Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Sporting B em risco de acabar

Publicações recomendadas

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Sporting B em risco de acabar

Folha de encargos anuais correspondentes à atividade da formação B verde e branca ascende a uma soma na ordem dos três milhões de euros

O Sporting B tem hoje mais uma oportunidade para tentar fugir à zona de despromoção, mas, caso se revele impossível tamanha fuga aos infernos, sabe O JOGO, o cenário de extinção do projeto é não só legalmente possível como considerado pela Sporting, SAD.

A amargar um penúltimo lugar na II Liga, a turma de João de Deus não vence uma partida há quase três meses e está no pior momento da temporada, fazendo soar os alarmes na Academia Sporting. A viver a sua segunda encarnação, a formação secundária verde e branca compreende um encargo na ordem dos três milhões de euros anuais para a administração da SAD, entre custos do plantel e também de logística e, caso o pior cenário se verifique no final da temporada, a queda para o Campeonato de Portugal - competição não profissional -, poderá precipitar o segundo final dos bês leoninos.

No âmbito do enquadramento legal vigente consagrado no regulamento de competições da Liga, as equipas B recomeçaram em 2012/13, sob o compromisso contratual de realizarem ciclos de três épocas. Ao final de cada triénio, poderia ser cessada a atividade. A uma temporada de realizar o segundo triénio, depois de assinado o vínculo acima referido, os leões têm como alternativa extinguir o projeto em caso de descida ao terceiro escalão, justamente o cenário agora ponderado pela sociedade anónima de Alvalade.

Importa acrescentar que clubes como o Sporting pagam 50 mil euros por época para ter a equipa B em competição, dado o acréscimo de jogos que a sua existência configura.

Ainda com 16 encontros para disputar no campeonato, a margem para a sobrevivência é muito considerável e o técnico João de Deus tem a posição em risco. Facto é que, com a equipa divorciada das vitórias e a afundar-se cada vez mais na tabela, a sociedade anónima verde e branca perspetiva todas as vias para o futuro e esse não passa por ter uma equipa B no Campeonato de Portugal.

A sobrevivência na II Liga equivale, por conseguinte, à sobrevivência de um projeto reativado há cinco anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguma restrição orçamental para os clubes participarem no Campeonato Nacional?

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, não percebi o porquê do "risco de acabar". Deve-se aos encargos financeiros inerentes à manutenção da equipa ou ao facto de haver o risco de descer?

Compartilhar este post

Link para o post

As 2.

Isto resolvia-se de uma forma bastante fácil, ou pelo menos fazíamos as coisas para que se resolvessem, porque a inércia é tal que me faz considerar se não é mesmo isso que eles querem.

Compartilhar este post

Link para o post

As 2.

Isto resolvia-se de uma forma bastante fácil, ou pelo menos fazíamos as coisas para que se resolvessem, porque a inércia é tal que me faz considerar se não é mesmo isso que eles querem.

será coincidência que após a contratação do jesus, a equipa B tenha estes resultados?

Oh Vaart, porque perguntas se já sabes a resposta?

não deve ter lido o artigo

Compartilhar este post

Link para o post

será coincidência que após a contratação do jesus, a equipa B tenha estes resultados?

Não só. Concordando, pior só mesmo ter lá um abécula que não é despedido de forma alguma.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada que digam que é a equipa B que representa um encargo de 3 milhões. Estamos a falar de quê? Espero que não seja custos com o plantel e estes 3 milhões representem custos com equipa técnica, deslocações e afins... caso contrário isto não faz sentido nenhum...

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Vaart, porque perguntas se já sabes a resposta?

Porque não sei a resposta. No artigo apresentam duas razões, tanto pode ser a junção das duas como uma em particular. Ou até, que uma seja o pretexto para justificar a outra.

Daí a minha questão. Que eu saiba, ainda me assiste o direito de colocar uma questão quando não percebo algo ao invés de me fazer passar por um "pseudo-entendido".

não deve ter lido o artigo

Por mero acaso, até li.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada que digam que é a equipa B que representa um encargo de 3 milhões. Estamos a falar de quê? Espero que não seja custos com o plantel e estes 3 milhões representem custos com equipa técnica, deslocações e afins... caso contrário isto não faz sentido nenhum...

o problema é mesmo ser 3 milhões.

Esse valor representa má gestão, só por si.

Aposto que o Benfica e o FC Porto devem estar pela metade desse valor, para assegurar a equipa B.

Compartilhar este post

Link para o post

Sporting, tu nunca vais acabar. Tu vais vencer, podes crer. Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar, Sporting, tu nunca vais acabar.

Compartilhar este post

Link para o post

Estão a ver se os árbitros facilitam nas últimas jornadas. Mas não era preciso isto, eles vão fazê-lo com qualquer equipa B numa situação dessas.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ não tem nada a ver com a salganhada que é a nossa equipa B. O projecto da equipa B é algo completamente inexistente, quase desde o início. O plantel é uma manta de retalhos, composto por dois ou três jovens com potencial, outros tantos que fomos buscar lá fora mais ou menos caídos do céu, e um número irrisório de trambolhos que se sentem atrapalhados pelo simples facto da bola ser redonda. Quanto ao treinador, já quando tinha mais mão de obra nunca conseguiu meter a equipa a mostrar grande qualidade, portanto esta época só surpreende quem anda desatento.

Onde está a promessa eleitoral do Bruno que mencionava uma equipa principal com 20 jogadores (ou poucos mais) e uma equipa B com outros tantos, sendo que a segunda alimentaria quando necessário, sendo as contratações meramente cirúrgicas, como tem de ser num plantel não muito extenso? Esta época, no campeonato, já utilizámos 30 jogadores diferentes na equipa A e 36 (!) na B, sendo que 4 destes actuaram por ambas, todos eles jogadores da equipa A (Matheus, Esgaio, Douglas e Paulista), algo que, na minha opinião, é incompreensível. E nem estou a contar com o Azbe Jug.

A equipa B deve ser sempre utilizada para potenciar jogadores jovens com uma futura utilização na primeira equipa em vista, nunca como repositório de excedentários da equipa principal ou de jogadores que nunca terão qualidade para lá chegar. Nem que algumas das vagas sejam preenchidas com juniores já com qualidade para voos mais altos, à semelhança do que o Benfica tem feito.

A confirmar-se, seria um erro tremendo. A ideia das equipas B é boa e tem tudo para ser positiva para as equipas grandes. Não é por não temos um projecto ou por a nossa equipa B ser uma enorme salganhada que o potencial desta ideia desaparece. O erro é nosso, por não conseguirmos tirar proveito dela.

Compartilhar este post

Link para o post

A maior escola de formação do país :funny: O Benfica na sua equipa B na última convocatória era tudo jogadores da formação. É meter os olhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

o problema é mesmo ser 3 milhões.

Esse valor representa má gestão, só por si.

Aposto que o Benfica e o FC Porto devem estar pela metade desse valor, para assegurar a equipa B.

O Benfica e o Porto gastarão muito mais do que o Sporting na equipa B, dadas as contratações e comissões que pagam por jogadores que nunca terão uma real oportunidade.

3M é ainda assim, bastante, dado ser um orçamento quase à altura dos mais baixos da Primeira Liga, com a agravante que uma equipa B deveria ser maioritariamente composta por jogadores a transitar do escalão de júnior para sénior.

Compartilhar este post

Link para o post

Se incluirmos as contratações sim, é possível. Mas continua a ser um problema.

Um orçamento de uma equipa B devia ser, assim de repente e com poucas contas, conforme as diretrizes que o Bruno tinha pensado aquando da sua eleição, no máximo 1,5M€. Idealmente, 1M€.

Olhe-se para as outras equipas B...só mesmo o Guimarães é que tem uma política mais baseada no scouting de jovens promessas. O FC Porto também um pouco mas não tanto. O resto procura, em 70% dos casos, a integração dos juniores e a passagem para o momento profissional. Nenhuma destas equipas apresenta um orçamento de 3M€, sou capaz de apostar. Mas se estiver errado alguém que me negue.

O Sporting? Nem uma coisa, nem outra. Uma verdadeira salganhada. Depois temos uma equipa técnica que está ali para brincar e ir fazendo uns jogos, então de pouco serve ter uma equipa B, realmente. Mas se formos por aí, estamos a dar um tiro no pé.

Compartilhar este post

Link para o post

O interessante, e que não está referido na notícia, é o Sporting estar a ponderar substituir essa equipa B com um clube satélite.

O Guimarães desceu de divisão, acho que foi logo na primeira época, e subiu na seguinte. O Marítimo desceu há duas temporadas e agora está a "lutar" pela subida, o lutar está entre-aspas pois não existe muito interesse do clube para que isso aconteça. O que só vem mostrar que o facto da equipa B descer não significa que acabe.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não sei a resposta. No artigo apresentam duas razões, tanto pode ser a junção das duas como uma em particular. Ou até, que uma seja o pretexto para justificar a outra.

Daí a minha questão. Que eu saiba, ainda me assiste o direito de colocar uma questão quando não percebo algo ao invés de me fazer passar por um "pseudo-entendido".

Claro que tens direito, mas achas mesmo que isto era sequer equacionado se não andassem aflitos na tabela?

Compartilhar este post

Link para o post

Os dois Geraldes que estiveram emprestados na primeira metade da época (André no Vitória FC e Francisco no Moreirense) a jogarem de início no Sporting B e mesmo assim estão a perder 1-2 contra o Varzim em casa.

E já agora toda a gente que está naquela zona está a ganhar neste momento (Leixões, Freamunde, Académico de Viseu e Porto B) o que atira o Sporting B para penúltimo e a 4 pontos do primeiro lugar de descida via play-off.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que tens direito, mas achas mesmo que isto era sequer equacionado se não andassem aflitos na tabela?

Podia ser pela falta de dinheiro. É preciso não esquecer que, apesar das melhorias financeiras, o Sporting ainda não está totalmente "saudável". E se isto for por andarem aflitos na tabela, acho que é uma vergonha. Especialmente, se tivermos em conta aquilo que o Ed disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Os dois Geraldes que estiveram emprestados na primeira metade da época (André no Vitória FC e Francisco no Moreirense) a jogarem de início no Sporting B e mesmo assim estão a perder 1-2 contra o Varzim em casa.

E já agora toda a gente que está naquela zona está a ganhar neste momento (Leixões, Freamunde, Académico de Viseu e Porto B) o que atira o Sporting B para penúltimo e a 4 pontos do primeiro lugar de descida via play-off.

Já estávamos em penúltimo desde a jornada anterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estávamos em penúltimo desde a jornada anterior.

Queria focar mais a distância pontual mas pelo que estou a ver também mantêm-se mais ou menos na mesma margem. Antes era de 4 para a linha de água e agora passa para 5. Vendo a classificação ao vivo parecia que as distância estavam a aumentar consideravelmente mas aparentemente não.

Compartilhar este post

Link para o post

A maior escola de formação do país :funny: O Benfica na sua equipa B na última convocatória era tudo jogadores da formação. É meter os olhos.

No ano passado o Benfica B ia descendo. Safou-se no fim por 1 ponto...

Para se ter noção do absurdo que é 3M para um clube de 2ª liga ouvi o Fiuza ontem na TSF a dizer que o orçamento do Gil Vicente é 1M.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...