Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Martini Branco

[FM2020] Em"barca" nesta aventura

Publicações recomendadas

fxdvx6C.jpg

5Fl03Vs.png

Conto-vos a história de um povo. Uma terra situada no coração do Alto Minho! Uma terra de gentes humildes e que são excelentes a receber. Terra de bom comer e de bom beber, situada em pleno distrito de Viana do Castelo, no Norte de Portugal. Nesta terra, todos defendem com unhas e dentes as suas origens. Diz-se pelo distrito que não há povo tão bairrista como este. 

Centremo-nos no futebol. No que concerne a este tema, a terra tem um clube local que maioritariamente militou na principal divisão distrital, tendo tido algumas passagens pela extinta 3ªDivisão Nacional e recentemente pelo Campeonato de Portugal. 

No entanto, quem conhece a realidade do Distrito de Viana do Castelo no que ao futebol diz respeito, sabe de antemão que é raríssimo haver clubes que figuram nos campeonatos nacionais, ou melhor ainda, que por lá se mantém durante alguns anos. Isso ocorre muito pouco e com frequência praticamente nula.

Na minha terra as pessoas juntam-se ao Domingo, independentemente do destino ou do desfecho. Há um grupo de jovens, de jovens adultos e de idosos que segue o clube para todo o lado, umas vezes mais, outras vezes menos. Umas vezes ao sol, outras vezes ao calor, outras à chuva e ainda outras ao frio ou com ventos fortes. Aí vamos nós pelos campos distritais apoiar o clube da nossa terra, muitas vezes jogando mal e porcamente, outras fazendo exibições épicas e das quais sentimos que participamos tanto ou mais do que os jogadores. Essa terra é a minha... e é a terra cujo clube irei treinar e tentar catapultar para grandes palcos do futebol português. 

Dados do save: Versão 20.4.1. / Ligas selecionadas: Inglaterra (EFL Championship e Premier League), França (Ligue 1), Alemanha (Bundesliga), Itália (Série A), Portugal (4ªdivisão Distrital e acima), Espanha (La Liga), Brasil (Série A) e Argentina (Primera Divisíon);

Objetivos do save: Catapultar o clube da minha terra natal para o topo do futebol português, a médio/longo prazo;

Curriculum do clube:

Época 2019/2020: Vencedor da Supertaça da AF de Viana do Castelo (vs Cerveira), Vencedor da 1ª Divisão Distrital da AF de Viana do Castelo e subida ao Campeonato de Portugal, Vencedor da Taça da AF de Viana do Castelo (vs Limianos);

Época 2020/2021: Vencedor da Série A do Campeonato de Portugal com 87 pontos - Vencedor do Play-off do Campeonato de Portugal (5x2 vs Lusitânia de Lourosa) e consequente subida de divisão para a Segunda Liga Portuguesa;

Época 2021/2022: Campeão da Liga II Ledman(Segunda Liga Portuguesa) com 68 pontos - Subida à LIGA NOS

Época 2022/2023: 3º lugar na Liga NOS com 63 pontos - Acesso à 3ªPré-Eliminatória da Champions League

Época 2023/2024: 2º lugar na Liga NOS com 78 pontos - Acesso direto à Fase de Grupos da Champions League

Época 2024/2025: Vencedor da Taça da Liga frente ao Marítimo (2x0) ; Campeão da LIGA NOS com 93 pontos; Derrota por 1x0 na final da Taça de Portugal vs Benfica;

Época 2025/2026: Derrota por 1x0 vs Benfica na Supertaça Portuguesa; Vitória da Taça da Liga, por 3x1 vs Sporting; Campeão da LIGA NOS com 89 pontos; Vencedor da Taça de Portugal por 3x0 vs Famalicão;

Época 2026/2027: Vencedor da Supertaça Portuguesa por 3x1 vs Famalicão; 

Editado por Martini Branco
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de six_strings, há 41 minutos:

BOa sorte

 

PEACE

Obrigado 🤗

Citação de PequenoGenio1985, há 37 minutos:

Boa sorte

Obrigado 🙂

Citação de cadete, há 32 minutos:

Boa sorte no Ponte da Barca? 

Quem sabe? 🙂 Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Manarte, há 1 hora:

Boa Sorte Martini!

 

Citação de Saka, há 26 minutos:

Boa sorte!

Obrigado a ambos 🙂 

Compartilhar este post


Link para o post

v1eVovK.jpg

Pois bem, depois de algumas semanas de expetativa cheguei à frente do clube do meu coração: o Ponte da Barca. Clube extremamente modesto, inserido na vila de Ponte da Barca, que dá nome ao clube. Vila essa, extremamente pacata e acolhedora e pitoresca. 

Tratamo-nos de um clube que desde que implementou a construção do novo recinto desportivo em 2012 tem apostado de forma mais séria na formação. O clube joga no Estádio Municipal de Ponte da Barca, com lotação para 1500 espetadores. Nos últimos anos o clube militou maioritariamente na 1ªDivisão Distrital de Viana do Castelo, no entanto, em 2016/2017 fizemos uma época extremamente agreste no Campeonato de Portugal, acabando por descer com relativa naturalidade. Referi no 1ºpost do save que os clubes de Viana do Castelo demonstram muito pouca visibilidade e muita pouca estaleca para se apresentarem de forma minimamente digna no contexto dos nacionais. 

Quanto ao clube da minha terra, é um clube que tem 1966 como ano de fundação. Equipamos preferencialmente de vermelho e branco e somos um dos clubes mais respeitados do Distrito, fruto dos fiéis adeptos que temos e do facto de sermos extremamente bairristas. Será um enorme desafio tentar fazer crescer o clube, mas creio que com paciência e esforço tudo poderá acontecer. 

9WmhMRs.jpg

Quanto aos nossos adeptos fica aqui um cheirinho do que são capazes. O vídeo é afeto ao dia 24 de abril de 2016, momento em que consumamos a subida de divisão e o respetivo título de campeão distrital. 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Estou a ver que os adeptos nessa zona do país sao fervorosos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de PequenoGenio1985, há 1 hora:

É vermelho é bom lol

Sem dúvida 😉 

Citação de cadete, há 1 hora:

Estou a ver que os adeptos nessa zona do país sao fervorosos. 

Muito mesmo! Já deves ter visto isso mesmo no save do @M. Porter com o Cardielense. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Já joguei na Barca, mas foi numa fae de menor fulgor bairrista! Mas recordo-me do antigo e velhinho municpal, que jogar naquele peladão era terrivel!!! Boa sorte 🙂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de M. Porter, há 10 horas:

Já joguei na Barca, mas foi numa fae de menor fulgor bairrista! Mas recordo-me do antigo e velhinho municpal, que jogar naquele peladão era terrivel!!! Boa sorte 🙂

Nesse ano, fruto de algumas escolhas diretivas houve muita gente que se afastou um pouco do clube e das lides de domingo. No entanto, ultimamente o clube tem estado melhor a nível de apoio, pese embora, nem sempre os plantéis correspondam às expetativas. 

Compartilhar este post


Link para o post

CY7L3ZO.png

ouIt8XV.jpg

Chegamos então a acordo com o clube da terra, substituindo o anterior treinador Rui Carvalhal. É a primeira vez que treino uma equipa sénior e creio que nos primeiros tempos o amor e paixão serão a fonte do sucesso. 

O plantel dispõe de muitos jogadores da terra, alguns com qualidade, outros sem ela. Uma vez que o mercado de transferências nos permite comprar e/ou dispensar jogadores por dá cá aquela palha, confesso que irei usar e abusar desse fator, tentando sempre melhorar a equipa durante a época. Referir que Limianos e Vianense são os principais candidatos à subida de divisão e tem um historial bem mais vasto do que nós. Os homens de Ponte de Lima, andaram nos últimos anos pelos campeonatos nacionais e são a equipa do distrito que por lá se foi aguentando com mais regularidade. 

Referir que a nossa grande rivalidade é com o Atlético dos Arcos, concelho vizinho. Esta equipa esteve também durante várias épocas na antiga 2ªDivisão Nacional. Uma série de más decisões e de gestão danosa, propiciou que o clube descesse e tivesse que ser extinto: o antigo Atlético de Valdevez. 

Nós somos apontados ao 6ºlugar, mas somos uma equipa sempre muito dura e que os nossos adversários respeitam. Não é nada fácil jogar em Ponte da Barca. Creio que com um reforço sério do plantel, poderemos andar na luta. O tempo o dirá!

qKeLfPu.jpg

Quanto ao dito "onze ideal" da divisão, é curioso que nenhum jogador nosso é tido com a qualidade suficiente para perfilar nesse mesmo onze. Os jogadores eleitos fazem parte das 4 equipas mais dotadas do campeonato. 

Fruto de na época anterior temos chegado à final da Taça da AF de Viana do Castelo contra o Cerveira (clube que foi campeão distrital) e subiu ao Campeonato de Portugal, temos acesso à Taça de Portugal. Infelizmente o sorteio não nos foi nada meigo, e irá colocar-nos o Arouca (que para mim é a equipa mais forte do Campeonato de Portugal) pela frente. Mas será excelente receber na nossa terra um clube que ainda num passado recente figurou no principal campeonato de Portugal. 

92Au0uL.jpg

Na Taça de Viana do Castelo, defrontaremos um histórico, também na nossa vila pitoresca. Vem cá o Vianense num jogo sempre "muito quente" e também de alguma rivalidade. Referir que iremos defrontar o Cerveira para a Supertaça de Viana do Castelo já no próximo mês. O update que estou a usar coloca esta final no início da época e não no término da época anterior, como aliás foi jogado. Defrontaremos um clube do Nacional, mas queremos fazer uma gracinha. 

nKImeUJ.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Vamos ter festa com a recepcao ao Arouca. Acredito que faças melhor que o 6° lugar e nada melhor que ter jogadores locais que sentem o peso que é envergar essa camisola.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de cadete, há 56 minutos:

Vamos ter festa com a recepcao ao Arouca. Acredito que faças melhor que o 6° lugar e nada melhor que ter jogadores locais que sentem o peso que é envergar essa camisola.

É um jogo que será, certamente, muito duro. Mas só o facto de termos essa oportunidade já é excelente! Deixarei alguns jogadores da terra (poucos) para haver sempre aquela mística. No entanto, caso não me reforçar não tenho hipótese.

Citação de Tuckius, há 9 minutos:

Boa sorte! 

Obrigado amigo 🙂 

Compartilhar este post


Link para o post

Boa sorte. Que comeces com o pé direito esta tua caminhada como treinador principal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kawhi Leonard, há 24 minutos:

Boa sorte. Que comeces com o pé direito esta tua caminhada como treinador principal.

Muito obrigado Leonard 😉 Vamos ver!

Citação de PequenoGenio1985, há 9 minutos:

Não é impossível bater o Arouca ainda por cima em casa

Não há impossíveis no futebol, contudo é extremamente difícil. Vamos ver 😉 

Compartilhar este post


Link para o post

mfU4120.png

11z4vpE.jpg

A nível de pré-época conseguimos fazer um bom trabalho. Bastantes jogos, vários sistemas táticos testados, mas fica a ideia de que maioritariamente iremos atuar em 4x2x3x1 (meu modelo tático preferido). Temos jogadores para isso, sobretudo do meio campo para a frente. Utilizo também algumas vezes o 4x4x2 com dois extremos e dois homens na frente, o que em momentos de aperto ou perante certos adversários mais fechados e que nos obriguem a jogo direto, poderá ser crucial. Durante a pré-época fica um claro destaque para a vitória perante o Feirense, por 3x1.

Mercado de transferências:

vW55Uii.jpg

Como podemos usar e abusar da entrada e saída de jogadores, procurei munir-me desde logo dos melhores jogadores possíveis para atacar os primeiros lugares, quiçá ser campeão e subir aos campeonatos nacionais. Dispensei 80/90% do plantel atual, diga-se de passagem. A nível de entradas, chegaram alguns jogadores desta nossa divisão e chegaram estrangeiros. Destaque claro Amarildo e Moresche (dois brasileiros de grande qualidade que farão dupla no ataque), o primeiro como ponta de lança e o segundo como avançado sombra. Referir também algumas contratações interessantes de jogadores como Desmarets, Nuno Castro, Francisco Delgado, Hélder Feijó ou Chiva. 

No cômputo geral, o plantel ficou nitidamente mais forte e pronto para a época dura que aí vem. 

eXEiFLK.jpg

Como referi anteriormente, defrontávamos o Cerveira para a Supertaça de Viana do Castelo. Uma vez que os cerveirenses fizeram a dobradinha na época 2018/2019, vencendo o campeonato distrital e a Taça, tivemos a possibilidade de nos vingar. O Cerveira é treinado pelo ex-treinador do Ponte da Barca Rui Carvalhal, o que tornou este duelo ainda mais interessante. 

O Estádio escolhido para este duelo foi o Dr. José de Matos em Viana do Castelo, terreno afeto ao Vianense Sport Clube. O Cerveira tem mais armas do que nós e está na divisão acima da nossa, no entanto, partimos confiantes... Ainda para mais sabendo que teríamos muitos adeptos a deslocar-se a Viana do Castelo para ver o jogo e apoiar durante os minutos que fossem necessários. 

Uma vez que o jogo foi em pleno mês de julho (durante a pré-época), não tínhamos ainda o plantel totalmente definido. Ainda assim alinhamos com:

Nuno Castro, Ângelo Rego, Desmarets, Luís Pimenta e Jójó; Francisco Delgado e Rui Peixoto; Pedro Oliveira, Moresche e Chiva; Amarildo

O golo da vitória foi apontado por Francisco Delgado aos 27' num excelente remate de fora da área ❤️ A Supertaça era nossa e tão justamente diga-se!!!

YDRh2jg.jpg

(Imagem à porta do Dr. José de Matos, antes do jogo)

JpPGlvC.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Um caneco já foi. Parabéns.

Pretemporada positiva, agora é trazer esse espirito para o campeonato.

FORÇA

PEACE

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de six_strings, há 3 horas:

Um caneco já foi. Parabéns.

Pretemporada positiva, agora é trazer esse espirito para o campeonato.

FORÇA

PEACE

Sim, começamos muito bem a época. A ver se nos mantemos regulares e firmes, nesta difícil divisão. 

Obrigado 🙂

Citação de PequenoGenio1985, há 1 hora:

Isso é que é entrar em grande

Entramos bem. Quero ver se assim continuamos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...