Lebohang Publicado 26 Maio 2021 Citação O F. C. Barcelona, a Juventus de Turim e o Real Madrid C. F. expressam a mais absoluta rejeição, face à insistente coerção que vem sendo dirigida pela UEFA contra três das maiores instituições da história do futebol. Assim sendo, esta atitude é alarmante e entra em flagrante incumprimento da decisão dos tribunais de justiça, que já se haviam pronunciado claramente na advertência à UEFA para se abster de tomar providências contra os clubes fundadores da Superliga, enquanto o processo judicial estiver em andamento. Deste modo, a abertura de um processo disciplinar por parte da UEFA é completamente descabido e atenta directamente contra do Estado de Direito, que foi democraticamente construído pelos cidadãos da União Europeia. Além disso, constitui uma falta de respeito pela autoridade dos próprios tribunais. Desde a primeira hora que a Superliga foi impulsionada com o propósito de melhorar a situação do futebol europeu, sempre em permanete diálogo com a UEFA e com o objectivo de continuar a despertar o interesse por este desporto, oferecendo aos adeptos o melhor espectáculo possível. Tudo isto é um marco de sustentabilidade e solidariedade, principalmente tendo em conta a situação financeira de risco máximo que atravessam a maioria dos clubes europeus. No entanto, em vez de estudar a forma de modernizar o futebol através de conversações abertas, a UEFA quer que retiremos as acções judiciais que, não podendo ser de outra maneira, acabam por questionar o seu monopólio do futebol europeu. O Barça, a Juve e o Madrid, clubes centenários, não irão ceder minimamente a qualquer tentativa de coerção ou de intorável pressão, continuando a revelar a firme vontade de debater, através do diálogo e do respeito, as soluções urgentes que o futebol exige nos dias de hoje. Ou modernizamos o futebol ou assistiremos à inevitável ruína. https://www.realmadrid.com/pt/noticias/2021/05/26/lamentam-coercao-da-uefa<br>barcelona-juventus-e-real-madrid-mantem-o-compromisso-de-modernizar-o-futebol-em-dialogo-com-a-uefa Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 7 Junho 2021 A BOLA - Governo suíço avisa UEFA e FIFA que não podem penalizar clubes integrantes da Superliga Europeia (Internacional) Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Junho 2021 Citação de Diogo_CFB, há 4 minutos: A BOLA - Governo suíço avisa UEFA e FIFA que não podem penalizar clubes integrantes da Superliga Europeia (Internacional) como não? uma coisa ninguém lhes tira: a possibilidade de lhes vedar o acesso à Champions. é uma competição da UEFA, joga nela quem a UEFA quer - rectius, quem cumpra critérios... que é a própria UEFA que decide quais são. Uma punição financeira - multa - sim, não seria possivel. A punição aos jogadores....talvez também não. Mas não é líquido. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Junho 2021 Citação de IlidioMA, há 10 minutos: como não? uma coisa ninguém lhes tira: a possibilidade de lhes vedar o acesso à Champions. é uma competição da UEFA, joga nela quem a UEFA quer - rectius, quem cumpra critérios... que é a própria UEFA que decide quais são. Uma punição financeira - multa - sim, não seria possivel. A punição aos jogadores....talvez também não. Mas não é líquido. E quais foram os critérios que os putativos membros da SuperLiga não cumpriram? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Junho 2021 Citação de Descartes, Agora: E quais foram os critérios que os putativos membros da SuperLiga não cumpriram? que existam agora? não sei Que a UEFA aprove num congresso relâmpago que convoque para o efeito?....Pois... Quanto à Champions a UEFA tem a faca e o queijo na mão e só não avançará se a SuperLiga se ficar por este 'jogo de palavras', sem verdadeiro substracto tangível. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Junho 2021 Citação de IlidioMA, há 4 minutos: que existam agora? não sei Que a UEFA aprove num congresso relâmpago que convoque para o efeito?....Pois... Quanto à Champions a UEFA tem a faca e o queijo na mão e só não avançará se a SuperLiga se ficar por este 'jogo de palavras', sem verdadeiro substracto tangível. É deveras interessante que se critique a ideia de SuperLiga por ser uma competição "fechada" e, ao mesmo tempo, se defenda que a UEFA tem a faca e o queijo na mão no que respeita à Champions, admitindo que possa impedir clubes de participar nessa competição mesmo cumprindo todos os critérios e regras previstas, apenas porque ficaram chateados porque esses clubes não fizeram exatamente o que a UEFA manda. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Junho 2021 Citação de Descartes, Agora: É deveras interessante que se critique a ideia de SuperLiga por ser uma competição "fechada" e, ao mesmo tempo, se defenda que a UEFA tem a faca e o queijo na mão no que respeita à Champions, admitindo que possa impedir clubes de participar nessa competição mesmo cumprindo todos os critérios e regras previstas, apenas porque ficaram chateados porque esses clubes não fizeram exatamente o que a UEFA manda. o uso do verbo "defender" é que é deveras interessante, meu caro. Se a UEFA procede bem ou não; se é moralmente idónea ou não; se o deve fazer ou não, não me pronunciei. Que o pode fazer é claro como água. A competição é sua, e destarte é sua para regular. Se as regras são justas ou não.... Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Junho 2021 Mas vá @Descartes, se quiseres uma discussão sobre a substância do tema, eu acho minimamente lógico que a UEFA não queira esses clubes que organizam uma competição concorrente a participar na sua competição. Aliás, eu não consigo interpretar a fundação de um SuperLiga como fora anunciada - antes de soçobrar miseravelmente - como sendo compatível, para os clubes fundadores, com a permanência desses clubes na Champions League. Afigura-se-me um "abandono" da Champions da UEFA para criar a sua própria Champions alternativa, uma em que eles estejam mais a gosto. Aquele meme do Bender do Futurama. Se a intenção dos Superligantes for essa - a de cumular a sua Champions, com a Champions já existente - então, que gula! Querem tudo e o seu contrário. E eu não me oponho, per se à realização da SuperLiga e percebo a razão que lhe subjaz alegada pelos clubes fundadores. Mas querer sair do modelo actual - unilateralmente - porque não gostam do que têm, ao mesmo tempo que querem permanecer onde dizem não gostar de estar...parece um absurdo evidente. Se mudarmos um pouco as peças, se calhar o absurdo torna-se mais evidente: se o Zé António diz que não está bem com a esposa e por isso quer ter uma relação com a outrem, onde, afirma, será mais feliz - e tem todo o direito de o fazer - não pode ficar surpreendido se a esposa lhe disser "ok, mas não dormes mais nesta casa". E se ele pretender as duas coisas em simultâneo qualquer average Joe consegue perceber que tal é...gula a mais, rectius, que a esposa 'traída' tem o direito de não tolerar a situação. Se a esposa aceitar o novo arranjo óptimo, é com eles. Se a esposa não quiser partilhar cama, quem de fora a deve obrigar a tal? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Junho 2021 Citação de IlidioMA, há 4 minutos: o uso do verbo "defender" é que é deveras interessante, meu caro. Se a UEFA procede bem ou não; se é moralmente idónea ou não; se o deve fazer ou não, não me pronunciei. Que o pode fazer é claro como água. A competição é sua, e destarte é sua para regular. Se as regras são justas ou não.... Sim, estás a defender esse conceito. E voltaste a fazê-lo. Não, a UEFA não pode fazê-lo de forma arbitrária. A atribuição de castigos ou impedimento de clubes de as disputar têm que ser devidamente fundamentados com o incumprimento das regras de participação. E as regras não têm que ser justas. Têm que respeitar a Lei. Não se podem sobrepor aos direitos constitucionais existentes na esmagadora maioria dos países europeus e nos tratados da União Europeia, nomeadamente no que respeita à Liberdade de Associação e às Leis da Concorrência. A UEFA não pode aprovar novas regras em congressos relâmpago com efeitos retroativos. Há muitas coisas que a UEFA não pode fazer, e é isso que o Tribunal de Madrid decretou, que o Tribunal Europeu ratificou e que o Governo suiço agora declarou. Citação de IlidioMA, há 1 minuto: Mas vá @Descartes, se quiseres uma discussão sobre a substância do tema, eu acho minimamente lógico que a UEFA não queira esses clubes que organizam uma competição concorrente a participar na sua competição. Aliás, eu não consigo interpretar a fundação de um SuperLiga como fora anunciada - antes de soçobrar miseravelmente - como sendo compatível, para os clubes fundadores, com a permanência desses clubes na Champions League. Afigura-se-me um "abandono" da Champions da UEFA para criar a sua própria Champions alternativa, uma em que eles estejam mais a gosto. Aquele meme do Bender do Futurama. Se a intenção dos Superligantes for essa - a de cumular a sua Champions, com a Champions já existente - então, que gula! Querem tudo e o seu contrário. E eu não me oponho, per se à realização da SuperLiga e percebo a razão que lhe subjaz alegada pelos clubes fundadores. Mas querer sair do modelo actual - unilateralmente - porque não gostam do que têm, ao mesmo tempo que querem permanecer onde dizem não gostar de estar...parece um absurdo evidente. Se mudarmos um pouco as peças, se calhar o absurdo torna-se mais evidente: se o Zé António diz que não está bem com a esposa e por isso quer ter uma relação com a outrem, onde, afirma, será mais feliz - e tem todo o direito de o fazer - não pode ficar surpreendido se a esposa lhe disser "ok, mas não dormes mais nesta casa". E se ele pretender as duas coisas em simultâneo qualquer average Joe consegue perceber que tal é...gula a mais, rectius, que a esposa 'traída' tem o direito de não tolerar a situação. Se a esposa aceitar o novo arranjo óptimo, é com eles. Se a esposa não quiser partilhar cama, quem de fora a deve obrigar a tal? Nisto concordo em absoluto. Os clubes deveriam participar numa competição ou noutra, nunca nas duas. Essa seria uma discussão muito interessante, caso a SuperLiga tivesse sido concretizada na prática. Como a SuperLiga não vai acontecer, que bases tem a UEFA para castigar os clubes? Ainda por cima querendo castigar com mão mais pesada aqueles que ainda não se retrataram e não abjuraram publicamente a ideia da SuperLiga? É só uma questão de rancor e de mostrar ao mundo quem é que manda! E isso, na minha opinião, não pode fazer. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Junho 2021 Citação de Descartes, há 1 minuto: . A atribuição de castigos ou impedimento de clubes de as disputar têm que ser devidamente fundamentados com o incumprimento das regras de participação. a UEFA é quem define as regras de participação. Se as quiser mudar, fá-lo-á. Citação de Descartes, há 1 minuto: E as regras não têm que ser justas. era bom que fosse assim. Citação de Descartes, há 2 minutos: Não se podem sobrepor aos direitos constitucionais existentes na esmagadora maioria dos países europeus e nos tratados da União Europeia, nomeadamente no que respeita à Liberdade de Associação e às Leis da Concorrência. Esse é o ponto interessante. A UEFA não pode impedir a concorrência. Certo. Mas tem de "se dar bem" com quem quer concorrer com ela? Se a UEFA expulsar os 20 clubes Superligantes das suas competições em que desrespeita a liberdade de concorrência, que esses clubes têm de concorrer com ela? Eles estariam a fazer a sua própria competição europeia, e a UEFA não impediria a sua realização. Respeitar a concorrência, não quer dizer colaborar com ela. Se eu amanhã quiser lançar uma marca de Cola, a Coca-Cola não é obrigada a partilhar comigo a sua receita "para não infringir sobre a livre concorrência". Apenas não pode me impedir de lançar a minha IlidioCola, que vai concorrer com o seu produto. Citação de Descartes, há 5 minutos: A UEFA não pode aprovar novas regras em congressos relâmpago Regras relâmpago pode. Não é que deva, mas pode. Se uma emergência ocorrer, pode sim senhor - veja-se a Champions e lIga Europa do ano passado com eliminatórias a uma só mão, por causa do COVID. Não o deve fazer, por princípio, mas se os associados - as Federações - entenderem que a situação da superliga é um emergência - e caramba, nunca houve outra tão grande, futebolisticamente - podem convocar um Congreso Extraordinário para responder à emergência. não têm que ficar parados a ver a emergência desenrolar e esperar pelo próximo congresso ordinário. Citação de Descartes, há 8 minutos: com efeitos retroativos. aqui sim, tens razão. Mas a época não foi homologada ainda. A UEFA poderia aprovar isso, express, este mês. A parti de julho não poderia, ou melhor, não poderia alterar as regras para vigorarem já em 2021/22. Mas para vigorar de 2022/23 em diante...nenhum impedimento. Citação de Descartes, há 10 minutos: Há muitas coisas que a UEFA não pode fazer há. Multar directamente os clubes, como o Ceferin chegou a falar. não pode. Os clubes querem concorrer com a UEFA e a UEFA não pode multá-los por isso. mas isso não significa que tenha de continuar a partilhar recursos com quem com ela quer concorrer. Citação de Descartes, há 11 minutos: e é isso que o Tribunal de Madrid decretou, que o Tribunal Europeu ratificou e que o Governo suiço agora declarou. Não conheço a decisão, o artigo é super omisso, mas essa sequência que vem referida no artigo não me parece nada bem explicada. E, ademais, as decisões do Tribunal Europeu de Justiça não têm força obrigatória geral por si só. Não é o Supremo Tribunal dos EUA. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Junho 2021 Citação de IlidioMA, há 13 minutos: Não conheço a decisão, o artigo é super omisso, mas essa sequência que vem referida no artigo não me parece nada bem explicada. E, ademais, as decisões do Tribunal Europeu de Justiça não têm força obrigatória geral por si só. Não é o Supremo Tribunal dos EUA. O acórdão Bosman discorda de ti. Em todo o caso a nossa divergência baseia-se num único pressuposto. Se a SuperLiga avançar, um dia, eu concordo em absoluto contigo. Os clubes devem ser proibidos de participar em duas competições concorrentes. Ou jogam na que eles organizam, ou jogam nas que são organizadas pela UEFA. Não avançando a SuperLiga, acho que a UEFA não pode castigar os clubes apenas porque eles manifestaram essa intenção. Uma decisão dessa natureza viola todos os princípios. Ora, como estamos, neste momento, num cenário em que a SuperLiga não passou do papel, entendo que não fazem qualquer sentido as penalizações que andam a ser avançadas. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 7 Junho 2021 Citação de Descartes, há 7 minutos: O acórdão Bosman discorda de ti. o Acordão Bosman descidiu o caso do cidadão Jea-Marc Bosman. Só. Mas foi suficientemente groundbreaking que passou a ser lei, indirectamente, pq os órgãos legisladores da UE (Parlamento e Comissão Europeia) depois produziram 'legislação' afim ao teor do Acórdão. Directamente, um acórdão do TJUE não forma precedente com força obrigatória geral, em linguagem mais chã, não faz lei. Citação de Descartes, há 18 minutos: Não avançando a SuperLiga, acho que a UEFA não pode castigar os clubes apenas porque eles manifestaram essa intenção. ah aí sim, estamos completamente de acordo. Punir só porque tiveram a ideia, punir a ousadia é coisa de tirano já. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Junho 2021 Citação de IlidioMA, há 6 minutos: ah aí sim, estamos completamente de acordo. Punir só porque tiveram a ideia, punir a ousadia é coisa de tirano já. Era aí que eu queria chegar. E quanto a mim é essa a questão de fundo no que respeita a esta história das penalizações de que se fala ao Real, Barcelona e Juventus. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 8 Junho 2021 Citação de Descartes, há 19 horas: Era aí que eu queria chegar. E quanto a mim é essa a questão de fundo no que respeita a esta história das penalizações de que se fala ao Real, Barcelona e Juventus. não estava muito ciente que em cima da mesa estavam punições, não como um caveat para a SuperLiga não avançar deveras (in futurum, pq não vai ser agora em agosto, com 3 equipas...), mas punições só por terem tido a audácia de anunciar...um nado morto. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 8 Junho 2021 Citação de Descartes, há 23 horas: E quais foram os critérios que os putativos membros da SuperLiga não cumpriram? Pariticpar em competições não sanciondas pela UEFA/FIFA. Mas como a Superliga não vai para frente se for a Real a jogar 6 vezes contra o Castilla... Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 9 Junho 2021 Superliga resulta em multa pesada na Inglaterra: 23 milhões de euros (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 9 Junho 2021 A uefa suspendeu os procedimentos sancionatórios contra os clubes da superliga. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 25 Junho 2021 Florentino e a Superliga: ″Perdemos 8 mil milhões e o salário de Ceferin aumentou...″ (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 30 Julho 2021 Tribunal dá razão aos clubes da Superliga e obriga UEFA a suspender processo disciplinar (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 30 Julho 2021 Citação de Diogo_CFB, há 3 horas: Tribunal dá razão aos clubes da Superliga e obriga UEFA a suspender processo disciplinar (ojogo.pt) Here we go again 🤣 Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 27 Setembro 2021 Os processos instaurados à Juventus, Real e Barça foram encerrados. https://abola.pt/nnh/2021-09-27/uefa-processo-disciplinar-a-barcelona-juventus-e-real-madrid-encerrado/906615 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 28 Setembro 2021 Voltamos a Anarquia, com isto fica confirmado que a Superliga será uma questão de meses até voltarmos ao normal. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 1 Outubro 2021 O normal da superliga é não existir. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 19 Outubro 2021 O assunto superliga está prestes a ser colocado em cima da mesa de novo. 1 Compartilhar este post Link para o post