Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Acabou a Liga dos Campeões para todos

Publicações recomendadas

O pessoal queixa-se disto, mas a realidade dos 3 grandes em Portugal é um bocado o que nos acontece agora também. Também secamos muitos clubes pequenos, também os impedimos de crescer e o dinheiro também está sempre nos mesmos. Agora quando é ao contrário já nos custa.

Compartilhar este post

Link para o post
Possibilidade que está em cima da mesa é a de garantir a presença dos maiores clubes europeus, seja através de mérito desportivo, contexto histórico ou classificação no ranking de clubes da UEFA.

O mérito desportivo devia ser a única maneira de aceder à Liga dos Campeões.

Falar em contexto histórico ou rankings da UEFA é mandar areia à cara das pessoas, isto só serve para meter lá os "amigos" ou os "maiores clubes", nada mais que isso. O que acaba por desvirtuar a essência da Liga dos Campeões, uma competição para os campeões e clubes melhores classificados dos diversos campeonatos europeus. E, atenção, estou a falar na generalidade, porque há clubes campeões de certos países europeus que nunca chegam a passar as pré-eliminatórias.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fazia o contrário da notícia, tirava era os 4º classificados da Champions.

Além disso, fazia voltar, novamente, a 2º fase de grupos. Na 1º fase de grupos, dava um prémio monetário mais baixo, e seria apenas a 1 volta.

Na 2º fase de grupos, com os tubarões todos (ou quem, por mérito, os tivesse eliminado), seria novamente a 2 voltas.

Os 3º classificados da 1º fase de grupos, iam para casa, tal como os quartos.

Já a Euroliga, a meu ver, não perderia qualidade sem os 3º classificados vindos da Champions, porque, de certa forma, seriam colmatados com a entrada dos 4º classificados das grandes ligas.

Eu lembro-me de quando havia 2ª fase de grupos. Não é boa ideia. O calendário fica extensíssimo e os jogos não tem a mesma emoção do que a eliminar.

Compartilhar este post

Link para o post

E vai haver um limite para recorrer a essa coisa do "mérito historico"? Porque, de outro modo, se o Real Madrid entra em crise profunda(imaginemos), vai continuar a ir à LC durante anos e anos até que desça de divisao? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E esta ideia que eu tive para torneios de pré-época?

O 1º lugar dos 6 melhores campeonatos, jogavam entre si uma espécie de mini torneio, os 2º a mesma coisa, 3º, e por aí em diante.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu lembro-me de quando havia 2ª fase de grupos. Não é boa ideia. O calendário fica extensíssimo e os jogos não tem a mesma emoção do que a eliminar.

Mas numa questão de dinheiro, porque aqui é claramente o que estamos a falar, uma segunda fase de grupos teria todo o interessa financeiro para a UEFA. Mais jogos, mais transmissões televisivas, mais dinheiro para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

E mesmo assim apesar de toda a pressão para "dar mais dinheiro", na altura acabaram com aquilo porque simplesmente não funcionava/compensava. Repara que o nº de jogos por época não é ilimitado, as equipas têm limites, se fazem jogos a mais na Champions o calendário tem de ser diminuído nas competições nacionais por exemplo, portanto tens de subtrair essas receitas. E em fases de grupos muitas vezes a última jornada ou já tás qualificado ou já não podes passar e o estádio não enche nessas ocasiões. Pode dar um ligeiro lucro extra no total mas acho que até a Uefa e os clubes pensam que não vale a pena.

Mas eu não tinha lido a parte do post do Green Arrow de que a 1ª fase de grupos seria a uma volta só, o que equilibra mais o nº de jogos. No entanto isso também não me agrada - implica equipas que fazem 2 jogos em casa e 1 fora, e outras o contrário. É ok numa taça da treta tipo Taça da Liga mas numa competição que define o campeão europeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Ja' perdi a esperanca de ver a verdadeira essencia do desporto, baseada puramente no merito, em ter algum peso nas provas da UEFA. So queria q n lhe chamassem liga dos campeoes, chamem outra m*rda qq... o futebol-negocio entristece-me.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

uma superliga europeia, a disputar ao estilo de um campeonato nacional, todos contra todos

Isto era para ontem!

x2

E poderíamos ter finalmente um campeonato equilibrado e sem barulho de fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

se o histórico de vitórias da Liga dos Campeões atual e antiga tiver muita relevância na escolha das equipas então Porto e Benfica devem ir sempre a essa competição :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que não passe de uma ideia, espero que não vá para a frente.

Por acaso não desgosto muito da forma como as coisas estão atualmente, o 3º lugar da fase de grupos cair para a Liga Europa foi sempre uma coisa que me meteu confusão, mas eu percebo que seja uma vantagem do ponto de vista competitivo para quem já não tem oportunidades de passar e ainda pode lutar por outra coisa qualquer, evita jogos "para aquecer" à 5ª e 6ª jornada. As alterações nos cabeças-de-série e o premiar do vencedor da Liga Europa com acesso à Champions do ano seguinte foram das melhores modificações que fizeram às competições.

A superliga parece-me utopia, a não ser que a fechem a 8/10 equipas e as outras vão todas para a Liga Europa. E 10 equipas já implica 18 jogos...Só se arranjarem 2 ou 3 países organizadores por ano e as equipas jogam apenas uma vez entre si.

Compartilhar este post

Link para o post

A superliga parece-me utopia, a não ser que a fechem a 8/10 equipas e as outras vão todas para a Liga Europa. E 10 equipas já implica 18 jogos...Só se arranjarem 2 ou 3 países organizadores por ano e as equipas jogam apenas uma vez entre si.

A SuperLiga implica, obviamente, que as equipas deixem de participar nos campeonatos nacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

E como iriam escolher os participantes do ano seguinte? A parte superior da tabela voltava a participar e a parte anterior era substituída pelos vencedores dos campeonatos dos respetivos países? E os que não participaram?

Atualmente participam 32 equipas na fase de grupos da Champions, era preciso reduzir para quase metade para isso ir para a frente.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

E como iriam escolher os participantes do ano seguinte? A parte superior da tabela voltava a participar e a parte anterior era substituída pelos vencedores dos campeonatos dos respetivos países? E os que não participaram?

Atualmente participam 32 equipas na fase de grupos da Champions, era preciso reduzir para quase metade para isso ir para a frente.

Não é necessário aplicar conhecimentos de física quântica para chegar a um modelo. Ou a vários.

Hoje em dia é rara a equipa de primeiro plano europeu que disputa menos de 50 jogos por temporada. Uma SuperLiga com 20, 22 ou 24 equipas seria adequado (38, 42 ou 46 jogos). Podia haver 2 ou 3 divisões. E até podia ser um modelo fechado, tipo NBA. Com equipas escolhidas, tipo clube secreto. Sem descidas nem subidas de divisão.

Compartilhar este post

Link para o post

portanto se for para a frente e com equipas suficientes para os 3 grandes de cá entrarem ( pode ser incluindo uma 2 divisão por exemplo) mais valia fecharem o campeonato português....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu para mim o modelo da Superliga seria os campeonatos nacionais passarem a ter uma 1ª e uma 2ª fase, e os clubes que fazem parte da Superliga tinham qualificação automática para a 2ª fase. Arranjava-se perfeitamente espaço no calendário para por exemplo uma 2ª fase entre 6 clubes.

Era demasiado mau - até para o próprio mediatismo e lucro dos clubes - o campeonato nacional deixar de ter as melhores equipas do país e eleger um campeão nacional "falso". Seria relegar todas as ligas nacionais ao nível dos distritais, quem ganha o Distrital de Lisboa não é a melhor equipa de Lisboa por isso não tem interesse absolutamente nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

portanto se for para a frente e com equipas suficientes para os 3 grandes de cá entrarem ( pode ser incluindo uma 2 divisão por exemplo) mais valia fecharem o campeonato português....

Sim. Aqueles que só olham para o campeonato como se fosse uma competição a três bem que podiam fazer as malas e desamparar a loja...

Seria bom para as equipas B jogarem na 1ª liga :happy:

Por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Aqueles que só olham para o campeonato como se fosse uma competição a três bem que podiam fazer as malas e desamparar a loja...

Por exemplo...

eu não falo por achar isso...mas em termos de assistências nos estádios e em televisões muito provavelmente cairiam bastante e ter jornadas onde o jogo mais interessante fosse um braga-guimarães não ia atrair muita gente principalmente se os jogos fossem simultâneos com o da super liga europeia

Compartilhar este post

Link para o post

eu não falo por achar isso...mas em termos de assistências nos estádios e em televisões muito provavelmente cairiam bastante e ter jornadas onde o jogo mais interessante fosse um braga-guimarães não ia atrair muita gente principalmente se os jogos fossem simultâneos com o da super liga europeia

Não tenho isso como dado adquirido. Muito pelo contrário. Em termos globais, sim. Mas analisando cada clube em particular, não. Estou convencido que as médias de assistências no Estádio e de audiências televisivas de Braga, Vitórias, Belenenses, e outros que tais seriam superiores se esses clubes lutassem por títulos do que as que têm hoje. Ficariam a faltar-lhes os jogos com os 3 estarolas mas nos outros teriam casas muito mais compostas.

E claro que os jogos dos campeonatos nacionais não se poderiam sobrepor aos de uma SuperLiga. Aliás, a calendarização da SuperLiga só faria sentido ao estilo da NBA. Um ou dois jogos todos os dias. E alguns deles com horários compatíveis com as audiências televisivas monstruosas da Ásia.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho isso como dado adquirido. Muito pelo contrário. Em termos globais, sim. Mas analisando cada clube em particular, não. Estou convencido que as médias de assistências no Estádio e de audiências televisivas de Braga, Vitórias, Belenenses, e outros que tais seriam superiores se esses clubes lutassem por títulos do que as que têm hoje. Ficariam a faltar-lhes os jogos com os 3 estarolas mas nos outros teriam casas muito mais compostas.

E claro que os jogos dos campeonatos nacionais não se poderiam sobrepor aos de uma SuperLiga. Aliás, a calendarização da SuperLiga só faria sentido ao estilo da NBA. Um ou dois jogos todos os dias. E alguns deles com horários compatíveis com as audiências televisivas monstruosas da Ásia.

se não houvesse sobreposição de jogos talvez, mas dando o meu exemplo que sou do Sporting e de Leiria, nem sequer tenho clube local pelo qual torcer nem sequer um na primeira liga para aí em 100-120km o campeonato português perdia o interesse completo e ver um jogo tipo moreirense-chaves ou mesmo algo tipo maritimo-nacional ou assim nunca ia despertar interesse para ver quando dá na tv diariamente bayern-barça. real-united etc etc

e já agr quanto ao estádios não sei, pq os 3 grandes teriam à mesma jogos em casa e provavelmente mais caros do que agr o que levaria talvez o pessoal a guardar o dinheiro ainda mais para ir a estes jogos, ou achas que não haveriam jogos do grandes em portugal?

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Alonso.

Então a tua ideia era tirar os 3 grandes para surgirem outros grandes... Sabes que acabaria sempre assim, haverá sempre clubes com maior dimensão que outros, ao sair o Benfica, o Porto e o Sporting muito possivelmente o Braga, o Vitória.. Tomariam esse lugar.

Acho que isso é mais um pensamento egoista que outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...