Sumudica by Night Publicado 2 Outubro 2018 Citar Praxes violentas na Serra da Estrela feitas por grupo secreto formado só por homens Os alunos foram levados em bagageiras de carros, de cara tapada, e alvos de perguntas por parte dos praxantes. Se não acertassem nas respostas, tinham de baixar as calças para serem agredidos. O regresso às aulas nas universidades trouxe novos relatos de praxes violentas. O caso mais recente aconteceu no curso de Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior (UBI), onde dois alunos se queixaram de terem sofrido abusos e agressões, na semana passada, numa praxe ocorrida na Serra da Estrela. Entretanto, a Universidade informou, esta segunda-feira, que fez queixa ao Ministério Público e que abriu um processo de averiguações. O Observador apurou junto de um aluno do referido curso que aspraxes em causa tiveram origem num grupo secreto, formado apenas por homens, e criado há 11 anos, quando abriu a licenciatura na UBI. Esse grupo, que tinha como prática levar caloiros para a Serra da Estrela para serem praxados, tinha o seu próprio código de conduta, que “desrespeita as regras da praxe” levadas a cabo pela Universidade, referiu ainda o mesmo aluno ao Observador. O grupo secreto estava, também, no Facebook, onde eram publicadas imagens das praxes, como forma de provar aos membros mais antigos que os rituais ainda eram praticados. Ali era também perguntado aos novos alunos se queriam ser incluídos. Os jovens sabiam que iam ser praxados, mas desconheciam os contornos dessas práticas — como aqueles que aconteceram na noite das agressões. Os alunos foram levados em bagageiras de carros, de cara tapada, e alvos de perguntas por parte dos praxantes. Se não acertassem nas respostas, tinham de baixar as calças para serem agredidos — o Observador apurou que os agressores lhes bateram com colheres de pau, prática que viola o código de praxe da UBI. Ainda de acordo com o mesmo relato, um dos caloiros que participou nas praxes ligou à polícia, no momento em que chegou à Covilhã, a denunciar as agressões. Depois de revelado o caso, nomeadamente à Universidade, foi convocado o Forum Veteranum— uma espécie de tribunal de praxe que inclui um representante de praxe de cada uma das cinco faculdades da UBI. Nessa reunião, ainda segundo o relato feito ao Observador, os agressores admitiram as práticas e também a existência do grupo de Facebook onde eram planeadas as praxes. Como resposta, os oito membros responsáveis pelos abusos foram expulsos de qualquer atividade de praxe. De acordo com a Sábado, um dos elementos em causa seria o “Preatorum” do curso, ou seja, o líder máximo da praxe na licenciatura de Ciências Biomédicas, e os atuais membros terão sido obrigados a entregar todo o material alusivo ao grupo (denominado de “Dominus Praxis) — como um livro de atas com o nome dos mais de 50 integrantes desde a fundação, assim como o código de praxe que o regia. UBI faz queixa ao Ministério Público Na sequência das agressões, a Universidade da Beira Interior anunciou ter feito queixa ao Ministério Público e aberto um processo interno de averiguação. “A UBI fez chegar ao Ministério Público da Covilhã uma queixa relativa a atos de violência que terão ocorrido na última semana, entre alunos da instituição”, disse a universidade em resposta à Lusa. A UBI explica que este procedimento surge na sequência de uma participação que foi feita por parte de um aluno desta instituição do distrito de Castelo Branco. A nota também refere que esta foi a única participação que recebeu até agora, desde o início do ano letivo, e ressalva que a situação relatada ocorreu fora das instalações da universidade. Além da queixa ao Ministério Público, a instituição também abriu um processo no âmbito da Comissão Disciplinar do Senado, que analisará a situação. Provando-se os factos, a sanção poderá chegar à interdição da frequência da UBI durante 5 anos”, salienta a Universidade, que frisa que, ao longo do tempo, tem tomado “medidas para que a integração dos novos alunos seja feita de forma civilizada, sendo que há vários anos que não é permitida qualquer prática de praxe dentro das suas instalações”. Recordando que a instituição apenas “apadrinha” atividades dos alunos que tenham cariz solidário e cívico”, a UBI refere que o reitor da instituição, António Fidalgo, tem salientado, em todos os atos de receção aos estudantes, que a “integração de novos alunos deve ser feita de forma amigável por todos os intervenientes”. “Antes, logo no ato da matrícula, é entregue um panfleto de sensibilização, assinado pela Reitoria, Associação Académica da UBI e pelo Provedor do Estudante, que acompanha todo o processo de integração”, conclui. Associação Académica condena agressões Esta segunda-feira, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), condenou as praxes praticadas por alunos daquela instituição e defendeu que o caso deve ser “investigado até às últimas consequências”. “A AAUBI não se revê neste tipo de atitudes e, como é óbvio, condena estes comportamentos que vão contra todos os valores que devem nortear a integração dos novos alunos, tais como a solidariedade, amizade e companheirismo”, afirmou o presidente da Associação, Afonso Gomes, em declarações à Lusa. Para o responsável, a situação relatada não respeita o espírito cívico e académico e, a confirmar-se, “é algo que tem de ser punido”, dentro do previsto na lei. No comunicado emitido esta segunda-feira, a AAUBI também defende que “o caso deve ser investigado até às últimas instâncias” e lembra que a associação está “à disposição de alunos que se sintam coagidos ou lesados em situações que possam colocar em causa a sua integridade física moral e psicológica, mobilizado todos os recursos necessários para os auxiliar”. Observador. Então, achavam que este ano não havia tópico de praxes? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Outubro 2018 Já estamos naquela altura do ano? Chamem os traumatizados da praxe e os coitadinhos que só tem amigos por causa da praxe. A seguir vêm todos, individualmente contam a sua experiência, dizem que foi muito bom/mau e passa ao próximo. Podes fechar sumudica. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 2 Outubro 2018 "grupo secreto formado só por homens". Se isto chega aos ouvidos da Serena... Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 2 Outubro 2018 o Observador apurou que os agressores lhes bateram com colheres de pau, prática que viola o código de praxe da UBI. É o que dá não lerem o código de praxe, só são permitidas colheres de aço inoxidável. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Outubro 2018 (editado) Eu posso estar enganado mas o que me espanta a mim é a quantidade de naifs que, com a quantidade de informação que existe hoje sobre o assunto, vão para as praxes a achar que vão beber uns finos e jogar uns matrecos com uns amigos. Sobre o assunto, provavelmente já devem ter colocado por ai mas aconselho um dos últimos vídeos do Guilherme Geirinhas, é elucidativo. Editado 2 Outubro 2018 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 2 Outubro 2018 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Eu posso estar enganado mas o que me espanta mim é a quantidade de naifs que com a quantidade de informação que existe hoje sobre o assunto, vão para as praxes a achar que vão beber uns finos e jogar uns matrecos com uns amigos. Sobre o assunto, provavelmente já devem ter colocado por ai mas aconselho um dos últimos vídeos do Guilherme Geirinhas, é elucidativo. Eu sobre as praxes não tenho nada a dizer, mas acho que recomendar Guilherme Geirinhas devia dar BO.... no mínimo Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Outubro 2018 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Eu posso estar enganado mas o que me espanta mim é a quantidade de naifs que com a quantidade de informação que existe hoje sobre o assunto, vão para as praxes a achar que vão beber uns finos e jogar uns matrecos com uns amigos A mim não me espanta nada. Espanta-me é os atrasados que praxaram acharem que ia ser tudo secreto. Mas hey, quem faz grupos secretos para praxar estudantes, preenchem atas e o diabo a quatro é outro nivel. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Outubro 2018 (editado) Citação de IlidioMA, há 10 minutos: Eu sobre as praxes não tenho nada a dizer, mas acho que recomendar Guilherme Geirinhas devia dar BO.... no mínimo Desculpa O vídeo é este já agora: https://www.facebook.com/guilhermegeirinhas/videos/234653847228798/ Citação de Bashir, há 9 minutos: A mim não me espanta nada. Espanta-me é os atrasados que praxaram acharem que ia ser tudo secreto. Mas hey, quem faz grupos secretos para praxar estudantes, preenchem atas e o diabo a quatro é outro nivel. Sim. Os naifs existem nos dois lados. Aqueles que não sabem ao que vão e aqueles que por alguma razão, acham que a praxe é um mundo fechado, e portanto podem lá fazer o que lhes bem apetecer, que são imunes ao mundo exterior. Btw, o post anterior pode induzir em erro mas ando a tirar o Mestrado e nunca meti os pés numa praxe. Simplesmente acho que a "culpa" está nos dois lados: Existem bestas a praxar e existe gente que não sabe muito bem o que é a praxe quando se mete lá. Aliás, sempre que ao andar pela faculdade tenho que assistir por breves momentos a essas situações (agora é raro porque estudo durante a noite) os meus niveis de cringe / vergonha alheia atingem um nível bastante alto. Editado 2 Outubro 2018 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Outubro 2018 Pá, não sei o que responder a isso sinceramente. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 2 Outubro 2018 (editado) Citação de HappyKing, Em 02/10/2018 at 10:42: Desculpa O vídeo é este já agora: https://www.facebook.com/guilhermegeirinhas/videos/234653847228798/ Sim. Os naifs existem nos dois lados. Aqueles que não sabem ao que vão e aqueles que por alguma razão, acham que a praxe é um mundo fechado, e portanto podem lá fazer o que lhes bem apetecer, que são imunes ao mundo exterior. Btw, o post anterior pode induzir em erro mas ando a tirar o Mestrado e nunca meti os pés numa praxe. Simplesmente acho que a "culpa" está nos dois lados: Existem bestas a praxar e existe gente que não sabe muito bem o que é a praxe quando se mete lá. Aliás, sempre que ao andar pela faculdade tenho que assistir por breves momentos a essas situações (agora é raro porque estudo durante a noite) os meus niveis de cringe / vergonha alheia atingem um nível bastante alto. There's bad hombres on both sides, folks, both sides! Editado 7 Janeiro 2019 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Outubro 2018 (editado) Citação de IlidioMA, há 21 minutos: There's bad hombres on both sides, folks, both sides! Nunca esperei concordar, mesmo que numa situação especifica, com o Trump em alguma coisa. Alguns não são necessariamente bad hombres, são apenas ingénuos. Editado 2 Outubro 2018 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 2 Outubro 2018 Citação de Almeno, há 27 minutos: Foi o @pedropb13 Fds, apanhaste-me. Ainda ninguém sabia disto. Estou tramado. Fora de brincadeiras, isto é muito grave e caiu que nem uma bomba aqui na Covilhã. Até porque isto nem é bem praxe porque esta é feita por uma comissão que é eleita todos os anos e que normalmente são do terceiro ano de licenciatura ou quarto quando há mestrado. Neste caso é uma seita completamente à parte e fora das "regras" (aquelas imaginárias que alguém se lembrou de criar) composta por alunos e ex alunos do curso de Biomédicas que levam alguns caloiros para estas mrdas depois da praxe propriamente dita acabar às 23h. Fui 2 ou 3 dias fazer praxe no meu ano de caloiro e saí, tendo sido o único a fazê-lo no meu curso nesse ano e fiquei um pouco satisfeito quando vi isto a vir a público porque pode ser que comecem a vir cá chafurdar e como tal encontrarem muitas outras coisas que vão acontecendo apesar de nenhuma ter a gravidade desta. Fala se que a jornalista do CM que publicou a primeira notícia sobre o caso andou cá e como tal saberá de muita coisa que cá se faz e como tal as "identidades" que organizam estas celebrações tipo Batismos e Latadas estão a pensar em cancelar tudo para não agravar o estado da situação. Era lindo uma câmara da CMTV no dia da Latada, havia muito paizinho a ficar horrorizado com as figuras dos filhos. Ainda o ano passado andou a circular um video de uma caloira com um "veterano" a pinarem forte e feio aqui na rua à Luz do dia :lol: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Outubro 2018 Quem nunca se integrou fechado numa bagageira, vendado, para depois levar umas pauladas bem assentes no lombo, com as calças em baixo? Pessoalmente, nunca chego a um grupo novo sem propor que me conheçam melhor desta forma. 9 2 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Outubro 2018 Nenhuma boa história começa fora duma bagageira. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 2 Outubro 2018 Conheço um que ainda está num poço. 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 2 Outubro 2018 (editado) Citação de Almeno, Em 02/10/2018 at 12:53: Conheço um que ainda está num poço. Esta?: Editado 8 Janeiro 2019 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 2 Outubro 2018 Já sei que devo continuar sozinho nesta "luta", mas e os paizinhos dos meninos? Pah, não me cabe na cabeça que filhos meus fossem para uma Universidade e não procurasse reunir informação sobre o estabelecimento de ensino e sua envolvência, praxes incluídas, e que não procurasse esclarecer com eles dúvidas sobre o que é, o seu carácter e, caso pretendessem participar, os seus limites. Precisamente para que situações deste género não acontecessem aos meus putos. Mas isto sou eu, aparentemente a esmagadora maioria deve estar-se a cagar para isso. Depois hão de aparecer revoltados com o tratamento dado aos meninos. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 2 Outubro 2018 (editado) Citação de Black Hawk, há 48 minutos: Já sei que devo continuar sozinho nesta "luta", mas e os paizinhos dos meninos? Pah, não me cabe na cabeça que filhos meus fossem para uma Universidade e não procurasse reunir informação sobre o estabelecimento de ensino e sua envolvência, praxes incluídas, e que não procurasse esclarecer com eles dúvidas sobre o que é, o seu carácter e, caso pretendessem participar, os seus limites. Precisamente para que situações deste género não acontecessem aos meus putos. Mas isto sou eu, aparentemente a esmagadora maioria deve estar-se a cagar para isso. Depois hão de aparecer revoltados com o tratamento dado aos meninos. Os paizinhos dos meninos são os mesmos que se estão a cagar se os filhos entram em coma alcóolico com 14/15/16 anos numa qualquer discoteca. São os mesmos que defendem que a culpa dos filhos terem um desempenho medíocre durante a sua escolaridade é culpa dos professores que ensinam mal. Os paizinhos dos meninos são sem dúvida uma das partes principais do problema. E isso só irá piorar porque só de imaginar a geração que tem agora 15/16/17 anos a serem pais fico preocupado. Editado 2 Outubro 2018 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 2 Outubro 2018 O problema é que a maioria do pessoal que estuda cá é de longe. Minho, Porto/Aveiro, Alentejo, Arquipélagos e PALOPs devem representar mais de metade dos alunos da UBI. Digo isto pela minha experiência de me cruzar com pessoal na rua e nas aulas, não tenho dados nenhuns que comprovem isto :mrgreen: E como tal os paizinhos vêm cá no dia da matrícula, passam ali na universidade que é acolhedora, falam com alunos mais velhos que lá estão em representação do curso e saem para arranjar um quarto para o filho com uma excelente impressão da UBI e dos colegas dos filhos. Depois enquanto procuram o quarto ficam com a ideia que a cidade é pequenina e muito calma, trocam minutos de conversa com os idosos que por cá passam e ouvem que cá não há roubos e a vida é tranquila. Tratam de tudo e vão à vida deles pensando que deixam o filho num paraíso para estudar onde não há distrações nem problemas e nunca mais cá metem os pés (alguns vêm na Latada e na Bênção das Pastas). Depois quando os filhos se apanham sozinhos (alguns a primeira vez na vida) fartam-se de fazer mrda e os pais que andam a pagar tudo nem imaginam as figuras que andam a fazer. Compartilhar este post Link para o post