Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Acabou a Liga dos Campeões para todos

Publicações recomendadas

se não houvesse sobreposição de jogos talvez, mas dando o meu exemplo que sou do Sporting e de Leiria, nem sequer tenho clube local pelo qual torcer nem sequer um na primeira liga para aí em 100-120km o campeonato português perdia o interesse completo e ver um jogo tipo moreirense-chaves ou mesmo algo tipo maritimo-nacional ou assim nunca ia despertar interesse para ver quando dá na tv diariamente bayern-barça. real-united etc etc

e já agr quanto ao estádios não sei, pq os 3 grandes teriam à mesma jogos em casa e provavelmente mais caros do que agr o que levaria talvez o pessoal a guardar o dinheiro ainda mais para ir a estes jogos, ou achas que não haveriam jogos do grandes em portugal?

Portanto, tu não ligas ao campeonato nacional. Só ligas ao Sporting. Então para que raio te preocupas com o que acontece com o Campeonato Nacional?

Claro que haveria jogos dos Grandes em Portugal. E sempre com casa cheia, o que seria fantástico para eles. Não é em relação a esse público que me refiro. É àqueles que são de Braga e só vão ao Estádio quando lá vai o Benfica, os que são de Setúbal e só lá metem os pés quando o Sporting lá joga e os que são de Coimbra que só assistem aos jogos quando lá vai o Porto. Muitos desses, se o Benfica, Sporting e Porto não jogarem nos seus Estádios mas as equipas locais lutarem por títulos, ficariam motivados a ver mais jogos. Mesmo contra Aroucas e Tondelas da vida...

Então a tua ideia era tirar os 3 grandes para surgirem outros grandes... Sabes que acabaria sempre assim, haverá sempre clubes com maior dimensão que outros, ao sair o Benfica, o Porto e o Sporting muito possivelmente o Braga, o Vitória.. Tomariam esse lugar.

Acho que isso é mais um pensamento egoista que outra coisa.

Eu não sei nada disso. Tanto poderia haver dois ou três clubes a tomarem o lugar dos Grandes como poderia haver um campeonato bem mais competitivo com meia dúzia de equipas a lutar pelo título como acontece na 2ª Liga, por exemplo. Não sou adivinho. O que sei é que a desproporção que hoje acontece em termos de receitas e orçamentos entre os 3 Grandes e os restantes, motivadas principalmente pelos direitos televisivos, receitas das competições europeias e massas associativas absurdamente superiores aos restantes, acabaria. E esse é um passo fundamental para ter um campeonato mais competitivo.

Quanto ao egoísmo acho que ele manifesta-se mais naqueles que são os Reis da aldeia e não querem perder esse tipo de privilégios.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, tu não ligas ao campeonato nacional. Só ligas ao Sporting. Então para que raio te preocupas com o que acontece com o Campeonato Nacional?

Claro que haveria jogos dos Grandes em Portugal. E sempre com casa cheia, o que seria fantástico para eles. Não é em relação a esse público que me refiro. É àqueles que são de Braga e só vão ao Estádio quando lá vai o Benfica, os que são de Setúbal e só lá metem os pés quando o Sporting lá joga e os que são de Coimbra que só assistem aos jogos quando lá vai o Porto. Muitos desses, se o Benfica, Sporting e Porto não jogarem nos seus Estádios mas as equipas locais lutarem por títulos, ficariam motivados a ver mais jogos. Mesmo contra Aroucas e Tondelas da vida...

Eu não sei nada disso. Tanto poderia haver dois ou três clubes a tomarem o lugar dos Grandes como poderia haver um campeonato bem mais competitivo com meia dúzia de equipas a lutar pelo título como acontece na 2ª Liga, por exemplo. Não sou adivinho. O que sei é que a desproporção que hoje acontece em termos de receitas e orçamentos entre os 3 Grandes e os restantes, motivadas principalmente pelos direitos televisivos, receitas das competições europeias e massas associativas absurdamente superiores aos restantes, acabaria. E esse é um passo fundamental para ter um campeonato mais competitivo.

Quanto ao egoísmo acho que ele manifesta-se mais naqueles que são os Reis da aldeia e não querem perder esse tipo de privilégios.

não é não ligar ao campeonato nacional, é não ter tempo para ver tudo o que me apetece e então obviamente vejo os jogos mais interessantes teoricamente para além dos do Sporting

e continuo a dizer que os estádios não é assim tão linear pq mesmo assim lá está, se o clube da minha terra lutasse por um título mas depois o sporting recebesse em Alvalade o real madrid preferia ir uma vez a Alvalade ver esse jogo que ver 2 ou 3 na terrinha e como eu provavelmente muita gente

e isto pq o meu clube principal é o sporting...eu sei que há aqui no fórum pessoal com outros clubes que não os 3 grandes como principal como é o caso do belenenses mas esses já devem ir ao estádio quando podem e estes são as excepções portanto quem tem um grande como favorito tenho para mim que prefere fazer como referi em cima

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Esperem lá.... o suposto mérito desportivo, fará dessas equipas uma presença na Liga dos Campeões ad eternum... até podem perder durante 100 anos ( um exagero, duvido que o sistema se mantenha) na 1ª fase da Champions e ficarem sempre no 10º lugar da liga, que terão sempre o seu lugar garantido... pois participarão em todos os anos da Champions sem excepção... é impossível destronar esse clubes do ''mérito''.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

portanto se for para a frente e com equipas suficientes para os 3 grandes de cá entrarem ( pode ser incluindo uma 2 divisão por exemplo) mais valia fecharem o campeonato português....

Fechar o campeonato português? :lol: Sabes lá o que dizes rapaz, aí é que o campeonato português ficaria competitivo e ligeiramente mais forte!

Compartilhar este post

Link para o post

Fechar o campeonato português? :lol: Sabes lá o que dizes rapaz, aí é que o campeonato português ficaria competitivo e ligeiramente mais forte!

Isso do campeonato ficar mais competitivo é futurologia. Nada me garante que se retirarmos os 3 grandes do campeonato ele depois não fique à mercê de por exemplo apenas 2 equipas (Braga, Arouca por exemplo)...

E o ligeiramente mais forte é pa rir... Retiras os 3 clubes com mais adeptos, com mais receitas televisivas, mais patrocínios, melhor média de assistência, clubes com mais poder financeiro, que atraem os melhores jogadores e o campeonato fica mais forte?

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá ver. Algum de vocês sinceramente prefere um cenário em que o Porto, Benfica, Sporting, joguem todos os anos na luta pelo 15º lugar e nem sequer entrem na luta pelos troféus nacionais; enquanto o campeonato português é disputado por um Braga, Guimarães, Belenenses absurdamente inferiores?

Eu não consigo ver o interesse nem para os adeptos dos grandes nem para os pequenos. O único benefício é mesmo, do ponto de vista de adepto neutro, podermos ver jogos de futebol com um nível estratosférico todas as semanas na Superliga Europeia. Mesmo assim, será que tem assim tanto interesse um Nápoles-Porto para decidir o 17º lugar na última jornada? Não se pode perder um bocado demais a emoção?

Daí eu não me importar - muito - com uma solução que englobe Superliga mas os clubes na Superliga continuem a disputar as competições nacionais, entrando nas ligas nacionais numa 2ª fase. Embora obviamente isto vá contra todas as tradições das ligas nacionais com o formato que têm há dezenas ou até há mais de uma centena de anos. Mas assim conseguíamos combinar o nível de futebol internacional alto regular todas as semanas, com o apuramento dos "verdadeiros" campeões nacionais, e com mais troféus diferentes para os clubes disputarem que para mim dá muito mais interesse a uma época futebolística.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Primeiro a mentalidade em PT teria de mudar e a educação desportiva.

Mas esta conversa já tem cabelos brancos e morre mais um pouco, de cada vez que se ignora a centralização dos direitos televisivos.

Muita gente vibra com a sua equipa bater recordes de pontos, ou de golos, ou de vitorias. Mas isso só é resultado de como o campeonato anda.

70% do campeonato é passeio.

E se é passeio para os grandes, pior ainda é para os adeptos dos pequenos.

Se os três grandes se pirarem da Liga Portuguesa, nem pensar que os outros jogos terão mais publico por causa disso. Nem publico nem patrocinio.

Compartilhar este post

Link para o post

Já para não mencionar que é mais provável o cenário em que fique um ou dois grandes a disputar o campeonato nacional, não me parece que parem os 3 ao mesmo tempo na Superliga, da mesma maneira que até hoje acho que só por duas vezes os 3 grandes estiveram na fase de grupo da Champions. Ficava um campeonato como o escocês, que consegue ter ainda menos piada que o nosso.

Eu acho que iria desvirtuar a realidade do campeonato...ora imaginemos o Benfica a bater o record do FC Porto e a ser hexacampeão, num período em que o Sporting e o Porto andaram a jogar contra grandes europeus...quão valioso seria esse hexacampeonato?

Mexam noutras coisas, nomeadamente a tal centralização de direitos televisivos, agora tirar equipas não...

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá ver. Algum de vocês sinceramente prefere um cenário em que o Porto, Benfica, Sporting, joguem todos os anos na luta pelo 15º lugar e nem sequer entrem na luta pelos troféus nacionais; enquanto o campeonato português é disputado por um Braga, Guimarães, Belenenses absurdamente inferiores?

Eu não consigo ver o interesse nem para os adeptos dos grandes nem para os pequenos. O único benefício é mesmo, do ponto de vista de adepto neutro, podermos ver jogos de futebol com um nível estratosférico todas as semanas na Superliga Europeia. Mesmo assim, será que tem assim tanto interesse um Nápoles-Porto para decidir o 17º lugar na última jornada? Não se pode perder um bocado demais a emoção?

Daí eu não me importar - muito - com uma solução que englobe Superliga mas os clubes na Superliga continuem a disputar as competições nacionais, entrando nas ligas nacionais numa 2ª fase. Embora obviamente isto vá contra todas as tradições das ligas nacionais com o formato que têm há dezenas ou até há mais de uma centena de anos. Mas assim conseguíamos combinar o nível de futebol internacional alto regular todas as semanas, com o apuramento dos "verdadeiros" campeões nacionais, e com mais troféus diferentes para os clubes disputarem que para mim dá muito mais interesse a uma época futebolística.

Ambas as competições teriam de ser realizadas a 1 volta, para haver espaço e tempo, ou então teriam de diminuir o número de clubes dos campeonatos nacionais (talvez 10?).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Com um pouco de imaginação e calendarização bem planeada é perfeitamente possível até ter ligas nacionais do género, 16 equipas e a 2 voltas, por exemplo.

Imagina que tens um país com 3 clubes na Superliga. Os outros 16 maiores clubes disputam a 1ª fase, 2 voltas, 30 jornadas. Depois apuram-se os 3 primeiros para a 2ª fase, conjuntamente com os outros 3 da Superliga. Disputam uma 2ª fase a 2 voltas, 6 equipas, 10 jornadas. É um máximo de 40 jogos para uma equipa fora-da-Superliga. Mesmo que a Superliga tenha, sei lá, 20 equipas, são 38 jornadas. 38 + 10 = 48 jogos para uma equipa da Superliga, é possível (mas nesse caso se calhar já seria difícil enquadrar mais taças a disputar).

Agora aqui há muitas variantes, isto é apenas uma sugestão que tou a dar aqui para o ar sem pensar longamente no assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia de uma Super Liga Europeia (estilo campeonato, com jornadas em casa e fora) não me desagrada, mas não gostaria nada que o meu clube deixasse de participar nas competições nacionais.

Reconheço que a calendarização seria complicada, no entanto.

Compartilhar este post

Link para o post

ficaria competitivo mas nivelado ainda mais por baixo e se tu achas que isso tem interesse tudo bem..eu acho que como referi anteriormente o interesse dos adeptos iria descer e muito principalmente quando a grande % de adeptos tem como clube principal um dos grandes....e depois como já referi eu ir assistir ao clube da terra ( que nem tenho) a competir pelo campeonato nacional onde o maior clube é o braga e a maioria dos jogos serão do nivel de tondela-chaves e semelhantes quando na mesma semana poderia haver um sporting-real e um porto-barça por exemplo teria muito mais interesse em ir assistir aos jogos dos grandes

Compartilhar este post

Link para o post

ficaria competitivo mas nivelado ainda mais por baixo e se tu achas que isso tem interesse tudo bem..eu acho que como referi anteriormente o interesse dos adeptos iria descer e muito principalmente quando a grande % de adeptos tem como clube principal um dos grandes....e depois como já referi eu ir assistir ao clube da terra ( que nem tenho) a competir pelo campeonato nacional onde o maior clube é o braga e a maioria dos jogos serão do nivel de tondela-chaves e semelhantes quando na mesma semana poderia haver um sporting-real e um porto-barça por exemplo teria muito mais interesse em ir assistir aos jogos dos grandes

Exacto. O campeonato português ia acabar por ficar com o mesmo interesse que tem uma 2ª liga ou um distrital. Vai ao estádio ou liga a TV o adepto ferrenho com cultura de apoiar o clube local, ou o doente por futebol que vê tudo o que tenha uma bola e 11 gajos a correr de cada lado, mas o comum adepto neutro ia ter absolutamente interesse zero no jogo em comparação com a Superliga.

Compartilhar este post

Link para o post

A única hipótese viável que vejo é fazer uma liga de 16 equipas com jogos em campo neutro, bastando para tal que hajam dois ou três organizadores (não necessariamente países vizinhos) por época. Isto implicaria um pequeno alargamento na Liga Europa e prémios melhores. Na superliga bastava atribuir um prémio diferente por posição para não existir desmotivação nos últimos jogos. Atualmente temos Champions em 13 semanas, assim seria em 15.

Todas as outras hipóteses que foram aqui debatidas não me agradam minimamente.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

A única hipótese viável que vejo é fazer uma liga de 16 equipas com jogos em campo neutro, bastando para tal que hajam dois ou três organizadores (não necessariamente países vizinhos) por época. Isto implicaria um pequeno alargamento na Liga Europa e prémios melhores. Na superliga bastava atribuir um prémio diferente por posição para não existir desmotivação nos últimos jogos.

Todas as outras hipóteses que foram aqui debatidas não me agradam minimamente.

os adeptos haviam de ficar contentes em não haver jogos nos estádios deles....e depois os estádios desses clubes estariam às moscas o ano todo?

Compartilhar este post

Link para o post

Como às moscas? Há campeonato na mesma.

falando da super liga europeia e não só nas alterações da champions ( pq tudo indica que o objectivo a longo prazo é ter a super liga europeia) é que provavelmente para haver uma super liga europeia esses clubes não participariam nos campeonatos nacionais, pq para ser em formato de liga as equipas participantes não poderiam participar nos dos seus países

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que estou a dar o cenário de jogos em campo neutro para haver uma volta, o cenário de saírem dos campeonatos nacionais não me agrada minimamente.

É uma liga a uma mão, são mais dois jogos que o costume para quem chega à final da Champions...

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que estou a dar o cenário de jogos em campo neutro para haver uma volta, o cenário de saírem dos campeonatos nacionais não me agrada minimamente.

É uma liga a uma mão, são mais dois jogos que o costume para quem chega à final da Champions...

isso não deveria agradar aos clubes..acontece perderem o primeiro jogo bazam logo...como está agr sempre têm 6 jogos onde dá para receber 6M pelas vitórias mais 10M? ( não sei ao certo) por participarem na fase de grupos

esse formato parece-me que não agradaria aos clubes

Compartilhar este post

Link para o post

Não bazam nada, todos tem de fazer 15 jogos. É uma liga com uma volta aquilo que estou a propor.

Compartilhar este post

Link para o post

Não bazam nada, todos tem de fazer 15 jogos. É uma liga com uma volta aquilo que estou a propor.

ah achei que fosse eliminação, my bad

mesmo assim acho que não é o formato correcto pq acabaria sempre por haver 4/5 equipas (Real,barça,atletico,bayern e depois mais um ou dois se calhar) que competiam para ganhar a liga e as outras a fazer passeio a guardarem a equipa para os campeonatos nacionais depois de já estarem longe do 1º lugar a meio da prova

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, por isso é que seria importante atribuírem prémios diferentes a posições diferentes, o 15º teria de receber mais que o 16º para existir uma motivação extra na fase mais adiantada. Mas ya haveriam equipas que no final se calhar não se apresentariam na sua maior força. De qualquer forma isso aconteceria em qualquer cenário.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, por isso é que seria importante atribuírem prémios diferentes a posições diferentes, o 15º teria de receber mais que o 16º para existir uma motivação extra na fase mais adiantada. Mas ya haveriam equipas que no final se calhar não se apresentariam na sua maior força. De qualquer forma isso aconteceria em qualquer cenário.

daí já se ter falado aqui da superliga europeia como única competição onde entrariam com possível segunda liga...poderia haver luta até ao fim

mas nenhum destes cenários me agrada de criação de superligas europeias

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Também se podia fazer estilo F1, Grande Prémio de Portugal e siga 9 8 jogos cá em Portugal durante terça e quarta xD Dava oportunidade a todos de jogarem em casa pelo menos uma vez.

Sim, também prefiro a Champions no seu formato atual.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor, até com 7 o Porto ganhava este jogo.

A diferença entre os grandes e os pequenos cada vez maior está a tornar este campeonato cada vez mais desinteressante. Agora é só esperar umas 14 jornadas para o Benfica ou o Porto perderem pontos.

E é só o 1º jogo da época...:lol:

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...