Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

[Video] Quintino Aires e os ciganos

Publicações recomendadas

Visitante

O contexto em que estás inserido, ou em que nasces, pode não moldar toda a tua personalidade, mas molda grande parte dela.

Mas lá está. Longe de subscrever que todos os ciganos são igualmente maus, o facto de a esmagadora maioria crescer dentro do mesmo contexto cultural e de bairro social leva a haja problemas com eles de forma relativamente consistente. É por isso que muitos de nós temos histórias negativas com "eles", mas muitos poucos de nós têm histórias positivas. Não é uma questão genética, longe disso, uma vez que também os brancos que crescem no mesmo contexto de bairro social muitas vezes adoptam o mesmo tipo de comportamentos, só que com esses é mais dificil generalizar, uma vez que há brancos em todo o lado. Os ciganos estão menos dispersos, e facilita a generalização. E eu, que abomino preconceitos e generalizações, tenho de admitir que consigo compreender quem o faz relativamente aos ciganos - é simplesmente um mecanismo de defesa, e esse cuidado extra já safou alguns dos meus amigos ao longo do nosso percurso escolar.

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, obviamente que "está-lhes no sangue" é um exagero. Tudo depende da educação que se tem e o contexto onde crescem, já reconheci isso mais atrás.

A realidade é que vejo meninos de 3 e 4 anos já com brincadeiras que não são próprias para a idade. São crianças, mas andar a brincar com pistolas, mandar pedras a quem passa, etc, não augura nada de bom para os seus futuros enquanto cidadãos, sendo o mais provável seguirem o mundo criminoso dos seus progenitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tem que ver com a educação e é transversal a toda a gente, não tenho dúvidas que os ciganos estejam, em média, mais atrasados em relação aos outros portugueses por isso até deveriam ser feitos esforços no sentido de os aproximar mais de nós e não afastar.

A questão de atirar pedras é particularmente interessante, porque antigamente via-se muitas crianças (e até adultos) a fazer isso aos cães e hoje em dia não se vê tanto (na minha zona nem se vê, sequer). Eu, inclusivé, cheguei a fazer isso com 5/6 anos e hoje pergunto-me como tive coragem de fazer semelhante atrocidade. No espaço de 25 anos foi notória a evolução das pessoas em relação ao tratamento de animais e assim e graças a isso nunca mais vi tal coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

De crianças que em casa só têm maus exemplos e que na rua ouvem que têm o mal no sangue não há muito que se possa esperar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não estou à espera que compreendam o meu ponto de vista.

Como disse, é fácil falar de barriga cheia. Só falta dizer que os ciganos, por viverem em clãs isolados, não sabem diferenciar o bem do mal, o que é certo e o que é errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente adoro o 'és cigano mas és diferente'.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns deles até "desconforto" sentem quando são a minoria de um grupo de amigos no que toca a clubes de futebol. Imagino na sociedade.

Isto é tão verdade, até aqui no CMPT se vê muito quando alguém tem uma opinião que é oposta à da maioria do pessoal. Dá que pensar...

Compartilhar este post

Link para o post

.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post

Existem ciganos racistas, pessoas de cor também racistas, asiáticos a mesma coisa... No fundo somos todos racistas nem que seja muito lá no "fundo".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...