Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Taka

[UCL] Sporting CP 1-2 Real Madrid CF (RF)

Publicações recomendadas

Descartes,

Se algum dia tiveres tempo, podes descrever aí 3 ou 4 situações em que os Grandes façam assim tão mal aos ditos pequenos? É que assim não passa daquelas mentiras que são contadas tantas vezes que passam a ser verdade sem que ninguém perceba muito bem porquê.

Não sou o Descartes, mas posso dizer umas que vejo serem grande injustiça nos chamados pequenos.

A presença e introdução das equipas B como existem em Portugal é quase a gozar com o resto da 2ª liga.

Outra é não vendermos os direitos televisivos em bloco mas sim individualmente.

Para dar uma 3ª, as regras dos emprestados. Todos os anos muda, somente para dar beneficio ao grande que mais se queixou no ano anterior.

Editado por Mr. Bacano

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes,

Se algum dia tiveres tempo, podes descrever aí 3 ou 4 situações em que os Grandes façam assim tão mal aos ditos pequenos? É que assim não passa daquelas mentiras que são contadas tantas vezes que passam a ser verdade sem que ninguém perceba muito bem porquê.

Essa é uma pergunta que um adepto ponderado e sem palas como o Hugo não faria. Porque ele disse isto:

(...) o comentário também se aplica ao futebol Português.

E mais isto:

(...) é uma pena mas em todos os escalões e em todo o lado o peso da camisola faz-se sentir, e isso é ridiculo porque prejudica quem trabalha para obter determinado resultado.

Agora, se me quiseres chamar mentiroso estás à vontade. Longe de mim querer fazer-te abandonar a ideia de que em Portugal se vive no paraíso da verdade desportiva e que os 3 Grandes são considerados por todos os agentes com responsabilidades no futebol nacional como equipas iguais às outras.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é mesmo essa. Os benefícios dos Grandes são iguais em todo o lado. Tal, como por exemplo, o Belenenses é beneficiado face a um Oriental ou algo do género. Agora pergunto-te eu: Não é assim em TODOS os desportos? Até no ténis, desporto individual, os Grandes recebem mais benefícios. Tentar imaginar outro cenário que não este é tentar trazer o Comunismo para o Desporto.

Em relação às equipas B, concordo que os regulamentos deveriam ser mais rígidos. Desvirtua a competição, de acordo, mas se é esse o melhor argumento que têm..

Os direitos televisivos. Podemos concordar, ou não, com determinado modelo mas parece-me óbvio que todos os clubes podem fazer escolha que acharem mais adequada. Não se trata propriamente de um benefício mas sim de fazer valer o seu estatuto durante uma negociação.

Os empréstimos. No meu ponto de vista, o modelo atual está correto. Sei que nem todos concordam mas vês, por essa Europa fora, empréstimos em todos os os campeonatos.

O meu "problema" é que falam desses benefícios como se fosse uma coisa obscura e premeditada. Até parece que os "pequenos" são sistematicamente prejudicados contra os Grandes (olhem para o Porto este ano) e que existem N jogadas de bastidores a impedir o crescimento desses clubes.

Compartilhar este post

Link para o post

Então se tu também achas que os benefícios dos Grandes são iguais em todo o lado para que raio me pediste dois ou três exemplos? Porque carga de água essas palavras são uma mentira se for eu a dizê-las mas passam a verdade incontestável se fores tu?

Se os benefícios dos Grandes são iguais em todo o lado qual é a surpresa ao constatarmos que o Real Madrid é beneficiado frente ao Sporting?

Se imaginar outro cenário é tentar trazer o comunismo para o Desporto isso quer dizer que o presidente do Sporting é comunista ao apelar à verdade desportiva e fair-play nas competições da UEFA?

Se isto é mesmo assim e não há nada a fazer, e se eu só tenho que comer e calar, não será isso mesmo que deve ser dito a sportinguistas, benfiquistas e portistas quando se sentem prejudicados nos jogos com os colossos europeus?

E se eles não se calam e expressam a sua indignação pela diferença de tratamento que sentem na pele não terei eu o direito de sorrir?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque tu achas que esses benefícios se traduzem em favores dos árbitros. Eu, como já deves ter reparado, acho que isso não passa de um mito.

O Real foi beneficiado frente ao Sporting? Não concordo. Nem tenho, de todo, a ideia que os Grandes são especialmente prejudicados quando jogam com os colossos. O que fica na retina são os erros contra nós porque, quando somos beneficiados, fingimos que não aconteceu. Isso na imprensa desportiva então é um mimo.

Focando no nosso campeonato. O Sporting, nos últimos largos anos, alega que é sistematicamente prejudicado. Como só joga 4 vezes com outro Grande, suponho que alegam que são prejudicados contra os ditos pequenos. O Porto, esta época, refila, e com razão, das arbitragens. Será que é só o Benfica que é beneficiado? Consegues, por exemplo, dizer-me um único jogo onde tenhamos sido beneficiados esta época?

Concluindo, fica sempre bem dizer que os "pequenos" são prejudicados relativamente aos Grandes. Parece uma verdade universal. O problema é que essa tese carece de fundamentação.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno César (e não acredito que vou escrever isto...) não é problema algum.

Concordo. Aliás, acho que um dos problemas, e aqui posso ser polémico, é o excesso de responsabilidade que estão a colocar num miúdo promissor. O Gelson Martins não pode carregar o Sporting ou melhor o treinador não pode esperar que o miúdo carregue a sua equipa. Ele tem que evoluir e errar muito antes de ser a principal estrela da equipa. Já agora, há um jogador do Sporting que, apesar do seu inegável talento, me tem parecido em má forma, o Bryan Ruiz.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ruiz é aquele gajo que, para mim, tem que jogar sempre. É a personificação do treinador em campo. É um gajo taticamente ao alcance de poucos no plantel, e que vai sempre dando coisas positivas à equipa, tanto ofensivamente como defensivamente. A quantidade de vezes que ele esteve 1x1 com o Marcelo e com o Lucas foi ridícula, com o Zeegelaar a colar aos centrais. O problema é que acho que não liga tão bem com o Bruno César como poderia fazer com o Joel, naturalmente.

O problema mais bicudo continuam a ser as laterais. Se na direita há um João Pereira que, no limite, cumpre, do outro lado é um deserto, e é confrangedor ver que o jogador que ali pode resultar menos mal é o Bruno César.

Em relação ao Gelson, de acordo Vaart. Está a colocar-se demasiado peso e responsabilidade nele. Tanto que o Sporting tem atacado muito pouco pelo outro lado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ruiz é um jogador extremamente talentoso, sem dúvida. Porém, acho que tem estado uns furos abaixo. Para o flanco parece que lhe falta fulgor e no meio as coisas não lhe têm saído. O jogo contra o Porto foi paradigmático nesse aspeto, o JJ ganha o jogo quando tira o Ruiz do meio e mete lá o Bruno César. É daqueles jogadores que é chato tirar da equipa, porque ele pode criar, a qualquer momento, algo mágico.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque tu achas que esses benefícios se traduzem em favores dos árbitros. Eu, como já deves ter reparado, acho que isso não passa de um mito.

O Real foi beneficiado frente ao Sporting? Não concordo. Nem tenho, de todo, a ideia que os Grandes são especialmente prejudicados quando jogam com os colossos. O que fica na retina são os erros contra nós porque, quando somos beneficiados, fingimos que não aconteceu. Isso na imprensa desportiva então é um mimo.

Focando no nosso campeonato. O Sporting, nos últimos largos anos, alega que é sistematicamente prejudicado. Como só joga 4 vezes com outro Grande, suponho que alegam que são prejudicados contra os ditos pequenos. O Porto, esta época, refila, e com razão, das arbitragens. Será que é só o Benfica que é beneficiado? Consegues, por exemplo, dizer-me um único jogo onde tenhamos sido beneficiados esta época?

Concluindo, fica sempre bem dizer que os "pequenos" são prejudicados relativamente aos Grandes. Parece uma verdade universal. O problema é que essa tese carece de fundamentação.

Mas tu és algum médium ou coisa que o valha para saberes o que eu acho sobre a forma como se traduzem os benefícios? Das duas uma: ou dá-te jeito dizer que eu acho isso ou andas muito distraído no fórum. Não deve custar muito fazer uma pesquisa sobre temas como os empréstimos, o formato da Taça da Liga, os jogos em casa emprestada e tantos outros para saber que eu não me foco exclusivamente na arbitragem.

E tu vê lá se te decides. Ou bem que acreditas que os benefícios aos poderosos acontecem em todo o lado e em todas as circunstâncias, ou não acreditas. Dizer que é normal haver benefícios aos Grandes e depois jurar a pés juntos que no caso da arbitragem isso não acontece é um bocadinho incoerente. De qualquer forma isso não interessa para nada. Quero lá saber em que é que acreditas...

O que é relevante é que tu meteste-te no meio da conversa entre mim e o Hugo. Ele falou do peso das camisolas e como isso é injusto e atropela a verdade desportiva. O presidente do Sporting faz um dos tais comentários facebookianos a falar do vídeo-árbitro e como essa tecnologia permitirá corrigir injustiças. Eu limitei-me a sorrir e a justificar o porquê do sorriso. E aí chegas tu a pedir-me provas e exemplos, a (quase) chamar-me mentiroso e coisas que tais. Se não achas que o Sporting foi prejudicado para que raio te colocaste no lado da barricada deles? Por corporativismo estaroleiro?

Compartilhar este post

Link para o post

bale lesionou-se na terça-feira e será operado aos ligamentos do tornozelo. regressa lá para fevereiro

Compartilhar este post

Link para o post

Esses argumentos, com excepção da Taça da Liga, são todos uma treta. Ainda bem que não te focas exclusivamente na arbitragem porque esse seria o argumento mais hipócrita que poderias arranjar.

Os benefícios aos Grandes são os normais em todos os desportos. Maior cobertura mediática, cobertura essa que atrai mais adeptos, adeptos esse que atraem mais cobertura mediática. É o efeito bola de neve. Obviamente que conseguem ter maior influências em aspectos como a calendarização. Os Grandes usam e abusam do argumento "Competições Europeias" para alterarem as datas das competições domésticas. É nesse sentido que considero que os Grandes são beneficiados. Isso não me obriga a aceitar que os "pequenos são mais prejudicados que os Grandes nos casos de arbitragem". São coisas diferentes e em nada me tornam incoerente.

Mas tu "não queres saber em nada daquilo que eu acredito". E, mais engraçado, achas que, no contexto de um fórum, me meti na tua soberba interação com o Hugo. Portanto, da minha parte é tudo. Apenas reitero que não te chamei mentiroso, disse apenas que tu, tal como muita gente, acredita num mito urbano.

Tem um resto de boa tarde! :compinchas: :compinchas: :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo. Aliás, acho que um dos problemas, e aqui posso ser polémico, é o excesso de responsabilidade que estão a colocar num miúdo promissor. O Gelson Martins não pode carregar o Sporting ou melhor o treinador não pode esperar que o miúdo carregue a sua equipa. Ele tem que evoluir e errar muito antes de ser a principal estrela da equipa. Já agora, há um jogador do Sporting que, apesar do seu inegável talento, me tem parecido em má forma, o Bryan Ruiz.

Esse assunto dava uns quantos artigos (aliás, vai dar 8-)), mas sucintamente, concordo. É até algo que pode prejudicar a evolução dele.

O Ruiz é um jogador extremamente talentoso, sem dúvida. Porém, acho que tem estado uns furos abaixo. Para o flanco parece que lhe falta fulgor e no meio as coisas não lhe têm saído. O jogo contra o Porto foi paradigmático nesse aspeto, o JJ ganha o jogo quando tira o Ruiz do meio e mete lá o Bruno César. É daqueles jogadores que é chato tirar da equipa, porque ele pode criar, a qualquer momento, algo mágico.

Mas nesse jogo ele não tira o Ruíz de campo. Apenas os troca de posição, e é isso que faz a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Completamente de acordo. Eu diria que é um problema de confiança. O Ruiz continua a justificar o lugar no 11 mesmo estando uns furos abaixo, mas já não é tão influente como era na época passada.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses argumentos, com excepção da Taça da Liga, são todos uma treta. Ainda bem que não te focas exclusivamente na arbitragem porque esse seria o argumento mais hipócrita que poderias arranjar.

Os benefícios aos Grandes são os normais em todos os desportos. Maior cobertura mediática, cobertura essa que atrai mais adeptos, adeptos esse que atraem mais cobertura mediática. É o efeito bola de neve. Obviamente que conseguem ter maior influências em aspectos como a calendarização. Os Grandes usam e abusam do argumento "Competições Europeias" para alterarem as datas das competições domésticas. É nesse sentido que considero que os Grandes são beneficiados. Isso não me obriga a aceitar que os "pequenos são mais prejudicados que os Grandes nos casos de arbitragem". São coisas diferentes e em nada me tornam incoerente.

Mas tu "não queres saber em nada daquilo que eu acredito". E, mais engraçado, achas que, no contexto de um fórum, me meti na tua soberba interação com o Hugo. Portanto, da minha parte é tudo. Apenas reitero que não te chamei mentiroso, disse apenas que tu, tal como muita gente, acredita num mito urbano.

Tem um resto de boa tarde! :compinchas: :compinchas: :compinchas:

São uma treta porque tu queres... Só falta dizeres que o facto do Vit. Guimarães não poder alinhar com o melhor marcador do campeonato no jogo contra o FC Porto não afeta a verdade desportiva. Ou o facto do Tondela jogar numa casa emprestada nos jogos em que deveria receber no seu estádio o Benfica, Sporting ou FC Porto não afeta igualmente a verdade desportiva.

E eu não quero saber nada daquilo em que acreditas porque eu próprio não disse no que acreditava ou deixava de acreditar. Só para tua informação também não acho que o Sporting tenha sido prejudicado contra o Real. Acho que o João Pereira foi muito bem expulso.

O irónico disto é que eu e tu temos a mesma opinião sobre o que estava a ser discutido mas tu colocaste-te ao lado do Hugo e do Bruno de Carvalho. Eu acho que tu fazes muito bem em intrometeres-te nas conversas. Não tenho qualquer problema com isso. Espero é que, pelo menos, saibas o que está a ser discutido. O Hugo e o presidente do Sporting afirmam que foram prejudicados pela arbitragem porque o Real Madrid é grande. Eu só me ri. Porque esse sentimento é habitual nos clubes pequenos portugueses nas competições internas. Se tu achas que a grandeza não tem qualquer influencia nas arbitragens, e, em particular, nesta arbitragem, devias ficar do meu lado. Essa seria a lógica da tua intromissão. Mas não. Resolveste pedir-me contas vá lá saber-se porquê...

Compartilhar este post

Link para o post

São uma treta porque tu queres... Só falta dizeres que o facto do Vit. Guimarães não poder alinhar com o melhor marcador do campeonato no jogo contra o FC Porto não afeta a verdade desportiva. Ou o facto do Tondela jogar numa casa emprestada nos jogos em que deveria receber no seu estádio o Benfica, Sporting ou FC Porto não afeta igualmente a verdade desportiva.

E eu não quero saber nada daquilo em que acreditas porque eu próprio não disse no que acreditava ou deixava de acreditar. Só para tua informação também não acho que o Sporting tenha sido prejudicado contra o Real. Acho que o João Pereira foi muito bem expulso.

O irónico disto é que eu e tu temos a mesma opinião sobre o que estava a ser discutido mas tu colocaste-te ao lado do Hugo e do Bruno de Carvalho. Eu acho que tu fazes muito bem em intrometeres-te nas conversas. Não tenho qualquer problema com isso. Espero é que, pelo menos, saibas o que está a ser discutido. O Hugo e o presidente do Sporting afirmam que foram prejudicados pela arbitragem porque o Real Madrid é grande. Eu só me ri. Porque esse sentimento é habitual nos clubes pequenos portugueses nas competições internas. Se tu achas que a grandeza não tem qualquer influencia nas arbitragens, e, em particular, nesta arbitragem, devias ficar do meu lado. Essa seria a lógica da tua intromissão. Mas não. Resolveste pedir-me contas vá lá saber-se porquê...

O Vitória não pode jogar com o seu melhor marcador do campeonato porque ele está emprestado por uma equipa maior, qual é a novidade? Quando o Marega foi contratado as regras estavam bem explícitas, há milhões de jogadores no mundo que fazem a posição dele e que não estão vinculados a outro clube português, se esse problema fosse assim tão grande assumo que teria sido uma opção melhor para o Júlio Mendes e para o Pedro Martins ter contratado um desses. Mas talvez seja preferível como acontecia antes os treinadores serem informados que não podiam contar com um jogador emprestado para fazer o favor ao clube que o emprestou sem isso estar regulamentado. Se calhar um dia vai ser explicado porque é que durante algumas épocas houve jogadores cujos salários eram pagos pelo CF Os Belenenses e não puderam usufruir desses activos contra o SL Benfica que supostamente já não tinha nenhuma ligação a esses atletas. Isso sim é "favorecimento" à equipa grande.

A mesma coisa quando falas do Tondela que decidiu usar outro estádio que não o seu para maximizar as receitas dessa partida, numa decisão de gestão. Se é uma decisão do próprio clube não faz qualquer sentido estar a falar de favorecimento.

Agora o que eu quero saber é o seguinte: concordo que, de facto, há situações em que os clubes pequenos são prejudicados em virtude dos grandes, principalmente em duas situações: atenção mediática (cuja ausência pode afastar potenciais adeptos desses clubes pequenos) e direitos televisivos. Até aqui de acordo. Agora, não sei se percebi bem, a tua opinião é que te ris do post do BdC que fala em tendências das organizações responsáveis para clubes maiores porque também acontece em Portugal com o clube pequeno a ser aqui o clube grande, mas depois dizes que afinal só acontece em Portugal e que a nível europeu é um mito? Ou seja só acontece na situação com que te identificas?

Termino só a dizer que fosse o favorecimento a entidades com mais poder com prejuízo de entidades mais frágeis só um problema no futebol ou no desporto em geral e estávamos nós bem.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post

O Vitória não pode jogar com o seu melhor marcador do campeonato porque ele está emprestado por uma equipa maior, qual é a novidade? Quando o Marega foi contratado as regras estavam bem explícitas, há milhões de jogadores no mundo que fazem a posição dele e que não estão vinculados a outro clube português, se esse problema fosse assim tão grande assumo que teria sido uma opção melhor para o Júlio Mendes e para o Pedro Martins ter contratado um desses. Mas talvez seja preferível como acontecia antes os treinadores serem informados que não podiam contar com um jogador emprestado para fazer o favor ao clube que o emprestou sem isso estar regulamentado. Se calhar um dia vai ser explicado porque é que durante algumas épocas houve jogadores cujos salários eram pagos pelo CF Os Belenenses e não puderam usufruir desses activos contra o SL Benfica que supostamente já não tinha nenhuma ligação a esses atletas. Isso sim é "favorecimento" à equipa grande.

A mesma coisa quando falas do Tondela que decidiu usar outro estádio que não o seu para maximizar as receitas dessa partida, numa decisão de gestão. Se é uma decisão do próprio clube não faz qualquer sentido estar a falar de favorecimento.

Agora o que eu quero saber é o seguinte: concordo que, de facto, há situações em que os clubes pequenos são prejudicados em virtude dos grandes, principalmente em duas situações: atenção mediática (cuja ausência pode afastar potenciais adeptos desses clubes pequenos) e direitos televisivos. Até aqui de acordo. Agora, não sei se percebi bem, a tua opinião é que te ris do post do BdC que fala em tendências das organizações responsáveis para clubes maiores porque também acontece em Portugal com o clube pequeno a ser aqui o clube grande, mas depois dizes que afinal só acontece em Portugal e que a nível europeu é um mito? Ou seja só acontece na situação com que te identificas?

Termino só a dizer que fosse o favorecimento a entidades com mais poder com prejuízo de entidades mais frágeis só um problema no futebol ou no desporto em geral e estávamos nós bem.

Não estou a discutir se A ou B têm razão ou não nas queixas. Não estou sequer a discutir se A ou B se queixam ou não. Estou a abordar as questões no plano teórico e objetivo. É ou não verdade que uma equipa que é obrigada a deixar de fora um jogador por razões que não sejam motivos de opção técnica, lesão ou castigo disciplinar se apresenta em piores condições do que se pudesse contar com todos os seus elementos aptos? É ou não verdade que uma equipa que atua em campo neutro num jogo que deveria disputar em casa se apresenta mais frágil? É só isto. Que esses desvios à verdade desportiva foram diligentemente incluídos na regulamentação para calar os críticos, sei eu muito bem. E tive ocasião de me pronunciar sobre o assunto quando essas normas foram introduzidas nos Regulamentos.

Se a nota sobre o Belenenses é para me deixar desconfortável não teve efeito. Porque eu sou o maior crítico desses cambalachos entre Benfica e Belenenses. Uma vergonha! Foi um mau serviço ao clube. Nunca me haverás de apanhar a aplaudir qualquer empréstimo de jogadores ao Belenenses nem qualquer arranjinho mais ou menos transparente que o presidente da SAD faça com qualquer um dos 3 Grandes. Um exemplo: a presença dele no camarote no jogo entre o Sporting e o Praiense foi uma vergonha. E ainda teve a lata de se pronunciar sobre o desaguisado entre os presidentes do Sporting e do Arouca. Colocando-se ao lado do Sporting, claro... como qualquer bom vassalo faria.

Concluindo: não sei de onde retiras a ideia de eu ter considerado que o favorecimento aos Grandes é um mito na Europa. O que eu disse foi que não acho que o Sporting tenha sido prejudicado. Acho que o João Pereira foi bem expulso. Mas também acho, embora seja impossível de comprovar, que se os papéis estivessem trocados um eventual agressor do Real Madrid não seria expulso naquele lance. Tal como acho que, se em vez do jogador do Real agredido fosse um qualquer jogador do Moreirense ou do Nacional, nunca o João Pereira teria sido expulso. São convicções minhas, discutíveis, mas suportadas na observação de futebol há algum tempo.

E só para voltar a sublinhar: eu ri-me porque achei irónico que o Grande cá do burgo tenha reagido da mesma forma "lá fora" como reagem os pequenos "cá dentro". Como já passei a fase em que admitia que, quando os Grandes conhecessem as dores dos pequenos poderiam fazer algo para as atenuar, só me resta rir e gozar o prato... Não tem nada a ver com quem tem razão ou deixa de ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...