Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

NBA Época 2024

Publicações recomendadas

O MEU FAVORITO DE CADA EQUIPA E18: MINNESOTA TIMBERWOLVES - WALLY SZCZERBIAK, SF (1999-2006)

nD6vqVj.jpg

Honorable Mentions: Sebastian Telfair, PG (2007-2009; 2010-2011) | Rashad McCants, SG (2005-2009)

Minnesota. Que terra amaldiçoada nos reinos da NBA. Contenders no início do milénio e no purgatório desde então, tendo já queimado cartuchos atrás de cartuchos pelo draft fora com Kevin Love, Ricky Rubio, Andrew Wiggins e, opinião minha, vão agora queimar com o KAT (já para não falar na Jonny Flynn situation. São basicamente os King(s) in the North (no pun intended).

Assim sendo, não admira que o meu favorito venha mais das equipas que, ancoradas em Garnett, foram sérias ameaças nos inícios dos anos 2000 e onde não é propriamente descabido dizer que Wally Szczerbiak (eis um nome engraçado de escrever) era provavelmente o segundo melhor jogador, em largos momentos dessas temporadas, embora provavelmente muitos dos que andem aqui se lembrem dele mais como membro do bando de mecos que o LeBron ia carregando ano após anos até ao topo da conferência Este.

Mas esse não era o verdadeiro Wally Szczerbiak! O verdadeiro foi escolhido com a 6ª pick no draft de 1999 e rapidamente conquistou o seu espaço em Minneapolis. Foram 6 épocas e meia sempre a marcar em double digits, juntando-lhe 4.4 ressaltos e 2.7 assistências por jogo e, acima de tudo, lançando a uma média de 40.4% de três pontos, média de lançamento essa que acabaria por subir ainda mais um nadinha ao longo da carreira, conforme o seu atleticismo foi caindo e o seu lugar como spot up shooter sendo aperfeiçoado.

OL6ECyR.png

A época de 2001/2002 em particular foi excelente para Szczerbiak, com média de 18.7 PPG, 4.8 RPG, 3.1 APG e, acima de tudo, lançando acima de 50%, e 45.5% de três pontos. Essa marca em particular mostra o quanto ele foi um dos marcos da liga na evolução do lançamento exterior até ao que conhecemos nos dias de hoje, enquanto arma integrante do plano ofensivo das equipas - Wally é um de apenas cinco jogadores na história da liga a ter splits de 50%FG/45%3PT/18PPG. Os outros? Dale Ellis em 88/89; Chris Mullin em 92/93; Steve Nash em 2006/07 e Steph Curry em 2015/16.

Este é também um bom timing para quem quiser revisitar os Wolves de então, com Garnett ao comando, já que saiu esta semana um episódio da série Collapse da SB Nation precisamente sobre eles:

Posts Anteriores:

Compartilhar este post

Link para o post

No dia dos Cavs ainda pensei que o Wally também era uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

O MEU FAVORITO DE CADA EQUIPA E19: NEW ORLEANS PELICANS - RYAN ADERSON, PF (2012-2016)

l7bl5mg.jpg

Honorable Mentions: Greivis Vásquez, PG/SG (2011-2013) | David West, PF (2003-2011)

Another day, another white dude who can shoot!

"Meu monte de excremento de escaravelho" - dizem vocês - "mas afinal o Haslem não era o último jogador ainda ativo nesta lista?" E eu respondo-vos "Meu bando de alminhas desesperadas, era e é!" Embora tecnicamente não se tenha ainda retirado, tendo ainda jogado esta época, embora só dois jogos, pelos Houston Rockets, tenho as minhas sérias dúvidas de que o Ryan Anderson volte a jogar na NBA, mesmo tendo apenas 32 anos, acabados de fazer, e mesmo sendo um stretch-four, elemento cada vez mais valorizado pelas equipas nesta nova NBA que vive para lá da linha de três pontos. As lesões que já teve são demasiadas, especialmente aquela lesão no pescoço assustadora que certamente alguns de vocês se lembram.

As infelicidades da vida são também um dos fatores que me fazem ter um carinho especial pelo Ryno. Anderson teve um período complicado na época de 2013/14, já que a sua namorada da altura se suicidou em Agosto, tendo Ryan Anderson depois tido essa complicada lesão logo no início de Janeiro de 2014.

Foi uma pena essa lesão ter acontecido, principalmente quando aconteceu, já que essa estava a ser uma época bem produtiva para ele. Depois de ter ganho o prémio de Most Improved Player em 2011/12, Anderson tinha continuado com números similares na época seguinte, a sua primeira em NOLA. A lesão surge depois de apenas 22 jogos, nos quais Anderson estava a ser ainda mais produtivo, com quase 20 pontos por jogo, 6.5 ressaltos e a lançar a mais de 40% de três pontos, tudo career-highs.

877DUrd.png

Essa série conteve ainda um dos jogos que mais prazer me deu ver em direto, pelo menos no que à regular season diz respeito, nos meus vários anos a acompanhar a NBA. Era uma qualquer segunda-feira, sei que tinha estado a ver um jogo de treta entre Wizards e Hawks e, quando acabou, decidi dar uma espreita no jogo entre Bulls e Pelicans que também estava perto do fim. Mal eu sabia que esse jogo iria a triplo overtime, com Ryan Anderson a liderar os Pelicans, num jogo em que não puderam contar com Anthony Davis, até à eventual vitória, 131-128, jogando uns estúpidos 56 minutos e meio e acertando 7 triplos em 11 tentativas.

Posts Anteriores:

Compartilhar este post

Link para o post

Cheira-me que a NBA não vai regressar. A Flórida está um caos, principal hot spot de novas infeções a par de Texas e Arizona.

As outras ligas profissionais estão também a começar a regressar e já há montes de organizações a dar passos atrás. Tampa, da NHL, já voltou a fechar as instalações, depois vários jogadores e membros do staff terem testado positivo, vários jogadores de Arizona também deram positivo e o Auston Matthews, uma das principais estrelas da liga, que joga em Toronto mas é natural de Arizona e esteve lá durante o isolamento também está positivo. Todos assintomáticos.

Na MLB, Philadelphia (tínhamos que ser primeiros em alguma coisa!) também encerrou novamente as instalações depois de 8 testes positivos, 5 jogadores e 3 membros do staff. Os Toronto Blue Jays, cujas instalações são próximas, também já tiveram casos positivos e encerraram as deles.

Ainda nada relativamente à NBA.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 2 horas:

"Meu monte de excremento de escaravelho" - dizem vocês - "mas afinal o Haslem não era o último jogador ainda ativo nesta lista?

Barea

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 2 horas:

Cheira-me que a NBA não vai regressar. A Flórida está um caos, principal hot spot de novas infeções a par de Texas e Arizona.

As outras ligas profissionais estão também a começar a regressar e já há montes de organizações a dar passos atrás. Tampa, da NHL, já voltou a fechar as instalações, depois vários jogadores e membros do staff terem testado positivo, vários jogadores de Arizona também deram positivo e o Auston Matthews, uma das principais estrelas da liga, que joga em Toronto mas é natural de Arizona e esteve lá durante o isolamento também está positivo. Todos assintomáticos.

Na MLB, Philadelphia (tínhamos que ser primeiros em alguma coisa!) também encerrou novamente as instalações depois de 8 testes positivos, 5 jogadores e 3 membros do staff. Os Toronto Blue Jays, cujas instalações são próximas, também já tiveram casos positivos e encerraram as deles.

Ainda nada relativamente à NBA.

mas a NBA até iria fazer as coisas todas dentro de uma bubble, tentando isolar-se ao máximo. A ideia, em papel, é safe and sound.
Nem acho que vai ser o surto em Florida que iria congelar o regresso. Acho que seria mais uma pressão dos jogadores.

Yo, isto foi altamente de se ouvir. Fiquei com melhor opinião do Dwight Howard.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Victarion, há 9 horas:

mas a NBA até iria fazer as coisas todas dentro de uma bubble, tentando isolar-se ao máximo. A ideia, em papel, é safe and sound.
Nem acho que vai ser o surto em Florida que iria congelar o regresso. Acho que seria mais uma pressão dos jogadores.

A ideia da bolha parte do princípio que consegues manter 22 equipas de 15 jogadores + não sei quantos elementos do staff (15? 20? 25?) das equipas, staff de apoio e pessoal da transmissão televisiva isolados, alguns deles durante basicamente três meses. E se isso já é complicado por si, ao fazê-lo num dos principais pontos problemáticos da infeção nos EUA, as hipóteses de uma eventual transgressão resultarem em infeção são exponencialmente mais elevadas.

Se nesta fase é absolutamente normal que surjam alguns casos positivos, afinal o isolamento ainda não era obrigatório até à bem pouco tempo, o que fará a NBA caso, por exemplo, um dos jogadores acuse positivo quando os jogos recomeçarem? É que são os EUA, onde o uso de máscara é politizado, imagina um positivo a meio da competição. Penso que, para qualquer liga, pior do que não recomeçar seria recomeçar e parar, já que isso põe em causa não só o terminar desta época mas o início da próxima, porque duvido que em Outubro, Janeiro ou seja lá quando for que eles pensam em começar a nova época duvido que as condições sejam diferentes (ie exista uma vacina desenvolvida e disponível para aplicação). Eu espero honestamente que corra tudo bem, tanto na NBA como nos restantes desportos, mas tenho sérias dúvidas que tudo vá correr com a normalidade que eles esperam.

A pressão dos jogadores é só mais um fator a colocar entraves.

Compartilhar este post

Link para o post

é difícil manter as pessoas numa bolha, sim. Especialmente quando já surgem histórias dos jogadores a fazerem fita. Profissionais e adultos com dificuldade em estarem numa bubble durante 3 meses...impressionante.

btw isto seria uma boa altura para a NBA começar a pensar mudar o número de jogos que fazem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 6 minutos:

É uma bubble mas com familiares a entrar.

acho que existem regras nos números e quando entram. e são TODOS testados. Aliás, acho que há testes antes e pós jogo e tudo?

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que ainda foi ontem, mas já vamos em dois terços desta lista. Hoje é a vez dos Knicks.

Oh, os Knicks, que dizer deles? Desde que Patrick Ewing deixou de ser Patrick Ewing que tem sido uma desgraça, pontuada aqui e ali de pequenos momentos interessantes: Marbury a tentar ser Starbury, a Linsanity, aquele início de temporada que teve tanto de divertido como de insustentável com Melo e JR a lançarem do quintal ao lado do Madison Square Garden e até o hype ao Porzingis. Mas, para mim pessoalmente, nada foi mais divertido que este senhor:

O MEU FAVORITO DE CADA EQUIPA E20: NEW YORK KNCIKS - STEVE NOVAK, SF/PF (2011-2013)

0mP8IPq.jpg

Honorable Mentions: David Lee, PF/C (2005-2010) | Jared Jeffries, SF/PF (2006-2012)

Steve freaking Novak! Foi um scrub a carreira toda, na qual jogou onze épocas, com a maravilhosa média de 4.7 pontos por jogo e 1.3 ressaltos em cerca de 12 minutos por aparição. Mas aquele stretch nos Knicks, principalmente na primeira temporada, foi delicioso:

GOn282N.png

54 jogos, sem começar nenhum, obviamente, lançando a 47% de três pontos em 5.2 tentativas por jogo! Fenomenal. Só em triplos ele garantia uma média de 7.5 pontos por jogo. Se a isso juntarmos o quase meio free throw por jogo que ele acertava por partida, temos basicamente 8 pontos por jogo no total. Isto que significa que, para marcar um lançamento de campo que não fosse triplo o nosso amigo Novak precisava de cerca de dois jogos o que, aos minutos que ele estava a fazer por partida, dava basicamente um jogo completo de um titular para marcar um! Oh, que amor!

Mas não se deixem enganar - Steve Novak em 2011/12 era automático. O homem não ressaltava, não passava de forma especialmente interessante e penetrações para o cesto eram mentira, mas tudo o que era catch and shoot era dele. Que raio, o homem liderou a liga esse ano em eficácia de três pontos, à frente de jogadores como Ersan Ilyasova, Stephen Curry, Mike Miller ou Ray Allen.

Deliciem-se!

Posts Anteriores:

Compartilhar este post

Link para o post

Novak ❤️

É melhor que comentador que jogador, mas é daqueles gajos que toda a gente gosta de ter na equipa, nem tanto pelas qualidades de basquetebolista mas mais pela boa disposição que dá à equipa. Quando tava de mão quente era imparável, o problema era tudo o que não fosse lançar.

Compartilhar este post

Link para o post

há com cada melro nesta lista 

se para os memes, podias ter pegado no felton

Compartilhar este post

Link para o post

O MEU FAVORITO DE CADA EQUIPA E21: OKLAHOMA CITY THUNDER - NICK COLLISON, PF/C (2004-2018)

4X295ie.jpg

Honorable Mentions: Thabo Sefolosha, SG (2008-2014) | Serge Ibaka, PF (2009-2016)

Sobre os Thunder não há grande coisa a dizer. Não quis estar a escolher um jogador que tenha jogado somente nos Sonics o que, por si só diminui bastante a lista. Optei assim pelo nosso amigo Collison, muito pelos motivos que servem também para a escolha do Haslem para Miami.

Nick Collison foi o penúltimo dos Sonics a resistir na liga (o único jogador ainda ativo que jogou em Seattle foi Kevin Durant), o que parece impossível, mas a mudança já foi há 13 anos (yap, estou velho). Toda a carreira passada no mesmo franchise mas, ao contrário de Haslem, sem nunca ser um contribuidor de grande nível, exceção feita talvez a 2007/08 onde quase teve média de duplo-duplo (9.8 pontos e 9.4 ressaltos por jogo), sendo também esse o ano onde teve mais minutos por jogo, ainda assim não chegando aos 30.

Ainda assim, e mesmo com uma carreira onde termina com apenas 5.9 PPG e 5.2 RPG, pela sua longevidade, Collison consegue ser top 5 de sempre no franchise (e aqui entra também Seattle) em jogos realizados, ressaltos e FG% (acima de 53%). sendo ainda top 10 em blocks.

nu1Ha1o.png

Amanhã é a vez de Orlando, um dia antes da melhor equipa da NBA!

Posts Anteriores:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, Em 20/06/2020 at 12:35:

É uma bubble mas com familiares a entrar.

os familiares q entrarem na bubble tao sujeitos às regras dos jogadores, ou seja não podem sair, e se sairem não entram

acho q conseguiram um plano o máximo controlado possivel para a situação, se não começar não vai ser pelo covid mas sim pelos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

O MEU FAVORITO DE CADA EQUIPA E22: ORLANDO MAGIC - HEDO TÜRKOGLU, SF (2004-2009; 2010-2013)

d7RCL6g.jpg

Honorable Mentions: Rashard Lewis, PF (2007-2011) | Glen Davis, PF (2011-2014)

O bobzz acertou. White dude who can shoot e ou era ele ou o JJ Redick. Ainda estive para mudar para um nome random à última da hora, tipo Jameer Nelson ou Arron Afllalo só para meter nojo, mas tenho que ser fiel ao Hedo que, mesmo dentro desta lista, é um dos meus favoritos overall.

Apesar de, para mim, o turco ter sido sempre sinónimo de Orlando, a verdade é que só chega à Florida no seu quinto ano na liga, depois de prestações discretas em Sacramento e San Antonio. Jogando basicamente os mesmos minutos que no Texas na primeira época, os números desde logo subiram até ao ano de 2007/08, o seu melhor da liga, que lhe valeu o título de Most Improved Player mas que, na minha opinião, foi pouco. É absolutamente criminoso Hedo Turkoglu não ter estado nas All-NBA Teams esse ano, mas a competição era feroz. Ainda assim, penso que entre Paul Pierce, Carlos Boozer ou Tracy McGrady um deles podia ter saltado para entrar Hedo. 19.5 PPG, 5.7 RPG, 5 APG e a lançar a 40% de três pontos? Crazy. Turkoglu foi o quinto jogador de sempre na NBA com tais números, após Larry Bird, Jeff Hornacek, Detlef Schrempf e Michael Finley, sendo posteriormente igualado por jogadores como LeBron James, Kyrie Irving ou Steph Curry.

lq0OCgW.png

Pode ser só impressão minha, mas a ideia com que fico, mais de uma década passada, é que as pessoas pensam no Turkoglu como um shooter pouco versátil. Longe disso! Aliás, ninguém o era naquela equipa desenhada à volta de Dwight Howard, com jogadores como o já referido Rashard Lewis ou JJ Redick a serem shooters que complementavam muito bem a presença interior de Dwight, mas a serem bem mais que isso.

Posts Anteriores:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...