IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2021 nem consigo perceber como se possa arguir pelo não, honestamente. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de IlidioMA, há 17 minutos: nem consigo perceber como se possa arguir pelo não, honestamente. "Hold my beer" Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de Poeira, há 1 minuto: "Hold my beer" eu li, e percebo alguns pontos, e entendo que o VAR não seja perfeito, muitas vezes é chato, e outras vezes confuso. Mas dizer "estávamos melhor quando o árbitro decidia sozinho, e instantaneamente, com base nas suas ilusões de optica" acho um bocado Velho-do-Restelista. "Isto da televisão é uma m*rda; estávamos bem só com a rádio" 1 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de IlidioMA, há 28 minutos: nem consigo perceber como se possa arguir pelo não, honestamente. x2. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 10 Janeiro 2021 Também acho que o VAR não é perfeito, naturalmente, mas não consigo ser contra. Continuarão sempre a haver discussões sobre pénaltis e afins, até porque muitas delas assentam em critérios subjetivos, mas o VAR veio minimizar bastante os erros do árbitro, sobretudo os mais escandalosos. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de Simeone, há 3 minutos: sobretudo os mais escandalosos. e não raro, simultaneamente os mais simples! Mas como o árbitro decidia ao momento, tinha decidir com base nua impressão. "Deu-me a sensação que foi com o peito; deu-me a sensação que a bola entrou; deu-me a sensação que estava adiantado". Era isto que os árbitros - pq não são mágicos - tinham para oferecer ao desporto. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de IlidioMA, há 1 hora: eu li, e percebo alguns pontos, e entendo que o VAR não seja perfeito, muitas vezes é chato, e outras vezes confuso. Mas dizer "estávamos melhor quando o árbitro decidia sozinho, e instantaneamente, com base nas suas ilusões de optica" acho um bocado Velho-do-Restelista. "Isto da televisão é uma m*rda; estávamos bem só com a rádio" Obviamente que não estávamos. É matemático que, tendo a possibilidade de uma segunda opinião ou uma segunda análise, vais acertar mais vezes. Mas isto não é um debate de apenas um sentido, como se tem vendido. Não é tudo um mar de rosas, e nem sequer estou a falar da parte "confusa" do VAR, que isso é normal e não tem grande relevância. Eu valorizo a fluidez do jogo e a naturalidade do mesmo acima de tudo. É talvez a única coisa que considero inegociável no jogo. Prefiro manter isso vivo e viver com erros de arbitragem. Ou melhor: com um maior número de erros de arbitragem, porque os erros são parte integrante do jogo e nunca irão desaparecer ou sequer serão reduzidos a um número insignificante e sem relevância no jogo. Isso, pela natureza do mesmo, não consegues fazer. A menos que revoluciones as Leis do Jogo e a figura do árbitro/da equipa de arbitragem, mas aí deixa de ser futebol. Posto isto, por mim, toda a tecnologia que não deixe espaço a interpretações humanas é bem-vinda para ontem ao futebol. A tecnologia da linha de golo, por exemplo, é uma excelente adição e devia haver um esforço de implementação da mesma no máximo de competições possíveis a nível mundial. E acredito que, com alguns anos de trabalho e estudo, haja ali potencial para estender a tecnologia a todos os lances em que se tem dúvidas sobre se a bola ultrapassa ou não as linhas laterais e finais, por exemplo. No caso específico do VAR, e uma vez que veio para ficar, acho que chegar ao meio-termo será a melhor evolução possível para o jogo. Colocar um limite rigoroso de tempo para qualquer análise, sendo que se não existir decisão concreta nesse período de tempo, vigora a decisão no campo, seja ela qual for. Isso permitiria simultaneamente utilizar a ferramenta (ou utilizar a segunda opinião do árbitro que tem as imagens à sua frente) e cortar as paragens surreais a que se vai assistindo, semana após semana. No caso dos foras-de-jogo, parece que só há mesmo um caminho agora, que é a flexibilização da regra do fora-de-jogo. Eu deixava-a à interpretação do árbitro principal naqueles lances de geometria descritiva, mas eu sou meio maluco nestas coisas. Se a ideia não for confiar no homem, então há que estabelecer aqui algum critério onde se possam encaixar as decisões que daí resultarão. Isto dentro da tecnologia e do tópico, porque depois há todo um amadorismo relativo à arbitragem que eu simplesmente não entendo. Estamos em 2021, e continuamos a não ter árbitros profissionais de alto-rendimento, nas principais competições europeias e mundiais. Profissionais que tenham todas as condições e mais algumas para treinar, trabalhar e evoluir, e que sejam pagos "a peso de ouro". Num desporto que gera biliões, não dá para compreender a razão pela qual todos comem do bolo menos eles. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 10 Janeiro 2021 Basta assistir a um ou dois jogos da segunda liga para votar sem qualquer dúvida pelo sim Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de Poeira, há 13 minutos: Isto dentro da tecnologia e do tópico, porque depois há todo um amadorismo relativo à arbitragem que eu simplesmente não entendo. Estamos em 2021, e continuamos a não ter árbitros profissionais de alto-rendimento, nas principais competições europeias e mundiais. Profissionais que tenham todas as condições e mais algumas para treinar, trabalhar e evoluir, e que sejam pagos "a peso de ouro". Num desporto que gera biliões, não dá para compreender a razão pela qual todos comem do bolo menos eles. Em Portugal uma parte deles são "profissionais", recebendo um valor mensal para treinarem 3ª e 5ª 4h (2h teóricas e 2h práticas). E percebo isso mas é um assunto complexo. Se há todos os anos descidas e subidas de árbitros, quem vais profissionalizar? E como fazes com as classificações desses? Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 32 minutos: Em Portugal uma parte deles são "profissionais", recebendo um valor mensal para treinarem 3ª e 5ª 4h (2h teóricas e 2h práticas). E percebo isso mas é um assunto complexo. Se há todos os anos descidas e subidas de árbitros, quem vais profissionalizar? E como fazes com as classificações desses? Claro que sim, e nem eu tenho uma solução perfeita para essas e todas as questões que daí viriam. Mas não me faz sentido que se exija tanto a uma classe que, muitas vezes, faz isto quase por "carolice", sem que tenham de facto condições para fazer muito melhor. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de Poeira, há 42 minutos: Claro que sim, e nem eu tenho uma solução perfeita para essas e todas as questões que daí viriam. Mas não me faz sentido que se exija tanto a uma classe que, muitas vezes, faz isto quase por "carolice", sem que tenham de facto condições para fazer muito melhor. Concordo contigo. Aliás só há 2 ou 3 anos é que passaram a ter um fisioterapeuta à disposição o que é absurdo. Mas há problemas maiores para resolver cá no burgo Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 10 Janeiro 2021 Completamente a favor de tudo o que ajude a determinar a verdade desportiva. O Var é perfeito? Não. A questão nem devia de ser VAR sim ou não, o problema não está na tecnologia mas sim na intervenção humana. Uma coisa que considero que deveria ser implementada é uma margem de erro (mínima) na linha de fora de jogo. Anular golos por 1 ou 2 centímetros pode levantar a questão da linha estar bem colocada ou não. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Janeiro 2021 E informarem jogadores/publico a esclarecer decisões, como no rugby 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de kareca, há 17 minutos: E informarem jogadores/publico a esclarecer decisões, como no rugby Não é exequível. O público não está preparado para perceber todo o vernáculo que acontece no jogo de futebol a este nível. Tinha de existir uma mudança de mentalidades muito grande e isso, a acontecer, vai demorar muitas gerações. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 6 minutos: Não é exequível. O público não está preparado para perceber todo o vernáculo que acontece no jogo de futebol a este nível. Tinha de existir uma mudança de mentalidades muito grande e isso, a acontecer, vai demorar muitas gerações. Como assim? Por exemplo no lance de ontem do Sport - Palmeiras Ele podia esclarecer sem vernáculo complicado, dizendo que após verificar na TV, decidiu que o jogador tentou tirar o braço, a bola veio do colega e o Sport não beneficiaria da bola aliviada. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 1 hora: Não é exequível. O público não está preparado para perceber todo o vernáculo que acontece no jogo de futebol a este nível. Tinha de existir uma mudança de mentalidades muito grande e isso, a acontecer, vai demorar muitas gerações. epá eu tendo a reagir com enfado perante esses atestados de ignorância geral. Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 11 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 1 hora: Não é exequível. O público não está preparado para perceber todo o vernáculo que acontece no jogo de futebol a este nível. Tinha de existir uma mudança de mentalidades muito grande e isso, a acontecer, vai demorar muitas gerações. O público não está preparado porque continua a desculpar-se as atitudes que o mesmo tem com base na emoção. Os árbitros para o bem e para o mal são muito protegidos, pelo que nem lhes é dada a oportunidade de justificarem as suas decisões, da mesma forma que os treinadores e jogadores. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 11 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 4 horas: Não é exequível. O público não está preparado para perceber todo o vernáculo que acontece no jogo de futebol a este nível. Tinha de existir uma mudança de mentalidades muito grande e isso, a acontecer, vai demorar muitas gerações. Já para não falar do facto de que não precisamos, de todo, de atirar mais lenha para a lareira. Isto já arde tudo com teorias da conspiração e polémicas de semanas sem essa ideia, fará se o árbitro começar a justificar decisões em tempo real. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 11 Janeiro 2021 Citação de kareca, há 6 horas: Como assim? Por exemplo no lance de ontem do Sport - Palmeiras Ele podia esclarecer sem vernáculo complicado, dizendo que após verificar na TV, decidiu que o jogador tentou tirar o braço, a bola veio do colega e o Sport não beneficiaria da bola aliviada. Eu falo das comunicações árbitro/VAR. Levar os árbitros a flash interview/conferência de imprensa é inútil porque ninguém vai querer saber disso. Isso na teoria é muito bonito mas na prática depois vai ser só teorias da conspiração. Citação de Pedro_Y2J, há 5 horas: O público não está preparado porque continua a desculpar-se as atitudes que o mesmo tem com base na emoção. Os árbitros para o bem e para o mal são muito protegidos, pelo que nem lhes é dada a oportunidade de justificarem as suas decisões, da mesma forma que os treinadores e jogadores. Ninguém quer saber da justificação dos árbitros. O que todos querem é que o seu clube seja beneficiado. O resto é folclore. Citação de Poeira, há 2 horas: Já para não falar do facto de que não precisamos, de todo, de atirar mais lenha para a lareira. Isto já arde tudo com teorias da conspiração e polémicas de semanas sem essa ideia, fará se o árbitro começar a justificar decisões em tempo real. Completamente. Mas eu até achava interessante que se divulgasse a comunicação com o VAR. Mas infelizmente não é exequível Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 5 horas: Eu falo das comunicações árbitro/VAR. Levar os árbitros a flash interview/conferência de imprensa é inútil porque ninguém vai querer saber disso. Isso na teoria é muito bonito mas na prática depois vai ser só teorias da conspiração. Dizia que era aquela comunicação em tempo real, com o microfonezito Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 11 Janeiro 2021 Citação de kareca, Agora: Dizia que era aquela comunicação em tempo real, com o microfonezito Ui isso muito menos. Se já aquilo que o Jorge Sousa disse há uns anos ao guarda redes do Sporting B foi o filme que foi, com isso ou os jogos não acabavam porque os jogadores tinham de ser todos expulsos ou então os árbitros ficavam todas as semanas de castigo Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Janeiro 2021 Citação de JohnyM, há 1 hora: Ui isso muito menos. Se já aquilo que o Jorge Sousa disse há uns anos ao guarda redes do Sporting B foi o filme que foi, com isso ou os jogos não acabavam porque os jogadores tinham de ser todos expulsos ou então os árbitros ficavam todas as semanas de castigo Mas só "abririam" o microfone para comunicar a decisão. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 15 Fevereiro 2021 @Poeira foste tu que escreveste o artigo premium no Expresso de hoje certo? 😁 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Fevereiro 2021 Citação de Fajo, há 6 minutos: @Poeira foste tu que escreveste o artigo premium no Expresso de hoje certo? 😁 Estou reformado da escrita, mas mostra-me isso 😅 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Fevereiro 2021 Citação de Fajo, há 14 minutos: @Poeira foste tu que escreveste o artigo premium no Expresso de hoje certo? 😁 Também vi esse artigo, se alguém tiver que partilhe, sff. Compartilhar este post Link para o post