Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

O Mónaco de Leonardo Jardim "dá baile a todos os franceses"

Publicações recomendadas

O Mónaco de Leonardo Jardim "dá baile a todos os franceses"

Equipa mais portuguesa da Ligue 1 discute hoje a liderança no dérbi com o Nice. O jornalista e comentador Olivier Bonamici desvenda os segredos do sucesso de Leonardo Jardim

É um sonho alimentado por muitos golos. Ao fim de 17 anos sem ser campeão e de um jejum de títulos de primeira categoria desde 2003, o projeto de redenção do Mónaco, pela mão do treinador português Leonardo Jardim, parece estar no ponto. Hoje, pelas 16.00, disputa mais uma "final", diante do Nice - com quem está em igualdade pontual no 1.º lugar da liga francesa. Mas o desafio principal já está ganho: reconquistar os adeptos, com um futebol "como não se via há muitos anos" no principado, explica, ao DN, Olivier Bonamici, jornalista e comentador da Eurosport (e simpatizante monegasco).

Leonardo Jardim é o homem em foco no clube do principado, onde alinham os médios portugueses Bernardo Silva e João Moutinho. "A nível tático, Jardim dá baile a todos os técnicos franceses, que são da velha escola do "futebol à Guy Roux" [nome lendário que dirigiu o Auxerre entre 1961 e 2005]", elogia Olivier Bonamici, dando ao português boa parte do crédito pela ascensão do Mónaco ao topo da liga francesa. "Há também o fator óbvio de o PSG [atual tetracampeão gaulês] estar mais fraco, porque teve de se reconstruir após a saída de Ibrahimovic", e de o Mónaco ter "um orçamento brutalíssimo para uma liga fraca como a francesa", nota o jornalista. Mas, acima de tudo, o que mudou foi o futebol praticado.

"Jardim teve de se adaptar à liga francesa e à mentalidade do Mónaco, muito ligada ao jogo bonito que praticavam há 25/30 anos, com Weah e companhia. No ano passado ganhava mas com um futebol aborrecido. E os adeptos não gostavam dessa ideia. Agora, não só ganha como também joga bem: abre o jogo e mesmo a ganhar por 2-0 continua a atacar", aponta Bonamici, dizendo que o próprio técnico mudou neste processo evolutivo: "Vê-se que está mais à vontade, mais solto. Antes, sempre que perdia era culpa da arbitragem, agora vive num clima de confiança."

No entanto, a principal razão do sucesso da equipa mais portuguesa da Ligue 1 (onde também dá cartas o Nantes, que Sérgio Conceição já resgatou dos lugares de despromoção) poderá ser mesmo o avanço tático. "Estuda muito bem cada situação e adapta-se e tem sempre resposta para os adversários: é uma coisa notável. Os próprios jogadores do Mónaco que já estiveram com técnicos franceses ficam espantados com a maturidade tática do Leonardo Jardim", destaca o jornalista da Eurosport. Numa liga onde os três primeiros classificados são orientados por estrangeiros [o Nice pelo suíço Lucien Favre, o Paris SG pelo espanhol Unai Emery], os franceses parecem ultrapassados.

Jardim, diz Bonamici, só precisou de tempo para se adaptar a um país novo e de fazer crescer um plantel "muito jovem", onde "Bernardo Silva e Lemar são os craques" e Radamel Falcao, avançado ex-FC Porto, o principal goleador. No entanto, o que mais surpreendeu a imprensa francesa esta temporada foi "a forma de jogar superofensiva do Mónaco, que há muitos anos que não jogava assim": tem, de longe, o melhor ataque da Ligue 1 (65 golos).

Agora, chegou a hora da verdade, com a receção ao vizinho e colíder Nice - a equipa-sensação do championnat e que na primeira volta goleou os monegascos (4-0) -, a antecipar um fevereiro infernal. Na antevisão da partida, Jardim afastou qualquer ideia de vingança: "Não a encaramos assim. Vai haver tensão, provavelmente provocações, mas o importante é manter a concentração. A nossa juventude deve aprender a superar a tensão destes jogos."

Olivier Bonamici retira carga dramática ao dérbi. Limitando a discussão do título a monegascos e parisienses, o comentador diz que "o que será decisivo" para a atribuição do título "é a forma como cada uma das equipas vai recuperar do desgaste dos jogos da Liga dos Campeões" [o Mónaco encontra o Manchester City, o PSG o Barcelona]. Em maio é que se saberá se Leonardo Jardim termina o longo jejum do Mónaco.

DN

Compartilhar este post

Link para o post

Querem ver que o Mónaco e o Nice, por exemplo, estão a fazer a época que estão a fazer porque o Paris deixou?

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que aproveite bem esta época, porque já se viu o que acontece quando os adversários não aproveitam um mau momento nosso...

Não tem piada jogar sempre em amador.

Compartilhar este post

Link para o post

Querem ver que o Mónaco e o Nice, por exemplo, estão a fazer a época que estão a fazer porque o Paris deixou?

E está a deixar, só não está em primeiro porque não quer e porque outras duas equipas com excelente jogadores e muito bem orientadas estão a ser incríveis até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Ya, este ano ser campeão é muito mainstream.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixa de ser verdade. As diferenças de meios e plantéis são demasiadas, em condições normais o Paris limpa o campeonato. Se não está em 1º é porque está a ser manifestamente incompetente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixa de ser verdade. As diferenças de meios e plantéis são demasiadas, em condições normais o Paris limpa o campeonato. Se não está em 1º é porque está a ser manifestamente incompetente.

O que é totalmente diferente de "não querer" :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Quem o ler pensa que andam a empatar de propósito para não serem campeões. Claro que é mais fácil dizer-se que "não se ganha porque não se quer" do que admitir que têm sido incompetentes.

Mas eu não tenho visto os jogos, às tantas até não ganham de propósito. Até os imagino a celebrar quando falham um golo.

Compartilhar este post

Link para o post

É só ver quem é o user e fazer a interpretação adequada da frase. Um gajo já está habituado.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é totalmente diferente de "não querer" :lol:

Pelas decisões, escolhas e gestão feita curiosamente nos jogos em que houve m*rda, mas no global em grande parte da 1ª volta, sim acaba por ser "não querer".

Isto aliado à falta de líderes, um diretor do futebol "caloiro" e um presidente que habituou mal os jogadores só pode dar em m*rda, se bem que o treinador ainda se lembrou de se juntar à festa em algumas ocasiões.

Compartilhar este post

Link para o post

"Maltinha, este ano vamos fazer diferente. Não quero ser campeão, e quero que me ajudem neste objectivo".

Compartilhar este post

Link para o post

E está a deixar, só não está em primeiro porque não quer e porque outras duas equipas com excelente jogadores e muito bem orientadas estão a ser incríveis até agora.

Porque não quer? Só podes estar a brincar. Não está em primeiro porque está a ser incompetente e pior que os adversários. Está a ser superado, ponto. Se me disseres que têm mais que obrigação para superar a concorrência? Sure, tal é a discrepância de meios e estratégias, agora porque não quer? Dá quase vontade de rir.

E já agora, houve um planeamento a roçar o risível este ano, o dinheiro não faz tudo e agora pagam a fatura. Dão-se ao desplante de juntar, para uma posição, Krychowiak, Rabiot e Thiago Motta. Mas depois têm Cavani e...Cavani?

E foram buscar o Jesé para....?

Transparecem a ideia que já há muita comodidade, já era tudo muita garantido. Agora que estão a penar é porque estão a deixar, porque não querem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem nunca acordou a pensar "este ano não quero ser campeão" que atire a primeira pedra.

nuno_vs_bayerleverkusen(1).JPG?crop=(2%2C0%2C580%2C321.1111111111111)&cropxunits=580&cropyunits=387&style=width%3A+271px%3B+height%3A+181px%3B+margin-left%3A+-1px%3B+margin-top%3A+0px%3B

Compartilhar este post

Link para o post

Quem o ler pensa que andam a empatar de propósito para não serem campeões. Claro que é mais fácil dizer-se que "não se ganha porque não se quer" do que admitir que têm sido incompetentes.

Mas eu não tenho visto os jogos, às tantas até não ganham de propósito. Até os imagino a celebrar quando falham um golo.

Pois é só empates, esquece lá as 4 derrotas...

E complicar o que é fácil não é não querer, queres ver :lol: A única derrota que dou de barato é a derrota em Toulouse porque por mais que se tentasse o Lafont ia continuar a defender tudo. O resto? Tudo inaceitável, aceito um pouco a falta de sorte, agora as exibições horríveis em termos de futebol jogado porque o treinador se viu forçado a ceder aos jogadores para estes não lhe fazerem a cama...mau demais.

Agora já se vê outra coisa.

"Maltinha, este ano vamos fazer diferente. Não quero ser campeão, e quero que me ajudem neste objectivo".

Porque não quer? Só podes estar a brincar. Não está em primeiro porque está a ser incompetente e pior que os adversários. Está a ser superado, ponto. Se me disseres que têm mais que obrigação para superar a concorrência? Sure, tal é a discrepância de meios e estratégias, agora porque não quer? Dá quase vontade de rir.

E já agora, houve um planeamento a roçar o risível este ano, o dinheiro não faz tudo e agora pagam a fatura. Dão-se ao desplante de juntar, para uma posição, Krychowiak, Rabiot e Thiago Motta. Mas depois têm Cavani e...Cavani?

E foram buscar o Jesé para....?

Transparecem a ideia que já há muita comodidade, já era tudo muita garantido. Agora que estão a penar é porque estão a deixar, porque não querem.

Pois o Pastore ter-se lesionado nem teve nada a coincidir com a passagem definitiva para o 4-3-3 e o futebol horrendo que se praticou.

Para o lugar do Cavani temos o Ben Arfa. E o Jesé...epá eu nem quero escrever mais esse nome.

Compartilhar este post

Link para o post

E complicar o que é fácil não é não querer, queres ver :lol: A única derrota que dou de barato é a derrota em Toulouse porque por mais que se tentasse o Lafont ia continuar a defender tudo. O resto? Tudo inaceitável, aceito um pouco a falta de sorte, agora as exibições horríveis em termos de futebol jogado porque o treinador se viu forçado a ceder aos jogadores para estes não lhe fazerem a cama...mau demais.

Pois o Pastore ter-se lesionado nem teve nada a coincidir com a passagem definitiva para o 4-3-3 e o futebol horrendo que se praticou.

Para o lugar do Cavani temos o Ben Arfa. E o Jesé...epá eu nem quero escrever mais esse nome.

Não. É incompetência.

Compartilhar este post

Link para o post

Ter o Ben Arfa como única opção ao Cavani? Está bem.

O Pastore ter-se lesionado e serem obrigados a mudar tudo, e isso ser desculpa para se jogar mal diz tudo. O PSG esbanja dinheiro, desculpar-se com o infurtunio de um jogador é só triste e espelho da má gestão.

E ainda assim, aquilo que me respondes vai em total concordância com o que toda a gente comentou: o PSG não está em primeiro porque está a ser pior. Arranjem-se as desculpas que se arranjar e chames-lhe tu aquilo que quiseres.

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Porto fechou o basket porque o Benfica foi campeão no Dragão, também se colocou a questão de como iriam reagir os jogadores do Benfica sem os estímulos competitivos que o Porto proporcionava. Não iria ser o passeio a partir desse momento, os jogadores poderiam começar a relaxar e a subvalorizar a competição, etc.

O PSG passa um pouco pelo mesmo, embora sem um Porto na sua órbita.

Compartilhar este post

Link para o post

O presidente do Mónaco prometeu-lhe a mulher e a filha se o Leonardo Jardim fosse campeão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...