Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Jorge Nuno tem Povoas, Bruno tem Tallon. :handclap:

E parece que também já arranjou uma Carolina...

Compartilhar este post

Link para o post
São os hábitos e os métodos de trabalho de cada um.

São escolhas, opções e formas de trabalhar. Mas, já agora, o José Mourinho, quando foi campeão pelo FC Porto, foi-o com meio União de Leiria. Hoje, José Mourinho já não é capaz de fazer isso. Habituou-se a ter alguém com um livro de cheques. Mas não quero agora diabolizar o Mourinho, o Guardiola também. Estão sempre a ver quem é bom aqui e ali para irem comprar.

Talvez por saberem que vão estar num clube que lhes dá essa possibilidade.

E que lhes faz essa exigências. Estes grandes magnatas e empresas e consórcios que compram os clubes, de forma direta ou através de ações, querem valores imediatos. E quais são esses valores imediatos? As vitórias. E têm de aparecer rápido. Mas parece que há aí qualquer coisa que não está a funcionar em alguns clubes, como é o caso do Manchester City e do Manchester United.

Depois há a questão dos estilos de jogo.

Sim, que, no caso do United, é uma coisa horrível. Não tem nada a ver com o ADN do United. Penso que Alex Ferguson, como é um senhor, não questiona isto, mas tem aqueles que são os seus seguidores, ou diletos filhos, que de vez em quando vêm a terreiro falar. E nós vamos lendo.

Esse ADN era um futebol muito atacante e empolgante. Mas o Mourinho, pelo estatuto que tem, parece ter convencido os adeptos de que o seu estilo de jogo é necessário para reerguer o clube, não acha?

Mas está a emergir, e de que maneira, um treinador português, que é exatamente a antítese: o Leonardo Jardim. É um treinador que olha para a formação e sabe trabalhá-la. Mas porquê? Por ter uma administração que lhe permite fazer isso. E repare, ele chega ao Monaco e perde quase a equipa toda. E o Monaco é praticamente campeão francês e chegou às meias-finais da Champions com brilho. A própria Juventus, que o eliminou, tem vindo a fazer um trabalho com tempo. O próprio Nápoles, também. Portanto, aquela pressa do City, do United, do Sporting Clube de Portugal, essa pressa parece que é inimiga. E lembro-me que há muitos anos, 20 ou 30, o Barcelona teve o Maradona e não conseguiu ser campeão. Tem de se formar uma equipa primeiro, olhar para a cantera.

Da entrevista do Gabriel Alves ao Expresso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que se está a dar uma importância desmedida à questão do querer ganhar agora, sempre. A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o outro e com razão. Mas não é possível manter o nível de ambição condizente à grandeza do clube e criar uma equipa, com cantera e critério, como refere esse excerto? Os Manchesters, os grandes de Milão, o Ajax, todos esses candidatos crónicos têm de deixar de querer ganhar para poderem evoluir?

É claro que um Milan com Palletas, Abates, Kuckas e outros que tais está a condicionar-se a si próprio se achar que com essas condições pode aspirar a vitórias. Mas um Manchester com Pogbas, Zlatans, Martials, Herreras ou Rashfords estaria a ser idiótico se não afirmar o desejo da vitória. Existe a dimensão e existe a qualidade para tal, a pressão que daí vem só tem de ser encarada como natural, ponto.

O exemplo encaixa no Sporting. Por não ganhar nada há um porradão de anos não tem de se encolher e fechar os olhos aos canecos se tiver condições para tal. O ano passado foi a prova disso. Há condições. Uma equipa com a dimensão do Sporting e com um plantel que conta com Adriens, Coates, Williams, Gelsons, Bryans ou Dosts tem de ser candidata ao título. Dizê-lo ou não é só mariquice, porque a pressão das conquistas já lá está naturalmente. Agora tem é de se criar o resto. E esse resto vai em sentido oposto às vitórias se andar de mão dada com Schellotos, Zeegelares, Douglas ou Elias. Ou Valencias, Youngs, Rojos, Fellainis. Ou Kolaroves, Clichys, Fernandos e Navas. Esses sim são os problemas de quem afirma que quer ser campeão. Não é por dizê-lo, nem pela pressão que isso traz, nem por não existir vitórias consecutivas, nem por ter muita pressa. É simplesmente a ausência de um projecto com qualidade dos pés à cabeça.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estás a confundir as coisas. Ninguém diz que o Sporting não pode querer lutar já pelo caneco. Mas se calhar não deve ser esse o foco da gestão a curto prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estás a confundir as coisas. Ninguém diz que o Sporting não pode querer lutar já pelo caneco. Mas se calhar não deve ser esse o foco da gestão a curto prazo.

Eu percebo, mas também acho que estamos todos erradamente a confundir gestão a curto prazo com comprar cepos. Não me cabe na cabeça que em Alvalade se diga "tens de ser campeão este ano" e se compre o João Pereira e o Schelotto. E não estamos a falar de dinheiro, porque havia Esgaio e juntava-se uns trocos, gastos em malta tipo Zeegelar, Bruno César ou Paulista, e comprava-se um bom para titular. Se calhar pelo mesmo preço preferiu-se investir no Teo e apostar no Mané quando podiamos ter recebido o Mitroglou e juntá-lo ao Slimani, Montero e Iuri. Esse é o real problema, é uma má gestão daquilo que é o "temos de ganhar". Depois claro que saltam as desculpas da falta de dinheiro, do ter um plantel que não sabe o que é ganhar ou da pressão auto-provocada. O tanas, há mau controlo da qualidade que temos e daquela que podemos ir buscar, sem conversas de bancarrota.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não tenhas dúvidas que ir buscar o João Pereira ou o Schelotto são decisões obviamente para o imediato. Podiam ter apostado em alguém da casa, mesmo que não conseguisse segurar as pontas com a mesma qualidade no imediato mas preferiu-se apostar em alguém mais experiente e com "provas dadas" (em particular no caso do Ítalo-Argentino). Se não se tivesse criado a ideia de que tinham de ganhar, se calhar não tinham contratado tanta gente porque havia a noção de que se tinha de dar tempo aos putos para se desenvolverem. Assim andam a comprar entulho para tentar criar uma equipa competitiva à força. E atenção o Benfica também já o fez durante muito tempo, até ter conseguido criar uma base um pouco mais estável como o Porto teve antes também.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o ponto de vista mas não consigo concordar com o conteúdo. Acho que essa é a justificação que tem circulado sempre que um clube com um passado recente como o do Sporting, relativizando contextos, falha.

Volto a repetir a minha ideia: "pa, tens de ser campeão este ano, bora comprar jogadores para agora, que se lixe o resto". E vamos buscar o Schelloto? A serio? As únicas provas dadas que ele trazia era de não ser jogador para coisa nenhuma. O João Pereira ainda percebi, pelo risco baixo, se não contassem com o Esgaio. Mas depois não podem ir buscar aquela trampa. Jefferson e Zeegelar? Para a mesma posição? Isso não é querer fazer um plantel competitivo, à força ou sem força, com pressa ou sem pressa. É falta de qualidade em sectores importantes do projecto "quero ser campeão". Este ano, daqui a dois ou daqui a vinte.

Pra mim não há grandes coincidências aqui. O Porto, por exemplo (e ignorando possíveis diferenças nas causas), começou a cair assim que a aposta começou a recair nos Licás e nos Maregas. Em contra-pé o Benfica passou a cagar nos Cortezes e a escolher os Grimaldos. E pasme-se, era capaz de apostar em quem foi mais caro. O Sporting cá continua neste lodo, e podemos arranjar as pressões e pressas todas, o erro é bem mais básico e tão facilmente identificável.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quem é este Modulor, mas concordo com tudo o que ele diz. Às vezes tende-se a complicar o que é simples para evitar admitir erros de amador. E o que o Modulor está a dizer é a coisa mais básica e a maior verdade do futebol: um bom plantel vence títulos. Uma boa equipa ganha jogos. Um bom jogador dá mais do que um jogador mediano.

E se há coisa que os últimos 2 campeonatos provaram é isso mesmo. Não interessa ter o melhor treinador, interessa é ter a melhor equipa. Porque são os jogadores que marcam os golos, que os criam, que os evitam e condicionam. Os treinadores fazem a diferença, mas não fazem milagres. O RV não tinha ganho neste SCP e nem o Jesus tinha deixado de levar o Benfica ao título. Ou há dúvidas disto?

Além disso, há que lembrar que as vitórias valorizam os bons jogadores, o que permite manter o nível qualitativo e aumentar o interesse de potenciais reforços.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post

Às vezes tende-se a complicar o que é simples para evitar admitir erros de amador. E o que o Modulor está a dizer é a coisa mais básica e a maior verdade do futebol: um bom plantel vence títulos. Uma boa equipa ganha jogos. Um bom jogador dá mais do que um jogador mediano.

Podia ter dito isto assim e simplificava muito mais toda a ideia, obrigado :mrgreen:

Mas é isso. Basicamente o Sporting, continuando a discussão, tem feito erros básicos atrás de erros básicos e confunde-se isso tudo com coisas secundárias ou terceárias, tipo o facebook e o que se diz numa conferência de imprensa. E não digo que tudo isso também não tenha o seu relevo, tem, mas a borrada já estava feita muito antes.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

O que dizes é verdade mas convém não desvalorizar o papel do treinador. Basta ver o que um "bom plantel" rendia com o Quique e aquilo que veio a render com o Jesus.

De resto, a politica de contratações é sempre criticada quando não se ganha. Se o Benfica tivesse perdido o campeonato iríamos questionar, e com razão, como é que se investe tanto dinheiro no Rafa e não tínhamos uma alternativa de qualidade ao Pizzi. Ou, já agora, uma alternativa ao Jonas. O Sporting tem cometido claros erros a nível de gestão do plantel, e estas contratações não auguram nada de bom, mas o Benfica não é melhor exemplo a seguir.

Compartilhar este post

Link para o post

um bom plantel vence títulos. Uma boa equipa ganha jogos. Um bom jogador dá mais do que um jogador mediano.

Tudo certo, porém coloca o Jorge Jesus na equação. Um homem que acha que é capaz de tornar jogadores medianos, por exemplo Emerson e Cortez, em bons jogadores. Quanto a mim, esse foi o maior erro do Sporting esta época, dar todo o poder do futebol ao Jorge Jesus. O treinador do Sporting já tinha feito asneira no Benfica anteriormente, o mais certo seria fazê-la novamente no clube de Alvalade.

Houvesse alguém competente a ajudar na construção do plantel, uma pessoa que conseguisse colocar JJ no seu lugar, e talvez o Sporting tivesse tido mais sucesso este ano. Os jogadores medianos vieram todos (ou quase todos) pela mão de Jesus.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo certo, porém coloca o Jorge Jesus na equação. Um homem que acha que é capaz de tornar jogadores medianos, por exemplo Emerson e Cortez, em bons jogadores. Quanto a mim, esse foi o maior erro do Sporting esta época, dar todo o poder do futebol ao Jorge Jesus. O treinador do Sporting já tinha feito asneira no Benfica anteriormente, o mais certo seria fazê-la novamente no clube de Alvalade.

Houvesse alguém competente a ajudar na construção do plantel, uma pessoa que conseguisse colocar JJ no seu lugar, e talvez o Sporting tivesse tido mais sucesso este ano. Os jogadores medianos vieram todos (ou quase todos) pela mão de Jesus.

Um Rui Costa, por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

A qualidade do treinador é sempre fulcral, não há volta a dar. Mas não há cá milagreiros. E discutir-se a contratação de um Rafa, tendo em conta a sua qualidade, é um pesadelo que qualquer Sportinguista adoraria ter. Neste momento andamos indecisos entre a lateral esquerda ou a direita, o Douglas ou o Elias, o Castaignos ou o Balada. Estás a sentir a diferença de patamares?

Enquanto se errar na falta de um suplente para o Pizzi, no dinheiro a mais gasto num gajo que apesar de tudo tem qualidade...são negociatas duvidosas, e importa sempre, mas não belisca o essencial que é ter um plantel, no verdadeiro sentido da palavra, de grande qualidade. E o Benfica tem-no já faz quatro anos, no minimo. Tetra Campeão.

A partir do momento em que caguem nos Rafas e voltem a apostar nos Jaras; que caguem nos Fejsas e voltem a apostar nos Airtons a coisa complica. A lógica é sempre a mesma.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Um Rui Costa, por exemplo?

Por exemplo, teria de ser alguém que o Jesus respeitasse e que tivesse poder suficiente para impedir os desvarios do treinador do Sporting.

A qualidade do treinador é sempre fulcral, não há volta a dar. Mas não há cá milagreiros. E discutir-se a contratação de um Rafa, tendo em conta a sua qualidade, é um pesadelo que qualquer Sportinguista adoraria ter. Neste momento andamos indecisos entre a lateral esquerda ou a direita, o Douglas ou o Elias, o Castaignos ou o Balada. Estás a sentir a diferença de patamares?Enquanto se errar na falta de um suplente para o Pizzi, no dinheiro a mais gasto num gajo que apesar de tudo tem qualidade...são negociatas duvidosas, e importa sempre, mas não belisca o essencial que é ter um plantel, no verdadeiro sentido da palavra, de grande qualidade. E o Benfica tem-no já faz quatro anos, no minimo. Tetra Campeão.A partir do momento em que caguem nos Rafas e voltem a apostar nos Jaras; que caguem nos Fejsas e voltem a apostar nos Airtons a coisa complica. A lógica é sempre a mesma.

Todavia, se poupares nos Elias, Douglas, Castaignos e Balada, talvez consigas arranjar um Fejsa, por exemplo. O importante é construir uma base sólida e montar uma equipa a partir daí. O Sporting podia apostar, por exemplo, em 15/16 bons jogadores e completar o plantel com jogadores da formação ou empréstimos. Assim, se faltasse um Gelson em campo, podia entrar um miúdo da formação no jogo e os restantes 10 jogadores em campo podiam ser os dos "costume". Vê o caso do Jardel, quando veio para o Benfica não era consensual, hoje em dia é um dos líderes do balneário. Passou de suplente a titular e esta época, fruto das lesões e da regularidade do Luisão, passou a suplente novamente. Às vezes, além da qualidade, é importante que haja um "fit" entre o jogador e o clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo.

Mas, apesar de tudo, não acho que o Sporting esteja muito longe do Benfica. 3/4 contratações acertadas, aproveitarem jogadores de qualidade inegável (como o Iuri) e acho que têm uma plantel de qualidade equivalente ao Benfica.

Claro que quando se perde o primeiro instinto é mudar quase tudo. Sei bem o que isso é. No entanto, olhando para o plantel do Sporting, acho que existe ali muita qualidade e, principalmente, uma estrutura forte que se tem mantido nos últimos anos. É um exercicio rebuscado mas se o LJ tivesse ficado no Sporting, acho que já teriam sido campeões pelo menos uma vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente. As bases, em principio, já estam cá. O Sporting só tem errado nos complementos. E não me crucifiquem, mas acho que a coisa piorou desde que acertámos em cheio no Slimani. Parece que se criou uma obsessão em caçar pinos por 300mil euros e transformá-los em craques de 30milhões.

Também concordo. Apesar de achar que o nível entre planteis ainda é assinalável. Mas ao Sporting bastava aprimorar a qualidade que já tem dentro de portas com algumas contratações cirúrgicas. O problema é que a nossa cirurgia tem rimado com cones :lol: e para agravar o cenário, a nossa qualidade interna tem acabado sempre na prateleira da vizinha.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, eu falei com conhecimento de causa, precisamente por conhecer o Jesus. Ele fez uma época passada tremenda e, como é seu apanágio, embandeirou em arco e levou o resto da estrutura consigo, o que resultou no que se sabe. Mas o erro aí foi de quem o contratou a achar que ele ia ser diferente por mudar de patrão.

Tribaco, nós tivemos um substituto para o Jonas até Janeiro, sem o qual não teria sido possível ser campeão e a quem muito devemos. O tetra também é dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, eu falei com conhecimento de causa, precisamente por conhecer o Jesus. Ele fez uma época passada tremenda e, como é seu apanágio, embandeirou em arco e levou o resto da estrutura consigo, o que resultou no que se sabe. Mas o erro aí foi de quem o contratou a achar que ele ia ser diferente por mudar de patrão.

O Bruno de Carvalho, ao dar todos os poderes ao Jorge Jesus, cometeu um erro crasso. Agora está a pagar por ele. O Jesus é um treinador muito bom e, como tal, devia limitar-se a isso mesmo. Quando assim foi, o Benfica teve sucesso. Quando assim não foi, o Benfica espalhou-se ao comprido. O Sporting devia ter analisado essa situação aquando da sua contratação. As estruturas servem para analisar todos os aspetos possíveis e imagináveis de modo a evitar o insucesso. Ao ignorar a variável "controlo total do futebol pelo treinador" cometeram um erro grosseiro. As evidências existiam, era uma questão de as consultar ao invés de confiar na intuição.

Compartilhar este post

Link para o post

1. Borussia Dortmund (124.899)

2. Sevilla (112.771)

3. Arsenal (105.021)

4. Manchester City (100.021)

5. Napoli (88.499)

6. Zenit (87.106)

7. Dynamo Kiev (67.526)

8. Ajax (64.092)

9. Liverpool (56.021)

10. Roma (53.566)

11. PSV Eindhoven (46.172)

12. Besiktas (45.840)

13. Viktoria Plzen (40.635)

14. CSKA Moscow (39.606)

15. Club Brugge (39.480)

16. Sporting (36.866)

17. Gent (35.480)

18. PAOK (35.080)

19. Young Boys (28.915)

20. Nice (16.766)

21. Istanbul Basaksehir (10.340)

22. Slavia Prague (8.135)

=23. Hoffenheim (0)

=23. Steaua Bucharest (0)

Equipas que ainda podem fazer parte do nosso playoff. Temos acesso directo à última fase, tal como as equipas de Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, sendo que de todas elas virá certamente alguém com melhor coeficiente (a única dúvida é na Alemanha, onde se for o Hoffenheim em vez do Dortmund ficamos à frente deles).

As outras cinco equipas vêm de um playoff prévio, e sejamos honestos, é improvável que entre Zenit/CSKA, Kiev, PSV, Plzen e Brugge, todos com melhor coeficiente que nós, não se apurem pelo menos duas para o nosso playoff. Corremos o risco de apanhar com um Sevilla, um Liverpool ou Arsenal, um Nápoles...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...