Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pedro-SCP

[Pré-Época] Sporting Clube de Portugal

Publicações recomendadas

saiu ao intervalo, mas penso que não esteja lesionado.

O coates não está mesmo nada bem. Começo a entender o porquê de se procurar outro central

Ya, o Douglas. Esse portento.

O Coates tem estado pior que o Semedo, mas muito pior.

Verdade, mas irrelevante. O Gelson tem sido sempre dos melhores nos jogos que tenho visto, e por mim nem no plantel ficava, por exemplo.

Por muito mal que a malta no centro esteja, o pior desta linha defensiva são os laterais. Mas de longe. Chega a meter impressão a quantidade de vezes que a linha está mal organizada porque um daqueles cromos se lembrou de ficar dois passos atrás e meteu toda a gente em jogo. Ou porque se lembram de entrar à queima sem motivo aparente. Ou porque são comidos à grande no 1x1. Ou porque decidem marcar a linha e dar o espaço interior ao adversário. E isto já para não falar no que (não) fazem com bola. É que nem os laterais do Braga, fds...

Anyway, isto sem avançado não dá. Uma coisa era ter o Montero a fazer dupla com o Bryan. O Montero é um avançado, que pensa e joga como um avançado e que faz golos. Já o Alan Ruíz...não é nada disso. Tanto não é, que para mim até está ali o substituto do João, caso ele acabe por sair. Face às suas características, tem de jogar mais atrás e entrar no jogo mais em fases de construção/criação e menos na fase de definição das jogadas. É um criativo e um excelente jogador. Mas não é um finalizador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, o Douglas. Esse portento.

Verdade, mas irrelevante. O Gelson tem sido sempre dos melhores nos jogos que tenho visto, e por mim nem no plantel ficava, por exemplo.

Por muito mal que a malta no centro esteja, o pior desta linha defensiva são os laterais. Mas de longe. Chega a meter impressão a quantidade de vezes que a linha está mal organizada porque um daqueles cromos se lembrou de ficar dois passos atrás e meteu toda a gente em jogo. Ou porque se lembram de entrar à queima sem motivo aparente. Ou porque são comidos à grande no 1x1. Ou porque decidem marcar a linha e dar o espaço interior ao adversário. E isto já para não falar no que (não) fazem com bola. É que nem os laterais do Braga, fds...

Anyway, isto sem avançado não dá. Uma coisa era ter o Montero a fazer dupla com o Bryan. O Montero é um avançado, que pensa e joga como um avançado e que faz golos. Já o Alan Ruíz...não é nada disso. Tanto não é, que para mim até está ali o substituto do João, caso ele acabe por sair. Face às suas características, tem de jogar mais atrás e entrar no jogo mais em fases de construção/criação e menos na fase de definição das jogadas. É um criativo e um excelente jogador. Mas não é um finalizador.

Ah ficava, ficava. E até era titular, mas a lateral. Arrisco dizer que até a defender era capaz de ser melhor que os que lá andam :lol: Mas pronto, é uma batalha perdida. Já fico muito satisfeito se sempre recuar outra vez o Bruno.

Quanto ao Alan, concordo. Cheguei a escrever um texto a analisá-lo noutro sítio, antes de vir para cá, e já ai referi que era acima de tudo um jogador para jogar nas 3 posições atrás do 1º avançado. Percebo que lá jogue neste momento, e pode contar em casos esporádicos para esse lugar, mas, neste modelo, é ou a 2º avançado ou na posição do João/Bryan que rende mais.

Falando ao jogo de hoje, não foi um jogo com muitas oportunidades, especialmente na segunda parte, mas gostei de ver. E quero focar-me mais no nosso adversário, para variar um bocadinho e porque gostei o suficiente de os ver jogar para isso. Foi a primeira vez que vi ao vivo uma equipa do Favre(treinador que admiro muito), ainda que numa fase bastante inicial do seu trabalho(chegou este verão) e o Nice já está num nível coletivo bastante interessante. Muito surpreendido por o Nice não se ter apresentado em 442, como basicamente todas as equipas do Favre que já vi jogar, mas num 433 declarado, com um médio-defensivo e dois interiores. Olhando para o plantel que tem à disposição e para o jogo de hoje, acho que foi a melhor decisão que podia ter tomado. Gostei imenso de todos os médios titulares; o Koziello e o Seri já conhecia e, embora diferentes, são dois médios-interiores muito acima da média; e o Rémi Walter, que vi pela primeira vez hoje, mostrou imensa qualidade como médio defensivo. Sempre de cabeça levantada, muito forte tecnicamente e a tomar boas decisões mesmo quando pressionado. Não sei se o Favre tenciona manter esta arrumação do meio-campo para o campeonato(acredito que sim, pelos restantes jogadores pareceu-me que procurou testar hoje o 11 titular, ou perto disso), mas diz tudo do perfil de jogo que está a tentar instaurar no Nice. Um médio-defensivo que não chega ao 1m75 e um duo de interiores que nem 1m70 têm seria impensável para muitos treinadores, incluindo o JJ(por muito bom que seja), mas o Favre, felizmente, parece estar mais preocupado com coisas mais importantes.

De resto foi o que conheço das equipas dele; bloco médio/alto, extremamente compactos em quase todos os momentos e com dinâmicas muito interessantes em posse. Aproveitaram bastante bem a forma da nossa defesa e nomeadamente das baratas tontas que estão nas laterais, com movimentos de aproximação dos extremos, que depois tocavam num médio que por sua vez dava num jogador que entrasse por esse espaço, fosse outro médio, o lateral desse lado ou até o próprio extremo. Também souberam usar a bola em zonas mais recuadas para depois entrar no espaço entre a nossa defesa e os restantes jogadores, que foi muito grande especialmente na segunda parte, sem o meio-campo titular. Estou muito curioso para ver como vai ser a época do Nice este ano, mas acho que as condições para terem sucesso estão lá todas. Muito bem o Nice a substituir um bom treinador(o Puel), por um ainda melhor, que tinha facilmente lugar em equipas muito superiores.

Já o Sporting foi o que tem sido. Movimentos ofensivos interessantes, com os Ruizes e os 3 campeões europeus a mostrarem muita qualidade, e bastante descoordenação defensiva. Apesar de tudo, o Schelotto irrita-me um bocadinho menos que os laterais-esquerdos(ambos, tanto o Evaldo como o Capel), porque esse ao menos parece ter noção das suas limitações e até é bem intencionado. O problema é que essas limitações são do tamanho do Oceano Pacífico. É aflitivo ver a qualidade técnica dele em qualquer situação minimamente complexa... Com as substituições perdeu-se qualidade, como é normal e tem acontecido ao longo desta pré-época. Acho é abusivo muita gente inferir daí, como leio em muitos sítios, que para além do 11 habitualmente titular mais ninguém serve para um plantel "que quer lutar pelo título". O que essas pessoas ignoram ou simplesmente não percebem é que é completamente diferente inserir um Iuri, Podence ou Petrovic no 11 habitual ou simplesmente juntá-los todos e mandá-los lá para dentro. Na segunda situação é normal que sofram muito mais, porque se juntam vários jogadores que, para além de estarem atualmente abaixo em termos de qualidade em comparação com o 11 titular, têm muito pouco tempo de trabalho com o JJ. E isso, com a complexidade do nosso modelo, é bastante perigoso, especialmente em termos defensivos. Diz-se que a defesa habitualmente titular no ano passado tem jogado junta e tido muitos problemas defensivos na mesma, o que é verdade. Ainda assim, basta ver que quando joga William e Adrien esses problemas descem logo. A própria defesa está descoordenada, mais do que o habitual no ano passado, mas quando jogam outros médios que não estes dois, com menos qualidade e tempo de trabalho, é logo muito mais exposta a situações complicadas. E tendo em conta que o único elemento com qualidade acima da média da nossa defesa(Coates) ainda está bastante lento a reagir e perceber os lances(voltará aos índices normais com o tempo, tenho a certeza), essa exposição assume patamares especialmente perigosos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas pronto, essa história do Gelson a lateral é irreal. Aliás, há muitas coisas "irreais" que se podiam fazer com este plantel, mas não se vão fazer. E há malta que vai acabar por ficar e ter minutos quando, em condições normais, deviam era ser exportados para a Suazilândia. Casos do Schelotto ou do Zeegelaar, por exemplo.

Se por esta altura ainda chegar um lateral esquerdo e um par de jogadores lá para a frente, e se não sair ninguém de relevo, já faço a festa.

Compartilhar este post

Link para o post

para quando o JJ perceber que o marvin, o jefferson e o schelotto não servem para este nível?

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi o jogo, mas já percebi que também só perdi uma boa exibição do Rui. Nada de novo, portanto. Mas tenho a certeza de que quando o campeonato começar já entraremos nos eixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquelo Kozielllo do Nice é muito craque.

Editado por Simeone

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...