Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

VAR (Sim ou não?)

Publicações recomendadas

Bem pessoal, tal como o tópico refere este espaço serve para debater as mudanças que o VAR trouxe para o futebol. 

É assunto do momento não só por cá, como em todas as principais ligas. E a verdade é que têm surgido algumas opiniões desfavoráveis, mesmo tendo em conta que é uma ferramenta que ajuda na verdade desportiva. Um dos países que mais valoriza a magia do futebol e as emoções à flor da pele é a Inglaterra, desta forma começa a haver uma corrente para acabar com o var (foi visível no outro dia cartazes para o var ser retirado da liga inglesa).

Mas para mim o ponto essencial é este: razão/emoção. Reparem, eu vejo futebol desde os anos 90 assim como muitos de vós. Estamos numa fase em que um golo de loucura no último minuto nunca é festejado de forma efusiva/louca etc, porque temos de ter a confirmação do var. Ora isto pode demorar 20 ou 30 segundos como 3/4 minutos. Impensável, para alguém que gosta desta modalidade de forma genuína e quer sentir as emoções todas consonante o momento do jogo. Continuará o futebol a ser o desporto rei com todas estas condicionantes? Não estará a ser demasiado cerebral e analítico?

Debatam, coloquem ideias e alterações que possam ser benéficas para esta ferramenta. Ou o melhor é ser eliminada? 

Vamos divertir-nos 😉 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 3 minutos:

Pensei que era uma sondagem do Ticampos. 👀

Isso não é a minha praia 😛 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Edelman11, há 27 minutos:

Prefiro mil vezes perder emoção do que ouvir os papagaios "mimimimi fruta mimimim café com leite".

Mas não deixa de ter razão quem dizia que o jogo perdeu bastante a emoção. Se existir técnologia suficientemente avançada para se decidir os lances do VAR como se decidem o da linha de golo, sou completamente a favor. Se o VAR der uma resposta numa questão de 2\3 segundos, completamente a favor. Agora perder 3\4 minutos a analisar frames e a meter as linhas a olho, é um bocado parvo. 

Claro que tb concordo contigo em relação ao "mimimimi".....  Estou dividido.... ambos os argumentos são válidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compreendo perfeitamente aqueles que não são fãs destes primeiros tempos do VAR, no entanto, devem sempre lembrar-se de que é uma tecnologia relativamente recente e que, espera-se, acabará por ser limada com o tempo. Os minutos que se perdem com revisões de golo são uma chatice, mas esse interlúdio de análise será encurtado cada vez mais conforme os anos vão passando. Estamos a falar de uma tecnologia que consegue colmatar os erros que são inerentes da perceção dos árbitros. Se há possibilidade de, em pouco tempo, invalidar um golo em fdj, porquê abdicar da verdade desportiva e assim beneficiar uma equipa que marcou um golo ilegal? Como eu disse, há coisas que têm de ser muito trabalhadas, mas acho que este é o rumo certo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Edelman11, há 44 minutos:

Prefiro mil vezes perder emoção do que ouvir os papagaios "mimimimi fruta mimimim café com leite".

Tens a opção de não ouvir os programas onde esses temas são debatidos pelos "papagaios". 

Em relação ao tema, não gosto do VAR nos termos atuais. É aberrante.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda agora o que se passou no Vitória-Rio Ave é um bom resumo daquilo que tem sido o VAR.

E pode juntar-se a isto o lance de ontem do Famalicão, onde o VAR muito bem marca o penálti que passou ao árbitro, esquece-se é de ter em conta o contexto total do lance e deixa passar o fora-de-jogo do jogador que sofre o penálti.

Estes dois jogos fazem a imagem perfeita do VAR, ou daquilo que tem sido os seus problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 10 minutos:

Os minutos que se perdem com revisões de golo são uma chatice, mas esse interlúdio de análise será encurtado cada vez mais conforme os anos vão passando

O que tem acontecido cá em Portugal é exatamente o oposto. Não me lembro de grandes paragens na época passada mas na atual, raro é o jogo onde não há uma paragem de +3min para um revisão do VAR.

Compartilhar este post

Link para o post

Apoio totalmente o VAR e penso que deve continuar. No entanto, devem melhorar o seu uso principalmente nas questões de fora de jogo.

Não sei exactamente como é que poderão fazer isso mas tem de ser encontrada a solução. A questão de criarem uma margem de erro está fora de questão imo. Se chegarem e disserem, ah, 20 cms é margem de erro. Qual é a diferença entre o avançado que está adiantado 19 cms e o que está 20 ou 21? Nenhuma na realidade, mas uma dá golo e outra não. Pode passar por se não conseguem desenhar e encontrar em menos de x tempo a decisão dentro de campo prevalece, é uma possibilidade. Mas isto de andarem a anular golos por 4 cms e menos como se vê na EPL é só parvo na minha opinião, principalmente porque não é algo infalível. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 9 minutos:

Tens a opção de não ouvir os programas onde esses temas são debatidos pelos "papagaios". 

Em relação ao tema, não gosto do VAR nos termos atuais. É aberrante.

Calha bem que eu não vejo sequer 1 min dos programas que falas.

O que não falta por aqui ou no ambiente de trabalho são "papagaios"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 20 minutos:

Apoio totalmente o VAR e penso que deve continuar. No entanto, devem melhorar o seu uso principalmente nas questões de fora de jogo.

Não sei exactamente como é que poderão fazer isso mas tem de ser encontrada a solução. A questão de criarem uma margem de erro está fora de questão imo. Se chegarem e disserem, ah, 20 cms é margem de erro. Qual é a diferença entre o avançado que está adiantado 19 cms e o que está 20 ou 21? Nenhuma na realidade, mas uma dá golo e outra não. Pode passar por se não conseguem desenhar e encontrar em menos de x tempo a decisão dentro de campo prevalece, é uma possibilidade. Mas isto de andarem a anular golos por 4 cms e menos como se vê na EPL é só parvo na minha opinião, principalmente porque não é algo infalível. 

A margem de erro deve ser até a distância em que o VAR consegue garantir com 100% certezas que o jogador está fora-de-jogo.

O Daily Mail escreveu um artigo interessante sobre isto, mas que parte de uma premissa errada, que segundo eles as câmeras do VAR funcionam a 50 frames por segundo o que dá um delay de 0.2 segundos entre cada frame, mas aparentemente, pelo menos em Inglaterra as câmeras do VAR são melhores que isso, que presumo que seja o padrão em todo o lado, mas nunca se sabe.

Mas pegando nisto para criar um cenário com as câmeras a captar a 50 frames por segundo, existe uma margem de erro de 38.8 cm onde o VAR não consegue garantir a decisão correta. A partir desses 38.8 cm, aí sim, funciona a 100%. Neste cenário seria correto criar uma margem de erro a partir destes numéros.

Editado por Chet Faker
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Edelman11, há 17 minutos:

Calha bem que eu não vejo sequer 1 min dos programas que falas.

O que não falta por aqui ou no ambiente de trabalho são "papagaios"

Então o problema não está no VAR, ou na falta dele, está trabalhares com "papagaios", como lhes chamas. Mas isso, não há tecnologia que resolva a insuficiência cognitiva das pessoas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

O VAR está a passar por dores de crescimento naturais. Há coisas a corrigir que certamente serão feitas no futuro (espero eu próximo).

No final de contas torna o jogo mais justo, é impossível não ser a favor disso.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre as margens de erro, a tecnologia há-de melhorar e elas serão cada vez mais reduzidas. Até lá eu encaro como um não assunto, porque estamos a falar de lances muito difíceis de se ajuizar onde se aceitam as duas decisões e não lances como o do Maicon na Luz, ou o Ricardo a tirar a bola de dentro da baliza. Esses foram erradicados de vez e essa é a primeira grande notícia do VAR. Agora é urgente acelerar as decisões, porque estão a tirar muito ao jogo e a ver neste momento o Vitória sinto que o resultado podia ser outro em virtude do jogo ter estado parado tanto tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim ao VAR.

Não faz sentido absolutamente nenhum em 2020 os árbitros terem de decidir lances em tempo real sem haver possibilidade de os reverter. Praticamente todos os desportos já aplicaram tecnologias parecidas, o futebol é que estava parado no tempo.

Sobre se é perfeito, claro que não. Existe há 3 anos. Já diminuiu a quantidade de decisões erradas tomadas pelas equipas de arbitragem.

PS: Relativamente a essa onda de protestos contra o VAR ter partido de Inglaterra, não me merece grandes comentários a não ser que esse futebolzinho de pipoca tradicionalista não é exemplo nenhum de evolução no futebol. Pela vontade deles ainda se usaria chuteiras de chumbo e bolas de 300kg. Se não querem VAR não ponham, mas não se metam no futebol dos outros.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 5 minutos:

Sim ao VAR.

Não faz sentido absolutamente nenhum em 2020 os árbitros terem de decidir lances em tempo real sem haver possibilidade de os reverter. Praticamente todos os desportos já aplicaram tecnologias parecidas, o futebol é que estava parado no tempo.

Sobre se é perfeito, claro que não. Existe há 3 anos. Já diminuiu a quantidade de decisões erradas tomadas pelas equipas de arbitragem.

PS: Relativamente a essa onda de protestos contra o VAR ter partido de Inglaterra, não me merece grandes comentários a não ser que esse futebolzinho de pipoca tradicionalista não é exemplo nenhum de evolução no futebol. Pela vontade deles ainda se usaria chuteiras de chumbo e bolas de 300kg. Se não querem VAR não ponham, mas não se metam no futebol dos outros.

Não sejas assim 😃

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o VAR vem acima de tudo mostrar que há várias regras e questões no futebol que precisam de ser ajustadas.

Um que leva a perdas de tempo em demasia é o Fora-de-jogo. O fora de jogo só devia ser marcado quando é obvio que há fora de jogo, quando se tem de recorrer a linhas com zoom que praticamente se sobrepõem e sei la mais o quê, seria considerado duvidoso e nesse caso deixar seguir. Em vez disso perde-se imenso tempo de jogo a fazer linhas e ver frames e etc. Outra opção poderia passar por limitar o fora-de-jogo aos pés ou algo do género. De certeza que há muitos caminhos por onde evoluir e tornar o VAR mais célere assim haja vontade.

Nos restantes lances vais ser questão de adaptação que é normal que um lance de penalty ou possivel expulsão demore mais tempo a avaliar.

Editado por Demander

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...