Sandes. Publicado 1 Dezembro 2025 Citação de Quan Chi, há 7 horas: O meu antigo Opel Corsa de 1992. 😃 Sou um bocado avesso à mudança, por isso está a incomodar-me que portáteis que basicamente só serviram para tratar emails e excel fiquem inoperacionais ao fim de 5 ou 6 anos. O primeiro portátil que tive durou-me 12... Estou a ficar velho. O objetivo seria pagar o mínimo possível por um portátil que durasse 7 ou 8 anos de utilização ligeira que referi acima. Claro que se a diferença de valores for grande face a um que só dure 5 ou 6, estou disposto a ouvir. E obrigado! Não há de ser barato, mas trabalho com um gajo que tem uma empresa e comprou destes para toda a gente https://frame.work/gb/en Podes ir dando update a partes que precisem de tal ao longo do tempo Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 1 Dezembro 2025 Citação de Sandes., há 2 horas: Não há de ser barato, mas trabalho com um gajo que tem uma empresa e comprou destes para toda a gente https://frame.work/gb/en Podes ir dando update a partes que precisem de tal ao longo do tempo Eu digo que preciso de uma coisa chave na mão e tu mandas-me uma cena de configurações... 😅 Mas obrigado! 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 1 Dezembro 2025 Citação de Quan Chi, há 1 hora: Eu digo que preciso de uma coisa chave na mão e tu mandas-me uma cena de configurações... 😅 Mas obrigado! Não era muito com essa intenção, era só para partilhar. Eu não estou muito dentro destas coisas por isso nem sabia que haviam portáteis modulares em condições 1 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 1 Dezembro 2025 Citação de Quan Chi, há 17 horas: O meu antigo Opel Corsa de 1992. 😃 Sou um bocado avesso à mudança, por isso está a incomodar-me que portáteis que basicamente só serviram para tratar emails e excel fiquem inoperacionais ao fim de 5 ou 6 anos. O primeiro portátil que tive durou-me 12... Estou a ficar velho. O objetivo seria pagar o mínimo possível por um portátil que durasse 7 ou 8 anos de utilização ligeira que referi acima. Claro que se a diferença de valores for grande face a um que só dure 5 ou 6, estou disposto a ouvir. E obrigado! Eu gosto bastante da Lenovo. Esse é o mais barato, mas para o uso, deve durar bastante. Há coisas bem melhores, mas sem um orçamento é como procurar uma agulha no palheiro. Porque, para as tuas necessidades, um bom tablet podia perfeitamente servir melhor. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 1 Dezembro 2025 Citação de John Bonifácio, há 4 horas: Eu gosto bastante da Lenovo. Esse é o mais barato, mas para o uso, deve durar bastante. Há coisas bem melhores, mas sem um orçamento é como procurar uma agulha no palheiro. Porque, para as tuas necessidades, um bom tablet podia perfeitamente servir melhor. Parece-me bem, confio no teu julgamento. Para o uso que faço, a ideia é mesmo que seja o mais barato possível. Não estou por dentro dos valores de mercado, mas parece-me difícil encontrar mais barato de uma marca de confiança. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 2 Dezembro 2025 Citação de Quan Chi, há 3 horas: Parece-me bem, confio no teu julgamento. Para o uso que faço, a ideia é mesmo que seja o mais barato possível. Não estou por dentro dos valores de mercado, mas parece-me difícil encontrar mais barato de uma marca de confiança. https://switchtechnology.pt/produto/portatil-dell-inspiron-15-r5-7530u-16gb-512gb-15-6-fhd-w11h/?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo Se quiseres uma opção mais barata. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 2 Dezembro 2025 Citação de Claudiojp, Em 29/11/2025 at 15:35: Não gosto das cores nem nos painéis VA nem nos TN, prefiro IPS, mas lá está, isso é preferência pessoal, há quem prefira e diga que VA é melhor para gaming porque é mais rápido e tal, meh. Acabei por trocar por um LG. Não porque o outro não fosse porreiro, mas a Maria chamou a minha atenção para o aspect ratio(21:9) não ser o ideal para ver tv, que é a nossa intenção no futuro. Na PCDiga recomendaram-me este monitor. É um pouco menor, mas já é 16:9 e IPS. Acho que não me vou arrepender. Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado Janeiro 29 https://www.ankermann.com/ch/pc-systeme/general-gaming-pc-intel-core-i7-13700f-nvidia-geforce-rtx-5070-12gb-32gb-ddr5-ram-1tb-nvme-ssd-windows-11-wlan-bluetooth_4260561746847.html Pessoal esta torre por 1540 euros esta fixe? Moro na Suíça por isso tenho de comprar cá ou mandar vir da Alemanha etc. não quero gastar fortunas mas este parece me bom. Tenho ps5 e Xbox series x também. Ou seja o computador não tem de ser da nasa mas quero uma cena fixe. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado Janeiro 29 Citação de Phil, há 2 minutos: https://www.ankermann.com/ch/pc-systeme/general-gaming-pc-intel-core-i7-13700f-nvidia-geforce-rtx-5070-12gb-32gb-ddr5-ram-1tb-nvme-ssd-windows-11-wlan-bluetooth_4260561746847.html Pessoal esta torre por 1540 euros esta fixe? Moro na Suíça por isso tenho de comprar cá ou mandar vir da Alemanha etc. não quero gastar fortunas mas este parece me bom. Tenho ps5 e Xbox series x também. Ou seja o computador não tem de ser da nasa mas quero uma cena fixe. Não sou a melhor pessoa para recomendar, mas ia para processador Ryzen. Por 1500€ já compras uma boa máquina Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado Fevereiro 6 @John Bonifácio em bora hora falámos e comprei o ThinkPad. O aumento do preço das RAMs e SSDs já se está a fazer sentir na Lenovo. O mesmo PC que comprei, com as mesmas configurações e descontos, custa mais 700€ atualmente. E as configurações são um bocadinho piores, porque já não dá para escolher uma bateria e carregador tão potentes como o meu. E agora aumentar de 64GB de RAM para 96GB custa 600 e tal euros. Devia ter feito esse aumento eu... era só mais 100€ na altura, embora claramente não precise de 96GB. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado Fevereiro 6 Citação de Jamarcus, há 7 horas: 96GB. 😂 Três tabs do Chrome arrebentavam com isso. 😂 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Fevereiro 6 Citação de Jamarcus, há 8 horas: @John Bonifácio em bora hora falámos e comprei o ThinkPad. O aumento do preço das RAMs e SSDs já se está a fazer sentir na Lenovo. O mesmo PC que comprei, com as mesmas configurações e descontos, custa mais 700€ atualmente. E as configurações são um bocadinho piores, porque já não dá para escolher uma bateria e carregador tão potentes como o meu. E agora aumentar de 64GB de RAM para 96GB custa 600 e tal euros. Devia ter feito esse aumento eu... era só mais 100€ na altura, embora claramente não precise de 96GB. 😂 Também eu comprei a tempo. Apesar de já ter apanhado a ram ligeiramente mais cara(com um aumento de "apenas" 40% sobre o valor original), só notei mesmo aí e o orçamento comportou bem. Da última vez que vi a minha build, há um mês, 300€ não chegavam. 😬 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Maio 10 Boas. Estou a pensar investir pela primeira vez num desktop, ultimamente tenho sentido que viver "só" com o meu Macbook não me é suficiente. Não que seja um utilizador exigente, simplesmente pelo conforto de poder estar na minha secretária com a minha máquina e poder usá-la para tudo sem me chatear. Num mundo ideal gostaria que fosse um iMAC, mas dado o valor a desembolsar para ter uma coisa realmente muito boa fico sempre de pé atrás porque me parece sempre ser demasiado caro. Isso e o facto do tamanho dos bichos, confesso. Em relação ao uso, seria para coisas random do dia-a-dia (ter muitas abas de internet abertas ao mesmo tempo, offices e outros em simultâneo) e jogar algumas coisas, desde logo e à cabeça FM (aqui pensando nas exigência deste último FM 26 e o que é de se esperar para as próximas 5 ou 6 edições), poder usar no máximo, com uma data de ligas, gráficos no máximo, etc etc e ainda alguns outros jogos mais fortes e pesados em high ou ultra. Das minhas leigas pesquisas, encontrei isto na FNAC (loja francesa), que me ficaria por 1.600€. Olhando assim à primeira vista e mesmo após alguma análise, parece-me cumprir todos esses requisitos e, sobretudo, que seria algo que não me daria muitas chatices durante uns largos anos. Alguma opinião ou outra recomendação ? Ou algo que vejam nesse aí que vos deixe um pouco de pé atrás ? Porque parece-me ser um valor talvez demasiado bom para o que parece ser, sobretudo levando em consideração os preços que a Fnac por vezes pratica. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Maio 10 Citação de La Flame, há 2 horas: Boas. Estou a pensar investir pela primeira vez num desktop, ultimamente tenho sentido que viver "só" com o meu Macbook não me é suficiente. Não que seja um utilizador exigente, simplesmente pelo conforto de poder estar na minha secretária com a minha máquina e poder usá-la para tudo sem me chatear. Num mundo ideal gostaria que fosse um iMAC, mas dado o valor a desembolsar para ter uma coisa realmente muito boa fico sempre de pé atrás porque me parece sempre ser demasiado caro. Isso e o facto do tamanho dos bichos, confesso. Em relação ao uso, seria para coisas random do dia-a-dia (ter muitas abas de internet abertas ao mesmo tempo, offices e outros em simultâneo) e jogar algumas coisas, desde logo e à cabeça FM (aqui pensando nas exigência deste último FM 26 e o que é de se esperar para as próximas 5 ou 6 edições), poder usar no máximo, com uma data de ligas, gráficos no máximo, etc etc e ainda alguns outros jogos mais fortes e pesados em high ou ultra. Das minhas leigas pesquisas, encontrei isto na FNAC (loja francesa), que me ficaria por 1.600€. Olhando assim à primeira vista e mesmo após alguma análise, parece-me cumprir todos esses requisitos e, sobretudo, que seria algo que não me daria muitas chatices durante uns largos anos. Alguma opinião ou outra recomendação ? Ou algo que vejam nesse aí que vos deixe um pouco de pé atrás ? Porque parece-me ser um valor talvez demasiado bom para o que parece ser, sobretudo levando em consideração os preços que a Fnac por vezes pratica. Eu não compraria. A comecar no cpu, ou melhor, na plataforma que usa, que está em fim de vida e não te dá margem para futuros upgrades, apesar do processador ser bom para o que queres. A gráfica é um mau negócio. 8gb de vram é muito pouco para os dias de hoje. E, por fim, a ram, que para ser ddr5 é lenta também para o investimento que vais fazer. 1 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Maio 10 Citação de John Bonifácio, há 6 minutos: Eu não compraria. A comecar no cpu, ou melhor, na plataforma que usa, que está em fim de vida e não te dá margem para futuros upgrades, apesar do processador ser bom para o que queres. A gráfica é um mau negócio. 8gb de vram é muito pouco para os dias de hoje. E, por fim, a ram, que para ser ddr5 é lenta também para o investimento que vais fazer. Desde já obrigado pela resposta. Tens alguma recomendação até ~2.000€ que seja melhor ? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Maio 10 (editado) Citação de La Flame, há 18 minutos: Desde já obrigado pela resposta. Tens alguma recomendação até ~2.000€ que seja melhor ? Sim, estive a ver e apesar de não ser algo completamente do meu agrado, até porque as specs não estão lá todas, este parece ser uma melhor compra. O cpu é competente em multi-tarefas e a motherboard já é AM5, o que te permite trocar para um cpu melhor no futuro, se bem que poderás também ter de a trocar caso compres um de alta gama. A gráfica é consideravelmente melhor e permite-te jogar em 1440p de forma nativa. É o melhor componente do setup. Não mostra a velocidade da ram, apenas que é ddr5, o que não augura grande coisa, mas considerando o resto dos componentes, mesmo que seja 5600mhz, de forma global deves ficar satisfeito com o pc. Editado Maio 10 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Maio 10 Este também é uma escolha sólida, com um bom upgrade ao cpu. E se quiseres esticar o orçamento um pouco e ficar com uma besta de pc, este vale a pena o investimento. Specs wise, não falha em nada. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Maio 11 Citação de John Bonifácio, há 17 horas: Sim, estive a ver e apesar de não ser algo completamente do meu agrado, até porque as specs não estão lá todas, este parece ser uma melhor compra. O cpu é competente em multi-tarefas e a motherboard já é AM5, o que te permite trocar para um cpu melhor no futuro, se bem que poderás também ter de a trocar caso compres um de alta gama. A gráfica é consideravelmente melhor e permite-te jogar em 1440p de forma nativa. É o melhor componente do setup. Não mostra a velocidade da ram, apenas que é ddr5, o que não augura grande coisa, mas considerando o resto dos componentes, mesmo que seja 5600mhz, de forma global deves ficar satisfeito com o pc. Citação de John Bonifácio, há 16 horas: Este também é uma escolha sólida, com um bom upgrade ao cpu. E se quiseres esticar o orçamento um pouco e ficar com uma besta de pc, este vale a pena o investimento. Specs wise, não falha em nada. Obrigado pelo feedback, Eu estava mesmo a tentar não passar do budget dos 2.000€ e esses que enviaste são vendidos por marketplaces externos o que sempre me deixa de pé atrás, até porque são marcas sem nenhuma presença na internet e com pouquíssimas reviews. Do que interpreto da tua análise e do que vou lendo, diria que o ideal seria: - NVIDIA GeForce 5070; - 32 GB de RAM; - 12 GB dedicados; - 1 TB SSD; - DDR5 ou DDR7; Algum outro aspeto fundamental não indicado ao qual deva fazer atenção ? Já agora, quando dizes "A começar no cpu, ou melhor, na plataforma que usa, que está em fim de vida e não te dá margem para futuros upgrades, apesar do processador ser bom para o que queres." a que te referes por "plataforma que usa em fim de vida" e "futuros upgrades" ? O quão futuros seriam ? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Maio 11 (editado) Citação de La Flame, há 7 horas: Obrigado pelo feedback, Eu estava mesmo a tentar não passar do budget dos 2.000€ e esses que enviaste são vendidos por marketplaces externos o que sempre me deixa de pé atrás, até porque são marcas sem nenhuma presença na internet e com pouquíssimas reviews. Do que interpreto da tua análise e do que vou lendo, diria que o ideal seria: - NVIDIA GeForce 5070; Seria o ideal, mas uma 5060 ti 16gb ou amd 9060 xt 16Gb também servem perfeitamente. - 32 GB de RAM; De DDR5, sim. De preferência a 6000mhz - 12 GB dedicados; O importante é evitar gráficas com 8 gb - 1 TB SSD; - DDR5 ou DDR7; DDR7 é só nas gráficas de última gen. O pc usa até DDR5. Algum outro aspeto fundamental não indicado ao qual deva fazer atenção ? A motherboard. Uma B650 cumpre, mas é curta se quiseres fazer upgrades no futuro. Já agora, quando dizes "A começar no cpu, ou melhor, na plataforma que usa, que está em fim de vida e não te dá margem para futuros upgrades, apesar do processador ser bom para o que queres." a que te referes por "plataforma que usa em fim de vida" e "futuros upgrades" ? O quão futuros seriam ? (Abre o quote) A Intel é infame por trocar os "encaixes" do cpu nas motherboards em espaços temporais curtos, o que faz com que um processador de topo, que exige uma mb de topo e um investimento à altura, deixem de poder aceder aos novos cpu's que saiam uns 3 anos depois. Já a amd é o contrário. A mais recente plataforma de "encaixes" tem já 5 anos e a anterior, que saiu há 10, só este ano deixou de suportar a nova gen de cpu's. Ou seja, se procurares agora investir na melhor gpu(gráfica) que conseguires em detrimento do cpu, num futuro próximo a amd ainda te permite melhorar este ultimo. Olha, não há casas por aí que montam pc's? Se quiseres, posso sugerir-te algo peça a peça. É bem provável que poupes dinheiro e/ou acabes com um pc melhor que esses da FNAC. Editado Maio 11 por John Bonifácio 1 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Maio 12 Citação de John Bonifácio, há 22 horas: (Abre o quote) A Intel é infame por trocar os "encaixes" do cpu nas motherboards em espaços temporais curtos, o que faz com que um processador de topo, que exige uma mb de topo e um investimento à altura, deixem de poder aceder aos novos cpu's que saiam uns 3 anos depois. Já a amd é o contrário. A mais recente plataforma de "encaixes" tem já 5 anos e a anterior, que saiu há 10, só este ano deixou de suportar a nova gen de cpu's. Ou seja, se procurares agora investir na melhor gpu(gráfica) que conseguires em detrimento do cpu, num futuro próximo a amd ainda te permite melhorar este ultimo. Olha, não há casas por aí que montam pc's? Se quiseres, posso sugerir-te algo peça a peça. É bem provável que poupes dinheiro e/ou acabes com um pc melhor que esses da FNAC. Obrigado pelas explicações. Crês que todos esses elementos sejam realmente necessários e/ou essenciais para o meu tipo de utilizador e a minha exigência ? Ou talvez seja um pouco demasiado para aquilo que procuro ? Pergunto porque realmente após ler o meu primeiro post quando falo em jogos em ultra possa ser um pouco exagerado da minha parte, visto que continuarei a ter a minha PS5 para jogar uns 80-90% daquilo que jogo. Tem efetivamente casas que montam pc's, apesar de não saber muito bem como funciona e os valores praticados, especialmente em relação ao serviço em si que costuma ser carote. Mas, e caso tenhas esse tempo, ficar-te-ia agradecido se conseguisses sugerir peça a peça! Aproveitando, as PcComponentes desta vida e outras do género até têm negócios fixes mas depois acabam por ser máquinas que vêm sem SO. Isso é coisa para custar quanto, comprando por fora ? Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Maio 12 Olha, nem de propósito. Estava aqui a pesquisar e encontrei isto. Fica ali no limite do budget mas parece-me ser significativamente melhor, não ? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Maio 12 Citação de La Flame, há 2 horas: Isso é coisa para custar quanto, comprando por fora ? Zero. Fiz isso no do meu rapaz em Novembro. E tem updates e todas as funcionalidades desbloquadas. Como deves imaginar, eu não sei a que lojas tens acesso, por isso agradecia-te que mas indicasses. 😁 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado Maio 12 Citação de John Bonifácio, há 30 minutos: Zero. Fiz isso no do meu rapaz em Novembro. E tem updates e todas as funcionalidades desbloquadas. Como deves imaginar, eu não sei a que lojas tens acesso, por isso agradecia-te que mas indicasses. 😁 Claro! As casas que conheço são estas: https://synatek.fr/ https://pcconfig-montgallet.com/ https://powerlab.fr/ Fiquei curioso em relação à instalação do OS. (Depois se conseguires, deita um olhinho no último post caso te tenha passado). E obrigado, mais uma vez. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado Maio 13 (editado) Citação de La Flame, há 8 horas: Olha, nem de propósito. Estava aqui a pesquisar e encontrei isto. Fica ali no limite do budget mas parece-me ser significativamente melhor, não ? Não reparei nisto, desculpa. Sem dúvida que é uma boa máquina, mas se é para ir all in, este seria perfeito por uma pequena diferença de preço. Mas assim deixas-me confuso. Por um lado não queres exagerar para algo acima das tuas necessidades e por outro apresentas-me o máximo do orçamento. Contudo, eu entendo isso. É muito fácil ficar entusiasmado com estas coisas. O que tens de tentar perceber é que uso do pc te vês a fazer daqui a um par de anos. Terás disponibilidade para tirar partido de computador de 2000€? Por outro lado, poupar agora pode significar frustração futura se quiseres começar a jogar com melhor qualidade. Por fim, não te esqueças dos periféricos e do monitor, principalmente este último, pois precisa de ser bom o suficiente para traduzir visualmente todo o poder do pc que escolheres. Ah, essas casas que colocaste são muito pouco do meu agrado, mas isso é geral em todo o lado. Por norma, inflacionam os preços por peças que não justificam. Já a PcComponentes parece ter builds mais equilibradas. Editado Maio 13 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post