Rōnin Publicado 19 Julho 2016 Mas estamos a falar do rendimento do Nani no Euro ou da qualidade individual dele? É que ser top 3 nesta selecção não é grande feito, se formos a ver que o talento tem diminuído desde 2004-06 e que estamos claramente numa fase de transição de gerações. O Nani actual não tinha lugar na selecção do Scolari, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 19 Julho 2016 Eu tenho ideia que o Simões, numa altura da carreira, chegou a ser considerado o melhor extremo da Europa, teve colossos europeus atrás dele. No jornal do ojogo ha um anos atras eles lançaram umas cadernetas que referiam os 10 melhores jogadores portugueses de sempre por posição, aprendi umas coisinhas aí, o Diogo poderá ter isso e confirmar. Quanto à entrevista, a idade não perdoa. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 19 Julho 2016 Jornalismo de categoria. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Julho 2016 Eu tenho ideia que o Simões, numa altura da carreira, chegou a ser considerado o melhor extremo da Europa, teve colossos europeus atrás dele. No jornal do ojogo ha um anos atras eles lançaram umas cadernetas que referiam os 10 melhores jogadores portugueses de sempre por posição, aprendi umas coisinhas aí, o Diogo poderá ter isso e confirmar. Quanto à entrevista, a idade não perdoa. Penso que também foi. Tal como o José Augusto o foi Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 19 Julho 2016 O Patrício fez um enorme europeu, mas considerar o melhor de sempre só se for para quem nasceu depois de 2000... Também não vejo mal em comparar o Simões ao Nani, em 66 havia dois protagonistas, o King e o Monstro Sagrado, o Simões era um actor secundário... Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 19 Julho 2016 (editado) Damas? Mas pronto, dê-se o desconto, exageros todos temos. Isto não invalida que o RP não se venha a tornar um dos GR mais importantes da História da selecção. Ainda é bem capaz de fazer mais umas 3 grandes competições e, com sorte, ainda ganha mais alguma. Ok, o Damas. Mas agora posso estar a confundir, mas tenho ideia que o Damas, na seleção, viveu sempre muito na sombra do Bento. Ou seja, não pode ser o melhor de sempre se nem sequer era o melhor do seu tempo. Claro que é sempre subjetivo e o Damas podia ser preterido pelo Bento injustamente (Baía/Ricardo em 2004), assim como o Rúben Amorim era o melhor jogador do mundo (infinito :compinchas:), mas como nunca apostaram nele devidamente, nunca poderá ser considerado melhor que um João Moutinho. Não sei se me fiz entender. Não estou a desvalorizar o Damas, mas na procura do melhor de sempre, procura-se o melhor do seu tempo e depois tenta-se comparar entre eles e entre o Damas e o Bento, o Bento parte na frente, logo o Damas é retirado da discussão. Mas estamos a falar do rendimento do Nani no Euro ou da qualidade individual dele? É que ser top 3 nesta selecção não é grande feito, se formos a ver que o talento tem diminuído desde 2004-06 e que estamos claramente numa fase de transição de gerações. O Nani actual não tinha lugar na selecção do Scolari, por exemplo. Estamos a falar da importância. A nível de rendimento e até qualidade individual nunca punha o Nani no top 3 desta seleção. Em 2004 tinhas 3 extremos fantásticos: Luís Figo, Simão Sabrosa e Cristiano Ronaldo (apesar de ter 19 anos). Não me lembro de nenhum extremo desde o Paulo Futre que entrasse de caras nesse lote de extremos. Editado 19 Julho 2016 por Carlos Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Julho 2016 Penso que também foi. Tal como o José Augusto o foi Ah e não tenho :) (era para o Under) Certamente que os dois são considerados como sendo dos melhores de sempre nas suas posições E quanto aos GR o Descartes uma vez vez fez um post espectacular onde destacava os 10 melhores GR de sempre Compartilhar este post Link para o post
Kafka Publicado 19 Julho 2016 (editado) Se tu seguisses essa máxima não tinhas 10% dos posts que tens. Mas desta vez tens razão, estou a comparar um jogador que não teve a importância de um Eusébio (de todo!), de um Coluna, de um José Augusto ou de um José Torres na campanha da seleção, podendo ombrear com o José Pereira, o Hilário Conceição e até o Graça a nível de estatuto. Olhando para os 23 deste Euro, o Nani foi um jogador muito mais influente do que o Simões em 1966. O Nani está no top-3 a nível de influência desta seleção, o Simões, em 1966, não. Se olharmos para reconhecimento lá fora, aí, de facto, ninguém sabe quem é o Simões. Portanto, de facto, é ridículo comparar o Simões 66' com o Nani '16. Sim, exagerei, qualquer distinção destacada entre os dois a nível de importância apenas pode ser feita com inspirações/palas clubísticas. Escusavas de ter ido ao Wikipedia. Ridículo é dizeres que ninguém sabe quem é Simões lá fora, só porque não jogou lá fora, quando ganhou 1 Liga dos Campeões e perdeu ainda mais 3 finais. Editado 19 Julho 2016 por Kafka Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 19 Julho 2016 Mas o Damas não ser aposta não é culpa dele, teve apenas azar de calhar na mesma geração do Bento. E parece que estás a falar no melhor guarda-redes da seleção de sempre e não no melhor guarda-redes português de sempre (coisa que o Patricio não é nem vai ser) Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 19 Julho 2016 (editado) Mas dói-me o quê? Que comentário mais despropositado.... Por acaso, o RP até é um gajo que eu admiro. Um gajo que sempre teve uma postura correcta, sempre respeitou os adversário e nunca teve uma atitude, que eu me lembre, menos digna. Posto isto, lá porque sou Benfiquista não posso achar absurdo que se considere o Patrício o melhor GR português de sempre? Por que raio têm que levar tudo para a clubite? Nunca vi o Damas e o Bento a jogarem mas, à partida, foram superiores ao RP. Dos que vi, o Baía tinha mais qualidade e, convém não esquecer, um tremendo palmarés. Sim, porque não se pode apenas avaliar os feitos conseguidos na selecção. Carlos, Não "compro" essa tese. Então entre Rafa, Novak e Federer, apenas um pode ser tido em conta para a discussão do GOAT do ténis? Não faz muito sentido, uma vez que, provavelmente, são os 3 melhores de sempre. Editado 19 Julho 2016 por Tibraco Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 19 Julho 2016 Nunca vi o Damas e o Bento a jogarem mas, à partida, foram superiores ao RP. Como é, então? Não os vistes, mas "à partida" são superiores? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Julho 2016 Está aí o post que falei Para mim a UEFA escolheu bem. Mas isto do "melhor" é sempre uma escolha subjetiva. Eu tenho um Top 10 de "melhores GR portugueses de sempre". Curiosamente 5 deles não vi atuar. Estão na minha lista pelo que li deles, por aquilo que me diziam deles, pelas histórias que se contam. Os outros 5 vi (e vejo). Desta lista aceito qualquer escolha de "melhor". Que será sempre condicionada por clubismos, preferência de estilos e idade. Cá vai para vocês, por ordem cronológica: 1 - João Azevedo (Sporting) Foi o 1º GR mítico do futebol português. Era o GR dos 5 violinos e, em certas alturas, tão decisivo e influente como o Peyroteo, o Travassos ou o Jesus Correia. Para mim ficará sempre gravada na memória a história que li de um jogo contra o Benfica em que ele jogou toda a 2ª parte com um braço partido imobilizado (não havia substituições na altura) e em que terá defendido que se fartou... 2 - Frederico Barrigana (FC Porto) O "Mãos de Ferro". A sua alcunha diz tudo. Não tinha espaço no Sporting (por causa do Azevedo) e optou pelo FC Porto. Fez bem. Foi considerado décadas a fio o melhor GR português de sempre no FC Porto. Até ao fenómeno Baía... 3 - Carlos Gomes (Sporting) Foi o sucessor do Azevedo na baliza leonina. E com ele chegou o mito: para alguém ser GR tinha que ser maluco. Mais uma vez teve que ser o Baía a desfazer o sofisma. O Carlos Gomes marcou uma época e marcou um estilo. O estilo irreverente, ágil, corajoso e louco que imortalizou carreiras e de que o Bento foi o expoente máximo em Portugal. 4 - Costa Pereira (Benfica) O primeiro GR de nível nacional moldado no Benfica. Foi o GR das grandes conquistas europeias dos anos 60. Um pilar naquela equipa fabulosa. Infelizmente para ele ficará para sempre na história como o GR dos grandes frangos em jogos importantes. Principalmente aquele na final da Taça dos Campeões de 64/65 frente ao Inter de Milão: 5 - José Pereira (Belenenses) O "Pássaro Azul". O melhor GR de sempre ao serviço do meu Belenenses. O GR da nossa seleção em 66. Tornou-se herói nacional quando defendeu um penalty na Checoslováquia segurando a vitória por 1-0 imprescindível para garantir o apuramento para a fase final do mundial. 6 - Vítor Damas (Sporting) Foi o 1º GR em Portugal de alto nível a conjugar loucura com classe e presença na área. Um predestinado que revolucionou a forma como em Portugal se encarava a posição de GR. Com o Damas o GR deixou de ser o "patinho-feio" das equipas. Apesar de qualquer um dos 5 de que falei ser altamente respeitado, o Damas foi o 1º ídolo de facto. Com o Damas deixou de ser vergonha para qualquer miúdo ser relegado para a baliza nas peladinhas que disputava na rua ou na escola com os amigos. Pena a sua mania algo arrogante de fazer passar a bola por trás das costas depois de qualquer defesa que fazia. Ainda teve dois ou três dissabores com a brincadeira...:lol: E também o ataque de pânico que sofreu em pleno mundial de 86 quando teve que substituir o Bento. 7 - Manuel Bento (Benfica) O expoente máximo do GR à portuguesa. Pequenino, elástico, extremamente ágil, com reflexos do outro mundo, corajoso e completamente louco. Hoje em dia ele nunca poderia ser GR de topo. O futebol mudou e hoje é necessário jogar com os pés, é necessário "encher a baliza", é obrigatório intimidar os avançados com a sua presença, e não há futura para quem não se desenrasque minimamente a sair da baliza. O Bento não tinha nenhum destes atributos. Mas entre os postes não vi igual. Em Portugal ou no estrangeiro. GR do Benfica na campanha de 82-83 que conduziu à final da Taça UEFA e de Portugal no Euro 84 e mundial de 86. Fez as duas mais extraordinárias exibições de GR portugueses que me lembro de assistir na meia final da fase final do Euro com a França (perdemos 3-2) e na vitória na Alemanha por 1-0 que nos deu o apuramento para o mundial de 86. Parecia feito de borracha. 8 - Vítor Baía (FC Porto) Foi o primeiro e único (até agora) GR português com verdadeira expressão mundial. O único que defendeu a baliza de um dos colossos mundiais (Barcelona). Recordista de títulos conquistados. Figura de proa nas conquistas europeias e mundiais do FC Porto no início do século XXI. E figura de primeiro plano da geração de ouro do futebol português, dono da baliza nas campanhas de 96, 2000 e 2002. Com ele acabou-se a "loucura" típica de GR. Foi um GR moderno, com classe incomparável (mais que o Damas). Dono do seu espaço e da sua equipa. Rápido, inteligente, com sentido posicional inigualável. Com ele, defender parecia sempre uma coisa fácil. O nosso Rinat Dasayev. 9 - Ricardo Pereira (Boavista e Sporting) Por vários motivos ficou, para muitos, como o patinho feio do futebol português da última década. Mas o Ricardo merece figurar nesta lista. Dos 10 é, provavelmente, o mais limitado em termos técnicos. Mas a sua capacidade mental, resistência e confiança nas suas qualidades levaram-no a um estatuto que, à primeira vista, seria impensável. Era um GR algo anacrónico. À moda antiga. Muito melhor entre os postes do que fora deles. Com particular gosto pela "fotografia". Ao contrário dos seus antecessores tinha a vantagem de jogar bem com os pés, capítulo secundário no que respeita às qualidades de um guardião. Foi essa força, determinação e, porque não dizê-lo, capacidade de jogar razoavelmente com os pés que o elevaram a herói nacional em 2004 e, também, em 2006. Nas decisões de desempate por grandes penalidades nas principais competições, onde tantos deuses do estádio se vão abaixo, o Ricardo transcendia-se. E tornava-se maior que todos os outros. 10 - Rui Patrício (Sporting) Já merece aqui estar. Mas é no potencial que apresenta que reside a esperança de o ver entre os maiores de sempre. Ainda tem evidentes limitações, mas tem tempo suficiente para as limar e tornar-se tão espetacular como o Bento, tão carismático como o Damas, tão reconhecido como o Baía e tão decisivo como o Ricardo. Hoje apeteceu-me fazer isto... Há dias assim... 8-[ Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 19 Julho 2016 Tu viste jogar o Eusébio? Duvidas que o Eusébio seja melhor do que o Nani? Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 19 Julho 2016 Escusavas de ter ido ao Wikipedia. Ridículo é dizeres que ninguém sabe quem é Simões lá fora, só porque não jogou lá fora, quando ganhou 1 Liga dos Campeões e perdeu ainda mais 3 finais. Só para te dizer que felizmente não tenho qualquer poder de moderação neste fórum, senão ias de cangalhas neste preciso momento. Abraços! Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 19 Julho 2016 Eu tenho ideia que o Simões, numa altura da carreira, chegou a ser considerado o melhor extremo da Europa, teve colossos europeus atrás dele. No jornal do ojogo ha um anos atras eles lançaram umas cadernetas que referiam os 10 melhores jogadores portugueses de sempre por posição, aprendi umas coisinhas aí, o Diogo poderá ter isso e confirmar. Obviamente. O Benfica dominou a década de 60 em parte pelo quarteto que tinha na frente de ataque. Simões, José Augusto, Águas/Torres e Eusébio. Obviamente que todos os outros ajudaram e tinham um grande nível, como eram os casos de Coluna, Germano, Jaime Graça (contratado após o Mundial de 66), mas o poder ofensivo do Benfica nessa altura era assombroso. Não faz sentido comparar Nani com Simões porque o segundo teve uma influência e uma relevância muito superior no seu tempo. E eu sou fanboy do Nani. Falar na reputação que ambos têm aos olhos do mundo é um argumento sem qualquer validade. Provavelmente existirá mais gente que saberá dizer quem é o Nani em comparação com um Hidegkuti, por exemplo. E não, o Patrício não é o melhor guarda-redes da história de Portugal. Houve Baía, Bento e Damas. Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 19 Julho 2016 São tempos tão diferentes que qualquer tentativa de comparação é um bocado estúpida. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 19 Julho 2016 Tu viste jogar o Eusébio? Duvidas que o Eusébio seja melhor do que o Nani? Eu vi vídeos suficientes do Eusébio para o valorizar mais do que o Nani. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 19 Julho 2016 (editado) Mas o Damas não ser aposta não é culpa dele, teve apenas azar de calhar na mesma geração do Bento. E parece que estás a falar no melhor guarda-redes da seleção de sempre e não no melhor guarda-redes português de sempre (coisa que o Patricio não é nem vai ser) Mas se estamos a falar do melhor guarda-redes português de sempre, convém procurar o melhor guarda-redes português do seu tempo e depois tentar compará-los entre si. Se o Bento era melhor que o Damas, o Damas até pode ser o segundo melhor de sempre, mas já não é o melhor de sempre. E comparações inter-temporais no futebol são sempre absurdas, mas isto é um fórum e não há propriamente um código do que se deve, ou não, discutir :mrgreen: Editado 19 Julho 2016 por Carlos Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 19 Julho 2016 Ah pronto. Então dá-me duas ou três horas para ver uns vídeos do Damas e do Bento de modo a que minha opinião seja válida. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 19 Julho 2016 (editado) Mas dói-me o quê? Que comentário mais despropositado.... Por acaso, o RP até é um gajo que eu admiro. Um gajo que sempre teve uma postura correcta, sempre respeitou os adversário e nunca teve uma atitude, que eu me lembre, menos digna. Posto isto, lá porque sou Benfiquista não posso achar absurdo que se considere o Patrício o melhor GR português de sempre? Por que raio têm que levar tudo para a clubite? Nunca vi o Damas e o Bento a jogarem mas, à partida, foram superiores ao RP. Dos que vi, o Baía tinha mais qualidade e, convém não esquecer, um tremendo palmarés. Sim, porque não se pode apenas avaliar os feitos conseguidos na selecção. Carlos, Não "compro" essa tese. Então entre Rafa, Novak e Federer, apenas um pode ser tido em conta para a discussão do GOAT do ténis? Não faz muito sentido, uma vez que, provavelmente, são os 3 melhores de sempre. Esclarecido a única coisa a apontar é que disseste nem no Top 5 deve estar e só apresentaste 3 nomes. Para mim o melhor dos que vi foi o Baía pelo palmarés e pela qualidade mas também era bem mais inconsistente que o Rui Editado 19 Julho 2016 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Julho 2016 Teve a importância que tem um Nani da vida. Pior que ignorancia é acreditar no que se diz. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 19 Julho 2016 (editado) Carlos, Não "compro" essa tese. Então entre Rafa, Novak e Federer, apenas um pode ser tido em conta para a discussão do GOAT do ténis? Não faz muito sentido, uma vez que, provavelmente, são os 3 melhores de sempre. Fizeste-me googlar o que é o GOAT :mrgreen: Não digo isso, até podes ter um GOAT com Manuel Bento e Victor Damas logo a seguir. O problema é que se queres encontrar o número um, só o número um e não tens uma medida mais exata como no ténis, podes limitar a busca aos melhores do seu tempo. Tentando fazer o paralelismo. Pegando no auge do Federer que é um período onde eu seguia mais ténis do que agora e considerando que o Djokovic é de um período posterior (apesar de ser quase da idade do Nadal ou até mais velho, não tenho a certeza, teve um auge mais tardio que o espanhol. Quando eu seguia ténis, aquilo era dominado pelo Federer e pelo Nadal e depois estava o Djokovic a crescer e o Blake a cair). O grande período do Federer e o grande período do Nadal são, mais ou menos, na mesma altura e, nesse período, o Ranking ATP foi dominado quase sempre pelo Federer, logo será legítimo (discutível, mas legítimo) afirmar que o Federer foi melhor que o Nadal. Se queres procurar o melhor de sempre, o Nadal nunca pode ser porque nem sequer foi o melhor do seu tempo. Pode vir logo em 2º, mas se queres o melhor de sempre, a meu ver, faz mais sentido entrar numa discussão entre Federer e... Sampras (foi o melhor do seu tempo? Não faço ideia!) do que entre Federer e Nadal. Isto não invalida que o Nadal tenha sido melhor que o Sampras. Fiz-me entender? :mrgreen: E acaba por ser engraçado que os bonecos que tentam faltar ao respeito ao resto da comunidade só porque a opinião é diferente (ainda que fundamentada) são sempre os mesmos (não, claro que não estou a falar de ti, Tibraco) Editado 19 Julho 2016 por Carlos Gouveia Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 19 Julho 2016 Ah pronto. Então dá-me duas ou três horas para ver uns vídeos do Damas e do Bento de modo a que minha opinião seja válida. só me meti contigo pela maneira como dizes que nunca viste jogar, nem nunca viste nada deles, mas à partida são sempre melhores que o Patrício Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 19 Julho 2016 A diferença é que um jogou no Benfica e o outro não? Foram ambos jogadores importantes no seu tempo para a sua seleção. Foram ambos jogadores que tiveram alguns jogadores acima deles no nível de importância. Aliás, o Nani até está mais perto da importância do Ronaldo do que o Simões do Eusébio. Não vale a pena. Um era dos melhores da sua posição naquele tempo o outro flopou por todo o lado menos no Sporting. Isto fazendo a comparação que queres fazer a todo o custo, visto que são 50 anos de diferença e o futebol evoluiu. Podes dar as voltas que quiseres Gouveia, o Simões foi um dos melhores jogadores daquela altura e é uma das figuras do futebol português e o teu post foi para o desvalorizar ao ponto de parecer que ele foi à selecção a pedido. Mas não vale a pena continuar, tu não vais mudar de opinião e eu também não. E o argumento do jogou no Benfica é lindo e pode ser usado da outra maneira, o Nani é melhor e mais importante por ter sido do Sporting? Compartilhar este post Link para o post