Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

“Os resultados criaram muito a ideia de um treinador [RV] acima daquilo que ele vale”

Publicações recomendadas

Visitante

É verdade, sim senhor. A chave para o sucesso dos nossos adversários passa muito por aí. Mas isso também já acontecia antes do Rui Vitória ter vindo para o clube.

Na mouche. O que vemos hoje do Benfica é um modelo semelhante ao que o Jesus usava nos últimos anos do clube, um pouco mais ofensivo talvez, adaptado aos jogadores que tem agora. O Benfica é uma equipa menos bem montada do ponto de vista da transição ofensiva e não tem ninguém com qualidade para construir a partir de trás, portanto é normal que se os adversários ao pressionarem mais acima, coloquem ainda mais dificuldades ao Benfica para fazer o seu jogo.

Essa história da organização ofensiva tem muito que se lhe diga, embora para quem se senta na secretária em frente ao computador as coisas pareçam mais fáceis. Eu adorava ver um mestre da organização ofensiva, sei lá, o Guardiola, a jogar com o Licá, o Éder e o Rafael Lopes na frente.

O mesmo Guardiola que admite que muito da produção ofensiva das suas equipas advém mais da qualidade dos jogadores que tem do que propriamente da forma como prepara a equipa? :mrgreen:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Guardiola ensinava os jogadores a chegar ao último terço, e deixava-os depois criar oportunidades através da qualidade individual. O Rui Vitória faz o mesmo, com a diferença que na maior parte dos jogos, o Benfica é quase convidado a chegar ao último terço sem se preocupar muito. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo completamente. Na minha opiniao, o Benfica no ataque e' onde tem estado melhor neste ano e meio de RV. O Benfica de RV ataca com criterio, sem cavalgadas loucas (leia-se Benfica de JJ) pro ataque que partem a equipa ao meio. 'E verdade que o ataque tem estado ineficaz recentemente, mas acho que e' algo temporario e vitima da fraca productividade geral da equipa.

Para mim, defensivamente sempre foi o aspecto mais negativo do RV. Principalmente quando tenta fazer pressao, acho que a equipa o faz mto mal. Se o adversario tem um pouco de calma, encontra facilmente uma linha de passe ou se o jogador tem alguma velocidade, encontra facilmente espaco para sair da zona de pressao. Isto torna-se mais obvio no momento de perda da bola, a quantidade (e qualidade) dos contra ataques dos adversarios ate' me arrepia. Jogo contra o Boavista e' um optimo exemplo, meia duzia de passes e o Boavista criava perigo. E pq? Pq o Benfica desposicionava-se para fazer pressao alta e como o faz de uma forma ineficaz, da oportunidade aos adversarios de aproveitar a desorganizacao que fica atras da zona de pressao.

Isto ja vem desde a epoca passada, e eu noto que o Benfica reage diferente a quando a zona de pressao falha, que e' recuar logo as linhas. No ano passado o Benfica insistia mais na pressao, este ano esta mais "contido". O Fejsa e' fundamental pq tapa os buracos todos e disfarca a ineficacia da pressao alta do Benfica, mas quando ele n esta ou esta em baixo de forma, a defesa do Benfica e' um passador.

O JJ... tem uma formula de jogar, alta intensidade. Se os jogadores fossem maquinas, diria-te que sim o JJ ta a milhas... o problema e' q o futebol do JJ n tem sustentabilidade. Entusiasma meia duzia de jogos e dps puf, acabou a pilha. Aqui se demonstra, para mim, que o JJ n sabe controlar jogos pq controlar um jogo n e' so' pelo jogo em si mas pela gestao emocional e fisica de um plantel para estar apto em todas as frentes e neste aspecto, o RV faz um mto melhor trabalho.

Tmb ha' q realcar que o RV e' bastante novo, tem mto q aprender. Eu n espero q o RV seja o genio da tatica, mas espero que melhore de ano para ano pq vejo nele bastante potencial, como os resultados comprovam.

O Benfica não tem estado ineficaz, o Benfica tem estado é com jogadores fora de forma e isso expõe o que a equipa não consegue criar como coletivo. O Benfica cria ocasiões por desequilíbrios individuais. Como tens visto, quando estes não existem, o coletivo não é capaz de dar resposta e criar ruturas por si só. Porque não há capacidade para isso, o Rui Vitória não trabalha isso. E isso expõe claramente as fragilidades em organização (não confundir com transição!) ofensiva do Rui Vitória.

Quando falas desse problema em pressionar mal, eu não tinha abordado isso, mas é verdade. O Benfica é francamente mau na transição defensiva, e aqui é apenas e só culpa do treinador. Como é que tinha vindo a esconder isso? Com cavalos de corrida, como o Guedes que, mesmo pressionando mal, tinha pernas para estar em todo o lado. Com o Jonas... não há cá disso e a equipa não consegue recuperar a bola em zonas adiantadas do terreno. Juntando a isto um Fejsa limitado e, com isso, a ter mais dificuldades em limpar lances na sua área de ação.... dá em bastantes golos sofridos.

O JJ não tem uma fórmula de jogar de alta intensidade. Se quiseres atuar ao melhor nível possível, claro que vais ter que estar a atuar a uma intensidade máxima. Mas, por exemplo, no Sporting da temporada passada vias uma equipa muitas vezes simplesmente a gerir o jogo e, apenas e só com as movimentações treinadas e estudadas 'em casa', criavam-se desequilíbrios e nem era preciso pedir muito aos jogadores para aparecerem jogadas de perigo e de golo.

O JJ tem melhorado imenso nos últimos anos no aspeto da transição defensiva e a controlar melhor o jogo com bola. Nunca foi um génio neste aspeto, é cert,o mas o Rui Vitória tem ainda mais dificuldades nisto. A única forma que uma equipa de Rui Vitória tem de 'controlar' o jogo quando está a ganhar e baixar o ritmo para descansar é... não ter bola. Porque uma equipa do Rui Vitória só é mais competente que o normal em organização defensiva e, por isso, a equipa só se sente confortável assim. E foi isso que se viu, por exemplo, na 2ª parte em casa contra o Rio Ave.

Compartilhar este post

Link para o post

Os records como primeiro argumento a arremessar acaba por ser um bocadinho engraçado. É que todos, volto a enfasar o todos, porque todos os anos no Porto, vejo O JOGO a falar de treinadores a bater records e de ano para ano é cada um pior que o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas não têm nada a ver com os jogadores. Quando se avalia a qualidade de um treinador, por exemplo, na organização ofensiva, é avaliar o que o treinador pede ao jogador para fazer e não o que o jogador faz, porque aí o treinador já não tem controlo. Avalia-se vendo o que pede ao portador da bola para tentar fazer, o que os restantes colegas de equipa têm que se mover para criar ruturas, etc, etc. Não tem nada a ver com intérpretes, claro que depois são eles que fazem as jogadas terem maior ou menor qualidade e, daí, terem maior ou menor margem de serem bem sucedidas.

Quando se avalia um treinador pela sua capacidade de organização ofensiva ou o que for, não é olhar para o que os jogadores que tem possam fazer.

As coisas claro que tem a ver com os jogadores, são eles a peça mais importante do jogo. Não há futebol sem jogadores, não há individualidades sem jogadores, não há coletivo, passes, golos sem jogadores. E quanto melhor o jogador, melhor ele perceberá as ideias do treinador e melhor ele executará. O próprio Guardiola dá enfase a isso no Another way to win.

Agora, a verdade é que o Rui Vitória tanto no Vitória como no Benfica não teve os piores executantes do mundo para chegar ao ponto em que os jogadores não sabiam como dar linhas de passe e apoios uns aos outros, por exemplo. No Benfica acontece menos vezes por causa da qualidade dos jogadores ser bem superior, mas ainda acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica não tem estado ineficaz, o Benfica tem estado é com jogadores fora de forma e isso expõe o que a equipa não consegue criar como coletivo. O Benfica cria ocasiões por desequilíbrios individuais. Como tens visto, quando estes não existem, o coletivo não é capaz de dar resposta e criar ruturas por si só. Porque não há capacidade para isso, o Rui Vitória não trabalha isso. E isso expõe claramente as fragilidades em organização (não confundir com transição!) ofensiva do Rui Vitória.

Quando falas desse problema em pressionar mal, eu não tinha abordado isso, mas é verdade. O Benfica é francamente mau na transição defensiva, e aqui é apenas e só culpa do treinador. Como é que tinha vindo a esconder isso? Com cavalos de corrida, como o Guedes que, mesmo pressionando mal, tinha pernas para estar em todo o lado. Com o Jonas... não há cá disso e a equipa não consegue recuperar a bola em zonas adiantadas do terreno. Juntando a isto um Fejsa limitado e, com isso, a ter mais dificuldades em limpar lances na sua área de ação.... dá em bastantes golos sofridos.

O JJ não tem uma fórmula de jogar de alta intensidade. Se quiseres atuar ao melhor nível possível, claro que vais ter que estar a atuar a uma intensidade máxima. Mas, por exemplo, no Sporting da temporada passada vias uma equipa muitas vezes simplesmente a gerir o jogo e, apenas e só com as movimentações treinadas e estudadas 'em casa', criavam-se desequilíbrios e nem era preciso pedir muito aos jogadores para aparecerem jogadas de perigo e de golo.

O JJ tem melhorado imenso nos últimos anos no aspeto da transição defensiva e a controlar melhor o jogo com bola. Nunca foi um génio neste aspeto, é cert,o mas o Rui Vitória tem ainda mais dificuldades nisto. A única forma que uma equipa de Rui Vitória tem de 'controlar' o jogo quando está a ganhar e baixar o ritmo para descansar é... não ter bola. Porque uma equipa do Rui Vitória só é mais competente que o normal em organização defensiva e, por isso, a equipa só se sente confortável assim. E foi isso que se viu, por exemplo, na 2ª parte em casa contra o Rio Ave.

exatamente a minha opinião.

Eu até me farto de dizer que defensivamente, o Benfica está muito longe de uma boa organização defensiva e não vai ser só porque o Guardiola o diz que passa a ser regra. Num bloco baixo? Sim, até são bem organizados. Longe das comparações à italiana, mas são bastante competentes, o que também ajuda o facto de terem um GR que controla muito bem o espaço na profundidade. E até prefiro o Benfica a jogar na transição do que em ataque organizado mas isso vai da ideia que o Rui Vitória quer...o Benfica procura muito as igualdades e as superioridades e em ataque organizado isso é mais difícil de trabalhar...mas em transição, em 2/3 passes, como bons jogadores e a assumir alguns riscos na primeira linha ofensiva (o que faz sentido frente a equipas frágeis na primeira linha de construção), rapidamente fazes 3p3, 4p3 4p4, na pior das hipóteses 5p4. E depois a qualidade individual faz o resto. Em ataque organizado não são assim tão maus, mas frente a equipas competentes defensivamente não têm grandes soluções que não seja despejar a bola para a área e lutar pela segunda bola na ressaca.

Defensivamente, num bloco médio-alto, que procura jogar à grande e recuperar de um imediato a bola? E frente a equipas inteligentes na transição e que saibam pressionar na primeira fase de construção do Benfica? Tem imensas fragilidades, e que ficam ainda mais evidentes quando não há Fesja, ou quando este está na mó de baixo fisicamente. Isso a juntar ao facto da equipa estar cansada, principalmente os laterais, é meio caminho andado para aparecerem mais golos sofridos.

Outra grande fragilidade, quando na transição defensiva, é o espaço que deixam entre os 4 defesas e o meio-campo. Por norma, o cruzamento atrasado resulta bem contra o Benfica porque os 4 defesas procuram colocar-se de imediato em frente ao Ederson. O Fesja como procura logo recuperar a bola e se for superado em velocidade, não tem tempo de chegar à entrada da área. O Napoles fartou-se de explorar isso contra o Benfica em ambas as partidas. E contra o Sporting estavam a fazer o mesmo na segunda parte e nós continuámos a fazer o Jorge Jesus Crossing Show para o Bas Dost (lá resultou uma vez..).

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Fora a nossa desavença no outro dia e longe de estar a picar, basta tirares um momento fora do CMPT e aventurares-te por outras áreas. O Rui Vitória sempre foi criticado pelo que fui vendo, sempre vi, incluindo benfiquistas, a criticar. Claro que a grande maioria deixa tapar as vistas com areia muito facilmente, mas há muita malta que sempre criticou. Sempre defendi que ele era banal a nível tático muito antes de chegar aqui ao CMPT. Acho o banal a nível tático e é o típico treinador que em equipa que vence não mexe. O caso do Luisão e do Salvio são bons exemplos, dois jogadores que estão na mó de baixo, mas como a equipa ia vencendo lá continuaram no 11 quando há melhores opções. Acho que não compensa a aposta em miúdos quando o resto roça o fraco, porque viver da estrutura que tem por trás e da qualidade individual dos seus jogadores é viver da sorte e de certeza que algum dia acaba.

Qual desavença? A sério que não me lembro.

Mas é isso que eu estou a dizer. A lacunas do RV não são novidade para ninguém e muito menos são um assunto tabu. Deixou-se de discutir de há uns meses para cá porque o Benfica fez um ótima temporada e não fazia sentido criticar quem apresentava resultados. Ou será que fazia e a coerência mandava aguardar até mais perto do fim desta época para voltar a abordar o assunto? É só isto que eu questiono. Dito de outra forma, aprecio o timming- com o "m" extra, para que não falte o que fazer ao bdfmmc.

Editado por The Sandman

Compartilhar este post

Link para o post

O mesmo Guardiola que admite que muito da produção ofensiva das suas equipas advém mais da qualidade dos jogadores que tem do que propriamente da forma como prepara a equipa? :mrgreen:

O facto do Guardiola admitir isso prova que está uns passos largos à frente dos outros. Porque é a realidade, tu podes ter muito boas ideias sobre o jogo ofensivo, mas para aquilo se concretizar tu precisas de executantes de nível. E isso é o que me confunde mais quando dizem que as equipas do Rui Vitória precisam do Jonas e do Pizzi.

Compartilhar este post

Link para o post

Dito de outra forma, aprecio o timming- com o "m" extra, para que não falte o que fazer ao bdfmmc.

Compartilhar este post

Link para o post

O que tu desencantas! :lol:

A culpa é do teu nick! Eu associo-o ao conto, "The Sandman", de E. T. A. Hoffmann. Recentemente vi aquele filme, que tem elementos desse conto, e agora a cena veio-me à cabeça. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O que Rui Malheiro disse/escreveu: “Os resultados criaram muito a ideia de um treinador acima daquilo que ele vale”

O que Rui Malheiro quer, na verdade, dizer: Finalmente! Duas derrotas para eu poder dizer à vontade que a minha opinião é acertada e que percebo à brava disto! ou, melhor ainda: Os resultados estavam a impedir que eu pudesse dizer que um certo treinador não vale nada sem fazer figura de urso

Compartilhar este post

Link para o post

O que Rui Malheiro disse/escreveu: "Os resultados criaram muito a ideia de um treinador acima daquilo que ele vale"

O que Rui Malheiro quer, na verdade, dizer: Finalmente! Duas derrotas para eu poder dizer à vontade que a minha opinião é acertada e que percebo à brava disto! ou, melhor ainda: Os resultados estavam a impedir que eu pudesse dizer que um certo treinador não vale nada sem fazer figura de urso

Eu reputei, mas não estou certo que não seja uma armadilha. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas claro que tem a ver com os jogadores, são eles a peça mais importante do jogo. Não há futebol sem jogadores, não há individualidades sem jogadores, não há coletivo, passes, golos sem jogadores. E quanto melhor o jogador, melhor ele perceberá as ideias do treinador e melhor ele executará. O próprio Guardiola dá enfase a isso no Another way to win.

Agora, a verdade é que o Rui Vitória tanto no Vitória como no Benfica não teve os piores executantes do mundo para chegar ao ponto em que os jogadores não sabiam como dar linhas de passe e apoios uns aos outros, por exemplo. No Benfica acontece menos vezes por causa da qualidade dos jogadores ser bem superior, mas ainda acontece.

O que eu disse é que o treinador não tem que ser avaliado pelo que os jogadores fazem, mas pelo que o treinador diz para os seus jogadores fazerem. Não confundam as coisas.

O que Rui Malheiro disse/escreveu: “Os resultados criaram muito a ideia de um treinador acima daquilo que ele vale”

É preciso não se fazer mínima nenhuma de quem é Rui Malheiro para se dizer uma barbaridade dessas, Descartes.

Editado por joao86

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu, sem o conhecer, digo que o momento para escrever isso é realmente oportuno, não haja dúvida. Escrever artigos ao sabor dos resultados qualquer um sabe fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu disse é que o treinador não tem que ser avaliado pelo que os jogadores fazem, mas pelo que o treinador diz para os seus jogadores fazerem. Não confundam as coisas.

É preciso não se fazer mínima nenhuma de quem é Rui Malheiro para se dizer uma barbaridade dessas, Descartes.

Tu disseste aquilo que eu quotei, se querias dizer outra coisa é que já é diferente. Agora explica-me como é que avalias um treinador pelo que supostamente diz aos jogadores para fazerem quando um jogador não faz essa coisa. Simplesmente não fazes ideia do que ele mandou ou deixou de mandar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu reputei, mas não estou certo que não seja uma armadilha. :mrgreen:

Não é armadilha nenhuma. Eu até estive quase para fazer quuote ao teu 1º post neste tópico para suportar o meu comentário.

De facto não faço a mínima ideia quem seja este Rui Malheiro. Mas pelo que li deste tópico penso que talvez seja o principal candidato a Luís Freitas Lobo v2.0.

Já agora, e só porque faz parte do mesmo post, fiquei muito curioso em saber como raio se consegue saber o que diz um treinador aos seus jogadores a não ser pelo que estes fazem em campo. Como se deteta que os jogadores estão a fazer exatamente o que o treinador lhes disse para fazer ou estão a fazer tudo ao contrário? É por escutas no balneário?

Tu disseste aquilo que eu quotei, se querias dizer outra coisa é que já é diferente. Agora explica-me como é que avalias um treinador pelo que supostamente diz aos jogadores para fazerem quando um jogador não faz essa coisa. Simplesmente não fazes ideia do que ele mandou ou deixou de mandar.

Eu ando mesmo a perder qualidades... Já é a 2ª vez em poucos dias que chego ligeiramente atrasado. A PDI não perdoa...:cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ando mesmo a perder qualidades... Já é a 2ª vez em poucos dias que chego ligeiramente atrasado. A PDI não perdoa...:cry:

Damn son... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os resultados criaram a ideia de que o Rui Vitória era o treinador do recorde de pontos no campeonato nacional

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...