Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de jean-luc godard, há 11 minutos:

ainda há uns dias ouvi o epidemiologista Arnaud Fontanet a dizer que em França só voltavam ao normal em Outono 2021 e isto já a assumir que atingiam o objetivo ambicioso de vacinar 80%/90% dos franceses até lá

o fundador da biontech tbm acha que só lá pelo inverno 2021

https://www.leparisien.fr/societe/arnaud-fontanet-prevoit-un-possible-retour-a-une-vie-normale-a-l-automne-2021-26-11-2020-8410616.php

mau maria! quanto mais tempo disto temos pela frente?

Ou, se calhar, mais pertinente, quanto mais tempo aguentamos?

Compartilhar este post


Link para o post

Até ao final de Fevereiro tenho de marcar férias, mexam esse rabinho.

Compartilhar este post


Link para o post

ainda nem sabem quanto tempo vai durar a imunização da vacina e já andam a fazer previsões? O mais provável é em Outubro de 2021 andar tudo a ser vacinado outra vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

ainda nem sabem quanto tempo vai durar a imunização da vacina e já andam a fazer previsões? O mais provável é em Outubro de 2021 andar tudo a ser vacinado outra vez.

ah shit... isso tira a joie de vivre pá.

 

 

btw algum mod que ponha estes ultimos posts no topico do covid. Não vamos infectar este tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 14 minutos:

ainda há uns dias ouvi o epidemiologista Arnaud Fontanet a dizer que em França só voltavam ao normal em Outono 2021 e isto já a assumir que atingiam o objetivo ambicioso de vacinar 80%/90% dos franceses até lá

o fundador da biontech tbm acha que só lá pelo inverno 2021

https://www.leparisien.fr/societe/arnaud-fontanet-prevoit-un-possible-retour-a-une-vie-normale-a-l-automne-2021-26-11-2020-8410616.php

Esse da Biotech deve dizer entao coisas a uns e diferentes a outros, no site da WDR que é a um orgao de comunicao publico do estado da Nordrhein Westfallen diz que a Biotech acha realista o objectivo do estado alemao de ter 70% da populacao vacinada ate ao inicio do Verao 2021 (isto ate porque 30% nao se quer vacinar)

"Biontech hält das Ziel der Bundesregierung für realistisch, bis zum Sommer 70 Prozent der Bürger in Deutschland gegen Covid-19 geimpft zu haben. "Wir werden unser Bestes tun, damit das funktioniert. Wenn alle Fabriken hochlaufen, sollte es möglich sein, das Ziel zu erreichen", sagt der Finanzvorstand des Unternehmens, Sierk Poetting den "Stuttgarter Nachrichten"."

https://www1.wdr.de/nachrichten/impfstoff-biontech-100.html

 

Compartilhar este post


Link para o post

Não vamos voltar à normalidade de um dia para o outro seguramente, acredito que isto seja gradual mas concordo com o burkina que a partir de Fevereiro/Março. Temos de ter noção que estão a ser colocados todos os esforços na Vacina, por isso já se conseguiram várias vacinas quando inclusive muito epidemiologistas diziam que só íamos chegar a Vacinas no verão Outono de 2021. 

Acredito que tenhamos logo alguma tranquilidade assim que a maior parte dos idosos e doentes de risco sejam vacinados porque aí o vírus pode circular até em mais jovens e muitos terem apenas sintomas ligeiros. 

Compartilhar este post


Link para o post

E a sondagem de hoje do JN que diz que 10% dos novos votantes Chega eram do Bloco e que dá 1% ao CDS?

@Ticampos mostra a esses gajos como é que é

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

O problema da vacina é que não sabemos ainda se impede o contágio para as outras pessoas, ou se apenas impede os sintomas. Se impedir o contágio vai-se resolver isto rápido, senão vamos ter aqui um problema em que os tais 60% de imunidade de grupo não funcionam... 

O outro problema é quanto tempo protege. Se daqui a 6 meses o pessoal tem de ser todo vacinado outra vez é uma bela m*rda. Mas pode ser que seja só daqui a 10 anos. Ninguém sabe. 

Seja lá como for isto tá resolvido no último terço do próximo ano, qualquer coisa antes disso é bónus

Disclaimer : sou informático, não "vacinólogo" 😅

Editado por noikeee

Compartilhar este post


Link para o post

Eu entendo a vacina da Pfizer como uma vacina de "emergência", uma vacina cara, de tecnologia relativamente nova e com logística difícil, que será usada numa primeira fase principalmente pelos países mais desenvolvidos para por as coisas a funcionar com um grau de normalidade maior. A vacina do tipo das de Oxford da AstraZeneca será uma vacina mais popular e global, para o público em geral. É uma vacina um pouco mais "comum", replica melhor o funcionamento natural do sistema imunitário e para já parece funcionar bem para todos os grupos etários e para evitar transmissão, o facto de precisar de duas tomas, uma primeira mais fraca e uma de reforço, também dá a entender que poderá oferecer protecção a mais longo prazo enquanto a da Pfizer é feita para o imediato.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 4 horas:

O problema da vacina é que não sabemos ainda se impede o contágio para as outras pessoas, ou se apenas impede os sintomas. Se impedir o contágio vai-se resolver isto rápido, senão vamos ter aqui um problema em que os tais 60% de imunidade de grupo não funcionam... 

O outro problema é quanto tempo protege. Se daqui a 6 meses o pessoal tem de ser todo vacinado outra vez é uma bela m*rda. Mas pode ser que seja só daqui a 10 anos. Ninguém sabe. 

Seja lá como for isto tá resolvido no último terço do próximo ano, qualquer coisa antes disso é bónus

Disclaimer : sou informático, não "vacinólogo" 😅

Uma vacina nunca impede os sintomas. Uma vacina "ensina" o teu corpo a combater a doença. Essa do tempo é que é uma incognita maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 6 horas:

E a sondagem de hoje do JN que diz que 10% dos novos votantes Chega eram do Bloco e que dá 1% ao CDS?

@Ticampos mostra a esses gajos como é que é

O CDS não tem só 1%. E a primeira parte não corresponde à realidade, pode haver casos isolados de mudança bloco chega mas São isolados e não refletem um padrão na população. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 1 hora:

Uma vacina nunca impede os sintomas. Uma vacina "ensina" o teu corpo a combater a doença. Essa do tempo é que é uma incognita maior.

és médico? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 12 minutos:

Formado em Biologia.

cmpt pela verdade!!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 21 horas:

Em Portugal não sei, mas na Alemanha por exemplo, de momento estou em Nuremberg os militares estao a preparar uma hall inteira do centro de exposicoes para comecar a vacinar 1500 pessoas por hora apartir de 15 de Dezembro. Sendo que a populacao da zona metropolitana é 1,5 milhoes de habitantes, mesmo que vacinem so 15,000 por dia, em 100 dias, ou seja antes de final de Marco ja toda a populacao esta vacinada. 

Sendo que na realidade basta (pelas estimativas que dizem aqui na TV uma vez que a vacina nao vai ser obrigatorio) que 60% da populacao esteja vacinada, para criar imunidade de grupo, la para metade de Fevereiro a coisa ta feita. Claro isto sao estimativas, e eu nao sou nenhum cientista, nem percebo muito deste tipo de coisas, mas estamos a falar de uma operacao a escala mundial sem precedentes e onde todos os intervinientes teem interesse em que se resuma a actividade economica o mais facil possivel, por isso creio que no mundo desenvolvido na Primavera ja estejamos numa situacao muito diferente da actual

Depois ainda ha uma coisa que nem sei nem percebi sobre a vacina. Se calhar aqui alguem no forum entende mais disto e me possa responder: Se alguem ja estiver infectado, se tomar a vacina recupera? Porque ai se for sim, basicamente ainda vamos voltar mais rapido a normalidade. Se as pessoas ficarem doentes sao prioritarios e levam logo a vacina sendo que as pessoas em UCI e consequentes mortes devem baixar para numeros irrisorios. Mas again, isto é mais um pergunta do que uma afirmacao...

 

Isso funciona tudo muito bem no plano teórico, mas há uma série de condicionalismos, obstáculos e questões a nível logístico que devem resfriar os ânimos de termos o regresso à normalidade em algumas semanas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 13 minutos:

Isso funciona tudo muito bem no plano teórico, mas há uma série de condicionalismos, obstáculos e questões a nível logístico que devem resfriar os ânimos de termos o regresso à normalidade em algumas semanas.

Mais uma vez podes ate ter toda a razao, mas na mesma reportagem/comunicado tambem fala da parte logistica, o estado alemao ja tem um backup que envolve 15,000 voos operados pela DHL Cargo para trazer as vacinas em frigorificos gigantes (ver abaixo, source é a mesma de arriba).

Claro que provavelmente a Alemanha vai ter isto mais bem coordenado do que Portugal, mas tambem Portugal é bastante mais pequeno. Nao sei é esperar para ver...

Die Deutsche Post sieht sich dagegen für die Verteilung eines Corona-Impfstoffs gerüstet. Die Post könne auch Impfstoffe transportieren, die extrem gekühlt werden müssten. "Die Verteilung wird nicht an der Logistik scheitern", betonte Konzernchef Frank Appel. Um die weltweite Versorgung mit Corona-Impfstoffen sicherzustellen, könnten laut einer DHL-Studie rund 200.000 Paletten-Transporte, 15 Millionen Lieferungen in Kühlboxen sowie 15.000 Flüge unter besonderen Temperaturanforderungen erforderlich sein.

 

Compartilhar este post


Link para o post

o momento em que o esquerdista peplin, só quer que o capitalista burkina tenha razão.

@Che are u proud?

Compartilhar este post


Link para o post

João Ferreira, tem algum amigo burguês?

O que diria se a sua filha casasse com um capitalista?

Editado por Puto Perdiz
  • Like 6

Compartilhar este post


Link para o post

Este ano está a ser nefasto em perdas para a cultura e intelectualismo em Portugal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 horas:

João Ferreira, tem algum amigo burguês?

O que diria se a sua filha casasse com um capitalista?

João Ferreira, prefere que o seu filho seja gay ou que abra um negócio transformando-o num pequeno capitalista burguês?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

o ultimo pensador do país. Quem são agora os intelectuais de portugal? Pois, custa arranjar uma resposta. Por isso é que as nossas tv estão cheias de cabeças de vento armados em sabedores como o JM Tavares, MSTavares, e outros - Tavares e não Tavares - que se acham algo de intelectualmente imponente, mas que ou só dizem besteiras, ou só revelam ignorância.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...