Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Benfica 1-0 Borussia Dortmund (RF)

Publicações recomendadas

Nenhum. O que me irrita é quando só se fala de futebol utilizando um jargão próprio. Como se fosse uma seita qualquer ou como se o Futebol fosse algo só comparável a Física Quântica. Ainda por cima tenha a sensação que mais de metade dos que assim se expressam não fazem a mínima ideia do que estão a dizer. Entram na onda do jargão só para darem a entender que fazem parte do supra-sumo da ciência futebolística.

E o uso e abuso da "decisão" está no topo das coisas que me irritam neste aspeto.

Um exemplo: dizes que o Sálvio é brutal a criar desequilíbrios mas medíocre na decisão. E eu questiono-me se ele é medíocre quando decide criar desequilíbrios ou se é brutal quando as suas decisões criam desequilíbrios... É algo que tu não explicas. Mas que, decerto, muita gente entende.

Não tem nada a ver com ciência exacta, mas sim com aquilo que todos nós conseguimos ver. Tem a ver a probabilidade de sucesso das decisões tomadas por um jogador em determinado momento. Se tens um jogador que está por aí numa situação de 1x4 e tem um colega solto, porque raio é que teria que baixar a cabeça e tentar o 1x4, quando a opção do passe é mais viável?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou vos voltar a contar uma história sobre tomada de decisão.

O Tiago Dantas, neste momento juvenil do Benfica e possivelmente o jogador mais inteligente que já conheci, com uns 8 anos teve uma situação no treino em que ele fixa o defesa no meio e de um lado tem o João Filipe (Jota) e do outro tem outro mano qualquer. O Jota tem dois defesas por perto. Está em 1x2. O outro está 1x1. Ele passa no Jota e paramos o exercício. "Dantas qual era a melhor opção?"

"Mister, eu tenho a certeza que o Jota passa por dois, mas não tenho a certeza que "o outro" passa por 1."

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhum. O que me irrita é quando só se fala de futebol utilizando um jargão próprio. Como se fosse uma seita qualquer ou como se o Futebol fosse algo só comparável a Física Quântica. Ainda por cima tenha a sensação que mais de metade dos que assim se expressam não fazem a mínima ideia do que estão a dizer. Entram na onda do jargão só para darem a entender que fazem parte do supra-sumo da ciência futebolística.

E o uso e abuso da "decisão" está no topo das coisas que me irritam neste aspeto.

Um exemplo: dizes que o Sálvio é brutal a criar desequilíbrios mas medíocre na decisão. E eu questiono-me se ele é medíocre quando decide criar desequilíbrios ou se é brutal quando as suas decisões criam desequilíbrios... É algo que tu não explicas. Mas que, decerto, muita gente entende.

Quanto ao Salvio, é um misto das duas coisas. Ele decide tentar a rutura num lance individual quando, por vezes, deveria ter aguentado, esperar uma alternativa de passe porque, mesmo que tivesse sucesso na rutura, ia estar numa ilha apenas contra jogadores do Dortmund. Ou, por outro lado, tem alturas que ele decide bem que precisa de tentar o lance individual mas, quando sucede, acaba por não soltar ou soltar mal a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Sejamos francos, ele também não tinha grandes alternativas, teve uma boas saídas de bola mas faltavam-lhe apoios e era quase obrigado a decidir sozinho.

Editado por JorgeFerreira

Compartilhar este post

Link para o post

Sejamos francos, ele também não tinha grandes alternativas, teve uma boas saídas de bola mas faltavam-lhe apoios e era quase obrigado a decidir sozinho.

Quantas vezes é que isso aconteceu? Eu ainda estou a arranjar coragem para ver o jogo outra vez por isso posso estar enganado, mas lembro-me de um contra-ataque para aí no final da primeira parte em que ele sai muito bem em progressão pelo meio e tem pelo menos duas opções de passe, dá mais 2 toques na bola e perde-a banalmente.

O Salvio é limitadíssimo no entendimento do jogo e já nem é assim tão explosivo ao ponto de passar por 3 ou 4 gajos (com eficácia, não é a fugir para longe da baliza) como nos tempos do JJ.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, daí eu estar a dizer ao infinito que este não era o melhor jogo para o poder avaliar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Tiago Dantas, neste momento juvenil do Benfica e possivelmente o jogador mais inteligente que já conheci, com uns 8 anos teve uma situação no treino em que ele fixa o defesa no meio e de um lado tem o João Filipe (Jota) e do outro tem outro mano qualquer. O Jota tem dois defesas por perto. Está em 1x2. O outro está 1x1. Ele passa no Jota e paramos o exercício. "Dantas qual era a melhor opção?"

"Mister, eu tenho a certeza que o Jota passa por dois, mas não tenho a certeza que "o outro" passa por 1."

Queres com isso dizer que, por vezes, a melhor decisão pode não ser passar para onde há mais espaço, mas antes explorar a qualidade individual para criar espaços "à bruta"?

Compartilhar este post

Link para o post

Queres com isso dizer que, por vezes, a melhor decisão pode não ser passar para onde há mais espaço, mas antes explorar a qualidade individual para criar espaços "à bruta"?

A melhor decisão é a melhor decisão tendo em conta tudo.

Passar para um gajo em 1x1 pode não ser tão bom como passar para um em 1x2. Passar na cobertura ou ao lado pode não ser tão bom como ir no 1x1. Isso depende de muita coisa...

Prefiro que o Messi arrisque 1x2 que passe atrás no Sergi Roberto por exemplo. E é uma melhor decisão, porque o Messi tem muito sucesso no 1x2 e vai mais vezes criar assim um desequilibrio que a passar atrás no Sergi Roberto.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa decisão é aquela que dará sempre mais hipóteses de sucesso a uma equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Jota joga muito, aquele sim é o meu tipo de player :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa história é um déjà vu.

Compartilhar este post

Link para o post

shut up :mrgreen:

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá... Não vi o jogo. Mas era exatamente isso que eu gostava de saber porque não acredito que tenho sido tudo tão mau, tão mau que... até ganharam o jogo!

Espero que tenhas percebido que o que escreveste não faz qualquer tipo de sentido.Criticas o pessoal que aponta coisas que estão mal no jogo do Benfica e depois tens oportunidade de apresentar os teus argumentos e não tens nenhum para contrariar o que os outros dizem.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa decisão é aquela que dará sempre mais hipóteses de sucesso a uma equipa.

Atenção, eu concordo plenamente com isso, por isso é que entro constantemente na discussão da importância do resultado vs forma de jogar. Eu não discordo com o que o infinito disse, era apenas para perceber se o estava a entender bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...