Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Visitante

Estamos a questionar o Dost? :funny:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dur@cell

parece que sim...não entendo :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda o Refutador fala do Tribunal de Alvalade... :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos de acordo então :fixe:

Mas quando o Poeira afirma que temos que jogar com um médio naquela posição, acho que ele se está a referir a um jogador disciplinado tacticamente, que tenha qualidade para ocupar espaços interiores e que não queira fazer tudo a correr. Não tem que ser necessariamente um médio. Ou seja, estamos todos a dizer o mesmo, mas por palavras diferentes :lol:

Podes jogar com Bryan e Gelson nesse caso então. Não podes é andar com uma dupla de Avançados como Bas Dost e Markovic. Primeiro porque o Holandês não tem a capacidade de pressão e de cortar linhas de passe que o Slimani, e depois porque o Markovic encosta-se demasiado na frente e anda um bocado fora dela.

E quem diz Markovic, diz André ou até mesmo o Alan noutro ponto de vista.

Este ano, se as alas são para manter, é necessário trocar as caracteristicas dos Avançados. Se o ano passado tinhas um Slimani que em termos defensivos jogava por ele e pelo Teo, este ano tens de ter um segundo avançado que faça o mesmo.

Como era o Lima no Benfica. E isso só vai acontecer se o Jesus apertar com isso nos treinos, se meter um jogador com outras caracteristicas na frente (Bruno César p.ex) acabando por perder um pouco na qualidade da manobra ofensiva, ou se decidir em vez de jogar com um gajo tão declarado a segundo avançado, jogar com um 10.

Se ele quer destapar de um lado, tem de tapar do outro.

Btw, e curti muito do jogo do Dost ontem. Sempre a dar apoios frontais, a entregar a bola jogavel, a mostrar-se ao jogo. Foi só pena aquele cabeceamento não ter entrado.

Editado por Hugo Rapaport

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno César tem de jogar neste tipo de jogos, contra equipas de um nível superior. Dá muito mais consistência ao meio-campo do que o Markovic, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece-me que, também, além de os laterais já serem fracos por si só, ainda andamos constantemente a mudá-los de jogo para jogo, o que torna a coisa ainda pior porque depois não existem rotinas

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim ficava Bruno César e Ruiz nas alas, com o Gelson a 2º avançado. Precisamos de equilíbrio e jogadores inteligentes nos flancos, ainda mais com os laterais que temos. Não existe é neste momento um substituto à altura do João Mário.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não consigo perceber porque raio querem meter o extremo mais vertical que me lembro de sair da academia a segundo avançado, é que isso não faz sentido nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Então ok.

Até Maio!

:adeus:

No que é que o Jonas é muito bom? O slimani é muito bom de cabeça, isso faz dele melhor que o jonas?

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo perceber porque raio querem meter o extremo mais vertical que me lembro de sair da academia a segundo avançado, é que isso não faz sentido nenhum.

São gostos. Eu também não abdicava do Gelson na ala. Mais facilmente mudava a dinâmica dos dois avançados que tirava o rapaz da ala. O equilibrio não tem de ser necessariamente dado na lateral.

E acho que o Jesus também devia começar a definir uma base para usar durante os próximos jogos, andar a trocar laterais, alas e duplas de avançados em todos os jogos não dá com nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirar o Gelson da Ala nunca! Mal por mal que o Bruno César vá para o lugar do Elias tal como se sucedeu ontem e o Ruiz ou o Joel como 2o's avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

O Gelson tem que jogar na ala. Se ele jogasse como 2ºavançado,acho que não tinha a capacidade explosão que tem, na ala. Ainda ontem, mesmo com 3 em cima safou se. Para jogar a segunda avançado temos o Ruiz.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o Matheus, principalmente na direita, seja tão extremo quanto isso. Aliás, na minha opinião, até é mais jogador de espaços interiores. Quanto ao Elias, concordo contigo, como disse aí atrás.

Estamos de acordo então :fixe:

Mas quando o Poeira afirma que temos que jogar com um médio naquela posição, acho que ele se está a referir a um jogador disciplinado tacticamente, que tenha qualidade para ocupar espaços interiores e que não queira fazer tudo a correr. Não tem que ser necessariamente um médio. Ou seja, estamos todos a dizer o mesmo, mas por palavras diferentes :lol:

É basicamente isto que o Refutador disse. E não acho que o Matheus seja propriamente disciplinado em termos tácticos. O Carrillo sim, era. Era o jogador perfeito para jogar ali. Tinha aquilo que falta agora sem o João Mário (em menor escala, mas tinha), e ainda tinha a capacidade de desequilíbrio e de acelerar o jogo que o João não tinha e que o Jesus tanto quer e gosta. Actualmente, o Gelson tem a segunda parte, mas descura completamente a primeira. E o equilíbrio com e sem bola é mais importante do que ter capacidade de explosão numa ala. Este Sporting tem uma boa organização ofensiva. Não tem é jogadores que retirem o máximo dela, nem perto disso.

Eu não exijo dele o que se exige do Adrien, até pq sei que são jogadores diferentes. Mas espero entrega e empenho defensivo, no mínimo.

O golo do Weigl hoje é exemplo daquilo que é o Elias, um jogador sem intensidade.Quem vai fazer uma cobertura naquela zona tem que limpar a bola, ou no mínimo não deixar o jogador isolado para rematar (é claro que depois o Semedo também tem culpa por não encurtar o espaço, mas o Weigl nem devia ter passado do Elias).

E por muito que seja bom jogador, ele tem de ter intensidade naquela zona do terreno. Ainda ontem tivemos o exemplo do Coutinho que é um jogador brilhante tecnicamente,e que a jogar a interior consegue recuperar bolas e mostra intensidade sem perder qualidade com bola.

Entrega e empenho. Não rima com o nome dele. A culpa disso é de quem o foi buscar. Ou de quem engoliu sapos para que ele viesse.

Eu não acho que o problema esteja na saída do João Mário longe disso. Chegaste a jogar com Carrillo e Bryan nas alas. O problema é muito mais profundo que isso, e começa nos laterais que são fraquissímos a defender a largura, continua no facto de teres perdido o único médio capaz de jogar a 8 nesta equipa, e acaba no facto de teres perdido um jogador mais interior e andares a jogar com dois jogadores mais verticais na ala e a segundo avançado.

A solução poderia ser mais fácil, era cagar no segundo avançado e começar a trabalhar com um 10. Mas o único jogador capaz de o fazer com o minimo de qualidade anda a conhecer Setúbal.

O problema não está na ala e muito menos na saída do João Mário, o problema está nas opções e no excesso de verticalidade das mesmas.

Como disse o Refutador e eu subscrevo, o Carrillo, enquanto jogou com o Jesus, não era assim tão diferente do João Mário. O Gelson é, e muito. Está-lhe no sangue jogar sempre a uma velocidade altíssima. Nunca irá mudar. E isso nem sempre é bom.

Os laterais até podiam ser 0 a defender. Vivia bem com isso, se ofensivamente acrescentassem o que deviam acrescentar. Mas neste momento, ter ou não laterais quando temos a bola é igual. São 0. Acrescentam 0. Por vezes até prejudicam, porque desperdiçam posses de bola (Jefferson...). A única solução para os laterais é trocá-los. Enquanto isso não acontecer, estará ali um ponto fraco. O 8 faz muita falta, sim, mas apenas porque a equipa se habituou a depender em demasia dele. Volto a dizer: não é saudável, para a equipa, o Adrien ser responsável por cobrir um raio de acção tão alargado quando não temos a bola, e ser responsável por unir a equipa de ponta a ponta quando precisamos de linhas de passe para fazer a bola circular. Há que mudar isto, colectivamente. Quanto à questão dos jogadores verticais, concordo e já o tenho referido. Mas isso é apenas parte do problema.

Não tendo JM , o avançado que joga atrás do Dost teria de ser um trabalhador do caraças. Um Lima! Ora isto não acontece com nenhum, o que se aproxima mais é o Bruno César mas depois ofensivamente temos outras opções com mais qualidade. Como o Hugo referiu, a questão dos laterais começa a ganhar dimensão sobretudo porque temos outros opositores, e a equipa esta época é muito mais atacante e desequilibrada. E não há volta a dar, vamos marcar mais/sofrer mais. Espero que o Dost consiga mesmo explodir e ser uma máquina de golos para disfarçar o resto, senão é complicado.

É verdade. Mas podemos procurar alguém com um perfil mais próximo do João, e passar o desequilibrador para o meio, por exemplo. Alan Ruíz na direita e Gelson atrás do Dost, com liberdade para desequilibrar onde quiser quando temos a bola. Equilibraríamos melhor quando perdemos a bola, e não se perderia capacidade de desequilíbrio quando a temos. Provavelmente até melhoraríamos, porque o Alan tem muita qualidade no último passe e é relativamente criativo.

Porque não dar uma oportunidade ao Empis?

Chega de amadorismo nas laterais, o Elias mete nojo e o Markovic a jogar assim nem na Liga Portuguesa é titular.

Quando o chuta-chuta é uma opção séria para ser titular neste Sporting isso diz tudo sobre o actual momento em que estamos.

Porque o treinador é o Jesus e isso não vai acontecer.

Então o Gaitan servia para 3º médio do Benfica e o Bryan não serve para o Sporting? Sempre a aprender...

Não tem a mesma capacidade física, mas também se desgasta menos a atacar. O Gaitan transportava mais e quando podia meter a 5º lá ia ele.

Mas se é por rebentar, mais vale jogar 45 ou 60 min bem e rebentar do que pastelar os 90. Não que seja isso que aconteça, mas pronto...

Qd jogaram com o Gelson e Campbell nas alas ele veio queixar-se da falta do Bryan e dizer que com 2 extremos não dava. Agora levam na boca com o Bryan e também já é preciso o João Mário... :mrgreen:

Não faço ideia de onde tiraste as conclusões do primeiro post. O Bryan até serve, mas a equipa não está assim construída. Ele nunca teve e continua a não ter esse papel no Sporting. E mesmo o João também não o teria, originalmente.

Mais do que com dois extremos, com dois desequilibradores (ia jurar que tinha escrito isto por aqui, mas se calhar estou a confundir fóruns). A equipa não está preparada para isso, e desequilibra-se totalmente. O Jesus quer à viva força metê-los no 11, porque sempre teve uma tara por esse tipo de jogadores. Mas por enquanto, só mesmo o Gelson. Ou um dos outros. Mais do que isso é que não dá, pelo menos para já.

Primeiro, porque verticalidade nem sempre é uma qualidade. E depois, porque aí continua a ter oportunidade para desequilibrar o adversário, desequilibrando muito menos a própria equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

conclusão. Perderam o melhor jogador do mundo, sentem falta dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

No que é que o Jonas é muito bom? O slimani é muito bom de cabeça, isso faz dele melhor que o jonas?

Espera lá, Jonas o gajo que marcou 0 golos (ou perto disso) em jogos a doer?

Mas nem entro por aí, o Jonas era muito mais jogador de futebol que o Dost.

O Jonas era muito competente em quase tudo. O Dost n é particularmente forte em nada. O que não é o mesmo que dizer que é fraco.

O Slimani era bom em algumas áreas e fraco em outras.

Mas como eu disse, quando chegar Maio vemos como foi a sua performance geral.

Espero muito estar errado. Adoro sapos desses.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

É basicamente isto que o Refutador disse. E não acho que o Matheus seja propriamente disciplinado em termos tácticos. O Carrillo sim, era. Era o jogador perfeito para jogar ali. Tinha aquilo que falta agora sem o João Mário (em menor escala, mas tinha), e ainda tinha a capacidade de desequilíbrio e de acelerar o jogo que o João não tinha e que o Jesus tanto quer e gosta. Actualmente, o Gelson tem a segunda parte, mas descura completamente a primeira. E o equilíbrio com e sem bola é mais importante do que ter capacidade de explosão numa ala. Este Sporting tem uma boa organização ofensiva. Não tem é jogadores que retirem o máximo dela, nem perto disso.

Entrega e empenho. Não rima com o nome dele. A culpa disso é de quem o foi buscar. Ou de quem engoliu sapos para que ele viesse.

Como disse o Refutador e eu subscrevo, o Carrillo, enquanto jogou com o Jesus, não era assim tão diferente do João Mário. O Gelson é, e muito. Está-lhe no sangue jogar sempre a uma velocidade altíssima. Nunca irá mudar. E isso nem sempre é bom.

É verdade. Mas podemos procurar alguém com um perfil mais próximo do João, e passar o desequilibrador para o meio, por exemplo. Alan Ruíz na direita e Gelson atrás do Dost, com liberdade para desequilibrar onde quiser quando temos a bola. Equilibraríamos melhor quando perdemos a bola, e não se perderia capacidade de desequilíbrio quando a temos. Provavelmente até melhoraríamos, porque o Alan tem muita qualidade no último passe e é relativamente criativo.

Porra oh Poeira, desculpa que te diga, ainda bem que n estás lá sentado no banco. (apesar de até perceberes um pouco da poda)

O Carrillo agora dava equilibrios á equipa? Era competente a defender? N era diferente do Joao Mario?

Tens mesmo o pobre do Carrillo em boa conta. (e olha que gastei muito latim aqui neste forum a defender o Carrillo....mas tb há limites)

O Carrillo de vez em quando lá descia para ajudar a defender e vá sempre atrapalhava e dava alguma cobertura ao defesa. MAS, e aqui é o xerne da questão, nao o fazia em maior número ou qualidade do que faz o Gelson por exemplo. Que n é um desconhecido da posição de defesa direito.

Em relacao ao segundo bold, que é a minha razao para a observação na primeira linha.

Vais estragar duas posições para tentar corrigir uma possível má posição.

Alan na direita n ganhas defensivamente porque o Alan n nasceu para defender. E n ganhas ofensivamente porque o homem n ganha um lance individual. A 9.5/10 sempre se perde a necessidade crítica de defender, mas mesmo assim o homem pouca diferença faz.

Depois o Gelson vem para o meio, da molhada. Onde para onde se vire, terá um defesa.

O Gelson é um jogador de expulsão, n é (muito) cerebral, de espaços fechados. Mais depressa punha o William a segundo avançado/10, que o Gelson. Ou até mesmo o Matheus.

Ou o Iuri....oh wait...shit..:(

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dur@cell

2f0cbfe9c4d24251b058fcb415683ded.png

Também nós amigo...mas é melhor ires te habituando que isto por estes lados é assim...e tem tendência para piorar ao longo do ano

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Primeiro, porque verticalidade nem sempre é uma qualidade. E depois, porque aí continua a ter oportunidade para desequilibrar o adversário, desequilibrando muito menos a própria equipa.

Retiras é 60 a 70% do espaço para ele impor a verticalidade. Um avançado passa mais tempo de costas para a baliza que o contrário

Compartilhar este post

Link para o post

Porra oh Poeira, desculpa que te diga, ainda bem que n estás lá sentado no banco. (apesar de até perceberes um pouco da poda)

O Carrillo agora dava equilibrios á equipa? Era competente a defender? N era diferente do Joao Mario?

Tens mesmo o pobre do Carrillo em boa conta. (e olha que gastei muito latim aqui neste forum a defender o Carrillo....mas tb há limites)

O Carrillo de vez em quando lá descia para ajudar a defender e vá sempre atrapalhava e dava alguma cobertura ao defesa. MAS, e aqui é o xerne da questão, nao o fazia em maior número ou qualidade do que faz o Gelson por exemplo. Que n é um desconhecido da posição de defesa direito.

Em relacao ao segundo bold, que é a minha razao para a observação na primeira linha.

Vais estragar duas posições para tentar corrigir uma possível má posição.

Alan na direita n ganhas defensivamente porque o Alan n nasceu para defender. E n ganhas ofensivamente porque o homem n ganha um lance individual. A 9.5/10 sempre se perde a necessidade crítica de defender, mas mesmo assim o homem pouca diferença faz.

Depois o Gelson vem para o meio, da molhada. Onde para onde se vire, terá um defesa.

O Gelson é um jogador de expulsão, n é (muito) cerebral, de espaços fechados. Mais depressa punha o William a segundo avançado/10, que o Gelson. Ou até mesmo o Matheus.

Ou o Iuri....oh wait...shit..:(

Isso é o ódio a falar mais alto :mrgreen:

Eu acho que dava. Sempre foi um extremo que defendeu razoavelmente. Era diferente do João no sentido em que acelerava mais. Mas também conseguia dar à equipa a tal gestão do ritmo do jogo (embora não com tanta qualidade, obviamente). Quando foi encostado, era o melhor jogador da equipa. Aquele estilo de "falso lento" sempre funcionou muito bem. Tomara eu que o Gelson ganhasse alguns desses tiques, por exemplo. Com a explosão que tem para mudar de velocidade, ficava 10x mais jogador se soubesse abrandar e acelerar o jogo nos momentos certos. É isso que lhe falta, porque a defender, de facto, não há muita diferença entre eles (aliás, a minha ideia sobre o Gelson e a sua posição já é bem conhecida).

O Alan pode não defender bem (mas isso trabalha-se, e o Markovic do Benfica que o diga), mas tem outra tranquilidade com bola. Tem outra qualidade de passe. É mais pesadão, e neste caso isso é bom. Abranda mais o jogo ali, e com isso, evitava que a equipa se partisse tanto. É que, actualmente, já se vê por várias vezes o famoso "buraco" no meio-campo, que era quase imagem de marca no Benfica da 2ª (?) época do Jesus.

Se toda a vida o Gelson for apenas um jogador de explosão, então que se aproveite e se venda já a bom preço, porque nunca será um grande jogador. A ideia de o puxar para o meio, para além do que já referi, é também levar o jogador para outro patamar. Testá-lo no meio, e obrigá-lo a usar aquela energia toda em espaços mais curtos, mas também em espaços mais próximos da baliza. Desequilibrar na ala e depois cruzar, não é algo difícil de ver. Vamos tentar que ele consiga fazer também isso no corredor central, mas que em vez de cruzar depois, passe a isolar um colega ou passe a finalizar ele próprio. Os melhores extremos que formamos (Ronaldo, Nani e, mais atrás, o Simão) só ganharam outra dimensão quando passaram a ter impacto no corredor central, mesmo que partissem das alas. Quando cortavam para o meio e faziam golos de levantar o estádio. Quando partiam da ala e só paravam na baliza. Quando aprenderam a travar o jogo e a ditar a que ritmo se joga. Esse é o próximo passo do Gelson, se quiser de facto ser um grande jogador. Sem isso, não chega lá.

Retiras é 60 a 70% do espaço para ele impor a verticalidade. Um avançado passa mais tempo de costas para a baliza que o contrário

O Markovic joga lá e verticalidade é o que ele mais tem imposto. O Bryan raramente joga de costas para a baliza quando está no meio. O Montero jogava quase sempre de frente para a baliza, entre linhas.

Se estão a pensar em dois avançados "puros" na frente, com movimentos típicos de avançados e sempre focados no golo e em aparecer na área para finalizar, aí é que vai dar mesmo borrada. Eu não quero nada disso. É aproveitar que o Gelson está super confiante e começar a testá-lo no corredor central. Se há altura em que ele parece estar pronto para isso, é esta.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas todos os anos é esta ladainha da arbitragem? :lol: p*ta que pariu.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é o ódio a falar mais alto :mrgreen:/>

Eu acho que dava. Sempre foi um extremo que defendeu razoavelmente. Era diferente do João no sentido em que acelerava mais. Mas também conseguia dar à equipa a tal gestão do ritmo do jogo (embora não com tanta qualidade, obviamente). Quando foi encostado, era o melhor jogador da equipa. Aquele estilo de "falso lento" sempre funcionou muito bem. Tomara eu que o Gelson ganhasse alguns desses tiques, por exemplo. Com a explosão que tem para mudar de velocidade, ficava 10x mais jogador se soubesse abrandar e acelerar o jogo nos momentos certos. É isso que lhe falta, porque a defender, de facto, não há muita diferença entre eles (aliás, a minha ideia sobre o Gelson e a sua posição já é bem conhecida).

O Alan pode não defender bem (mas isso trabalha-se, e o Markovic do Benfica que o diga), mas tem outra tranquilidade com bola. Tem outra qualidade de passe. É mais pesadão, e neste caso isso é bom. Abranda mais o jogo ali, e com isso, evitava que a equipa se partisse tanto. É que, actualmente, já se vê por várias vezes o famoso "buraco" no meio-campo, que era quase imagem de marca no Benfica da 2ª (?) época do Jesus.

Se toda a vida o Gelson for apenas um jogador de explosão, então que se aproveite e se venda já a bom preço, porque nunca será um grande jogador. A ideia de o puxar para o meio, para além do que já referi, é também levar o jogador para outro patamar. Testá-lo no meio, e obrigá-lo a usar aquela energia toda em espaços mais curtos, mas também em espaços mais próximos da baliza. Desequilibrar na ala e depois cruzar, não é algo difícil de ver. Vamos tentar que ele consiga fazer também isso no corredor central, mas que em vez de cruzar depois, passe a isolar um colega ou passe a finalizar ele próprio. Os melhores extremos que formamos (Ronaldo, Nani e, mais atrás, o Simão) só ganharam outra dimensão quando passaram a ter impacto no corredor central, mesmo que partissem das alas. Quando cortavam para o meio e faziam golos de levantar o estádio. Quando partiam da ala e só paravam na baliza. Quando aprenderam a travar o jogo e a ditar a que ritmo se joga. Esse é o próximo passo do Gelson, se quiser de facto ser um grande jogador. Sem isso, não chega lá.

O Markovic joga lá e verticalidade é o que ele mais tem imposto. O Bryan raramente joga de costas para a baliza quando está no meio. O Montero jogava quase sempre de frente para a baliza, entre linhas.

Se estão a pensar em dois avançados "puros" na frente, com movimentos típicos de avançados e sempre focados no golo e em aparecer na área para finalizar, aí é que vai dar mesmo borrada. Eu não quero nada disso. É aproveitar que o Gelson está super confiante e começar a testá-lo no corredor central. Se há altura em que ele parece estar pronto para isso, é esta.

Não percebo tanto da poda como tu mas acho que tirar o Gelson nesta fase em que ele parte tudo pelo lado direito é cortar lhe as pernas, por assim dizer. Ate acho que ate tem estado bem defensivamente embora tenha sempre um Esqueleto ou um João Pereira (este va que na vá). Em relaçao ao segundo avançado, acho que o Alan ainda não o é porque esta pesadão e vem de um futebol mais pausado (?), mas temos boas opções para ali. Porque não experimentar o Bruno César e o Castanhas ou ate mesmo o Matheus? Eu gostava de ver isso. Mas sendo o Jesus o treinador nunca veremos isso. O que é importante agora é ganhar sabado ao Tondela.

Enviado do meu Aquaris E5 HD através de Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dur@cell

O Alan Ruiz (ainda) estar pesadão é só mito..o homem emagreceu como o caraças...está todo ch*pado, ainda tem é aquele futebol muito pausado das américas e velocidade de pensamento abaixo do exigido para os campeonatos europeus

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos receber o Praiense na próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...