) que não tem ideia da legitimização que este gajo tem dado para o cidadão comum poder ser abertamente racista e xenófobo.

São os 2 a sua peça mas se tivesse de escolher entre um ou outro, preferia 10 Joacines que o dedo mindinho desse gajo.

Concordo perfeitamente. Acima de tudo, é um tema que pode e deve ser discutido de forma razoável, sem divisão entre apologistas/racistas e não-patriotas.

Compartilhar este post


Link para o post

O Ventura, pseudo facho e afilhado do passos, mais depressa dá as nalgas à China do que devolve os paus e pedras aos pretos. 

A política também é isto. Oxalá o partido comunista chinês corte a luz do país, bem precisamos duns meses sem internet. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 hora:

O país de origem é Portugal. Nenhum dos países africanos de cujos territórios os artefactos provêm existia na altura. Estamos a falar de um espólio da altura dos nossos territórios ultramarinos, não foram resultado de saques ou compras a mercenários estrangeiros. Não consigo entender como não se olha para isto como um elo de ligação histórica entre povos dos diferentes países (já nem entro pelo facto de ser, atualmente, um não-problema). Ainda para mais, queixam-se que a história é branqueada, mas depois a solução proposta passa por nos desfazermos dos bens que nos ajudam exatamente a relembrar eventos do passado.

Se os territórios já não fazem parte de Portugal, como é que se pode considerar Portugal como o país de origem? Achas mesmo que uma peça com a origem da ora Angola vai ser exposta como sendo originária de Portugal?

Tu tens um inventário de todos os bens para afirmar que nenhum foi "saqueado"?

A ideia deve passar pela restituição de bens a países que deles possam usufruir nesse mesmo estudo histórico-cultural; um ato que sublinharia a ligação histórica entre os povos, pois essa restituição ficaria para sempre documentada na descrição desses bens.

Compartilhar este post


Link para o post

A cena é que a Joacine nem disse "vamos devolver tudo", disse "se os paises de origem quiserem isto de volta, podem tê-lo"

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de bmfpcdm, há 36 minutos:

Se os territórios já não fazem parte de Portugal, como é que se pode considerar Portugal como o país de origem? Achas mesmo que uma peça com a origem da ora Angola vai ser exposta como sendo originária de Portugal?

Tu tens um inventário de todos os bens para afirmar que nenhum foi "saqueado"?

A ideia deve passar pela restituição de bens a países que deles possam usufruir nesse mesmo estudo histórico-cultural; um ato que sublinharia a ligação histórica entre os povos, pois essa restituição ficaria para sempre documentada na descrição desses bens.

Volto a pegar no ponto do Eusébio então. Faz sentido reclama-lo como um dos grandes portugueses e tê-lo sepultado no Panteão, se ele era moçambicano?

À data da apropriação daqueles pertences, os territórios de origem eram portugueses. E foi nesse contexto que vieram cá parar. Não ponho no mesmo patamar eventuais bens que tenham sido trazidos de Angola ou da Guiné após a sua independência, por exemplo. 

Não estou contra a cedência de bens para sublinhar essa ligação historico-cultural, aliás, o meu ponto é que esses artefactos devem exatamente ser explorados nesse sentido, seja qual for a forma que encontrem que melhor vá de encontro ao efeito. O meu problema é com essa culpa moral que nos tentam impor por causa do nosso passado histórico. A nossa responsabilidade é a de acolher e integrar da melhor forma aqueles que vêm das ex-colónias e que procuram uma vida melhor em Portugal, e ainda estou à espera de ver a Joacine fazer alguma coisa de relevo nesse sentido.

Citação de El Colosso, há 1 minuto:

A cena é que a Joacine nem disse "vamos devolver tudo", disse "se os paises de origem quiserem isto de volta, podem tê-lo"

E isso contribui para a pertinência do tema em que sentido?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 19 minutos:

A cena é que a Joacine nem disse "vamos devolver tudo", disse "se os paises de origem quiserem isto de volta, podem tê-lo"

mais do que quererem de volta têm que ter em conta se têm condições para os terem de volta.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 20 minutos:

mais do que quererem de volta têm que ter em conta se têm condições para os terem de volta.

Exato. E se até já Angola veio dizer que não se sente em condições para as receberem, é um bocado um non-issue. Na minha opinião, quando os paises acreditarem ter condições para receber esses artefatos, é mais do que lógico que os devem receber de volta

Compartilhar este post


Link para o post

portanto, numa altura em que se devia estar a discutir as propostas do OE com mais impacto na nossa vida e no nosso futuro, discute-se a eventual devolução de património a países não preparados para o receber, e as declarações de um retardado mental que propõe impunemente a deportação de uma deputada. portugal crl ❤️

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...