Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

VAR (Sim ou não?)

Publicações recomendadas

Antes sim, agora não.

Foras de jogo por pentelhos, lances em que mesmo depois de se usar o Var se marca como se quer, só utilizar o Var quando interessa, jogos parados aos 5/6 minutos para analisar lances banais...

Com o erro humano que existia antes podia eu bem, com a incompetência e clara má vontade de alguns árbitros já não.

Acabou com o Mimimi? Devo estar numa realidade paralela, é que na minha o Mimimi piorou...

 

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post


Link para o post

O VAR claro que SIM mas os árbitros têm de ser mais rigorosos com o tempo de compensação....hoje no Guimarães esteve parado 10 minutos e o gajo só dá 6 minutos e a questão dos fora de jogo 4cm não é nada mas se está é a verdade desportiva a vir ao de cima, embora cada arbitro tenha a sua interpretação da lei 

Compartilhar este post


Link para o post

Sim ao VAR mas neste país nem sempre é requisitado, o que faz com que se pense que não vale de nada enquanto formos um país de corruptos.

Se funcionasse a 100% era ótimo.

Compartilhar este post


Link para o post

O VAR e outras tecnologias têm espaço no futebol quando usado como aquilo que deve ser: uma ferramenta de auxílio ao árbitro de campo. Não pode e nem deve em altura alguma substituir-se a este. Pelo simples motivo que é o árbitro o elemento com mais preparação para tomar a melhor decisão. E aí, querer fazer da ferramenta o decisor é como deixar o martelo ditar sentenças pelo juíz.

Ao invés de querermos transferir responsabilidades do árbitro para elementos externos ao jogo, deveríamos aproveitar a oportunidade para credibilizar a arbitragem e entender que nada existe que seja infalível e que o objetivo é a aproximação ao ponto ótimo, o qual, por definição, não é perfeito.

Dando um exemplo aplicado, no caso recente do golo invalidado ao Benfica- podia dar o do golo invalidado ao Tottenham, também. A tecnologia de linhas aponta para um offside de escassos centímetros e logo se levantam dúvidas sobre a escolha dos tempos de análise do frame e desponta um debate sobre margens de erro e o diabo a quatro.

Eu pergunto, se não houvesse acesso ao VAR, quantos de nós não teriam aceitado a validação do golo por parte do árbitro? A esmagadora maioria, certamente. E havendo VAR, mas sem acesso à tecnologia das linhas? A mesma coisa. Isto porque a decisão do árbitro iria mais ao encontro do espírito do desporto, à promoção do espetáculo e aos interesses dos adeptos de futebol que investem o seu tempo e dinheiro para ver 22 sujeitos tentar enfiar uma bola na baliza.

O grande problema do VAR não está nos árbitros ou nas leis de jogo. Está nos adeptos e na cultura antidesportiva de querer ganhar a todo o custo. Usar o VAR porque se desconfia dos árbitros e não porque, pelo contrário, os vemos com respeito e pretendemos facilitar-lhes as decisões é enveredar pelo caminho errado em busca da verdade desportiva.

Editado por John Bonifácio
  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Poeira, há 2 horas:

 

Já sei que também és contra o var, um apaixonado pelo futebol em estado puro como diria o LFL.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Fajo, há 30 minutos:

Já sei que também és contra o var, um apaixonado pelo futebol em estado puro como diria o LFL.

Contra todas as que não permitem objectividade (sem possibilidade de interpretação humana) e que interferem com a natural fluidez e emoção do jogo.

Sou a favor da tecnologia da linha de golo, apenas e só. É basicamente isso.

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

Eu já disse aqui algumas vezes, mas vou dizer outra vez. Para mim é um sim claro ao VAR. Mas continuar a depender da opinião do árbitro e das pentelhices e etc não ajuda nada. Eu sugiro um sistema em que cada equipa podia chamar o VAR uma ou duas vezes, e se realmente tiver conduzido a uma mudança na decisão reservam o direito e repetir essa chamada mais tarde. Assim retirava-se aquela imagem que o VAR só intervém quando dá jeito, limitava o numero de paragens para ver coisas mínimas e também tirava aquela m*rda que me irrita solenemente que é os árbitros de linha agora deixarem tudo passar e depois vê-se.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 18 horas:

Daqui a 8 minutos passo cá para responder.

Demorou um bocadinho mais do que tinha previsto malta, estava a pôr as linhas.

Mas sou totalmente a favor do VAR, desde que este sirva o propósito para que estava definido inicialmente - corrigir erros claros da equipa de arbitragem. Sou totalmente contra a existência destas pantominices destas linhas de fdj em que tudo é analisado ao milímetro, principalmente tendo em conta que, aparentemente, as ferramentas utilizadas para essas decisões têm limitações e podem gerar erros, até porque têm igualmente intervenção humana.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Pelos vistos, na Dinamarca os árbitros vão ter 25 segundos para recorrer ao VAR. Se demorar mais do que isso, fica a decisão original do assistente. Isto, para diminuir as pausas. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

Pelos vistos, na Dinamarca os árbitros vão ter 25 segundos para recorrer ao VAR. Se demorar mais do que isso, fica a decisão original do assistente. Isto, para diminuir as pausas. 

 

Isso era giro de se implementar.

E os trolhas que estão na Cidade do Futebol, podiam ir analisando os lances antes de haver golo ou não, sempre eram uns segundos que se poupavam.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 5 horas:

Pelos vistos, na Dinamarca os árbitros vão ter 25 segundos para recorrer ao VAR. Se demorar mais do que isso, fica a decisão original do assistente. Isto, para diminuir as pausas. 

 

"Ah para marcar o penalti para o Benfica demoraram só 20 segundos, mas o golo deles em fora de jogo já demorou mais que 25?!?!? "

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Já há mais gente, bastante até, a defender o que tenho criticado desde o início da época. Porreiro.

Sobre a cena do fora-de-jogo, a tecnologia utilizada não é infalível, bem longe disso. Sendo uma tecnologia de vídeo, o momento do passe abrange diversos frames. Havendo um defesa a correr em frente e um avançado a mover-se em direção contrária, o momento do passe irá sempre apanhar frames em que o jogador está em jogo e outros em que não o está. Isto, claro, no caso dos foras-de-jogo de escassos centímetros.

A partir do momento em que tal acontece, a tecnologia é falível e não pode ser utilizada como se não o fosse. A minha sugestão neste cenário, caso a minha opinião contasse para o totobola, seria simples e, julgo eu, de senso comum para lances revistos pelo VAR:

- se houve golo validado pela equipa de arbitragem e na repetição, uma imagem parada no momento do passe, se nota claramente que há fora-de-jogo, assinala-se o mesmo;

- se houve golo invalidado pela equipa de arbitragem e na repetição, uma imagem parada no momento do passe, se nota claramente que não há fora-de-jogo, valida-se o golo;

- se houve golo e na repetição, uma imagem parada no momento do passe, não dá para perceber se está adiantado ou não, ou seja, a diferença foi tão insignificante que nem se percebe a olho nu, mantém-se a decisão da equipa de arbitragem, quer tenha sido validar o golo ou assinalar fora-de-jogo.

Querem avaliar foras-de-jogo com diferenças inferiores a metade da pila de um chinês? Arranjem uma tecnologia decente e infalível. Até lá, aplicaria estas medidas.

  • Like 1
  • Concordo! 5

Compartilhar este post


Link para o post

Emoção é crl. Perdi uma final da LE contra Sevilha com uma "roubalheira" descomunal. Se tivéssemos VAR naquela altura, se calhar a taça já estava no museu.

Mil vezes o VAR.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, Em 27/01/2020 at 20:55:

Os percalços do VAR são um mal menor:

Qual foi o percalço nesse lance, mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de verY, há 3 minutos:

Qual foi o percalço nesse lance, mesmo?

Aquele lance é uma amostra da importância da VAR, apesar dos problemas que tem. Seria um percalço se não existisse e o City passasse com um golo marcado em fora-de-jogo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de totch, Em 29/01/2020 at 08:31:

Emoção é crl. Perdi uma final da LE contra Sevilha com uma "roubalheira" descomunal. Se tivéssemos VAR naquela altura, se calhar a taça já estava no museu.

Mil vezes o VAR.

Os penaltys do Quim?

Citação de Poeira, Em 28/01/2020 at 00:14:

Contra todas as que não permitem objectividade (sem possibilidade de interpretação humana) e que interferem com a natural fluidez e emoção do jogo.

Sou a favor da tecnologia da linha de golo, apenas e só. É basicamente isso.

Eu acho que aí não há margem para dúvidas. É instantâneo, não quebra ritmo e não há margem para dúvidas. 

Sobre o VAR, está claramente a interferir com a dinâmica do jogo e acho que a médio/longo prazo acaba por retirar um pouco a magia e prazer inerente ao que o futebol sempre teve e apaixonou todos. O que o @Samarisfalou no tópico do jogo do Benfica é verdade, a malta muitas vezes acaba por não festejar com aquela naturalidade um golo porque já tem receio do VAR. Isto interfere imenso com a emoção que o jogo sempre teve nas pessoas, daí o meu receio que no futuro estejamos perante algo muito "robótico", cerebral, e pouco mágico/emotivo. E esse futebol não é o que aprendemos a amar. 

De um ano para o outro o VAR piorou, portanto esta ideia de melhorar com o passar do tempo tem muito que se lhe diga.

É necessária uma reflexão grande de quem está à frente dos meandros do futebol. 

Mas acho que no final de contas apontava para o teu bold, manter o essencial.

Compartilhar este post


Link para o post

Estava à procura do tópico sobre leis do jogo (acho que existia), mas não o encontro.

O Sporting publicou o webinar que realizou recentemente sobre o uso do VAR. Do que vi, tem convidados de vários lados do mundo e fala sobre assuntos interessantes. Interessante para quem quiser ver:

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...