Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

“Os resultados criaram muito a ideia de um treinador [RV] acima daquilo que ele vale”

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Expresso" online

icon.png

Rui Malheiro sobre Rui Vitória: “Os resultados criaram muito a ideia de um treinador acima daquilo que ele vale”

O comentador e analista de futebol considera que as coisas no Benfica não estão tão mal quanto parecem, mas nota algum desgaste na equipa. Quanto à recente queda do clube, também tem algo a dizer. Ora, espreite.

“Quando se ganha, parece que está tudo bem, mas nem sempre está tudo bem. E quando se perde, também não está tudo mal. E é um bocado isso que acontece no Benfica, teve uma série de jogos consecutios sem perder, mas nem tudo estava tão bem como parecia, e agora que está numa fase menos boa, nem tudo está tão mal como parece”, afirma Rui Malheiro, analista de futebol e comentador na RTP.

Depois de uma série de vitórias consecutivas, a equipa acusa agora um certo desgaste mental e físico. “Criou-se quase uma sensação de que o Benfica seria uma equipa invencível e de repente, vê-se a perder 3-0 em casa com o Boavista aos 30 minutos”, comenta Rui. O também colunista no jornal Record lembra ainda a falta de criação de oportunidades de golo no final desse jogo, quando o Benfica esteve muito próximo de conseguir o 4-3, a “reviravolta total”, mas acusou “degaste e dificuldades de ligação”.

Usando palavras do treinador do clube da Luz, Rui Vitória, Rui Malheiro fala de problemas no “processo”. Mais explícito? É muito simples: “Do ponto de vista ofensivo (e isto tem acontecido ao longo do ano e meio que o Rui Vitória trabalhou no Benfica), a equipa vive muito da qualidade individual dos jogadores, não tanto da capacidade do coletivo para fazer a diferença”.

Apesar de tudo, o Benfica cresceu após um arranque pouco animador. “Conseguiu, por exemplo, criar mais combinações através do jogo interior, que era algo que tinha dificuldades, e não viver exclusivamente do jogo exterior, que foi uma das bases do sucesso o ano passado”, afirma Rui.

Mas então, o que é que tem falhado realmente? Rui considera que, neste momento, “o Benfica é uma equipa tremenda a jogar com o adversário num bloco baixo, ou seja, quando o adversário se posiciona nos últimos 30/35 metros. O Benfica consegue ser avassalador, criar muitas oportunidades de golo, quer por fora, quer por dentro, mas quando o adversário se posiciona um pouco mais alto, num bloco mais médio ou médio alto, combinando com momentos em que fica mais baixo, o Benfica sente muito mais dificuldades”.

O jogo contra o Boavista foi um bom (mas mau para os benfiquistas) exemplo disto mesmo.

Portanto, sem um adversário “encolhido”, o clube da Luz dá parte fraca. “Essas dificuldades notam-se logo nos processos de criação e na chegada a zonas de finalização. Basta ver que o Benfica, por exemplo, diante do Vitória de Setúbal criou muito poucas oportunidades de golo...e esta é uma situação que já se vem a repetir nos últimos jogos”, acrescenta Rui.

Então e a goleada em casa do Tondela? O comentador acha por bem relembrar que, apesar desta vitória (agora uma exceção à regra), “o resultado aconteceu já no decurso da segunda parte, quando o Tondela, do meu ponto de vista, acusou já algum desgaste”.

Se tivéssemos de explicar esta queda repentina da equipa de Rui Vitória, poderíamos associá-la a dois importantes fatores: lesões e uma mudança na reação à perda da bola. “O Benfica tinha uma reação à perda muito forte e na fase em que teve melhores resultados, os adversários tinham muita dificuldade em ultrapassar essa pressão muito forte que a equipa conseguia impor. Hoje, e sobretudo ao longo deste último mês, os adversários já conseguem criar alternativas para sair sem que o Benfica consiga ser tão avassalador nessa pressão, e isso faz com que a equipa se desequilibre muito em transição defensiva”.

A ajudar à festa, esteve a lesão de Fejsa, que, segundo Rui Malheiro, resultou num “registo de oito golos sofridos em 4 jogos”. Não é normal. “O Fejsa é um elemento nuclear em termos dessa pressão alta que o Benfica consegue fazer, essa reação à perda fortíssima, e que muitas vezes asfixia o adversário nos tais ultimos 30/35 metros, que é onde o Benfica se sente mais confortável”, acrescenta.

Jonas, Rafa, Mitroglou...Para Rui Malheiro, várias ausências têm contribuído para este surpreendente (mas não pela positiva) desempenho da equipa. “O Benfica conseguiu, sobretudo numa primeira fase da temporada, criar alternativas para que não se sentisse tanto a ausência prolongada do Jonas, do meu ponto de vista, o melhor definidor do Benfica quer no remate, quer no último passe. É um jogador absolutamente crucial. Como também a ausência do Rafa, que seria um reforço, até pelo dinheiro investido, extremamente importante para o Benfica. E depois houve lesões mais pontuais de alguns defesas, as baixas do Fejsa e, sobretudo, uma baixa que me parece muito importante ao longo destes últimos dois/ três meses, e que se sente mais agora, que é o caso do Grimaldo, o que retira profundidade, criatividade e capacidade de equilibrio no 1 para 1 no corredor esquerdo”, comenta.

Rui acha que “quando o Benfica é pressionado mais alto, sente dificuldades na construção. E ao sentir dificuldades na construção, o jogo sai muito menos fluido”. Pois, e o Vitória de Setúbal que o diga. No jogo de ontem, notou-se que o clube “se preocupou muito em retirar Pizzi do jogo e isso fez com que não o deixassem enquadrar-se com a baliza adversária, o que dificultou a conexão que ele normalmente tem com o Jonas”.

No final do jogo, o Benfica bombeava bolas e jogava um jogo direto com o Vitória. “Isto é a antítese do futebol que o Benfica preconiza”, diz Rui. Faltou o futebol mais apoiado, vertiginoso, com velocidade e oportunidades de golo a que os adeptos se habituaram.

E de quem é a culpa? “O normal neste tipo de situação é toda a gente criticar o treinador mas também é importante perceber que este treinador é aquele que levou o Benfica a uma época passada com a conquista do título (e com outras conquistas), e que este ano continua a liderar o campeonato, ganhou a Supertaça, está nas meias finais da Taça de Portugal e apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões. No entanto, quando a equipa ganha, o resultado muitas vezes faz esquecer que as coisas não estão tão bem quanto parecem. E creio que é uma situação claramente ligada àquilo que tem sido o percurso de Rui Vitória no Benfica. Ou seja, os resultados criaram muito a ideia de um treinador muito acima daquilo que ele, do meu ponto de vista, vale", sugere Rui. E ainda acrescenta: “As vitórias vão escondendo esses aspetos, as derrotas ou os empates acabam por mostrar que provavelmente a equipa e o treinador, não é tão forte quanto parecia nas vitórias”.

Quanto a Gonçalo Guedes, o negócio foi bom,...mas já se sentem saudades.“Tendo em conta o potencial do jogador, é uma verba, do meu ponto de vista, irrecusável. Agora, aquilo que se sente em relaçao ao Gonçalo Guedes é que ele partiu para esta época quase como uma quinta opção para extremo mas soube aproveitar as oportunidades que teve, tendo em conta também as lesões, e impôs-se numa posição de segundo avançado que permitiu dar ao Benfica (na tal primeira fase de vitórias), uma dimensão diferente daquela que o Jonas oferece. Ou seja, sendo o Jonas um jogador absolutamente imprescindivel pela sua capacidade cerebral, o Gonçalo Guedes tem outras características. Muito mais velocidade, aceleração, muito mais potência. Permitiu ao Benfica ser a tal equipa contundente em termos de velocidade, de vertigem, nos últimos 30 metros”.

E tendo em conta o passado do jogador na formação do Benfica, é normal que os adeptos já sintam saudades.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá, agora é vê-los todos a saltar da toca.

E pronto, abre-se um tópico a tentar discutir futebol e é isto que aparece.

O Rui Malheiro merece mais do que aziados.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá, agora é vê-los todos a saltar da toca.

Que ressabiado, f*da-se

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo... como disse noutro topico, quando o adversario mete o autocarro ou n pressiona na 1a fase de construcao o Benfica consegue bons resultados. O que, e' o cenario mais facil. Dificil e' saber jogar sobre pressao e nisso o RV tem de melhorar. Os adversarios ja conhecem bem a forma de jogar do Benfica e conseguem pressionar com mto mais eficacia, agora e' a vez do RV reagir e dar solucao a isto. Noto evolucao em relacao a' epoca passada, mas ainda temos mto q melhorar, n podemos ser tao vulneraveis a equipas q pressionam alto.

Compartilhar este post

Link para o post

E pronto, abre-se um tópico a tentar discutir futebol e é isto que aparece.

O Rui Malheiro merece mais do que aziados.

Que ressabiado, f*da-se

Foi erro meu, pensei que fosse o outro Malheiro benfiquista a falar e nem li o conteúdo, admito.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em absoluto, gosto de ouvir e ler este Rui Malheiro a falar de futebol.

Mesmo quando as coisas corriam muito bem, muitos (e eu incluído) já diziam que o Rui Vitória é bastante banal em termos tácticos. Tem outras valências, mas nesse aspecto falha bastante.

Consigo compará-lo um pouco ao Jesualdo Ferreira, que também acabou por ter um percurso sólido no Porto.

E esta época continua a ter todas as possibilidades de sair vencedor (espero que não), atendendo à fase menos fulgurante, digamos, dos rivais.

Mas creio que se o Benfica quer tirar ainda mais partido dos excelentes valores que tem no plantel, precisa de um treinador mais capaz.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vamos lá ver uma coisa. Descobriu-se agora a pólvora ou será que os gurus só agora tiveram a coragem para falar? Só agora é que se descobriu que o RV é fraco ao nível de treino e tático? É que eu posso ter vivido numa realidade paralela no último ano e meio, onde ninguém criticava o RV e a pobreza do seu futebol, e só agora ter regressado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vamos lá ver uma coisa. Descobriu-se agora a pólvora ou será que os gurus só agora tiveram a coragem para falar? Só agora é que se descobriu que o RV é fraco ao nível de treino e tático? É que eu posso ter vivido numa realidade paralela no último ano e meio, onde ninguém criticava o RV e a pobreza do seu futebol, e só agora ter regressado.

Fora a nossa desavença no outro dia e longe de estar a picar, basta tirares um momento fora do CMPT e aventurares-te por outras áreas. O Rui Vitória sempre foi criticado pelo que fui vendo, sempre vi, incluindo benfiquistas, a criticar. Claro que a grande maioria deixa tapar as vistas com areia muito facilmente, mas há muita malta que sempre criticou. Sempre defendi que ele era banal a nível tático muito antes de chegar aqui ao CMPT. Acho o banal a nível tático e é o típico treinador que em equipa que vence não mexe. O caso do Luisão e do Salvio são bons exemplos, dois jogadores que estão na mó de baixo, mas como a equipa ia vencendo lá continuaram no 11 quando há melhores opções. Acho que não compensa a aposta em miúdos quando o resto roça o fraco, porque viver da estrutura que tem por trás e da qualidade individual dos seus jogadores é viver da sorte e de certeza que algum dia acaba.

Compartilhar este post

Link para o post
Rui acha que “quando o Benfica é pressionado mais alto, sente dificuldades na construção

É verdade, sim senhor. A chave para o sucesso dos nossos adversários passa muito por aí. Mas isso também já acontecia antes do Rui Vitória ter vindo para o clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente, a finalidade da pressão alta é mesmo dificultar a construção. 8-[

O nosso problema tem sido lá atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Que o RV tem defeitos, infelizmente sim e sao 'obvios, mas dai a dizer q RV = fraco, banal... enfim. Parece q a malta a criticar tem de ser tudo ao extremo... ou e' o emissario de Deus ou 'e um trambolho, n ha' meio termo.

Um gajo q bate os records q ele tem batido n pode ser fraco nem banal. Pode ficar 'aquem das expectativas, ie um treinador com uma image acima do que ele e', ok... mas 'e pa' dai a ser banal pq tem um grande "hype", acho q vai um granda bocado... mas enfim.

Se acham q o RV tem hype, entao o q dizer sobre o JJ...

Compartilhar este post

Link para o post

Que o RV tem defeitos, infelizmente sim e sao 'obvios, mas dai a dizer q RV = fraco, banal... enfim. Parece q a malta a criticar tem de ser tudo ao extremo... ou e' o emissario de Deus ou 'e um trambolho, n ha' meio termo.

Um gajo q bate os records q ele tem batido n pode ser fraco nem banal. Pode ficar 'aquem das expectativas, ie um treinador com uma image acima do que ele e', ok... mas 'e pa' dai a ser banal pq tem um grande "hype", acho q vai um granda bocado... mas enfim.

Se acham q o RV tem hype, entao o q dizer sobre o JJ...

O Rui Vitória destaca-se e tem-se destacado muito fruto ao seu trabalho psicológico, à sua capacidade de liderança e aos anos que tem disto. O Rui Vitória é competente em organização defensiva, conseguiu dar a volta na época passada melhorando bastante a sua transição defensiva e é muito capaz em transição ofensiva. Agora, em organização ofensiva.... pesca bola, não há um mínimo de orientação e de movimentos planeados naquela equipa, é tudo à base de entendimentos individuais e rasgos individuais.

Como já tenho vindo a dizer, é um pouco na linha do NES.

EDIT: Nem tinha lido a tua última frase. O Jorge Jesus é um treinador com um potencial tremendo pelo que é capaz de fazer dentro de campo, um fora de série em relação a qualquer outro que temos no campeonato português e a nível top se compararmos à escala global. O problema é que todo este potencial é estragado por uma série de características onde, por exemplo, Rui Vitória se tem destacado. Saber gerir o plantel, motivação, liderança, discurso, etc, etc. Se olharmos ao que os 2 treinadores sabem, na verdade, fazer dentro de campo... o Jorge Jesus está a milhas de qualquer outro cá no 'burgo'. O problema é que não é só aí que um treinador tem que ser competente.

Editado por joao86

Compartilhar este post

Link para o post

Essa história da organização ofensiva tem muito que se lhe diga, embora para quem se senta na secretária em frente ao computador as coisas pareçam mais fáceis. Eu adorava ver um mestre da organização ofensiva, sei lá, o Guardiola, a jogar com o Licá, o Éder e o Rafael Lopes na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa história da organização ofensiva tem muito que se lhe diga, embora para quem se senta na secretária em frente ao computador as coisas pareçam mais fáceis. Eu adorava ver um mestre da organização ofensiva, sei lá, o Guardiola, a jogar com o Licá, o Éder e o Rafael Lopes na frente.

As coisas não têm nada a ver com os jogadores. Quando se avalia a qualidade de um treinador, por exemplo, na organização ofensiva, é avaliar o que o treinador pede ao jogador para fazer e não o que o jogador faz, porque aí o treinador já não tem controlo. Avalia-se vendo o que pede ao portador da bola para tentar fazer, o que os restantes colegas de equipa têm que se mover para criar ruturas, etc, etc. Não tem nada a ver com intérpretes, claro que depois são eles que fazem as jogadas terem maior ou menor qualidade e, daí, terem maior ou menor margem de serem bem sucedidas.

Quando se avalia um treinador pela sua capacidade de organização ofensiva ou o que for, não é olhar para o que os jogadores que tem possam fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem nada a ver com intérpretes,

Claro que não. Por isso é que eu adorava ver o Guardiola com o Éder, o Rafael Lopes e o Licá.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não. Por isso é que eu adorava ver o Guardiola com o Éder, o Rafael Lopes e o Licá.

Pronto, quando quiseres discutir o que eu estava a discutir, volta a falar comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Analise-se a permeabilidade da defesa em jogos em que o Benfica acabou por sair derrotado (Marítimo, Setúbal, Moreirense, ...) e rapidamente se percebe que o "problema" maior é a descrença que se instala na equipa quando a equipa "mete água" a nível defensivo...

Parece que a equipa, sobretudo quando joga fora, "congela" quando as coisas começam a correr mal. É curioso como a eficácia ofensiva baixa drasticamente (menos golos com as mesmas ou até mais oportunidades que o habitual).

Marítimo 2-1 Benfica

Moreirense 3-1 Benfica

Vitória Setúbal 1-0 Benfica

Compartilhar este post

Link para o post

Até porque, de facto, os intérpretes do Benfica são de baixa qualidade...

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Vitória destaca-se e tem-se destacado muito fruto ao seu trabalho psicológico, à sua capacidade de liderança e aos anos que tem disto. O Rui Vitória é competente em organização defensiva, conseguiu dar a volta na época passada melhorando bastante a sua transição defensiva e é muito capaz em transição ofensiva. Agora, em organização ofensiva.... pesca bola, não há um mínimo de orientação e de movimentos planeados naquela equipa, é tudo à base de entendimentos individuais e rasgos individuais.

Como já tenho vindo a dizer, é um pouco na linha do NES.

EDIT: Nem tinha lido a tua última frase. O Jorge Jesus é um treinador com um potencial tremendo pelo que é capaz de fazer dentro de campo, um fora de série em relação a qualquer outro que temos no campeonato português e a nível top se compararmos à escala global. O problema é que todo este potencial é estragado por uma série de características onde, por exemplo, Rui Vitória se tem destacado. Saber gerir o plantel, motivação, liderança, discurso, etc, etc. Se olharmos ao que os 2 treinadores sabem, na verdade, fazer dentro de campo... o Jorge Jesus está a milhas de qualquer outro cá no 'burgo'. O problema é que não é só aí que um treinador tem que ser competente.

Discordo completamente. Na minha opiniao, o Benfica no ataque e' onde tem estado melhor neste ano e meio de RV. O Benfica de RV ataca com criterio, sem cavalgadas loucas (leia-se Benfica de JJ) pro ataque que partem a equipa ao meio. 'E verdade que o ataque tem estado ineficaz recentemente, mas acho que e' algo temporario e vitima da fraca productividade geral da equipa.

Para mim, defensivamente sempre foi o aspecto mais negativo do RV. Principalmente quando tenta fazer pressao, acho que a equipa o faz mto mal. Se o adversario tem um pouco de calma, encontra facilmente uma linha de passe ou se o jogador tem alguma velocidade, encontra facilmente espaco para sair da zona de pressao. Isto torna-se mais obvio no momento de perda da bola, a quantidade (e qualidade) dos contra ataques dos adversarios ate' me arrepia. Jogo contra o Boavista e' um optimo exemplo, meia duzia de passes e o Boavista criava perigo. E pq? Pq o Benfica desposicionava-se para fazer pressao alta e como o faz de uma forma ineficaz, da oportunidade aos adversarios de aproveitar a desorganizacao que fica atras da zona de pressao.

Isto ja vem desde a epoca passada, e eu noto que o Benfica reage diferente a quando a zona de pressao falha, que e' recuar logo as linhas. No ano passado o Benfica insistia mais na pressao, este ano esta mais "contido". O Fejsa e' fundamental pq tapa os buracos todos e disfarca a ineficacia da pressao alta do Benfica, mas quando ele n esta ou esta em baixo de forma, a defesa do Benfica e' um passador.

O JJ... tem uma formula de jogar, alta intensidade. Se os jogadores fossem maquinas, diria-te que sim o JJ ta a milhas... o problema e' q o futebol do JJ n tem sustentabilidade. Entusiasma meia duzia de jogos e dps puf, acabou a pilha. Aqui se demonstra, para mim, que o JJ n sabe controlar jogos pq controlar um jogo n e' so' pelo jogo em si mas pela gestao emocional e fisica de um plantel para estar apto em todas as frentes e neste aspecto, o RV faz um mto melhor trabalho.

Tmb ha' q realcar que o RV e' bastante novo, tem mto q aprender. Eu n espero q o RV seja o genio da tatica, mas espero que melhore de ano para ano pq vejo nele bastante potencial, como os resultados comprovam.

Compartilhar este post

Link para o post

Meio ano. Nao te esqueças do famoso heteronimo do RV, o RD (Rui Derrota).

Discordo completamente. Na minha opiniao, o Benfica no ataque e' onde tem estado melhor neste ano e meio de RV. O Benfica de RV ataca com criterio, sem cavalgadas loucas (leia-se Benfica de JJ) pro ataque que partem a equipa ao meio. 'E verdade que o ataque tem estado ineficaz recentemente, mas acho que e' algo temporario e vitima da fraca productividade geral da equipa.

Para mim, defensivamente sempre foi o aspecto mais negativo do RV. Principalmente quando tenta fazer pressao, acho que a equipa o faz mto mal. Se o adversario tem um pouco de calma, encontra facilmente uma linha de passe ou se o jogador tem alguma velocidade, encontra facilmente espaco para sair da zona de pressao. Isto torna-se mais obvio no momento de perda da bola, a quantidade (e qualidade) dos contra ataques dos adversarios ate' me arrepia. Jogo contra o Boavista e' um optimo exemplo, meia duzia de passes e o Boavista criava perigo. E pq? Pq o Benfica desposicionava-se para fazer pressao alta e como o faz de uma forma ineficaz, da oportunidade aos adversarios de aproveitar a desorganizacao que fica atras da zona de pressao.

Isto ja vem desde a epoca passada, e eu noto que o Benfica reage diferente a quando a zona de pressao falha, que e' recuar logo as linhas. No ano passado o Benfica insistia mais na pressao, este ano esta mais "contido". O Fejsa e' fundamental pq tapa os buracos todos e disfarca a ineficacia da pressao alta do Benfica, mas quando ele n esta ou esta em baixo de forma, a defesa do Benfica e' um passador.

O JJ... tem uma formula de jogar, alta intensidade. Se os jogadores fossem maquinas, diria-te que sim o JJ ta a milhas... o problema e' q o futebol do JJ n tem sustentabilidade. Entusiasma meia duzia de jogos e dps puf, acabou a pilha. Aqui se demonstra, para mim, que o JJ n sabe controlar jogos pq controlar um jogo n e' so' pelo jogo em si mas pela gestao emocional e fisica de um plantel para estar apto em todas as frentes e neste aspecto, o RV faz um mto melhor trabalho.

Tmb ha' q realcar que o RV e' bastante novo, tem mto q aprender. Eu n espero q o RV seja o genio da tatica, mas espero que melhore de ano para ano pq vejo nele bastante potencial, como os resultados comprovam.

Citando o maior treinador de todos os tempos

'se os meus jogadores fossem máquinas, ganhava os jogos todos'

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...