Nicólas Gaitán Publicado 4 Novembro 2018 Olá malta, Não é de ânimo leve que venho pedir opiniões pela situação bicuda sobre o que estou a passar. Indo directo ao assunto : Comprei um apartamento, 3o e último andar, faz precisamente hoje 1 mês. Acontece que agora que começou as chuvas, estou com infiltrações de água, provavelmente provenientes do algeroz que é interno (dentro da parede). Quando comprei a fracção, ninguém me disse do problema. Entrei em contacto com o condomínio, que é gerenciado pela ldc, o gestor para além de dizer que o condomínio não tem fundos diz também que não consegue mandar lá um técnico pois estão todos em obras. Ficou de marcar uma assembleia para se falar do problema, mas pelo que tenho conhecido da vizinhança, acho que a maioria não vai concordar com o arranjo, apesar de a água já estar a passar para o vizinho debaixo. Posto isto, o que me sugerem fazer? Estou farto de ir presencialmente apertar com o condomínio mas nada fazem. Tenho um seguro multi riscos que tem na cláusula danos por água e infiltrações, é possível usá-lo nesta situação? Ou terei eu que pagar o arranjo do meu bolso e depois deixar de pagar condomínio? Comprei um apartamento ao qual não o posso habitar, pago 2 rendas pois tenho que continuar no arrendado e ainda por cima tenho um filho a caminho que nasce no início do ano. Todas as opiniões são bem vindas. Abraço Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 4 Novembro 2018 (editado) A casa é nova ou remodelada? Se for, acho que o construtor pode e deve arranjar. Se não for, ya, ou tu ou o condomínio. Estranho é o condomínio, ainda por cima essas agências que gerem dezenas de prédios, não terem fundos nem que seja para cobrir parte do arranjo. Aliás, se for do algeroz, quem tem que o mandar limpar ou arranjar é o condomínio. Editado 4 Novembro 2018 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Nicólas Gaitán Publicado 4 Novembro 2018 Citação de Mayday, há 33 minutos: A casa é nova ou remodelada? Se for, acho que o construtor pode e deve arranjar. Se não for, ya, ou tu ou o condomínio. Estranho é o condomínio, ainda por cima essas agências que gerem dezenas de prédios, não terem fundos nem que seja para cobrir parte do arranjo. Aliás, se for do algeroz, quem tem que o mandar limpar ou arranjar é o condomínio. A casa não é nova e remodelada está a ser por mim, mas obviamente só de interior. O problema aqui mesmo é: - o condomínio diz que não tem fundos - o mais provável na assembleia é os outros condóminos não aceitarem a realização da obra porque ainda não lhes está a afectar e por não quererem gastar dinheiro Logo eu fico completamente agarrado. Será que o seguro multi riscos pode ser solução? Avançar para o julgado de paz? O problema aqui é o tempo que demoram... Tempo esse que não o tenho Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 4 Novembro 2018 O seguro multi-riscos pode ser uma solução, parece-me. Dá uma olhadela nas alíneas e letras pequenas. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 5 Novembro 2018 Citação de Nicólas Gaitán, há 1 hora: A casa não é nova e remodelada está a ser por mim, mas obviamente só de interior. O problema aqui mesmo é: - o condomínio diz que não tem fundos - o mais provável na assembleia é os outros condóminos não aceitarem a realização da obra porque ainda não lhes está a afectar e por não quererem gastar dinheiro Logo eu fico completamente agarrado. Será que o seguro multi riscos pode ser solução? Avançar para o julgado de paz? O problema aqui é o tempo que demoram... Tempo esse que não o tenho Aqui em casa, sempre que acontece alguma coisa desse género, ligo ao construtor e é ele que arranja. Durante 5 anos. Mas é renovada. O problema do seguro é que se o problema for do prédio vão chutar para o condomínio. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 5 Novembro 2018 Que chatice @Nicólas Gaitán. Podes colocar onlin e as condições gerais do seguro? E, ainda, as particulares (ocultando os teus dados pessoais, da fração, etc.). Não sendo construção nova não há a garantia do empreiteiro. Não é uma área que domine mas, à primeira vista, parece-me que terás (podendo) de acionar o seguro. Vou falar aqui com uns colegas meus. Compartilhar este post Link para o post
Nicólas Gaitán Publicado 5 Novembro 2018 Citação de w0, há 36 minutos: Que chatice @Nicólas Gaitán. Podes colocar onlin e as condições gerais do seguro? E, ainda, as particulares (ocultando os teus dados pessoais, da fração, etc.). Não sendo construção nova não há a garantia do empreiteiro. Não é uma área que domine mas, à primeira vista, parece-me que terás (podendo) de acionar o seguro. Vou falar aqui com uns colegas meus. Sim claro, assim que chegar a casa Já coloco aqui todas as informações detalhadas do seguro. Todas as opiniões são bem vindas. Obrigado desde já pela atenção Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 5 Novembro 2018 Rapaz por lei, o condominio tem de pagar as obras. Claro que o que a lei diz e o que acontece na realidade sao coisas diferentes neste caso dos condominios. Mas basicamente e assim, fazes tu as obras (entrando com a gaita) e depois tens de entrar em litigio com o condominio. Vais ganhar certamente mas nao vais ter muitos amigos Concelho: na reuniao de condominos apresenta uma avaliacao que se arrajarem hoje vai custar x, se passar um ano o problema vai-se acentuar e vai passar a custar x ao quadrado... De resto o condominio por lei tambem tem de ter um fundo de maneio e um seguro do predio obrigatorio. A nao ser que se tenham feito obras recentemente onde se gastou o fundo de maneio, foste morar para um predio de caloteiros pelintras... Compartilhar este post Link para o post
Nicólas Gaitán Publicado 5 Novembro 2018 Citação de w0, há 5 horas: Que chatice @Nicólas Gaitán. Podes colocar onlin e as condições gerais do seguro? E, ainda, as particulares (ocultando os teus dados pessoais, da fração, etc.). Não sendo construção nova não há a garantia do empreiteiro. Não é uma área que domine mas, à primeira vista, parece-me que terás (podendo) de acionar o seguro. Vou falar aqui com uns colegas meus. Citação de Burkina2008, há 3 horas: Rapaz por lei, o condominio tem de pagar as obras. Claro que o que a lei diz e o que acontece na realidade sao coisas diferentes neste caso dos condominios. Mas basicamente e assim, fazes tu as obras (entrando com a gaita) e depois tens de entrar em litigio com o condominio. Vais ganhar certamente mas nao vais ter muitos amigos Concelho: na reuniao de condominos apresenta uma avaliacao que se arrajarem hoje vai custar x, se passar um ano o problema vai-se acentuar e vai passar a custar x ao quadrado... De resto o condominio por lei tambem tem de ter um fundo de maneio e um seguro do predio obrigatorio. A nao ser que se tenham feito obras recentemente onde se gastou o fundo de maneio, foste morar para um predio de caloteiros pelintras... Sim, tens toda a razão, basicamente os condóminos são assim... A maior parte das habitações são arrendadas e os proprietários nem sequer costumam comparecer nas assembleias pelo que sei. Eu queria a todo o tempo custo evitar ser eu a pagar pois já entre entrada para o apartamento, escritura, remodelaçoes que estava a efectuar, não estava na a contar gastar mais dinheiro. Ainda por cima o orçamento mais baixo barato que tenho é de 830 € + IVA em que consistia colocar os algerozes por fora do prédio, impermeabilizar toda a fachada onde entra água... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 5 Novembro 2018 Leva um advogado contigo à assembleia. Não conheces nenhum? Ele que diga mais ou menos o que disse o @w0. O gajo saca logo da carteira. Ou ainda descobres que o loja do condomínio anda a comer mais do que deve. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 5 Novembro 2018 A conversa do condomínio não ter dinheiro soa um bocado a esturro, visto de fora pelo menos. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 6 Novembro 2018 Citação de Burkina2008, Em 05/11/2018 at 13:04: Rapaz por lei, o condominio tem de pagar as obras. Claro que o que a lei diz e o que acontece na realidade sao coisas diferentes neste caso dos condominios. Mas basicamente e assim, fazes tu as obras (entrando com a gaita) e depois tens de entrar em litigio com o condominio. Vais ganhar certamente mas nao vais ter muitos amigos Concelho: na reuniao de condominos apresenta uma avaliacao que se arrajarem hoje vai custar x, se passar um ano o problema vai-se acentuar e vai passar a custar x ao quadrado... De resto o condominio por lei tambem tem de ter um fundo de maneio e um seguro do predio obrigatorio. A nao ser que se tenham feito obras recentemente onde se gastou o fundo de maneio, foste morar para um predio de caloteiros pelintras... Basicamente é isto. A minha casa é alugada, tive um entupimento na casa de banho, os canos são antigos e o prédio tem 3 andares a contar com r/c, ou seja vem tudo de cima para baixo, o vizinho de cima botou alguma coisa, foi parar ao meu vizinho de baixo e entupiu o r/c e o andar de cima ( o meu) Falei com a senhoria que é a gaja do condomínio a meias com a minha vizinha de baixo. Veio cá um intruja qualquer em 10 min tava feito, cobraram 800 euros, mas ninguém pagou como é óbvio, a 'factura' foi para o advogado da senhoria, que se recusou a pagar aquele valor e pôs a 'empresa' que pelos vistos nem existia em tribunal, foi uma confusão do crl, mas não tive que lidar com nada a não ser a casa de banho entupida. Deve ser fdd é comprar casa num prédio em que toda a gente é 'temporária', ninguém tá para dar dinheiro para te arranjar a casa, essa é a verdade, mas por outro lado, se a casa é alugada (os teus vizinhos) não serão eles a pagar o condomínio, logo não arranjas inimigos. Quanto muito os donos podem alugar a casa a uns brasileiros do sertanejo, para te fazer a vida um inferno. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 6 Novembro 2018 É muito simples @Nicólas Gaitán. Tenta saber ao certo de onde vêm as infiltrações. Se forem de áreas comuns, a responsabilidade é acarretada por todo o prédio, isto é, pelo condomínio. Se a memória não me falha, isso está nos arts. 494º e 1424º do CC. Há também um acordão qualquer, que acho que é relativamente recente, que trata um caso semelhante ao teu e que deu razão os proprietários. Eu estou no telemóvel mas logo já te digo Se precisares de ajuda diz. Tens esses artigos, o acordão eu depois vejo qual é e simplesmente toda a razão está do teu lado, se o problema for de área comum. Força a barra e, se se confirmar que não têm dinheiro (lol), sempre podes fazer com que os futuros pagamentos do condomínio sejam descontados também. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 6 Novembro 2018 Não é assim tão linear que quem tem de pagar as obras é o condominio. Primeiro o que deves fazer é acionares o teu seguro, só depois do perito averiguar se o problema é da construção ou da tua facção é que terás de apertar com o condominio. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Novembro 2018 Se o problema for das áreas comuns, é o condomínio que tem que assumir. E por áreas comuns entende-se, salvo erro, todas as zonas não cobertas, incluindo varandas, telhados, terraços, etc. O melhor que tens a fazer é, primeiro, chamares a seguradora e tentares perceber de quem é a responsabilidade. Se for mesmo do condomínio envia uma carta registada com aviso de recepção, onde expões o problema e solicitas as últimas contas do condomínio, para garantires que a história de não haver dinheiro é verdadeira. Também podes pedir a última acta de aprovação de contas. O condomínio é obrigado a dar-te essa informação. 1 Compartilhar este post Link para o post
Nicólas Gaitán Publicado 7 Novembro 2018 Obrigado pelas dicas. De salientar, que realmente é um problema de área comum, derivado ao algeroz e às fissuras existentes no telhado. Uma pergunta : se de facto o condomínio provar que realmente não tem dinheiro, nem fundo de reserva, o que se pode fazer? Compartilhar este post Link para o post
scallywag Publicado 8 Novembro 2018 Se não tiver, tem de ter, simples. Um condominio não pode não ter orçamento. Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 8 Novembro 2018 Citação de Nicólas Gaitán, Em 07/11/2018 at 18:08: Obrigado pelas dicas. De salientar, que realmente é um problema de área comum, derivado ao algeroz e às fissuras existentes no telhado. Uma pergunta : se de facto o condomínio provar que realmente não tem dinheiro, nem fundo de reserva, o que se pode fazer? a opção mais viável, e a única, pela aparente apatia do resto dos condominos é fazer como o koper disse e pagas tu e depois descontam-te dos pagamentos de condomínio subsequentes. eventualmente poderiam elaborar algum plano de pagamentos com a empresa que ai fosse fazer a reparação ou contraírem um crédito e subir a mensalidade do condomínio até a dívida estar paga, já me deparei com ambos os casos, mas esta última, tendo em conta o caso do teu prédio parece-me impossível Compartilhar este post Link para o post