Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Josep

“Pensar demasiado me hace daño” - André Gomes

Publicações recomendadas

“Pensar demasiado me hace daño”

El centrocampista del Barça André Gomes nos muestra su 'herida' en una extensa entrevista publicada en el #Panenka72. Este es un pequeño extracto.

André Gomes fichó por el Barcelona en verano de 2016. Y un año y medio después, los aficionados siguen preguntándose dónde está el futbolista que causó tan buena impresión en las filas del Valencia. El gesto serio, la inseguridad con la que desarrolla su juego, los primeros silbidos del Camp Nou… ¿Qué le pasa al centrocampista portugués?

En el #Panenka72, correspondiente al mes de marzo y ya a la venta, André Gomes rompe un largo silencio. A través de una entrevista de hora y media, plasmada en 12 páginas, el futbolista azulgrana nos muestra su “herida“, que es el término que él mismo utiliza para referirse al bloqueo que le atenaza en los terrenos de juego.

“No me siento bien en el campo, no estoy disfrutando de lo que puedo hacer“, confiesa. Al mismo tiempo que regresa a sus primeros días en el vestuario culé para buscar explicaciones. “Los primeros seis meses fueron bastante bien, pero luego las cosas cambiaron. Quizá la palabra no sea la más correcta pero se volvió un poco infierno, porque empecé a tener más presión“. Y matiza: “Con la presión yo vivo bien, con lo que no vivo bien es con la presión para mí mismo“.

Cuestionado sobre la confianza que desde el club mantienen en sus prestaciones -tanto Luis Enrique como Ernesto Valverde le han brindado muchas oportunidades para reivindicarse-, el portugués defiende que “entrenando estoy muy tranquilo. Obviamente que hay algún día que estoy un poco mal de confianza, porque hasta en los entrenamientos se nota. Sabes que has sufrido. Quizá he jugado el día antes o dos días antes y aun estoy con la imagen del partido, que no me permite seguir adelante. Pero en los entrenamientos me siento cómodo con mis compañeros”. Sin embargo, como él mismo asume, “la sensación que tengo en los partidos es mala“.

La percepción, desde fuera, coincide con su propio diagnóstico: no disfruta en el campo. “Pensar demasiado me hace daño. Porque pienso en las cosas malas y, después, en lo que tengo que hacer, y voy siempre a remolque. Aunque mis compañeros me apoyan bastante, las cosas no me salen como ellos quieren que salgan“. Esta autoexigencia impide a André Gomes poner remedio a su inseguridad. De hecho, en ocasiones ocurre todo lo contrario. “Me encierro. No me permito sacar la frustración que tengo. Entonces, lo que hago es no hablar con nadie, no molestar a nadie. Es como si me sintiera avergonzado“. Y en lugar de aligerarla, la mochila sigue pesando cada vez más. “Me ha pasado en más de una ocasión eso de no querer salir de casa. Eso de que la gente te pueda mirar, tener miedo de salir a la calle por vergüenza…“.

Confiesa que se guarda las cosas “hasta que estallo” y, precisamente por eso, sus amigos son los primeros en hacerle ver que su problema habita en la cabeza. “Me dicen que voy con el freno de mano. Y lo que más cuesta es tener consciencia de todo“. Porque una de las cosas que más le duele es comprobar lo mucho que se espera de él. “Me molesta que me digan que puedo hacer muchas cosas buenas. Yo me pregunto a mí mismo: ¿y por qué no las hago?“.

André Gomes no solo se desnuda emocionalmente en esta charla mantenida en las instalaciones del FC Barcelona el pasado 23 de febrero. También repasa sus inicios futbolísticos, en los que creció en la cantera del Oporto pero acabó debutando en el primer equipo del Benfica, con Jorge Jesus al mando. Del técnico luso, pero también de su seleccionador nacional, Fernando Santos, pasando por Luis Enrique o Valverde, Gomes habla largo y tendido. Así como de su paso por el Valencia o de la “suerte” de compartir vestuario con dos estrellas como Cristiano Ronaldo o Leo Messi.

http://www.panenka.org/miradas/pensar-demasiado-me-dano/

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser o melhor da geração dele mas o futebol do Barça não lhe serve. Tem que ser um futebol partido, que lhe permita correr com bola onde é surpreendentemente forte e competente.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que a sua sorte mude no Barça, porque gosto do futebol que tem. Se não, que regresse à Luz para acabar de escrever a estória que deixou a meio. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Nota-se que tem ali coisas para dar mas por algum motivo quando vai a decidir parece que alguma coisa lhe cai em cima. Pode fazer tudo bem numa jogada mas no último toque tem estragado sempre tudo. Que se motive, pode vir a ser bastante útil.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já devia ter sido vendido. 8-[

Pela tua vontade, ele fazia uma carreira à Anelka :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pela tua vontade, ele fazia uma carreira à Anelka :mrgreen:

Nem tenhas duvidas. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

soa mal quando o gajo está claramente com uma depressão do crl, vi o video da entrevista. tem que sair do barça asap

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que saia para o barça, clube onde o futebol dele se enquadra melhor e vai realmente mostrar a sua qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

estava quase com pena dele até ver com aquele casaco com aquele pelo

Compartilhar este post

Link para o post

o gajo até nem é mau. agora para mudar o estatuto que ele tem plantel que é baixo ele tinha que esforçar-se mais. Olha-se para o gajo a jogar e nota-se que ele está-se nas tintas para o jogo. Ele pode dizer o que quiser mas tenho a certeza que ele nao se esforça para forçar a saída do barça. Acho que faz bem sair do barça mas fazer o que ele está a fazer pra sair é muito pouco profissional e desrespeitoso

Compartilhar este post

Link para o post

o gajo até nem é mau. agora para mudar o estatuto que ele tem plantel que é baixo ele tinha que esforçar-se mais. Olha-se para o gajo a jogar e nota-se que ele está-se nas tintas para o jogo. Ele pode dizer o que quiser mas tenho a certeza que ele nao se esforça para forçar a saída do barça. Acho que faz bem sair do barça mas fazer o que ele está a fazer pra sair é muito pouco profissional e desrespeitoso

Deves ter lido a notícia na diagonal, só pode.

Ele afirma, com todas as palavras, que não se sente confortável a jogar e que não tem prazer no que faz. Isso não tem nada a ver com esforçar-se pouco, é sinal de outra coisa que vai para além da capacidade e qualidade de jogo que ele apresenta. E também nada tem a ver com pouco profissionalismo ou desrespeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Deves ter lido a notícia na diagonal, só pode.

Ele afirma, com todas as palavras, que não se sente confortável a jogar e que não tem prazer no que faz. Isso não tem nada a ver com esforçar-se pouco, é sinal de outra coisa que vai para além da capacidade e qualidade de jogo que ele apresenta. E também nada tem a ver com pouco profissionalismo ou desrespeito.

eu nao estou a dizer o que ele disse. Aquela é minha interpretação do que se passa. Eu nao acho que o que ele diz seja totalmente verdade.O tipo esta no barcelona que por muito que eu nao goste de admitir (sou fã do real madrid) pratica bom futebol apesar de achar que já jogou bem mais do que joga agora. Ele tem tido oportunidades. Nunca vi um jogador nao lhe passar a bola porque nao gosta dele ( quando ele joga a equipa joga com ele). Ganha bem. E agora vem com esta entrevista. Para mim o problema dele é falta de profissionalismo

Editado por Ubebado

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao estou a dizer o que ele disse. Aquela é minha interpretação do que se passa. Eu nao acho que o que ele diz seja totalmente verdade

Então, tu achas que um gajo que vem para a comunicação social falar de um problema dele está a mentir? Qual é a necessidade disso? Especialmente, quando uma afirmação destas o pode deixar fragilizado.

Isso é uma interpretação redutora e muito falaciosa da entrevista dele.

E esse é o problema do comum adepto de futebol, negligencia factos que têm relevância.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, tu achas que um gajo que vem para a comunicação social falar de um problema dele está a mentir? Qual é a necessidade disso? Especialmente, quando uma afirmação destas o pode deixar fragilizado.

A necessidade disso é desculpar-se. O objetivo da fragilizaçao é forçar a saída. Se calhar estou enganado mas é isto que eu acho

Editado por Ubebado

Compartilhar este post

Link para o post

A necessidade disso é desculpar-se. O objetivo da fragilizaçao é forçar a saída

Desculpar-se de? Se consideras que ele está a ser um flop, não é o primeiro nem será o último. Portanto, isso nem sequer necessita de justificações.

Claro, uma pessoa fragiliza-se a ela própria para deixar o local de trabalho. Ou seja, para ti o André Gomes é um sabotador dele próprio. Corretíssimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que se sabe ele forçou a saída, mas o Valverde acho por bem ele ficar e dar-lhe mais algumas oportunidades, basta ver que ele continua a ser opção de quando em vez.

E isto de jogar no Barcelona (ou noutro clube do género) não são rosas todos os dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpar-se de? Se consideras que ele está a ser um flop, não é o primeiro nem será o último. Portanto, isso nem sequer necessita de justificações.

Claro, uma pessoa fragiliza-se a ela própria para deixar o local de trabalho. Ou seja, para ti o André Gomes é um sabotador dele próprio. Corretíssimo.

1ºNao disse que precisava de desculpar-se mas fê-lo

2ºé que é mesmo isso

Compartilhar este post

Link para o post

Para além disso para ele ser minimamente opção num plantel como o Barça é porque é profissional e cumpre dentro e fora do campo, porque ele não tem qualidade nem estatuto para se desleixar e jogar na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...