Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, há 14 minutos:

Até pode acontecer e a Ucrânia entrar na Transnistria mas é o "Russians With Attitude".

Os melhores posts deles são quando apanham bebedeiras, escrevem cenas ultra-nacionalistas/de superioridade racial/ligeiramente anti-semitas e depois apagam quando percebem que escreveram "demais".

Ou então aquele post em que corvos a voar em Kyiv era sinal de que se calhar algo importante ia acontecer.

Verdade mas quando postam com seriedade acerca da guerra não costumam falhar de todo, tanto em termos de análises subjectivas como alterações ou movimentos no terreno. Filtrando bem as diferenças entre as opiniões pessoais deles e os “reports” tem sido uma fonte de informação fiável qb, pelo menos em comparação. Para além de que metem mtas piadolas pelo meio, seja para quem for que ache engraçado. Na falta de info, filtra-se e usa-se o que há. 

E apesar de achar que em termos diretos nunca seria sequer permitido á Roménia envolver-se nisto acho improvável que qualquer ação que a Moldávia possa ter sobre a Transnistria não passe por lá. E o posicionamento ucraniano ali faz sentido com a questão do aeroporto e a retirada das tropas russas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 51 minutos:

Não, não é.

E ontem esteve no Sean Hannity a sugerir que alguém que mudasse de um estado de "cores opostas" (estado azul para vermelhor e vice-versa) não pudesse votar durante 5 anos.

é muito dificl entender esta senhora

Imagino que se alguem apertasse com um Tucker Carlson ele iria dizer que é apenas um entertainer e faz parte do trabalho dele bla bla

Não faço ideia o que esta gaja dizia se fosse apertada, ela é mesmo capaz de acreditar em tudo que diz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 4 minutos:

Imagino que se alguem apertasse com um Tucker Carlson ele iria dizer que é apenas um entertainer e faz parte do trabalho dele bla bla

foi o que a Rachel Maddow e a MSNBC disseram quando foram a tribunal.

Compartilhar este post

Link para o post

Trump esteve em Ohio no sítio da explosão a oferecer "comida", republicanos ficam duros 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, Em 22/02/2023 at 11:47:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi nas internets (não sei quão fidedignamente, mas é uma fonte que costuma falar de coisas que depois de verificam, primeiro) que está no ar mesmo um cheirinho a fim da Transdnístria para muito breve prazo. Diz que esta noite as câmara de segurança da fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia estiveram desligadas durante meia hora, conjugados com alegados avistamentos de fortes contingentes de militares ucranianos nessa área da Ucrânia (onde não está a guerra com a Rússia a decorrer).

Epá...se isto acontece não sei bem quais serão as consequências. Mas a Rússia adora estes repto de one-upmanship e normalmente responde de forma mais maluca e desproporcional.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 23 minutos:

Vi nas internets (não sei quão fidedignamente, mas é uma fonte que costuma falar de coisas que depois de verificam, primeiro) que está no ar mesmo um cheirinho a fim da Transdnístria para muito breve prazo. Diz que esta noite as câmara de segurança da fronteira entre a Moldávia e a Ucrânia estiveram desligadas durante meia hora, conjugados com alegados avistamentos de fortes contingentes de militares ucranianos nessa área da Ucrânia (onde não está a guerra com a Rússia a decorrer).

Epá...se isto acontece não sei bem quais serão as consequências. Mas a Rússia adora estes repto de one-upmanship e normalmente responde de forma mais maluca e desproporcional.

Os propagandistas russos começaram com rumores nos últimos dias, o Kremlin rasga um documento onde reconhece a integridade territorial da Moldávia e o Ministério da Defesa Rússia vem com esta conversa.

O que te parece?

A mim parece me um absurdo. Com o palco do Donbass a ferro e fogo vão abrir mais uma frente, que até do ponto de vista mediático os vai prejudicar?

Claro que tudo e possível mas parece me uma loucura sem sentido.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

Os propagandistas russos começaram com rumores nos últimos dias e o Ministério da Defesa Rússia vem com esta conversa.

O que te parece?

que consequências achas que isso teria, SAS Report? É que seria uma alargamento da Guerra a mais um país e isso seria uma grandíssima novidade. Achas que isso arrastaria a Bielorrússia para o conflito. Tag team match entre Russia e o seu irmão Bielo contra Ucrânia e Moldávia (mas que noutra promotion se chama Moldova)?

Compartilhar este post

Link para o post

um dos pontos que se falou é que uma frente na transnistria seria inacessível á rússia, a questão é que é inacessível agora, daqui a um mês pode não ser, não só a transnistria como o restante território moldavo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

Se a Ucrânia/Moldávia atacam a terra do Drácula, é um bocadinho dar razão aos russos. Aquela gente naquele bocadinho de URSS não estão a fazer mal a ninguém, pois não?

E se isso acontecer, é a Ucrânia e a Moldávia a fazerem por livre vontade, ou com o apoio da NATO por trás? É que se for o 2°, as consequências podem ser bem más

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente o argumento mais forte para a comunidade internacional se ter colocado do lado da Ucrânia foi o "só estão a defender a sua terra". Invadir a Transnístria seria destruir brutalmente esse argumento, seria um tiro no pé inacreditável.

Ou então, entrando no campo das teorias da conspiração, é o Zelensky a jogar 3D Chess. Não admite "perder" a guerra (perder território) mas estaria na posse de informação que lhe diz que é impossível recuperar os territórios a leste, porque o Ocidente não vai ajudar em quantidade suficiente e/ou com a rapidez necessária. Então invade a Transnístria, perde completamente o apoio da comunidade internacional, em meia dúzia de semanas uma Turquia/China/Israel medeia negociações de paz antes que a guerra escale para mais países, e internamente o Zelensky pode fazer o papel de surprised Pikachu "o Ocidente desistiu de nos ajudar, continuar a lutar neste contexto seria suicídio, só por isso é que perdemos os territórios a leste, queremos poupar as vidas dos ucranianos".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

que consequências achas que isso teria, SAS Report? É que seria uma alargamento da Guerra a mais um país e isso seria uma grandíssima novidade. Achas que isso arrastaria a Bielorrússia para o conflito. Tag team match entre Russia e o seu irmão Bielo contra Ucrânia e Moldávia (mas que noutra promotion se chama Moldova)?

Para a Ucrânia não vejo nada de positivo. Tornar se ela mesma uma força agressora e invasora? 

Se até os ataques a território russo (legítimos digo eu) são limitados e sempre sem admissão de culpa como raio vão justificar a entrada na Moldávia?

Mesmo que a Moldávia pedisse apoio por medo do que pode sair da Transnistria, não vejo qual o ganho na percepção pública para a Ucrânia. Fazia mais sentido ser a NATO a apoiar a Moldávia diretamente como faz com a Ucrânia. 

Mesmo achando que mais depressa isto é uma false flag russa para manchar a percepção pública ocidental da Ucrânia e ao mesmo tempo ter uma justificação para invadir a Moldávia, é rebuscado. 

E é rebuscado mesmo esta teoria porque a Rússia já está aflita com a Ucrânia, tem as tropas longe da Transnistria (as que lá estão não chegam) e reforça ainda mais a ideia de que a Rússia é um estado agressor.

No máximo dos máximos vejo a Rússia aproveitar esta narrativa para reconhecer a independência da Transnistria e anexa lá formalmente. 

Agora invasão de alguém ali, acho difícil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Para a Ucrânia não vejo nada de positivo. Tornar se ela mesma uma força agressora e invasora? 

Se até os ataques a território russo (legítimos digo eu) são limitados e sempre sem admissão de culpa como raio vão justificar a entrada na Moldávia?

Mesmo que a Moldávia pedisse apoio por medo do que pode sair da Transnistria, não vejo qual o ganho na percepção pública para a Ucrânia. Fazia mais sentido ser a NATO a apoiar a Moldávia diretamente como faz com a Ucrânia. 

Mesmo achando que mais depressa isto é uma false flag russa para manchar a percepção pública ocidental da Ucrânia e ao mesmo tempo ter uma justificação para invadir a Moldávia, é rebuscado. 

E é rebuscado mesmo esta teoria porque a Rússia já está aflita com a Ucrânia, tem as tropas longe da Transnistria (as que lá estão não chegam) e reforça ainda mais a ideia de que a Rússia é um estado agressor.

No máximo dos máximos vejo a Rússia aproveitar esta narrativa para reconhecer a independência da Transnistria e anexa lá formalmente. 

Agora invasão de alguém ali, acho difícil.

Nem fazia sentido a NATO apoiar a Moldávia porque, até ver, ninguém os atacou. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 2 horas:

Se a Ucrânia/Moldávia atacam a terra do Drácula, é um bocadinho dar razão aos russos. Aquela gente naquele bocadinho de URSS não estão a fazer mal a ninguém, pois não?

E se isso acontecer, é a Ucrânia e a Moldávia a fazerem por livre vontade, ou com o apoio da NATO por trás? É que se for o 2°, as consequências podem ser bem más

Transilvânia ≠ Transnistria 

NATO ou Ucrânia mexer na Transnistria só faz sentido se os russos vierem com a conversa que aquilo é deles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 6 minutos:

Transilvânia ≠ Transnistria 

NATO ou Ucrânia mexer na Transnistria só faz sentido se os russos vierem com a conversa que aquilo é deles.

Não sabes qual o Drácula que eu estava a falar, há muitos!

Os russos até podem gritar que aquilo é deles. Se não entrarem pela Moldávia a dentro, a NATO não tem nada que ajudar ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 3 horas:

um dos pontos que se falou é que uma frente na transnistria seria inacessível á rússia, a questão é que é inacessível agora, daqui a um mês pode não ser, não só a transnistria como o restante território moldavo.

é assim...

de um ponto de vista, se há altura para dar "conta" dessa relíquia de URSS que ainda chegou ao século XXI e a Moldávia recuperar o controlo total do seu território, bem, esta é a altura.

Olha o Azerbaijão, no final do ano passado a aproveitar que a Rússia está otherwise engaged para mamar mais uns trechos do Karabakh. Claro que o ponto de comparação é mau porque a Rússia não tem grande interesse estratégico com o Karabakh (apenas gosta de ter influência quer sobre a Amrénia, quer sobre o Azerbaijão) enquanto a Pridnistrovksa é algo que a Rússia adora manter, porque é um impedimento perpétuo para a Moldávia aderir quer à UE, quer à NATO.

Citação de Quan Chi, há 2 horas:

Invadir a Transnístria seria destruir brutalmente esse argumento, seria um tiro no pé inacreditável.

mas seria sempre com acordo da Moldávia. Ou seja, seria a Ucrânia, agora que tem bom material, e soldados treinados a irem fazer o trabalho que a Moldávia nem nos seus melhores sonhos conseguiria fazer.

Mas que daria umas cartas para o lado do argumento (que se vê pouco na Europa, mas no Brasil se vê muito) "a Ucrânia é warmonger, quis a guerra", ah isso daria. No entanto, eu já tenho pouco consideração por gente que pensa isso, as it is, por isso, tanto me dá.

Fazia mais sentido ser a NATO a apoiar a Moldávia diretamente como faz com a Ucrânia. 

Falando militaristicamente apenas, e encarnando o meu melhor Tenente Coronel de estúdio de Tv possível, não vejo que vantagem teria isso, se o material que já está cometido na zona está em mãos ucranianas, com soldados muito mais experimentados, que conseguiriam despachar o regimento de 2000 soldados Russos (e mais uns pouco milhares de milicia Transnistriense) de forma muito mais certa do que arriscar em apostar alguns ovos nos moldavos que podem muito bem, mesmo com o apoio da NATO, serem derrotados.

Claro que a geopolítica não se fica apenas pelo que acontece militarmente no terreno, mas militarmente isso seria uma trabalheira e uma aposta de alto risco.

E assim, a NATO até pode lavar as mãos. "Hey a gente não aprovou isto! E já mandámos um telegrama ao Sr. Zelensky a dizer 'Menino mau!, ai ai!', não temos nada que ver com o assunto, no nukes no ar, please"

é uma false flag russa para manchar a percepção pública ocidental da Ucrânia e ao mesmo tempo ter uma justificação para invadir a Moldávia, é rebuscado. 

não vejo como o destacamento dos 2.000 'peacekeepers' que a Rússia tem na Transdnístria (seriously, têm de arranjar outro nome, que isso são consoantes a mais cuaralho!!) possa sequer manter as latrinas limpas quanto mais invadir seja a Moldávia, seja a Ucrânia. Estão ali agarrados ao terço à espera que não aconteça nada, porque não teriam grande hipótese.

Compartilhar este post

Link para o post

seria, geopoliticamente falando, uma aberração engraçada de se ver. Seria como nós anexarmos Andorra ou assim. Tipo, com toda uma Espanha pelo meio, sem acesso ao mar, mas sim, agora Andorra - a que a gente não consegue chegar - é nossa.

Citação de Gilberto Carlos, há 15 minutos:

Não sabes qual o Drácula que eu estava a falar, há muitos!

Os russos até podem gritar que aquilo é deles. Se não entrarem pela Moldávia a dentro, a NATO não tem nada que ajudar ninguém.

goddamn estás a waiver pá? Até haver nukes a voar, vale tudo pá 18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png18px-MrGreen.svg.png

Compartilhar este post

Link para o post

A Ucrânia nunca me enganou. Se não respeitam a integridade das repúblicas do Donbass quanto mais daquela trenistria

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 58 minutos:

A Ucrânia nunca me enganou. Se não respeitam a integridade das repúblicas do Donbass quanto mais daquela trenistria

ri-me mais do que é normal

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...